sexta-feira, 13 de abril de 2012

A Honra traz restituição



“Naquele dia o Senhor castigará com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, serpente veloz, e o leviatã, a serpente tortuosa, e matará o dragão, que está no mar.” (Isaías 27:1).

Ficamos impressionados com o Deus que não ficou ausente diante das afrontas que sofremos causadas pela desonra. Ele nos restitui quando somos homens e mulheres de honra, e destrói o inimigo, porque para Ele o inimigo não tem vez.

Nós temos a promessa da parte do Senhor: “... aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados.” (I Samuel 2:30b). Essa honra prometida não é passiva. Deus não vai nos honrar apenas porque Ele prometeu. Não podemos ficar de braços cruzados, esperando que a honra chegue. É como a graça de Deus: ela é gratuita, mas não é barata. Paulo disse que deveríamos nos esforçar na graça de Cristo.

A honra tem um preço para ser conquistada. Por quê? Porque o inimigo das nossas almas aborrece quem honra a Deus. O diabo não suporta homens e mulheres de honra. Satanás não suporta a honra porque ele é o mentor da desonra, visto que ele foi o incentivador da desonra desde o céu, e na terra, desde o Éden.

Não podemos desonrar o ministério. O ministério é honroso, mas infelizmente muitos tomaram o ministério e o usaram com desonra. O texto de I Timóteo 3:1 mostra quão honroso é o ministério entregado por Cristo aos seus. Todos os outros trabalhos ficam aquém. Só que o inimigo das nossas almas nos leva a desonrar esse presente tão maravilhoso que Deus nos entregou.

Tudo que o inimigo roubou das nossas vidas, Deus quer nos restituir. Ser discípulo do rebanho do Senhor é um grande privilégio. O que devemos fazer é tomar posse da autoridade que Deus nos dá, entrar no território do falso valente e buscar a restituição. “Ninguém pode roubar os bens do valente, entrando-lhe em sua casa, se primeiro não maniatar o valente; e então roubará a sua casa.” (Marcos 3:27). Essa é a promessa que Deus tem para os que andam diante dEle em desonra.

Isaías 54:17 diz: “Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor, e a sua justiça que de mim procede, diz o Senhor.” Quantos ministérios carregando duros fardos por causa dos filhos que não querem dar continuidade ao ministério dos pais. Mas nós que vivemos no princípio da honra, veremos os milagres de Deus, porque a honra é promotora de milagres.

Josué traz um relato extraordinário sobre Calebe, um homem que se manteve fiel diante de Deus. A postura de Calebe foi de fidelidade e honra, e por isso ele entrou na terra e viu o monte pelo qual esperou por 45 anos. A atitude desse grande homem de Deus mostra que não há desculpas para nós.

Para honrar ao Senhor, não há idade. Calebe esperou 45 anos, e se manteve em atitude de honra. E ao entrar na terra prometida, já com 85 anos, ainda expulsou três gigantes, porque sabia quem estava com ele.

Quando pensamos em honra, há três gigantes que precisamos vencer.

1. O gigante da ignorância. É a falta de conhecimento que faz perecer o povo de Deus.

2. O gigante da indiferença. Não podemos ser indiferentes. Toda indiferença causa desonra.

3. O gigante da imoralidade. Necessitamos vencer o gigante da imoralidade, pois ele só implanta o que é prejudicial ao Reino, impedindo o povo de Deus a andar em santidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário