quarta-feira, 19 de março de 2014

Restaurando os sonhos


Gênesis 41:25-26

Introdução: uma das histórias mais fascinantes contadas na Bíblia, sem dúvida, é a história de José. Filho de Jacó, José teve a vida marcada pelos seus sonhos. Ainda muito jovem José sonhou que reinaria sobre a sua casa, mas não teve a compreensão das implicações que esse sonho causaria na sua vida. Porém, mesmo tendo que enfrentar situações que ele jamais imaginou, José viu os sonhos que sonhou se realizarem, porque os sonhos que sonhou foram os sonhos de Deus, e os sonhos de Deus não morrem.  

1. Quem tem um sonho torna-se diferenciado – em primeiro lugar, entendemos que os sonhos de Deus nos fazem ser diferentes. A Bíblia diz que os irmãos de José olhavam para ele com outros olhos por causa dos seus sonhos. Gênesis 37:11 conta que os seus irmãos lhe tinham ciúmes. Sabe por quê? Porque os sonhos de Deus nos dão nobreza, nos fazem olhar a vida de modo diferente, os nossos pensamentos se elevam porque os pensamentos de Deus são elevados. 

Por isso, quando Deus nos faz sonhar, a nossa postura muda por causa dos sonhos que recebemos. Foi assim com José, quando Deus lhe deu sonhos, ele se destacou no meio da sua família. Ele começou a ver o que os seus irmãos não viam. Por outro lado, quem não tem sonhos vive por viver, a vida é sempre a mesma porque os dias são sempre iguais. 

2. Quem tem um sonho incomoda quem não tem – outro aspecto a ser considerado é que os sonhos que Deus nos dá irão incomodar aqueles que não sonham. Os sonhos de Deus mexem com as estruturas. Poderíamos até dizer que os sonhos são “provocações” de Deus para nos tirar da mesmice. Tudo corria tranqüilamente na casa de Jacó, mas, de repente, Deus deu sonhos a José e isso gerou um desconforto na sua família. 

Muitas pessoas não gostam das novidades de Deus, elas querem que tudo continue sempre igual, pois assim se acham mais protegidas. Por isso os sonhos as incomodam tanto, pois eles representam uma ameaça à “tranqüilidade” na qual elas vivem. Os sonhos de José tanto incomodavam os seus irmãos que eles, debochando de José, o chamavam de “tal sonhador” (Gn 37:19). 

3. Quem tem um sonho tem que estar disposto a pagar o preço – Entenda que José sonhou com o resultado, sonhou com o fim das coisas, mas não sonhou com o processo.  Quando sonhamos com resultados não podemos nos iludir imaginando que tudo aquilo que Deus está nos mostrando em sonho virá sem que um preço seja pago.

José sonhou com o seu governo, mas não sonhou com o ódio dos seus irmãos, que pensaram até mesmo em matá-lo, mas acabaram vendendo-o para os midianitas. Ele não sonhou em ser escravo de Potífar, no Egito. Não sonhou em ser caluniado pela mulher infiel de seu dono. Não sonhou em ir para a prisão injustamente e lá ser esquecido por gente que ele ajudou.  José sonhou com resultados e não com processos. Geralmente é assim. Os sonhos mostram o fim das coisas, a “arte final de Deus”, e não a dureza da caminhada. Entretanto, em todo tempo vemos um José determinado e fiel a Deus. Mesmo sem entender o processo, ele permaneceu firme aos princípios e por isso prosperou em todos os caminhos. 


Um feliz 2014 para todos vocês, e que este ano seja verdadeiramente um tempo de grandes colheitas e bênçãos do Senhor sobre tua vida. Abraços dos seus Pastores Josué e Raquel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário