quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Gerando vidas em aliança - Parte 2


Gênesis 17
Introdução: Na semana passada nós falamos que o Deus que nós servimos é um Deus que trabalha na direção do ser humano em aliança, neste texto de Gênesis vemos Deus trabalhando na vida de um homem chamado Abraão. Imagine que Deus começa a trabalhar na vida dele aos setenta e cinco anos, o chamando para uma caminhada com Deus, no decorrer dos anos ele volta a visitar Abraão, aos noventa e nove anos de idade ele diz a Abraão, anda na minha presença e seja perfeito, isto foi à condição colocada por Deus, na verdade leva 24 anos para que Deus viesse a ele para lhe propor uma aliança com ele, com isto, eu descubro que Deus não entra em aliança antes de acompanhar a nossa história.
Deus vem a Abraão e lhe diz no versículo 2, farei uma aliança contigo porque em primeiro lugar eu te conheço, que coisa linda, depois Deus citou para ele as promessas que receberia se ele entrasse em aliança, veja que Deus disse que ele seria pai de numerosas nações, saiba você que Abraão ainda não tinha filhos, ele somente vivia em função de uma promessa.
Deus troca o nome de Abrão por Abraão, o que isto quer dizer? Será que se você entrar em aliança de vida com Deus ele também trocará o seu nome? É claro que não, o que Deus queria fazer era trocar a identidade de Abraão, porque ele possuía uma identidade oriunda do paganismo e como Deus queria transformá-lo no pai da fé, ele não poderia levar a identidade pagã com ele, porque Deus é um Deus que muda a vida de alguém partindo da sua identidade, outro ponto interessante foi colocar um sinal entre eles e Deus; diz no versículo 10 e 11 que eles deveriam circuncidar-se, ou seja, fazer uma marca no órgão genital de todo o macho que nascesse da descendência de Abraão.
Uma aliança requer um nível de mudança tremenda, quando decidimos entrar em aliança com Deus em primeiro lugar devemos entrar sem reservas, ou seja, deixando Deus transformar nossas vidas por completo e é através da sua palavra que ele começa a realizar tal obra, saiba que Deus quer mudar a sua vida, tocar na sua alma e no seu espírito, mudar a sua identidade de criatura para filho de Deus, todo aquele que faz aliança com Deus recebe uma filiação poderosa de filho de Deus e mais, a aliança é para nossa descendência. Aleluia nossos filhos irão colher os frutos da nossa aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário