sexta-feira, 22 de junho de 2012

Vou buscar em quem pode me ajudar



1º Samuel 1:9-11

Introdução: O estudo de hoje é sobre uma vida de uma mulher que viveu em Israel no final do período dos juizes. Ela se chamava Ana, era casada com Elcana e foi mãe do profeta Samuel. Ana conviveu durante muitos anos com um problema que lhe envergonhava tremendamente. Ela era estéril, não podia ter filhos, e isso lhe deixava amargurada, pelo costume da época, por ser uma maldição não poder gerar filhos. Ainda que fosse amada por seu marido, que não lhe cobrava filhos, mesmo assim, a angustia do seu coração era maior. Certa ocasião quando estava no templo do Senhor, sem se conformar com a sua situação, Ana fez quatro coisas para que seu problema fosse resolvido. Vejamos o que ele fez.

1 - Levantou-se – segundo o que está escrito no verso 9, a primeira coisa que Ana fez, foi se levantar. Mesmo amargurada, Ana tomou uma atitude, ela não desistiu, mas reagiu diante do seu problema. Por maior que seja o problema, é necessário se levantar e lutar. A Bíblia diz em Hebreus 11:34 que aqueles que tem fé em Deus “tiram força da fraqueza”. Veja que a Bíblia diz que a força vem das fraquezas, é ai que está o milagre. Você se sentir forte quando tudo vai bem, isso é o natural da vida. Entretanto, você tirar força de onde não tem mais o que tirar, isso é sobrenatural. Mesmo quando não vemos como nos levantar de uma situação, por nos sentirmos fracos, a nossa fé em Jesus irá produzir em nós uma força sobrenatural e usara a nossa fraqueza como matéria prima.

*Por isso ainda que seja uma tendência natural da nossa alma, não podemos nos prostrar diante dos problemas. O verso 10 diz que Ana levantou-se com amargura de alma. Veja que ela tinha motivos para se entregar, mas não se entregou. Ao invés de ficar curtindo a sua dor, ela se levantou para buscar uma solução. Não deixe que a depressão tome conta da sua alma, não deixe que sentimentos de auto piedade consumam as suas forças. Deus convoca-o a se levantar em nome de Jesus, pois ele é maior que todos os problemas que você possa ter.

2 - Orou ao Senhor – em segundo lugar, o verso 10 diz que Ana orou ao Senhor. Ana dirigiu-se a quem podia resolver o seu problema, ela foi atrás de quem verdadeiramente poderia resolvê-lo. Existem situações na vida que os recursos deste mundo esgotam-se. Ana estava numa situação exatamente como essa: Ou Deus faz ou ninguém mais poderá fazer. Amado se os médicos não podem lhe ajudar, se o seu chefe não pode lhe socorrer, se a sua família não tem como resolver os seus problemas, vá atrás daquele que não conhece a palavra impossível, vá atrás do Deus todo poderoso. Não gaste tempo com aquilo que não resolve, com aquilo que não pode satisfazer as expectativas da sua alma.

*Em Mateus 7:7 Jesus nos incentiva a orar. Neste versículo ele diz: Peçam e vocês receberam; procurem e vocês acharam; batam e a porta será aberta. A oração é uma arma de vitória, ao invés de nos entregarmos as lamentações, devemos orar com a confiança de que as circunstâncias serão mudadas pelo poder de Deus.

3 - Chorou abundantemente. Em 3º lugar o verso 10 também diz que ela chorou na presença de Deus. Precisamos descobrir os efeitos terapêuticos da presença de Deus na nossa vida. A presença de Deus também é para isso; ali é um lugar onde podemos derramar o nosso ser, onde podemos chorar abundantemente. Ali é lugar para curarmos a nossa alma sofrida, decepcionada e machucada pela vida. É lugar de restauração das emoções e de renovação das nossas forças. Lugar onde deixamos o nosso cansaço e recebemos um novo ânimo da parte do Senhor.

*.Ana vai à presença do Senhor para entregar o seu fardo pesado. Em Mateus 11-28 Jesus faz um convite a todos que estão sobrecarregados: - Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Entenda isso, a presença de Deus é para seus filhos um lugar de alivio. No salmo 84-2 Davi escreveu que a sua alma suspirava e desfalecia pelos átrios do Senhor, e no verso 10 ele diz qual era a razão desse anseio: Pois um dia nos teus átrios valem mais do que mil. Davi conhecia o valor da presença de Deus, ele sabia que nos átrios do seu Deus ele encontraria forças para renovar a sua alma cansada.

4 - E fez um voto - Em quarto lugar no início do verso 11 Ana fez um voto ao Senhor. Isto é, ela assumiu um compromisso com o Senhor. Ela prometeu que se ele olhasse para a sua aflição e lhe desse um filho varão, esse seria dado ao Senhor por todos os dias da sua vida. O voto de Ana é interessante sobre o aspecto de estar ela disposta a sacrificar ao Senhor o que mais queria. Ela quer um filho, no entanto ela se dispõe a entregar ao Senhor o que ela mais quer. A escritura diz que depois deste voto, Deus lhe concedeu o filho que ela tanto queria e conforme havia prometido. Ana, assim que o menino foi desmamado entregou a criança aos cuidados do Sacerdote Eli.

* Assuma compromissos com o Senhor, faça votos e você verá a glória de Deus sobre a sua vida. Não faça voto de tolo, não prometa aquilo que não poderá cumprir. Deus se agrada daqueles que o levam a sério, dos que o buscam com compromisso. Em 1º Samuel 2:20 e 21 a palavra de Deus diz que além de Samuel, Ana teve três filhos e duas filhas. Esse foi o resultado do voto que fez. Se ela não estivesse disposta a sacrificar, certamente não teria filho algum. Porém por assumir um compromisso com Deus acabou recebendo 5 vezes mais, além de ser a mãe de um dos maiores profetas da história de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário