sexta-feira, 27 de março de 2015

Fidelidade- Uma Igreja que Suporta a Tribulação

Introdução: Vamos estudar hoje as palavras de Jesus à igreja de Esmirna, uma igreja sofredora, e aprender algumas lições sobre isso.

Recentemente o mundo foi chocado com imagem de 21 egípcios sendo degolados pelo Estado Islâmico, pelo simples fato de serem cristãos. A barbárie exposta na Internet deu publicidade a algo que acontece comumente ao longo da história e especialmente em nossos dias: cristãos sendo rejeitados, humilhados, presos, torturados e mortos pela sua fé. Aliás, não há nenhum grupo que seja mais alvo de perseguição no mundo do que a igreja de Cristo. Vamos estudar hoje as palavras de Jesus à igreja de Esmirna, uma igreja sofredora, e aprender algumas lições sobre isso...

1) JESUS, NOSSO SENHOR, EXPERIMENTOU O SOFRIMENTO E A VITÓRIA – “Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver” (vs. 1) – Jesus se apresenta como “o que esteve morto e reviveu”. Isso fala do preço de martírio que pagou por nós, na cruz. Ora, se o Filho de Deus foi humilhado, torturado e morto por nos amar, por que não podemos sofrer por amor a Ele? – Ler também João 15:20.

2) MESMO QUE TENHA QUE ENFRENTAR A MORTE, O CRISTÃO FIEL TEM A VIDA ETERNA –“que esteve morto e tornou a viver” (vs. 1) – Jesus não apenas sofreu e morreu, mas ressuscitou! Esse é o nosso argumento maior! Os servos de Deus, na Bíblia e ao longo da história, que enfrentaram a morte por sua fé, sabiam que, mesmo que morressem, tinham a garantia da vida eterna e que esta vida sem fim, na presença plena de Deus, valeria qualquer sacrifício. Da mesma forma, precisamos desenvolver a mentalidade de que, nossa recompensa está para muito além de nossa passagem terrena. Ler também II Coríntios 4:16-18 e I Coríntios 15:9.

3) JESUS NÃO IGNORA O SOFRIMENTO DA IGREJA E NÓS TAMBÉM NÃO PODEMOS IGNORAR – “conheço a tua tribulação” (vs. 2) – O Senhor não estava alheio à tribulação que os irmãos de Esmirna passavam e por isso veio para fortalece-los. Nós também não podemos fechar os nossos olhos aos cristãos que estão atribulados, perto de nós ou espalhados pelas nações. Precisamos nos interessar, nos informar, interceder por eles e enviar nossa ajuda de forma prática – Ler também Hebreus 13:3, I Pedro 5:8-9 e Efésios 6:18-20.

4) HÁ MUITAS FORMAS DE AFLIÇÃO PELAS QUAIS IRMÃOS NOSSOS SÃO ATINGIDOS -“conheço a tua tribulação e a tua pobreza... Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns de vós...” (vs. 9,10) – Jesus cita tribulação (perseguição), pobreza e prisão. Há gente pagando um preço muito alto pela sua fé! Isso deve nos estimular a sermos fiéis, quando passamos por lutas. Se gente como nós está pagando até com a vida para permanecer firme com o Senhor, que desculpa teremos, se desfalecermos em nossas provações? – Ler também Filipenses 1:12-14.

TEMPO DE INTERCESSÃO: Programe um tempo, levando a célula a orar pela igreja perseguida ao redor do mundo, irmãos que estão perdendo suas famílias, que estão em meio à guerras, que sofrem fome e miséria, que não têm liberdade para pregar, que estão sendo mortos ou vendo seus queridos morrerem por causa da fé... Gaste um tempo, clamando a Deus por eles!


CONCLUSÃO: Havendo visitantes na célula, desafie-os a entregarem-se a Cristo. Fale da cruz e do nível de sofrimento que Jesus enfrentou para salvá-los. A nossa fé tem que estar firmada em toda e qualquer situação em Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário