segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A Arca da Aliança


 

Introdução: No estudo dessa semana, vamos aprender como Deus estabeleceu sua presença no meio do povo de Israel usando e orientando seu servo Moisés. Ele foi o mediador de Deus com seu povo. Enquanto o povo de Israel estava sendo escravo de Faraó no Egito, Deus levanta um homem e o enche de ousadia e coragem para lutar por uma causa, o resgate do povo Hebreu das mãos dos egípcios.

Durante toda a luta para tirar o povo quando já estavam no deserto, Moisés subia ao monte Sinai e lá Deus transmitia os recados, as leis para ele transmitir ao povo, pois eles não estavam preparados para ouvir a voz de Deus. Certo dia, Moisés sobe novamente ao monte e lá Deus fala com ele para que construa uma arca, Deus dá as coordenadas para ele, e Moisés muito zeloso e cuidadoso constrói a Arca da Aliança.

1 - Como era esta Arca: Ex 25:10-16
Deus é um Deus detalhista, esta arca era de madeira de acácia revestida por dentro e por fora de ouro.
A vontade de Deus é que tudo que fizemos para o reino seja com excelência, para que vivamos todo o seu reino também na excelência, pois Deus sempre tem o melhor para os que o amam.

2 - Para onde e porque foi construída esta Arca: Ex 25:8-9
Deus manda Moisés construir um santuário, porque o prazer de Deus é estar no meio de seu povo, perto de seus filhos, porém o pecado afasta o homem de Deus, pois Deus ama o pecador mais odeia o pecado. Enquanto o povo ainda estava no deserto, Deus fala para fazer um tabernáculo e nesse tabernáculo coloque a Arca da Aliança.

Muitas vezes nós estamos no deserto passando por lutas e aflições e esquecemos que Deus se importa conosco e que quanto mais íntimos formos Dele mais conheceremos seus planos a nosso respeito; Não podemos jamais rejeitar a escolha de Deus para nossa vida, pois essa escolha sempre será a melhor. O filho legítimo é aquele que ouve e pratica. O caminho do sucesso é a palavra de Deus portanto, viva -a com intensidade e colha em abundância para toda a sua família. As decisões e escolhas erradas me afastam de meu PAI... exemplo: Filho Pródigo

Conclusão: O desejo de Deus é estar sempre perto de seus filhos.

Ler: Isaías 49:14-15-16

Nenhum comentário:

Postar um comentário