quarta-feira, 19 de março de 2014

A boca fala do que o coração está cheio



“O homem bom do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o mau do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque a boca fala do que o coração está cheio.” Lucas 6:45
Você conhece alguém que só tem palavra ruim na boca? Nunca tem algo de bom para contar, está sempre chateado, preocupado, aborrecido, de mau humor? Em compensação, certamente você conhece pessoas que têm sempre uma palavra boa, notícias boas, são otimistas, alegres, embora, muitas vezes, estejam enfrentando sérios problemas, não é mesmo?
Jesus disse que é a forma, a maneira com que nós enchemos o nosso coração, a nossa mente. De que você tem enchido o seu coração? Jesus, um dia, falava a uma grande multidão sobre vários assuntos: a vingança, o amor ao próximo, o cego que guia outro cego, e falou também sobre a árvore e os seus frutos. Em Lucas 6:43-45, Ele diz que uma árvore boa não pode dar frutos ruins, assim como uma árvore ruim não pode dar frutos bons. Você concorda com isso? Uma mangueira pode dar abacaxi? Ou um mamoeiro abacate? Pode nascer espinho em um pé de chuchu? Não! Conforme a árvore, assim será o seu fruto, certo? Bem, Jesus continua dizendo que: o homem bom, do seu bom tesouro tira o bem, e o homem mau, do seu mau tesouro, tira o mal. O que isso tem a ver com a árvore? Se abacate dá abacate, manga dá manga, o homem que tem coisas boas em seu coração vai produzir boas ações e o que tem coisas más em seu coração vai produzir más ações. É simples! Ninguém pode dar amor, se não tiver amor; não pode dar respeito, se não tiver respeito; não pode dar fidelidade, se não for fiel. Porque a boca fala daquilo que o coração está cheio.
Precisamos ter cuidado com as coisas que enchem o nosso coração. Se alimentamos o nosso coração com fofocas, notícias ruins, imoralidades, mentiras, ódio, rancores estamos guardando um mau tesouro nas nossas vidas e, certamente, a nossa boca falará disso, nossas atitudes refletirão isso. A rebeldia, a grosseria, a maldade, o orgulho, a desobediência são frutos desse mau tesouro. Mas se enchemos o nosso coração com a Palavra, com os ensinamentos de Jesus, estamos guardando um bom tesouro que produzirá bons frutos: obediência, mansidão, e todos os outros fruto do Espírito. Provérbios 3:1-8 fala dos benefícios que temos quando guardamos em nosso coração os mandamentos do Senhor: teremos os nossos dias aumentados na terra; a benignidade e a fidelidade do Senhor sempre estarão conosco; acharemos graça diante de Deus e dos homens; Ele endireitará os nossos caminhos.
Pedro, o discípulo de Jesus, era um homem muito bravo, que não se importava muito com suas palavras ou atitudes, tanto que, cortou a orelha de um soldado, quando buscavam prender Jesus, mesmo depois de tudo que o seu Mestre havia ensinado sobre amor. Mas as palavras plantadas por Jesus em seu coração eram sementes poderosas, e, quando o Espírito Santo encheu os discípulos, na Festa de Pentecostes, tudo o que havia sido plantado em seu coração, regado pelo poder do Espírito, frutificou poderosamente nas palavras que saíram da sua boca naquele dia maravilhoso. Em Atos 2, vemos Pedro se levantar e erguer a voz. Imagine essa cena: todas as pessoas que estavam naquele lugar já estavam espantadas de ver os discípulos falando em outras línguas, e, de repente, vêem Pedro se levantar e, com voz poderosa, falar-lhes do que estava acontecendo ali e do que Jesus havia feito, morrendo e ressuscitando com poder e glória. Por causa desse discurso, você sabe o que aconteceu? Atos 2:37 a 47 diz que mais de três mil pessoas ouviram aquela palavra e a aceitaram, sendo batizadas.
Que palavra poderosa! Uma palavra dirigida pelo Espírito Santo, que brotou do coração de Pedro e alcançou uma multidão, levando-a até Jesus.
Esse poder é para você também. Não importa a sua idade. Alimente o seu coração com a melhor comida, que não falta nunca, que nos sustenta em todos os momentos e nos ajuda a dar os melhores frutos: a Palavra do Senhor! Seja uma linda árvore frutífera, que dá frutos da melhor qualidade para o seu Pai Eterno e Maravilhoso, amém? Você foi criado por Deus para ser um(a) discípulo(a)  de excelência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário