quinta-feira, 16 de junho de 2011

.: Os Sons do Shofar :.


Veremos agora as bases bíblicas que nos ajudarão a entender melhor como e quando se utiliza apropriadamente o SHOFAR. Este é um instrumento sagrado que ADONAI nos manda tocar, para que seu povo desperte e veja o momento precioso e profético que estamos vivendo.

O SHOFAR tem vários sons que estão revelados na Torah. Por exemplo, o sonido de Teruah, um som de 9 tons rápidos, como lemos em Nm 10.5 "E quando tocares retinindo - Teruah - partirão os exércitos que estão acampados ao oriente..."

O som e o toque que o SHOFAR transmite, é a chave para a ação que devemos tomar. Isto é muito importante. Se quem está tocando não é habilitado, não está preparado para tocar apropriadamente, dará um som indefinido e o povo que o escutar não se preparará adequadamente.

O mandamento se cumpre ao escutarmos o som do SHOFAR. É por isso que declaramos antes de tocar o SHOFAR a seguinte benção:

Baruch Atáh ADONAI Eloheinu Melech Haolam, Hasher Kidshanu BeMitzvotav BetTzivanu Lishmo'a Kol SHOFAR."

Bendito És Tu ADONAI nosso Elohim, Rei do Universo, que nos santificas com teus mandamentos, e nos mandas escutar o som do SHOFAR."

O mandamento não se cumpre ao tocarmos o SHOFAR, mas ao escutarmos o som do SHOFAR. Vejamos o que diz Lv 23.24 "Dize aos filhos de Yisrael: no sétimo mês, ao primeiro do mês, tereis descanso solene, um memorial com som de trombeta, santa convocação."

A palavra chave que nos orientará a cumprir o mandamento de celebrar esta festa de Yom Teruah é o "som" que em hebraico é "Teruah". Esta palavra significa "sonido, regozijo, alerta" é o nome de um dos três toques diferentes que se utilizam nos tons e seqüências durante a festa das Trombetas - Yom Teruah.

Se notarmos bem, a ênfase está na palavra "som" de onde vem a palavra "soar". Assim que, ao escutar o som do SHOFAR, cumprimos o mandamento. Não é ao tocar, mas ao escutar o SHOFAR. Ou seja ,a importância está no som definido do toque Teruah (alerta, regozijo), a ênfase, e não o instrumento ou quem toca.

Por outro lado, é o som que se escuta do toque Teruah, quando é tocado apropriadamente, que nos permite cumprir o mandamento de escutar o SHOFAR e não simplesmente tocar o SHOFAR.

.: Os Diferentes Toques :.

Ao iniciar as festas bíblicas, o SHOFAR é tocado diante de todo o povo com o propósito de reuni-los. Na festa de Yom Teruah, o SHOFAR soa com o objetivo de se cumprir o mandamento de escutá-lo.

Os diferentes toque que são emitidos pelo SHOFAR são compostos em seqüências. Estas seqüências são as que se utilizam para fazer soar o SHOFAR de maneira linda e chamativa. Quando juntamos os toques, "Tekiá", "Shevarim" e "Teruah", obtemos o que chamamos de seqüência. Os diferentes toques são intercalados em diferentes ordens e assim obtemos diferentes seqüências. Estas seqüências podem variar, menos para o Yom Kipur e Yom Teruah, onde as seqüências estão estabelecidas (veja tópico sobre Yom Teruah).

Quando o SHOFAR é utilizado em guerra espiritual ou em outras festas bíblicas onde as seqüências não estão definidas nem pré-estabelecidas, uma variação de seqüências é permitida, mas não seus toques. Ou seja, podemos fazer uma seqüência como "Tekiá, Teruah, Tekiá" ou " Tekiá, Shevarim, Tekiá"... podemos variar e intercalar os três toques tal como nos guie o Espírito Santo e assim produzir seqüências proféticas.

1. O Primeiro toque : TEKIÁ

O primeiro som é o TEKIÁ, que se caracteriza pela emissão de uma nota longa que anuncia a Majestade do Senhor e Rei de Israel, que tem dado a promessa do Reino e sua recompensa aos justos. O toque "Tekiá" nos traz também uma mensagem e ensino bíblico sobre a separação que houve entre o homem e seu Criador. Lembra-nos o dia que o homem pecou contra ELOHIM no Éden, onde ocorreu a grande separação. Por isso é um tom longo, tão largo como a separação entre os homens e ELOHIM. É por isso que o Tanach diz : "Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." Is 55.9

TEKIÁ: TuUUUUUUUUU'U, tocado por não menos de 9 segundo e não mais de 18 segundos e num só fôlego.

2. O segundo toque : TERUAH

o segundo som do SHOFAR. Uma combinação de nove sons curtos que convoca-nos a despertar do sono e leva-nos a uma reflexão profunda sobre nossas vidas diante do Senhor. TERUÁ é como uma voz que nos convida a analisarmos retrospectivamente e ver como estamos em nossa relação com Yeshua e com nosso próximo.

O toque "Teruah" também nos revela o ensino bíblico da dor intensa que sentiu ADONAI quando o homem pecou contra Ele. A combinação dos nove sons curtos expressa as lágrimas de ADONAI por Seu povo ao ser separado pelo pecado.

TERUAH : "Tu, tu, tu, tu, tu, tu, tu, tu, tu" tocado por 9 pequenos sons de uma duração de 1 segundo cada e que deve ser tocado de um fôlego só.

3. O Terceiro toque : SHEVARIM

Este terceiro som do SHOFAR, o SHEVARIM, é uma série média de três sons que, colocados entre os dois primeiros; expressam o gozo interior em meio as aflições do mundo, confiados que finalmente o Reino dos céus será implantando em toda a terra. Quando SHEVARIM é tocado, afirmamos nossa fé na volta do Messias. Este toque também manifesta o ensino bíblico do chamado de ADONAI para voltarmos para Ele. É um convite pessoal que o Senhor faz a todos, a que voltemos à Sua herança, sua provisão, ao Messias de Yisrael, a Yeshua.

SHEVARIM : "TuUUU, TuUUU, TuUUU", tocado por três sons uniformes, de uma duração de 3 segundo cada som e que deve ser tocado num só fôlego.

.: Toques Diferentes nas Festas e Ocasiões :.

O SHOFAR é um instrumento que pode ser uma grande benção na maioria das festas e na maioria dos serviços messiânicos. Até na morte de um herói do Messias, a trombeta bíblica pode ser usada.

A tradição judia sefardita pratica o toque do SHOFAR na morte de um yisraelita. Nós também devemos tocar o SHOFAR como símbolo de que o Senhor ressuscitará os mortos ao soar a Trombeta, tal como está em I Co 15.52 e I Ts 4.16

Nas Festas Bíblicas :

A seguir temos modelos que servirão de guia durante a Festa de Yom Teruah

( Festa das Trombetas). Este modelo é de autoria do rabino Dan bem Avraham, presidente da Aliança Messiânica Israelita - AMI :

YOM TERUAH (Festa das Trombetas)

Introdução:

Benção: (cantor o Hazán)

KABALAT SHABAT

Al-Hatorah, Ve'al-Havodah, Ve'al Haveviim, ve'al-yom Ha

Shabat Hazeh

Shenatata lanú, ADONAI Eloheinu, Lik-dushah velim-nuchah,

Lehavod uletif'-aret.

Pela Torah, a adoração, os profetas e por este dia de Shabat, que Tu, Oh! ADONAI Eloheinu nos tem dado para descanso e santificação. Em honra a Ti e por Tua Glória.

Al-Hakol ADONAI Elojeinu, Anahnu modim lah ume-vare-him

Otach,

Yit-barah shimjá befi, kol-hai tamid le'olam va' ed.

Baruch atá ADONAI, Mekadesh Já-Shabat VeYom Terúah.

Por tudo que nos tem dado ADONAI. Damos-te graças e te bendizemos ADONAI Eloheinu. Santificado seja teu Nome nos lábios de todo ser vivente desde agora para sempre. Bendito és Tu, Oh! ADONAI Eterno, que santificaste o Sábado de Yom Teruah.

Primeiro Som do SHOFAR

Rabino:"Desde os tempos de Abraão, o SHOFAR tem sido usado por nosso povo como instrumento sagrado que anuncia a chegada das grandes festas dadas por nosso Senhor, o momento de reunirmos para grandes batalhas e a hora de começarmos certos projetos proféticos anunciados na Torah. Nesta Erev Tov que nos é dada no Yom Teruah, o SHOFAR toma precedência sobre os outros instrumentos para enviarmos uma grande mensagem da parte de nosso Senhor. No contexto desta festa que agora iniciamos, o som do SHOFAR é diferente das outras celebrações. Em adição, em memória dos eventos profetizados nesta festa, iremos escutar o som do SHOFAR para cada um dos eventos enquanto confessamos congregacionalmente a uma som voz e como um só homem. Mas antes, estejamos prontos para cumprir o mandamento de escutar o som do SHOFAR de forma completa. "

"Baruh Atáh ADONAI Elojeinu Meleh HaOlam,

Hasher Kidshanu BeMatizvotav Lishmo'a Kol

SHOFAR."

Bendito és Tu ADONAI nosso Elohim, Rei do Universo, que nos santifica com teus mandamentos e nos mandas escutar o som do SHOFAR.

¨ Músico principal: Tekiá, Shevarim, Teruá, Tekiá (3 vezes)

¨ Músico auxiliar : Teká, Shevarim, Tekiá (3 vezes)

¨ Músico auxiliar : Tekiá, Teruáh, Tekiá (3 vezes)

Rabino : "Abençoa agora teu povo Yisrael, oh Senhor, uma de suas famílias estão reunidas aqui para celebrar o mandamento de ouvir o SHOFAR. Estende as tuas mãos sobre teu kehilat e mostra-nos a Tua glória. Beshem Yeshua HaMashiach , Amém."

Cântico congregacional

(A congregação se assenta.)

1.1 Cantor o Hazán: "O primeiro som do SHOFAR que escutamos é TEKIÁ. Este primeiro som se caracteriza pela emissão de uma nota longa que anuncia a Majestade do Senhor e Rei de Israel que nos tem dado a promessa do Reino e sua recompensa aos justos.

1.2 Primeira Leitura : Mt 5.15

1.3 Segunda Leitura : I Co 15.58

1.4 Terceira Leitura: Ap 20.11-13

1.5 Grupo Coral : "assim acena vossa luz diante dos homens para que vejam vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus."

1.6 Rabino : "Eis que o Senhor vem e seu galardão com ELE, para dar a cada um segundo as suas obras."

1.7 Primeiro som do SHOFAR : TEKIÁ

1.7.1 Rabino : "Bendito és tu, Senhor nosso ELOHIM que nos permites participar desta celebração de Yom Teruah."

1.7.2 Músico principal : Primeiro toque do SHOFAR - TEKIÁ

1.7.3 Congregação: "Senhor, esperamos segundo Tua promessa, novos céus e nova terra onde more a Tua justiça"

1.7.4 Músico principal: Segundo toque de SHOFAR - TEKIÁ

1.7.5 Rabino :"Os reinos do mundo virão a ser do Senhor e de seu Messias que reinará pelos séculos dos séculos.

1.7.6 Congregação : "Senhor, ajuda-nos a vigiar e estarmos preparados para quando voltares."

1.7.7 Músico principal : Terceiro toque do SHOFAR - TEKIÁ

1.8 Segundo Som do SHOFAR : TERUÁH

1.8.1 Rabino: "O segundo som do SHOFAR, TERUÁH, é uma combinação de nove sons curtos, que nos convoca a despertar do sono e a fazer uma reflexão profunda sobre nossas vidas diante do Senhor. TERUÁH é como uma voz que nos convida a analisarmos retrospectivamente e ver como está nossa relação com YESHUA e com nosso próximo.

1.8.2 Primeira Leitura: Sl 139

1.8.3 Segunda leitura : Ef 5.1-20

1.8.4 Grupo Coral : "Examinemos nosso caminhos e voltemo-nos para o Senhor, levantemos nossas mãos a ELOHIM nos céus. Porque Ele terá misericórdia de nós e nos salvará, estenderá Sua mãos e nos resgatará. Porá sobre nós água limpa e nos limpará. "

1.8.5 Congregação : "Bendito seja ADONAI , nosso ELOHIM, Rei do universo, porque está entre nós e nos enviando Seu Espírito para guardar-nos sem mancha e contaminação em meio a este mundo. Bendito seja Yeshua, que nos guarda da hora de provação que há de vir sobre toda a terra."

1.8.6 Rabino : "Desperta-te tu que dormes e veja se teu nome está inscrito no livro da vida. Não dê sono aos teus olhos nem permitas que teu coração se distraia porque está perto o Dia de ADONAI, grande e terrível. O dia quando os livros serão abertos e todos, grandes e pequenos, julgados segundos suas obras "

1.8.7 Toque do SHOFAR : TERUÄH - rabino : "este segundo toque do SHOFAR se caracteriza por um som apressado que destaca a urgência, gravidade e seriedade da chegado do dia do Senhor. A presença do Senhor abalará a terra e este é o som que chamamos TERUÁH, nove tons curtos e fortes . Cântico pela congregação : Soa em Sião a Trombeta .

1.8.8 Rabino o Jazán : "tocada a trombeta em Sião, dado o alarme no santo monte, tremem todos os moradores da terra, porque vem o dia do Senhor, porque está se aproximando."

1.8.9 Músico principal : primeiro toque de SHOFAR: TERUÁH

1.8.10 Congregação : "Senhor abre nossos olhos para ver as maravilhas de tua Torah; abre nossos olhos para ver-te, abre nossos olhos e levanta nossos rostos para confiar em tua salvação. Salva-nos Senhor, salva-nos da ira que vem."

1.8.11 Músico principal : Segundo toque de SHOFAR: TERUÁH

1.8.12 Rabino : "E ADONAI será visto sobre eles, e seu dardo sairá como relâmpago; e ADONAI o Senhor tocará o SHOFAR e irá entre redemoinho. ADONAI dos exércitos nos amparará, e nos salvará naquele dia do Senhor, seu ELOHIM, arrebanhará seu povo."

1.8.13 Congregação : "Salva o remanescente de Yisrael, oh Yeshua, salva as ovelhas perdidas de Efraim e restaura os espalhados de Judá. Estende tua mão oh Senhor e salva o teu povo."

1.8.14 Músico principal : Terceiro toque de SHOFAR: TERUÄH

1.9 Terceiro toque do SHOFAR : SHEVARIM

1.9.1 Rabino o Hazán : "este terceiro som do SHOFAR, SHEVARIM, é uma série média de três sons que, colocados entre os dois primeiros, expressam o gozo interior em meio as aflições do mundo, confiados em que finalmente, o reino dos céus será implantando em toda a terra. Quando SHEVARIM é tocado, afirmamos nossa fé na vinda do Messias.

1.9.2 Primeira leitura : I Ts 4.13-18

1.9.3 Músico principal : Primeiro toque de SHOFAR : SHVARIM (3vezes)

1.9.4 Segunda leitura : II Co 5.1-10

1.9.5 Terceira leitura : Ap 19.11-16

1.9.6 Músico principal : segundo toque de SHOFAR: SHEVARIM (3 vezes)

1.9.7 Grupo coral: "Levantai ó portas as vossas cabeças, levantai-vos ó portais eternos, e entrará o Rei da glória. Quem é este Rei da glória ? ADONAI, o forte e valente, ADONAI, o poderoso na batalha. Levantai, ó portas vossas cabeças, levantai-vos, oh portais eternos, e entrará o Rei da glória. Quem é este Rei da glória? Yeshua dos exércitos, Ele é o Rei da glória."

1.9.8 Rabino : Ap 5.1-14

1.9.9 Músico principal : terceiro toque do SHOFAR : SHEVARIM (3 vezes)

1.9.10 Resposta Coral : "Ao que está assentado no trono

1.9.11 Rabino "O que vê, diga vem"

1.9.12 Grupo Coral : "e o que escuta diga vem"

1.9.13 Congregação : "o Espírito e a noiva dizem: Sim, vem Senhor Yeshua"

1.9.14 Rabino : "Bendito é aquele que vem em nome do Senhor"

1.9.15 Congregação : "Bendito é aquele que veio e que virá outra vez"

1.9.16 Rabino : "Bendito é aquele que prometeu vir para nós"

1.9.17 "Congregação :" Vem Senhor Yeshua e salva-nos. Vem Senhor Yeshua e livra-nos. Vem Senhor Yeshua e redime o teu povo Israel."

1.9.18 Cântico congregacional: Ao que está assentado no trono

ROSH HODESH (Dirigido por um rabino e seus auxiliares)

Serviço de Yon Kipur Katán com pães sem fermento e vinho kasher.

¨ Purificação das mãos

¨ JaMotzi e JaGafem

NOTA: Neste serviço não se toca o SHOFAR

Conclusão :

a) Rabino : convido todos a ficarem de pé e escutarem novamente o som do SHOFAR e assim cumprir o mandamento que nos tem sido ordenado. Se vocês tem prestado atenção verão que, com este toque do SHOFAR que será dado, mas de cem vezes o SHOFAR foi tocado e portanto devemos cumprir o mandando que diz: "bem-aventurado o povo que sabe aclamar-te", ou seja, que sabe fazer soar o SHOFAR em Yom Terúah.

b) Músico principal: toca o SHOFAR como na primeira seção.

c) Rabino principal : benção Aarônica.

Como a festa de Yom Teruah é a única que cai no primeiro do mês, ou seja na lua nova, nós costumamos como congregação, celebrar Rosh Jodesh (lua nova) comemorando a morte do Messias Yeshua no Yom Kipur Katán .

YOM KIPUR :

Nesta festa, o som que se toca é o TEKIÁ. Para maiores informaçoes veja a obra do Dr. Dan bem Avraham "As Festas Bíblicas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário