quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Gerando vidas em aliança - Parte 1


Gênesis 28:10
Introdução - Temos um Deus que se manifesta nas gerações e cumpri as suas promessas, porque é um Deus de aliança, desde Abel o primeiro homem a fazer uma aliança perpétua com Deus, sabendo Deus e conhecendo o coração de Abel ele aceita a sua oferta e a do seu irmão não, por causa do seu coração, mesmo hoje quando Deus se manifesta a alguém é porque ele tem aliança com sua geração, eu sou uma prova disto, meu pai andou em aliança de vida com Deus e Ele tem preservado toda a geração da minha casa e a de meus irmãos, porque meu pai era um homem de aliança, neste texto que estamos abordando a vida de Jacó, vemos Deus se manifestando a ele e revelando a Jacó que Abraão, avô de Jacó e Isaque, pai de Jacó, haviam feito aliança com Ele, e agora iria trabalhar na vida de Jacó para que a aliança de seus pais se cumprisse na vida de Jacó.
Na Bíblia, o termo Aliança é utilizado para definir o pacto divino entre Deus e os homens. É também utilizado como sinônimo da própria Bíblia. Existem diversos pactos, indicados na Bíblia, que implicavam a formação de alianças entre pessoas ou diretamente com Deus. A primeira aliança a ser estabelecida aparece com a descida da arca de Noé no monte Ararat, em que Deus faz aparecer o arco-íris como sinal da Velha Aliança (daqui o nome vulgar de "arco-da-velha" (aliança) para este fenômeno óptico). Outras alianças se vão sucedendo na história sagrada, como o pacto com Abraão e a promessa de uma descendência mais numerosa que as estrelas do céu (e que tem o seu momento ritual quando Abraão divide ao meio uma novilha, uma cabra e um cordeiro entre os quais passa uma labareda de fogo, em sinal divino) - aliança esta que passa a ser marcada também pelo ritual da circuncisão. Após o Êxodo do Egito, o povo de Israel passa a ser testamentário de outra aliança que o torna no povo eleito de Deus. Na perspectiva cristã, com Paulo, passa-se a falar da Nova Aliança, selada com o sacrifício de Cristo para a remissão das almas.
Veja os termos de Deus para estabelecer aliança com Abraão. Em Gênesis capítulo 12 vemos que Deus faz uma chamada a Abraão e um pedido muito específico dizendo sai da tua casa e do meio da sua parentela e vai para uma terra que eu te mostrarei e farei de ti uma grande nação, estes foram os termos que Deus exigiu de Abraão, a bíblia diz que Abraão sai e obedece a voz de Deus e as promessas então começam a serem geradas no princípio da obediência, Deus jamais fará uma aliança com alguém se primeiro não houver um desprendimento da parte do ser humano, quando isto acontece imediatamente os céus começam a conspirar em favor daqueles que se alianciam com Deus, quando Abraão decide obedecer ele está marcando o início de uma aliança, Isaque filho de Abraão é resultado da aliança que ele estabeleceu com Deus, quando Deus disse, em Isaque será chamada a tua descendência, ele estava cumprindo uma parte do acordo feito com Abraão.
Uma colheita de aliança começa a ser gerada no princípio da obediência, Abraão decide sair e cumprir o chamado de Deus e a aliança é formada, eu decido andar em aliança e Deus começa a gerar promessas na minha direção. Em uma aliança o que mais importa para Deus é se nós vamos cumprir com a nossa parte, Deus está nos convidando para que possamos fazer uma aliança de juntos trabalharmos por uma conquista de nossa cidade, muito importante é esta aliança de andarmos em equipe, pois isto é uma exigência de Deus para conquistarmos nossos objetivos, é preciso que sejamos homens e mulheres  de aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário