sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Deus está ligado no seu povo


 
Êxodo 3:7

Introdução: Esse é um tempo em que muitas pessoas vivem sem serem notadas. Elas fazem parte de uma multidão de anônimos, gente que luta sozinha, se esforçando para sobreviver. As emissoras de rádio e televisão brigam para conquistar a audiência e fazem de tudo para atrair a atenção de seus espectadores. Os homens se voltam para aqueles que eles julgam ser importantes e, obviamente, não dão valor algum, que para eles não tem importância alguma. Em contrapartida, mesmo sendo o Deus Todo - Poderoso, Ele insiste em colocar os seus olhos sobre nós, a fim de nos abençoar.

No capitulo 3 de Êxodo, Deus se revela ao seu servo, Moisés, com o objetivo de levantá-lo como o libertador de Israel. O seu povo estava na terra do Egito vivendo como escravo e a hora dele agir havia chegado. Nesse trecho das escrituras fica claro que Deus está sintonizado na vida do seu povo, acompanhando os seus passos e pronto a intervir na história.

No estudo dessa semana, veremos três aspectos que comprovam a ligação de Deus com os seus filhos, e como Ele reage a tudo isso:

1-Ele vê a nossa aflição - A primeira coisa que Deus disse para Moisés, nesse verso 7, é que Ele viu a aflição do seu povo. Deus vê toda e qualquer aflição que acontece aqui na terra. Ele vê quando uma criança está sendo mal tratada, quando uma família esta sendo destruída, quando as pessoas estão sendo vítimas de alguma injustiça, nada passa despercebido, aos seus olhos. Ele não é um Deus insensível e por isso quer estender a sua mão para nos ajudar, para nos socorrer. Entretanto, muitas vezes aqueles que estão em aflição não estendem a mão para receber ajuda de Deus, pois não o reconhecem como o único e verdadeiro Deus.

O povo de Israel, quando estava em aflição, sempre buscava a Deus e recebia livramento, restauração, perdão e salvação. Você está vivendo alguma aflição? Talvez você esteja aflito pelo seu emprego, finanças, saúde, família etc... Deixe Deus ajudar você agora mesmo. Abra seu coração para Jesus. Ele mesmo nos disse que se estivéssemos aflitos ele nos daria alívio, Mat. 11:28 a 30.

2-Ele ouve o nosso clamor - Em segundo lugar, Deus também diz para Moisés que Ele ouviu o clamor do seu povo. Os ouvidos do Senhor estão atentos ao nosso clamor, ao clamor dos seus filhos, de todos aqueles que clamam a Ele. O salmista no Salmo 40:1 nos conta que quando estava numa terrível aflição, ele clamou a Deus e Deus o ouviu e o socorreu. Deus age assim com todos os que nele confiam. Esteja certo de que nenhum grito de aflição é ignorado por Deus.

Deus “desceu para livrar o seu povo quando ouviu o seu clamor”. Se você clamar a Deus, Ele vai ouvir e virá lhe socorrer. Jeremias 33:3 diz: “Clama a mim e responder-te-ei, anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes...”. Clame agora a Deus, abra o seu coração e peça a Ele para lhe ajudar, lhe socorrer e lhe salvar. Clame a Deus pela sua salvação, pela sua vida eterna e Jesus lhe ouvirá e lhe salvará.

3-Ele conhece o nosso sofrimento - Em terceiro lugar, o verso 7 diz que Deus está consciente do sofrimento humano. Ele conhece as nossas dores e está disposto a nos socorrer. Quando Deus falou com Moisés, o seu povo estava sofrendo com a escravidão imposta por Faraó, o Rei do Egito. Eles trabalhavam duro e mal podiam se alimentar. Viviam em grande aflição, sofrimento e miséria, sem nenhuma esperança de mudança. É exatamente nesse contexto que eles clamaram ao Senhor Deus e Ele os ouviu e desceu para libertá-los.

Muitos vivem numa escravidão, pois trabalham muito e ganham pouco e às vezes é tão pouco que não dá para o seu sustento ou o sustento digno da sua família. Outros nem conseguem trabalho para se sustentar. Outros até mesmo ganham muito dinheiro, mas são escravos do trabalho e, mesmo tendo muitos bens, são infelizes. Outros vivem numa escravidão imposta, não por Faraó, mas por Satanás que escraviza suas vítimas no pecado, nas drogas, nos vícios, nas doenças etc...

Conclusão: Deus disse que “conhecia o sofrimento do seu povo” e por isso veio para livrá-lo, usando Moisés como libertador. Hoje Deus enviou o seu próprio filho Jesus como nosso Libertador e Salvador. Basta à gente clamar por Ele, recebê-lo como nosso Libertador e Salvador e Ele virá em nosso socorro. Convido você que está sofrendo a contar tudo para Jesus, pois Ele veio para destruir as obras do Diabo (1João 3:8), Ele veio para que tenhamos vida abundante ( João 10:10 ). O que você está esperando para entregar a sua vida a Jesus e ser liberto? Faça isso agora e receba a vida eterna!

Nenhum comentário:

Postar um comentário