terça-feira, 27 de março de 2012

O Levita na Casa do Senhor


Todo Levita é um Sacerdote

Introdução

Em Gn 49.5-7, vamos encontrar um momento especial e de muita importância para o ministério levítico. Esse momento fala do instante em que Jacó dá a bênção aos seus filhos antes de morrer e um desses filhos, é claro, é Levi.

1 - Toda Bênção é condicional, assim como toda maldição

1.1 – Se ouvimos a voz de Deus temos um decreto.

DT 28:1 - E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.

DT 28:2 - E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus;

1.2 – Se não ouvimos a voz de Deus temos outro decreto.

DT 28:15 - Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:

2 – O Arrependimento genuíno quebra maldições

2.1 – O momento da Bênção de Levi

(Gn 49.5 – 7)

GN 49:5 - Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência.

GN 49:6 - No seu secreto conselho não entre minha alma, com a sua congregação minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua teima arrebataram bois.

GN 49:7 - Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura; eu os dividirei em Jacó, e os espalharei em Israel.

A bênção de Jacó sobre Levi estava condicionada à uma postura anterior que desagradou, profundamente, a Jacó e, como conseqüência desses atos, Levi e Simeão foram separados pela bênção de sue pai Jacó. Agora essa bênção parecia mais com maldição do que bênção. Por quê? Porque Levi e Simeão eram muito unidos, estavam sempre juntos para defender a honra da família.

2.2 – A maldição é quebrada

Toda bênção é condicional assim como toda maldição, portanto no momento em que Moisés subiu ao monte Sinai para buscar a direção de Deus para o povo, que havia saído do Egito, houve quebra de princípios e o povo desviou sua adoração a Deus e passou a adorar um Bezerro de Ouro. Porém, uma tribo não se contaminou com o bezerro. Qual foi? Levi. Daí, o decreto de maldição que estava sobre eles fora anulado. E vemos a, verdadeiramente, a bênção de Deus repousar sobre os levitas.

Lv 8.1-13 – Fala sobre a unção de Aarão

Tenda da Cingregação – lugar da habitação de Deus, onde Deus falava face a face com Moisés.

Éfode – veste usada pelo sacerdote para ministrar a adoração. O sacerdote não podia adorar a Deus sem o Éfode. (Ex 28.4) Era feito de ouro, de jacinto, de púrpura, de escarlata duas vezes, de linho retorcido, obra de várias cores, com duas aberturas em cima, uma de cada lado, aos quais se tornam a unir, cobrindo a frente e as costas. Também possuía duas pedras cornelinas, tendo gravados os nomes dos filhos de Israel, sendo seis em cada uma. Nele se achava o Urim e o Tumim. Davi fez uso dessa veste para consultar a vontade de Deus, que queria dizer: JUSTIÇA E VERDADE (Ex 28.30)

Nm. 3.6-9 – A tribo de Levi é colocada diante de Aarão para funções sacerdotais;

Dt 10.8 – a tribo de Levi é separada para levar a arca do concerto do Senhor;

Dt 33.8-11 – Fala sobre a Bênção de Levi, verdadeiramente. Porque amaram a Deus em primeiro lugar, receberam a sua porção. Com queremos dizer que nenhum decreto que ceio sobre você é maior do que o sangue do Cordeiro Yeshuah, pois se andamos com Ele e o colamos em primero lugar (Mt 6.33), todas as bênçãos do Senhor virão sobre nós (Ef 1.3).

3 – Todo Levita é um Sacerdote – com isso que vimos podemos afirmar que todo levita é um sacerdote, logo todo sacerdote é um levita e como sacerdote o levita tem funções próprias de um sacerdote.

1. Levar o povo à libertação – Ex 12.37 – saída do Egito;

2. Tirar o povo do leprosário – Lv 14.1-32;

3. Ministrar Cura par todas – Ex 30.10;

4. Liberar um óleo novo sobre a cabeça – Ex 30.30, Lv 8. 1-13; Moisés unge a Arão e todos os seus filhos. Só receba unção de quem tem testemunho de autoridade profética conferida.

5. Marcar o povo com uma nova identidade – Nm 3; os levitas recebem uma nova identidade e passam a ser referência para todo o povo de Israel. Todos os padrões de vida do povo foram estabelecidos através dos levitas. (2 Co. 5.17)

6. Trazer graça e vida para a comunidade – Lv 16.15-28; Quando o sacerdote faz sacrifício pelo povo, para trazer-lhe vida; Jô 10.10,11; Jesus como Sumo Sacerdote nos deu graça e vida abundante;

7. Trazer um padrão de excelência – I Pe 2.5-10; Sacerdotes Reais;

8. Ministrar quebrantamento e nova unção - Sl 51.17; fala sobre o coração quebrantado que não será desprezado por Deus.

9. Arrancar o povo das trevas e plantar na luz – I Pe 2.9;

10. Fazer conhecido o nome do Senhor – Sl 76.1; Davi, como adorador, fez o nome do Senhor conhecido;

11. Devolver o povo a Jerusalém – Sede da bênção, de onde flue a palavra de vida, local de visão aberta. Sair das bases de Roma e voltar para Jerusalém. Como? Restaurando as festas do Senhor.

12. Plantar o povo na terra – É função do sacerdote levita plantar o povo na terra. Moisés recebeu de Deus essa missão, mas quem plantou o povo na terra foi Josué. Dt 3.23–29;

Nenhum comentário:

Postar um comentário