sábado, 25 de junho de 2011


A chave da vitória


Texto chave: Gênesis 41: 54 a 57- começaram a vir os sete anos de fome, como José havia predito; e havia fome em todas as terras, mas em toda a terra do Egito havia pão.

Sentindo toda a terra do Egito a fome, clamou o povo a Faraó por pão; e Faraó dizia a todos os egípcios: Ide a José; o que ele vos disser fazei. Havendo, pois, fome sobre toda a terra, abriu José todos os celeiros e vendia aos egípcios; porque a fome prevaleceu na terra do Egito.

E todas as terras vinham ao Egito, para comprar de José, porque a fome prevaleceu em todo o mundo.

Introdução: É maravilhoso quando lemos na palavra de Deus uma história como esta de José, um homem simples, porém determinado a cumprir o propósito de Deus para sua vida mesmo na trajetória não entendendo o que estava passando naquele momento, porém se mantendo fiel Deus o honrou e fez deste jovem um grande líder que saciou a fome do seu povo e de toda a terra no momento de escassez de comida. Para ser tudo o que Deus projetou para ele, primeiro teve que ser moldado, tratado e passar pelo fogo até chegar a estrutura certa para ser tudo o que Deus sonhara para ele; Deus só dá grandes coisas para quem está preparado para administrar, mas para isto temos uma trajetória, um caminho; Você está no caminho certo, na célula certa, no trabalho certo, então permita se passar pelo tratamento para que o Paizão venha confiar grandes projetos para a tua vida.

Resumo da trajetória de José - Ele foi traído pelos irmãos, colocado na cisterna, vendido como escravo, trabalhou como escravo na casa de Potifar, foi tentado, se manteve fiel, por ser fiel foi para o calabouço, (prisão), mas chegou o grande dia numa interpretação do sonho de Faraó, se tornou o segundo maior no Egito, até Faraó dizia a todos que vinham a ele para que procurassem a José. Deus tratou um jovem inseguro num homem seguro e estruturado para ser e fazer o que Ele queria.

1- Deixando Deus ser o seu Deus – Será que se José não tivesse passado por tudo o que passou será que seria o governador do Egito? Creio que não Quantos de nós estamos dispostos a abrir mão das nossas vidas, nosso tempo, nossa comodidade, para deixar o Espírito Santo governar nossa vida, nossas ações. Quero dizer para você que só fazem isto os guerreiros que não se conformam com o que tem, o que são e querem ser e ter e ir muito mais além em Deus, não é fácil, estamos acostumados a fazer as coisas do nosso jeito, da nossa maneira e as vezes não deixamos Deus fazer do Jeito Dele. Será que se José não tivesse passado por tudo o que passou, será que seria o governador do Egito? Não estaria pronto; Você quer ter sucesso? Então deixe Deus comandar a tua vida, a tua casa, peça para Ele ser o SENHOR DE VERDADE do teu coração, tudo começa aí, pois os caminhos Dele são bem mais altos que os nossos, e os pensamentos maiores que os nossos. Isaías 55: 8 Leia. Lembre-se o primeiro passo é deixar Deus ser o seu Deus em tudo.

2- Recebendo autoridade - Deus colocou todo o Egito nas mãos de José tudo porque ele deixou Deus governar a sua vida, os seus passos; Toda a comida do Egito passava por José, até Faraó mandava todos os povos para consultar a José, tudo porque passou pela prova, foi moldado, tinha algo mais do que as pessoas normais têm que é a sabedoria de Deus sobre ele;

Autoridade significa ter poder, influencia decisiva sobre as coisas, assim como temos autoridade sobre nós no mundo físico como políticos, etc, no mundo espiritual também funciona desta forma. Jesus disse: Eis que vos dou autoridade para vencer toda a força do inimigo, Lucas 19:19. A mesma autoridade que Jesus tinha sobre as doenças, espíritos malignos Ele deu a nós, precisamos simplesmente crer e usar este poder para vencermos as batalhas da vida; Deus nos delega poder a medida que nos entregamos e deixamos Ele governar nossa vida. Ter autoridade é essencial para derrotarmos o gigante no casamento, emoções e no dia a dia seja a área que for.

**Autoridade é a chave para vencermos; José só recebeu autoridade depois que foi tratado e testado na fidelidade e aprovado só assim Deus entregou o Egito nas suas mãos, uma nação inteira, e não só uma nação, mas o mundo inteiro vinha de todas as partes comprar comida nas mãos de José. Deus lhe entregou poder, autoridade, depois de aprovado. A pergunta é: Será que Deus entregaria a José esta responsabilidade quando estava na casa do seu pai? Certamente que não, não estava pronto, teve que passar por um processo para ser e fazer o propósito do Senhor. Provérbios 19:21 Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do SENHOR permanecerá.

Conclusão: Deus queria fazer de José o libertador de Israel e do mundo inteiro, certamente que no início não entendeu tudo o que lhe passara, mas no final quando fala com seus irmãos ele mesmo reconhece que tudo o que lhe aconteceu foi para cumprir o propósito do Senhor.

Muitos vêm para Deus por causa da luta na família, casamento, trabalho, doença, depressão, falta de paz e tantas outras coisas, mas quero dizer que não importa a forma, você está aqui porque Deus lhe trouxe e tem um grande propósito na tua vida, e se você está aqui e está passando por alguma luta, lembre-se Deus está com você, não murmure, não ceda a tentação da infidelidade, se mantenha fiel e faça como José: Deixe Deus ser o seu Deus, passe pelo tratamento e receba a chave da vitória que é a autoridade. Deus quer confiar grandes coisas a você, quer seja no material, quanto no espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário