domingo, 12 de junho de 2011


O Perdão


“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma”. (Mateus 11:29)

Ele não quer dar apenas alívio, mas descanso para a alma. Tudo se origina na alma. Um alívio dura pouco tempo; um emprego, uma soma em dinheiro, uma cura, tudo isso é temporário, porque se limita ao tempo da vida física. Mas o que se relaciona com a alma começa aqui, neste mundo físico, e perdura por toda a eternidade! Têm pessoas que querem apenas o alívio; se aproximam de Deus e, como Ele é amor e não rejeita ninguém, atende e abençoa; mas é apenas um alívio porque não toca na raiz do problema.

Algumas pessoas freqüentam uma igreja, outras buscam direção em algum vidente, outras participam de algum ritual místico, ainda outras se envolvem com alguma filosofia de vida; porém tudo isso pode até trazer um alívio, mas não a paz definitiva!

ELE JÁ PAGOU A NOSSA DÍVIDA

Jesus veio para tirar o peso da nossa alma. O peso é a carga de administrar nossa própria vida, que vem do orgulho e da auto-suficiência. Pecado é essa independência de Deus, o que promove todas as outras atitudes pecaminosas e atrai maldição.

Ele pagou o preço pelo nosso Pecado quando, na cruz, assumiu a nossa morte. Por que Ele fez isso? Porque ninguém podia vencer a morte, só Ele! A morte é o salário do Pecado (Romanos 6:23). Ele sofreu a conseqüência do pecado, a maldição que estava sobre a humanidade, que é a morte; para depois vencê-la pela ressurreição.

A palavra “perdoar” significa “dar a perda”. Ele nos perdoou, decidiu perder a Sua vida por amor a nós. Ele morreu a nossa morte para que pudéssemos viver a Sua vida!

Então, Jesus já resolveu o problema! Cabe agora a nós fazermos nossa parte. Se Ele já levou o peso, por que ainda carregá-lo? É por isso que Ele nos convida a tomar o Seu jugo, que é leve e suave!

O REQUISITO É A HUMILDADE

Jesus é o único que pode nos levar a um nível mais adiante, Ele quer dar descanso para a alma. Mas o descanso tem um requisito:

“... Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração...” (Mateus 11:29).

O que significa jugo? Jugo é o mesmo que “canga”, aquele aparelho de madeira que liga os bois quando puxam o arado ou uma carroça. Jesus usou uma linguagem que o povo da época pudesse entender, pois a força animal era, então, muito comum. Mansidão e humildade são características do caráter de Cristo. O jugo é colocado na parte posterior do pescoço, o que implica em abaixar a cabeça. Isso fala de mansidão e humildade. Para tomar o jugo é preciso uma postura humilde. Por natureza somos orgulhosos, resistimos a Deus, resistimos a Sua palavra e ao Seu ensino.

Mas nossa primeira atitude, para experimentarmos o descanso na alma, é a humildade, a disposição de abrir mão de todos os nossos paradigmas de pensamentos religiosos, nossas filosofias, nossa razão, nossa argumentação, nossas opiniões...

Jesus, voluntariamente, Se humilhou, Se entregou por nós. Agora a nossa parte é fazer o mesmo. É uma entrega no mesmo nível. O Pecado é o orgulho; mas quando me inclino para receber o jugo de Jesus, estou abrindo mão do orgulho e recebendo o Seu perdão.

ELE NOS CHAMA AO RELACIONAMENTO

Tomar o jugo é andar aparelhado com Ele, lado a lado. Jesus nos convida a um companheirismo, a uma parceria, a um relacionamento, que nada mais é do que voltar àquela posição que o homem tinha no início com Deus. Muitos pensam que Deus é apenas uma força, ou uma energia cósmica; mas isso não é verdade. Ele é uma Pessoa, com quem podemos nos relacionar. Ele diz: “... Aprendei de mim...” (Mateus 11:29).

É estar sob o comando e a influência dEle. Isto é ser um discípulo. Jesus fez discípulos e disse que deveríamos fazer o mesmo (Mateus 11:28,29) . Discípulo é aquele que segue o seu Mestre. O segredo da felicidade e da realização não está em ir à igreja de vez em quando para buscar algum socorro num momento de aflição, mas é andar com Jesus, aparelhado com Ele, no ritmo dEle! Então, não é apenas descarregarmos nossa carga, mas é não governamos mais nossa vida. Uma alma liberta é uma alma livre de si mesma e ligada a Deus por meio de Jesus.

Você precisa entregar essa carga a Jesus. Isso exige humildade. É uma escolha, só você pode tomar a decisão. Jesus disse:

“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Apocalipse 3:20).

Cear é ter comunhão. Ele quer ser um companheiro, um amigo. Ele quer entrar para tomar a liderança de sua vida e para que você experimente dos manjares, da comida espiritual que Ele tem para você.

CONCLUSÃO: Hoje é o dia de você confessar o seu pecado e se apropriar do perdão. Confessar é concordar, é admitir que você andou independente de Deus. Através de uma oração você confessa e Ele perdoa, porque já o fez há dois mil anos atrás. O perdão só se manifesta quando você confessa – “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (I João 1:9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário