domingo, 3 de julho de 2011


Cortando o mal Pela Raiz

Filipense: 4:8

Texto: Qual a primeira coisa que você normalmente pensa ao acordar pela manha?

A Bíblia nos revela a origem do pecado. Ela está nos desejos que, por sua vez, nascem em nossa mente.( Tg: 1:14 e 15) Deus, que conhece profundamente a nossa natureza, nos da uma receita para cortar o pecado pela sua raiz. Esta raiz são os nossos pensamentos. Cada vez que anulamos a ação de um mau pensamento, obtemos vitórias sobre o pecado.

Não sei se você já teve a oportunidade de visitar uma estação de tratamento de água. Teve?

Água suja do rio, chega a nossa casa totalmente transparente e limpinha. Observando os passos a que ela é submetida, podemos ver claramente o processo.

Primeiro a água é colocada em tanques onde as impurezas descem e assim só a camada superior é retirada. Este processo também ocorre com o nosso pensamento. O Espírito Santo, que passa a habitar em todos que confessam Jesus como Senhor da sua vida, guia o nosso pensamento as coisas de Deus deixando que as coisas mais evidentes passem a ficar de fora do nosso pensamento.

Depois a água passa pelo processo mais importante: A filtração. Ela atravessa tanques que contém por ordem: cascalho, brita, areia grossa e areia fina.Assim cada um deles detém toda espécie de impureza fazendo com que a água chegue ao outro lado purificado.

O texto Bíblico nos mostra filtros para aplicar em nossos pensamentos e manter a nossa vida isenta do pecado.

Vejamos:

1- Verdadeiro: É mentira, ou engano, não perca tempo, é laço para a sua vida. Use sua mente para ser um depósito da verdade e mantenha-se puro.

2- Honesto: Todo o filho de Deus tem um compromisso com a honestidade. Podemos ser tentados a agir desonestamente pensando que teremos vantagens imediatas, mas como já lemos o pecado gera a morte. Diga a pessoa ao seu lado: Tenha pensamentos honestos.

3- Justo: Uma das principais marcas do caráter de Deus é sua justiça. Ele é totalmente justo. Injustiça ou parcialidade tem que sair da nossa forma de pensar.

4- Puro: Pensamentos impuros levam a atitudes impuras. Aplique o filtro da pureza. Se a impureza tentar entrar na sua mente corte o mal pela raiz e diga: Fora!

5- Amável: Jesus disse que se amarmos a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos, cumprirá toda a lei. Aplique o filtro do amor. Tire de sua mente tudo o que ficar fora dele.

6- Boa fama: O oposto é a difamação. Não perca tempo nem energias com pensamentos que rebaixam as outras pessoas.

7- Virtude: Pense em coisas virtuosas que edificam que trazem instrução e conhecimento que podem ajudar. Virtude é poder. (Jesus disse a mulher hemorrágica: de mim saiu virtude), seus pensamentos se transformam em palavras que tem a virtude de levantar o caído, fortalecer o fraco, de ensinar os princípios do reino.

8- Louvor: É agradável estar perto de uma pessoa que nos incentiva, nos elogia. É bom ser reconhecido. Ainda mais quando estes pensamentos louvam e exaltam ao Senhor.

Conclusão: Adestre sua mente com esta palavra e filtre seus pensamentos. Aplique estes oito filtros a cada um deles e corte o mal pela raiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário