quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O que está faltando?

Marcos 10:17-22

Introdução: o capítulo 10 do Evangelho de Marcos narra um episódio no qual um rapaz chegou a Jesus e perguntou-lhe o que é que deveria fazer para herdar a vida eterna. Depois de uma primeira checagem, e das repostas positivas do rapaz, no verso 21, Jesus faz uma colocação interessante ao dizer: “Só uma coisa te falta”, revelando em seguida o que o jovem deveria fazer.

Havia uma inquietação no seu íntimo que o levou a presença do Mestre. Nos dias do ministério terreno de Jesus, muitos iam até Ele para serem curados dos seus males, para serem libertos, para ver os milagres do Senhor. Entretanto, esse rapaz corre ao encontro de Jesus, se ajoelha e quer saber o que deveria fazer para herdar a vida eterna.  

De certa forma, podemos dizer que a sua inquietação era nobre, pois ele não estava preocupado com as coisas dessa vida. Todavia, Jesus diz que ainda lhe faltava alguma coisa que ele deveria fazer. Tem gente que falta muita coisa, mas para esse rapaz faltava apenas uma. Mediante isso, é inevitável perguntar: Está faltando alguma coisa pra você? O que é que está faltando? Você tem consciência do que está faltando, ou não lhe falta nada? 

Aproveitando essa declaração de Jesus (“Só uma coisa te falta”), façamos quatro considerações sobre esse tema:

1. Existem coisas que nos faltam e não temos consciência – em João capítulo 9, a Bíblia conta a história de um cego de nascença. Diz o texto que Jesus estava caminhando quando viu o cego, e, cuspindo na terra, fez barro e aplicou nos olhos do cego e ordenou que fosse se lavar no Tanque de Siloé. Após fazer como Jesus lhe orientara, ele voltou vendo. Existem coisas que nos faltam, mas não temos noção da sua importância. É o caso desse homem, que nasceu cego e convivia bem com a sua condição.

2. Existem coisas que dependem exclusivamente de Deus – em segundo lugar, João 9:1 diz que Jesus viu o cego, que vivia bem como cego, e que não foi até Jesus para ser curado, mas Jesus foi até ele para curá-lo. Aquele cego não tinha ambição alguma em ser curado da sua cegueira. Ele havia nascido cego, portanto, não havia registro de imagens na sua mente, por isso não ambicionava ver, até que Jesus entrou no seu caminho e o ampliou, dando a ele uma nova perspectiva de vida. Nesse caso, se Deus não desperta o nosso interior, se Ele não manifesta o seu interesse em nos ampliar, podemos viver toda a nossa vida com deficiências que nem mesmo temos conhecimento.

3. Existem coisas que nos faltam e nós temos consciência – em terceiro lugar, existem coisas que nos faltam e nós temos consciência. É o caso de Naamã, comandante do exército do rei da Síria; homem de sucesso nos seus empreendimentos, respeitado pelos seus resultados, porém, leproso. Naamã tinha consciência da sua enfermidade, e não aceitava aquela situação. Um dia, dentro da sua casa, brotou a esperança de ser curado, ao ser informado que em Israel havia um profeta que poderia curá-lo. A consciência da sua enfermidade fez com que ele vencesse a si próprio, acatando os comandos do profeta Eliseu, que lhe ordenou que mergulhasse sete vezes no rio Jordão.  

4. Existem coisas que dependem de Deus, mas o ponto de partida está na nossa decisão – em quarto lugar, entendemos que existem coisas que dependem de Deus, mas a nossa decisão é que faz com que Deus faça alguma coisa. O jovem que foi até Jesus tinha uma inquietação na alma, mas não sabia o que era. Jesus deu o diagnóstico, porém o “start” da mudança estava na sua decisão, e, lamentavelmente, faltou-lhe coragem para fazer o que deveria. Enquanto estamos na ignorância, sem a consciência do que está faltando, dependemos tão somente da ação divina. Porém, quando Deus nos mostra o que devemos fazer, a responsabilidade passa a ser nossa. 

Conclusão: não nos esqueçamos de que estamos debaixo de um decreto de bênção: 2012 é o ano da bênção completa. No decorrer desse ano, Deus nos levará a um nível de conquista sobrenatural. Mas, temos que assumir uma nova postura, pagar o preço de uma atitude corajosa que deflagra o processo de Deus em nossas vidas. Temos que vencer a nós mesmos, e, assim, veremos a nossa mudança e o que nos falta receberemos do Senhor. E o que depender exclusivamente dele, Ele fará acontecer em nós pelo seu poder, e, desse modo, entraremos num nível de milagres do qual nunca provamos antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário