quinta-feira, 19 de março de 2015

Vivendo uma Colheita pelo Princípio da Fé – Hebreus 11:1

Lição 1 – A poderosa arma chamada fé
II Coríntios 4:13-18
 Enquanto estivermos neste mundo, passaremos por muitas circunstâncias que nos levarão a experimentar aqueles sentimentos desagradáveis de instabilidade, insegurança, temor. É como se estivéssemos sendo testados. Ao mesmo tempo em que queremos acreditar que é algo passageiro, vem a dúvida e o medo de que a vitória não chegue ou demore demais. Se formos considerar apenas o lado natural da vida, a tendência é o desânimo, a perda da motivação, o enfraquecimento. Mas, a Bíblia afirma que somos espirituais. E, movidos pelo Espírito Santo de Deus, podemos usar a poderosa arma da FÉ. O texto lido nos dá algumas orientações para exercitamos a nossa FÉ:
I - PRECISAMOS AFIRMAR A NOSSA FÉ - V. 13-14
Você já percebeu que nem sempre as nossas declarações são baseadas na fé? Quantas vezes falamos exatamente o contrário daquilo que gostaríamos ou precisamos que aconteça. Quando as coisas não vão bem, murmuramos, questionamos, esquecemos as vitórias já conquistadas. Se Deus agiu no passado, pode agir hoje também. Veja o que diz a Palavra: "Aquele que ressuscitou o Senhor Jesus dentre os mortos, também nos ressuscitará com Jesus...". A palavra ressurreição significa trazer de volta à vida. Temos a promessa de vida eterna. E enquanto estamos no mundo, assim como ressuscitou a Jesus Cristo, Deus pode trazer à vida tudo o que porventura tenha morrido em nós: nossos sonhos, projetos, esperança, alegria. Então, precisamos crer e declarar o poder de Deus manifesto em Jesus.
II - PRECISAMOS CRER NOS RESULTADOS POSITIVOS - V. 15
Na linguagem empresarial, a palavra resultado está cada vez mais presente. Não adianta o empregado trabalhar muito, correr o dia inteiro, fazer muitas coisas, se não produzir o resultado esperado; ou seja, se não for eficaz. O nosso Deus é sábio. Muitas vezes Ele permite que passemos por provações porque está de olho no resultado. Ele sabe que precisamos ser treinados porque temos que mudar em vários aspectos para que nos aperfeiçoemos. No versículo 15 está escrito: "Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus". Quantas vezes olhamos para a vida de outros e pensamos: eu também quero essa bênção na minha vida. Então, precisamos crer que os acontecimentos de agora nos darão no futuro motivos para glorificar o nome de Deus, assim como tem sido na vida de muitos.
III - PRECISAMOS SER FORTES DURANTE A LUTA - V. 16-18
Qual é o problema que não gera desgaste, desânimo? A Palavra diz que "embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia...". Isso é para encher o coração de fé. Deus age no nosso interior. Os problemas são reais, são visíveis. Porém, os nossos olhos espirituais podem mirar naquilo que não se vê, mas que logo será realidade: a vitória em Cristo Jesus. No versículo 17 está escrito que "... os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles". Isso significa que a glória do agir de Deus tem peso muito maior do que nossas lutas. É esse nível de fé que deve nos fortalecer durante as batalhas da vida. Sem fé perdemos o sentido da vida. Com a fé damos um novo sentido à vida.
CONCLUSÃO: Para experimentar essa fé transformadora, tome agora mesmo a decisão de convidar Jesus Cristo para ser o seu Senhor e Salvador. É esse ato que irá fortalecê-lo diante das adversidades da vida. E assim, mesmo quando as circunstâncias dizem "não", afirme que você crê nos resultados positivos que serão gerados pelo agir de Deus, por meio de Jesus Cristo em sua vida, e seja forte. Porque a vitória é certa, em nome de Jesus! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário