segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A Parábola das Dez Virgens



Mt 25:1-13

Introdução: o estudo dessa semana é uma chamada à vigilância. Em Mateus 25, Jesus propõe uma parábola, onde dez virgens saíram a encontrar-se com o noivo. Diz o texto que cinco delas eram prudentes e outras cinco eram néscias. As néscias ao tomarem as suas lâmpadas não levaram azeite consigo, mas as prudentes, além das lâmpadas levaram azeite nas vasilhas. O texto ainda nos conta que o noivo se demorou, e as noivas, tomadas de sono, adormeceram. Por volta da meia-noite, ouviu-se um grito: “Eis o noivo, saí ao seu encontro”. As prudentes tinham óleo para as lâmpadas, as néscias, entretanto, não tinham, e saíram desesperadas para comprar o óleo, nesse ínterim o noivo chegou. As que estavam preparadas entraram para as bodas e a porta se fechou, quando as néscias chegaram, era tarde demais, e não puderam entrar.
Essa parábola se aplica a volta do Senhor Jesus, portanto é um alerta para nós. Com ela, Jesus quer nos ensinar alguns princípios, obrigações da nossa vida espiritual, que deverão ser observados por toda a nossa vida, a fim de não sermos surpreendidos na nossa própria negligência.

1. Erro de avaliação – em primeiro lugar, nessa vida corremos o risco de darmos valor ao que não merece e deixarmos de lado o que merece a nossa atenção. Uma das diferenças entre as virgens néscias e as prudentes, foi o valor que as prudentes deram ao azeite. Elas entenderam que não poderiam ficar sem ele, que uma lâmpada sem combustível não serve para nada. Para as néscias, o azeite só teve valor na hora que faltou.
Existem muitas coisas que durante o dia não têm significado, mas que são essenciais para se enfrentar a noite. O que é importante para a sua vida espiritual? O azeite mencionado no texto se refere ao Espírito Santo, não podemos ficar sem Ele na hora de enfrentarmos a escuridão. A nossa consagração é o que faz com que não falte óleo nas nossas lâmpadas. É desse modo que estaremos preparados para a chegada do noivo.

2. Estar preparado sempre – em segundo lugar, o verso 5 diz que o noivo tardou. Essa informação nos remete à questão do tempo, a nossa relação com ele é fundamental para sermos prudentes. Entenda isso, por não termos a exatidão do tempo, temos que nos preparar em todo o tempo. Não interessa se você estava preparado no ano passado, no mês passado, na semana passada ou no dia que passou, o que interessa é que você esteja preparado no dia de hoje. O tempo presente é o único tempo que interessa. O dia que passou não interessa mais, o que importa é o aqui e o agora.

3. Não basta iniciar – em terceiro lugar, o verso 1 diz que as dez virgens saíram a encontrar-se com o noivo. Preste atenção nisso: dez saíram, mas somente cinco chegaram ao objetivo. As dez saíram com o mesmo desejo, buscando a mesma meta, mas somente a metade delas alcançou o objetivo. Nesse ponto, aprendemos que melhor do que iniciar as coisas é terminar o que começamos. Todos nós quando conhecemos Jesus, como Senhor e Salvador, iniciamos uma jornada, porém, não basta iniciar, temos que concluir o que começamos. Rumo à maturidade.

4. Existem responsabilidades que são exclusivamente nossas – em quarto lugar, o verso 4 diz que as virgens prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite consigo. No verso 8, as néscias, desesperadas, pedem para as prudentes que lhes emprestem do seu azeite, mas as prudentes dizem que não poderiam pois faltaria para elas.
Você pode contar com as orações do seu líder, do seu pastor, dos seus irmãos na fé, mas nada disso vai substituir a sua consagração, essa responsabilidade é individual. A nossa intimidade com Deus é que nos faz ter azeite na nossa lâmpada. O Espírito Santo é o óleo, a unção de Deus. Repare que no verso 12, o noivo fala para as virgens néscias que suplicavam para que a porta fosse novamente aberta, que ele não as conhecia numa clara referência à intimidade.

5. Temos que vencer as nossas vulnerabilidades – para finalizarmos esse estudo, devemos também entender que vigiar é vencer as vulnerabilidades da nossa alma, ser prudente é estar suprido em tudo. Se o noivo viesse durante o dia, não haveria problema pra ninguém, mas na adversidade da noite, só cinco estavam em condições de encontrá-lo. Em muitas ocasiões, as nossas vulnerabilidades não ficam evidentes, mas o inimigo sabe onde somos vulneráveis e vai esperar o momento oportuno para atacar a brecha. Portanto, sabendo disso, lutemos com todo empenho e estejamos preparados e supridos em tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário