quinta-feira, 12 de julho de 2012

As virtudes que marcaram Jacó vau de Jaboque



Gn. 32:22; 30-31

“E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque. E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva. E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa.”

“As Virtudes que Marcaram Jacó no Vau de Jaboque”

Jaboque era o mais importante Rio de Gileade, um tributário do Jordão. Jaboque significa efusão. Efusão significa demonstração viva de sentimentos íntimos.

Foi no Vau de Jaboque, ou seja, numa travessia, num lugar mais raso daquele rio, onde era possível passar a pé ou a cavalo sem necessidade de ponte que Jacó teve o encontro com Deus que Mudou sua vida.

Foi ali onde Jacó demonstrou a Deus seus mais profundos e íntimos sentimentos e necessidades.

Jacó tem sido muito usado, citado e referenciado por nós. Explorando sempre o seu aspecto negativo de suplantador, enganador, mas sem dúvida, ele tem virtudes essenciais e tremendamente importantes que não temos muitas vezes explorado. Principalmente a partir do episódio acontecido no Vau de Jaboque.

A Prudência de Jacó

Posso ver nitidamente essa virtude em Jacó nesse momento da sua história. Jacó muitas vezes errou e enganou principalmente a seu irmão. Mas agora reconheceu que era preciso um concerto, uma mudança em sua vida. Jacó pôde ver que agora não dava mais para continuar correndo, escondendo, ocultando e , fugindo, era preciso concertar, encarar a situação, reconciliar com Esaú, e foi aí nesse sentido sua oração, suas atitudes.

Podemos ver:

A Prudência com o bando. Gn. 32:7 (“Então Jacó temeu muito e angustiou-se; e repartiu o povo que com ele estava, e as ovelhas, e as vacas, e os camelos, em dois bandos.”)

A Prudência em enviar o presente ao irmão Esaú. Gn. 32:13 (“E passou ali aquela noite; e tomou do que lhe veio à sua mão, um presente para seu irmão Esaú”)

A Prudência na sua Oração a Deus. Gn. 32:10-11 (“Menor sou eu que todas as beneficências, e que toda a fidelidade que fizeste ao teu servo; porque com meu cajado passei este Jordão, e agora me tornei em dois bandos. Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú; porque eu o temo; porventura não venha, e me fira, e a mãe com os filhos.”)

Jacó diante do temor e aflição fez a única coisa ao seu alcance, voltou-se para Deus. Posso ver a prudência em Jacó ao ver que ele embora estivesse rico, abastado, famoso e prospero em tudo, reconheceu seu estado diante de Deus e a mudança que ele precisava. Jacó lutou a noite toda sabendo que era exatamente pela sua mudança que ele estava lutando.

Quando ele falou ao anjo “não te deixarei ir enquanto não me abençoares” o Anjo sabia do que Jacó estava falando. Jacó tinha consciência que sua luta era para que ele se tornasse um príncipe diante de Deus e deixasse de ser o Jacó, “O Suplantador”.

A experiência pessoal de Jacó com Deus

Jacó entendeu a sua necessidade de ter um momento a sós com Deus. E assim o fez. Gn. 32:22-24a (“E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque. E tomou-os e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha. Jacó, porém, ficou só”). É interessante notar que Jacó fez passar tudo que tinha, tudo que possuía para ficar a sós com Deus. Ele entendeu que o Vau de Jaboque era a oportunidade da sua vida.

É curioso, significante, observar que só no momento que estava a sós com Deus, o varão apareceu a Jacó. Quanto é grande o número de pessoas que não tiveram ainda seu encontro, sua experiência própria (pessoal) com Deus. Cada um em caráter particular precisa ter, viver, buscar sua experiência individual com Deus.

Você já ficou a sós com Deus? Você já se colocou assim diante de Deus?

É necessário que cada um de nós busquemos isso, alcancemos isso, enfim vivamos isso com Deus. É preciso que cada um em particular tenha sua experiência pessoal com Deus.

A perseverança de Jacó

Vemos nesta passagem o quanto Jacó foi perseverante na luta pela sua benção. Gn. 32:24-26 (“Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu. E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.”)

Jacó não desistiu em nenhum momento da luta. Jacó não parou, lutou a noite toda e pela manhã estava com a mesma disposição. Vemos sem dúvida nenhuma o valor predominante desta virtude na conquista desta grande vitória de Jacó. Nem os quatro períodos da noite, nem o cansaço, nem a intensidade da luta, nem o deslocamento da coxa, nem a insistência do Anjo pôde barrar ou impedir Jacó de receber sua benção.

O que tem te impedido de ser abençoado, de ser vitorioso? O que tem conseguido tirar você da luta? O que tem roubado a sua perseverança na obra de Deus? Muitos não estão rompendo porque não são perseverantes. Que Deus nos Ajude!

A Transformação (a regeneração) de Jacó

Jacó recebeu no Vau de Jaboque a sua maior benção, a sua transformação. Gn. 32:28 (“Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.”). A partir daquele momento Jacó não seria mais o mesmo, pois o varão mudaria o seu nome de Jacó (enganador, trapaceiro) para Israel (aquele que luta com Deus e prevalece).

E o Varão o transformou ali. Gn.32:29 (“E abençoou-o ali”). ESCUTA! Seu nome já foi mudado? Qual nome você tem hoje? Por qual nome você é conhecido? Pelo nome antigo ou por um novo nome?

O nome naquela época refletia muitas vezes o caráter, a personalidade da pessoa ou uma realidade da sua vida ou da história do povo de Deus.

Vemos que apartir do Vau de Jaboque a mudança, a transformação de Jacó foi plena (física, moral e espiritual) e definitiva. (Ele nunca mais foi o mesmo). Sem dúvida é de uma benção assim que nós também estamos precisando. É preciso nascer de novo. Ao encontrar-se com Deus Jacó teve sua Identidade mudada! E você mudou a sua?

“A Visão que Jacó teve de Deus”

No Vau de Jaboque Jacó teve uma real visão de Deus. Gn. 32:29-31 (“E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali. E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva. E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa.”). Aquela visão mudou a mentalidade de Jacó, mudou o sentimento de Jacó, mudou a personalidade de Jacó, mudou a identidade de Jacó, aquela visão mudou o caráter de Jacó.

Jacó chamou o nome daquele lugar Peniel que significa “A FACE DE DEUS”. Quando a pessoa tem a visão da face de Deus de duas uma aconteci, ou a pessoa morri ou muda de vida (é transformado).

O texto de Gn. 32:31 (“E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa.”) mostra que Jacó “Passou a Peniel”, Ele passou pelo Peniel de Deus e você? já teve essa visão de Deus? Já passou pelo Peniel de Deus? Peniel espiritualmente falando, fala do lugar, da fase ou da situação que Deus usa para nos transformar e mudar nosso caráter e nossa identidade. Peniel representa o lugar, o momento ou a circunstância em que temos um encontro verdadeiro com Deus, em que somos realmente mudados (transformados) por Ele.

Obs.: Ninguém nunca conhece tudo (por maior que seja a experiência, existe muita coisa que continua oculta ainda).é preciso ter a visao de Deus

A determinação de Jacó

Jacó demonstrou determinação de lutar pela benção que precisava Gn. 32:26 (“E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.”). Esta virtude Jacó sempre teve – Ele sempre foi determinado. ‘Podemos ver isso: Quando se decidiu por Raquel. Quando buscou prosperidade. E agora na luta com o Anjo (com o Varão).

Muitas vezes, em muitas ocasiões o que falta em nós, na pessoa é a determinação, “em dizer eu vou buscar”, “eu vou fazer”, “eu vou conseguir”, “eu vou mudar”, “eu vou resistir”, “eu não vou recuar em nome de Jesus.” Fl. 4:13 (“Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.”)

Meu objetivo nesta palavra, é te levar a determinar, é te levar a travar uma luta com Deus, assim como Jacó, para que possas alcançar a benção que tanto precisa.

“O Toque Divino” da Mudança em Jacó

Jacó recebeu o Toque Divino Gn. 32:25 (“E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.”). Muitos servos de Deus receberam o Toque de Deus (O Toque Divino). ISAIAS recebeu esse Toque Divino Is. 6:6-7 (“Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.”). JEREMIAS recebeu esse Toque Divino Jr. 1:8-9 (“Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR. E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;”). PEDRO e os demais Apóstolos receberam esse Toque Divino At. 2:1-3 (“E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.”). PAULO recebeu esse Toque Divino At. 9:3-4 (“E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?”).

JACÓ recebeu o Toque Divino da Mudança e recebeu transformações importantes:

Física – Quando o Senhor tocou no seu corpo (Coxa);
Moral – Quando o Senhor tocou no seu caráter – o Senhor tocou no coração de Jacó, na identidade dele, mudou seu procedimento completamente;
Espiritual – Seu novo viver confirmou-se ao ser-lhe mudado o nome. Jacó passou a ser outro servo de Deus depois desse Toque. Muitos precisam receber esse toque para ter sua vida espiritual mudada.

Muitos precisam receber esse toque:

Para ser renovado.
Para ser transformado.
Para ser usado por Deus na sua obra.

Você não pode continuar sua vida sem passar o Vau de Jaboque, você não pode prosseguir sem antes passar uma noite com Deus no Vau de Jaboque.



Nenhum comentário:

Postar um comentário