quarta-feira, 19 de março de 2014

Arrependimento


Dinâmica: Pergunte para seus discípulos qual seria o maior desafio que eles enfrentariam para ver Jesus. Exemplos: medo de cobra, ratos, sapos, altura, água, um revólver engatilhado na cabeça, uma doença, a idade (sou muitos velho para enfrentar tais coisas) e etc.

Lucas 19:1-9

Às vezes o ser humano tem a mania ou o hábito de taxar ou rotular as pessoas disto ou daquilo, dizer que este ou aquele não presta,  e exclui da sua lista certas pessoas. Porém a palavra de Deus nos ensina que ele não faz acepção de pessoas, nem exclui joga fora alguém. Estamos vivendo o tempo de salvação e o tempo onde Deus quer curar e restaurar nossa alma, nossa vida e nossos valores.  

A palavra nos relata que Zaqueu era um homem de pequena estatura, rico e representava o governo Romano na época, cobrava impostos e certamente lograva o próprio povo. Um dia ouviu que Jesus ia passando e procurou vê-lo, porém a sua estatura não ajudou, mas a sua sede e vontade era tanta que procurou um meio, uma forma subindo numa figueira. Chegando Jesus parou em baixo e disse: - Zaqueu desce depressa, porque hoje me convém pousar em sua casa.

Ver Jesus - Devemos notar o quanto Zaqueu queria ver Jesus, conhecê-lo. Isto foi tão forte que chamou a atenção do Senhor em meio a uma multidão. Devemos ter esta vontade de realmente conhecer quem é Jesus. Não podemos conhecer alguém sem conversarmos com esta pessoa e passarmos um tempo com ela. Da mesma forma não podemos conhecer realmente quem é Jesus se não tivermos um encontro real com ele, e ficarmos um tempo ouvindo a sua voz e sermos tratado na nossa alma e nosso espírito.

Pousar em sua Casa - Zaqueu ao ouvir o convite de Jesus, desceu depressa e recebe-o com júbilo na sua casa e externando a sua gratidão ao Mestre. Logo que Jesus entra em casa de Zaqueu, ele levanta-se e diz: Senhor se tem errado, enganando alguém, eis que restituo quadruplicado, e dou aos pobres metade dos meus bens. De enganador e defraudador passou a ser justo, íntegro e reto. Houve em Zaqueu um ARREPENDIMENTO e mudança de vida. (Arrependimento é reconhecer o erro e não mais voltar a ele.)

Chegou Salvação - A palavra salvação na tradução do hebraico para o português significa tudo, cura, cura do corpo, alma e libertação e vida eterna com Deus. Após o arrependimento de Zaqueu, Jesus disse: hoje veio a salvação a esta casa, isto é, veio o pacote completo para Zaqueu. O arrependimento dele mudou sua história, sua vida e seu destino. O teu arrependimento mudará a tua história, mudará a tua vida e mudará o teu destino.

Conclusão: A sede de Zaqueu em conhecer a Jesus trouxe uma mudança que jamais ele esperava, o seu arrependimento mudou sua história e destino. No versículo 7 muitos murmuraram, porque Jesus entrou na casa de um homem desonesto e pecador. Deus Ele não olha para tua aparência, cultura ou posição social, Ele olha para o teu coração. O valor que você tem para Ele é inestimável, o preço que Ele pagou mandando Jesus para morrer na cruz foi por amar você e querê-lo para si. Deixe Jesus mudar a sua vida como mudou a de Zaqueu, a tua decisão e teu arrependimento mudará a tua história. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário