segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Conceito bíblico do ministério levítico

1. Conceito Bíblico

Lv. 11: 44,45 / Lv. 19:2 / Lv. 20: 7-26,

I Pd 1:16, Narra a importância da santidade no ministério levítico. “Sede santos ....” todo Levita tem que buscar ter uma vida de santidade. Há um livro na bíblia dedicado ao ministério dos levitas , que livro é esse? É o livro de Levítico, e não o livro de salmos.

O livro de levítico narra, no antigo testamento, o que chamam de visão vetro-testamentária para o ministério levitico, e a visão neo-testamentária para o ministério levitico está no novo testamento .

Qual é o livro da Bíblia no novo testamento dedicado aos levitas? É o livro de Hebreus. Todo levita deve ler o livro de Hebreus porque é o livro que interpreta o ministério levítico. Então há um casamento entre o livro de Levítico com o livro de Hebreus, por isso tem a visão vetro testamentária dos levitas e a visão neotestamentária dos levitas, vetro = Velho, Neo = novo.

1.1 - O que é um levita?

É um homem santo, porque Deus é santo. Se o levita vai trabalhar para Deus ele precisa ser separado. Separado de que? O levita chegará a um nível de entendimento de que não tem como viver entre o secular e o altar de Deus.

Chegará um momento que ele vai decidir pelo altar de Deus, imagine que se esse ministério vai se estender por todo o Amazonas, nós vamos precisar de levitas curados, treinados, tratados para espalharmos por todo Amazonas, para espalharmos por todo o Brasil, e para espalharmos por todas as nações da terra. Então não pode ir qualquer levita, tem que ir um homem separado, santo , comprometido com Deus e com a sua palavra.

2- O que faz um levita?

2.1- Serve a Deus.

O levita é um servo. É muito fácil ser arrogante, orgulhoso e prepotente, porque todo levita é muito sensível, mas ele é deveras orgulhoso, por isso ele precisa ser tratado, porque ele foi separado, e ele se senti muito honrado por essa separação que Deus fez, e isso se não for tratado pode ostentar o título e trazer danos para a sua vida e para a comunidade.

Então o que ele faz, ele serve a Deus, em primeiro plano o levita tem que ter a consciência de que ele está servindo a Deus. Pode trabalhar com qualquer líder, seja com quem for, e esteja em evidencia no ministério, porém ele tem que ter a consciência primária de que ele está servindo a Deus.

2.2 - Serve ao templo ou à casa de Deus.

A casa de Deus é responsabilidade dos levitas, tanto do que dança, do que toca, quanto do que canta, do que administra. Todos nós somos responsáveis para cuidar do templo e da casa do Senhor.

2.3 - O levita serve aos seus lideres.

Que dificuldade terei eu, que sirvo a Deus com toda sinceridade do meu coração, de me submeter ao meu líder?! Nenhuma. Se eu tiver no meu coração, com as atitudes corretas, eu servirei ao meu líder com alegria. Quantos aqui querem ter liderados que lhes sirvam com alegria? Todos é claro. Então nós somos a legalidade.

Para eu ter liderados que me sirvam com alegria eu preciso servir aos meus líderes com alegria; aqueles que estão sobre mim, porque em tudo serei o exemplo, porque eu sou um homem santo, eu sou um homem separado e porque eu sou santo e separado eu vou estar servindo ao meu líder com alegria.

2.4 - Serve a comunidade integral. Vai servir tanto a comunidade interna, quanto a comunidade externa. Onde ele for ele terá essa graça e esse dom de serviço, sem nenhuma carga, sem nenhum jugo, mas com toda docilidade, toda amabilidade com esse coração puro, genuinamente santo, e que as pessoas quando olharem para ele, verão a vida de Deus, o compromisso que ele tem com Deus, e com seu reino.

3- Quando ele faz

3.1 - Quando for convocado por Deus e deve estar disposto sempre a dizer sim para Deus. O levita nunca terá nos seus lábios um não para Deus, porque Deus nunca nos convocará para um absurdo, ou para algo que venha atropelar os seus próprios princípios, os seus próprios conceitos. Quando for convocado por Deus e para Deus sempre diga sim.

3.2 - Quando for convocado pelo líder.

Por que? Porque se o seu líder anda com Deus e precisa de você, quando ele lhe solicitar, imediatamente responda: Eis-me aqui. Nós temos uma experiência como doze do apóstolo. Qualquer hora do dia e da noite que ele os convoca, sempre aparecemos. Nunca perguntamos porque você me convocou? Mas pra que eu estou aqui. Eis-me aqui, não o por quê, mas o pra quê.

Eu quero te servir, então o levita está disposto a servir ao seu líder, e com alegria. Quando ele for convocado pelo seu líder ele vai dizer para o líder eis-me aqui. Frases como: não posso cantar pois estou com a garganta doendo- canta baixinho, eu estou com a ferida no dedão não posso dançar- dança só com um pé, eu estou com ferida nos dois pés- dança sentado.

Sempre nós vamos achar um argumento para negarmos a voz de autoridade do nosso líder, e aí nós abrimos as brechas para quando convocarmos as pessoas elas também nos neguem, porque eu vivi negando a voz de comando e de autoridade do meu líder.

3.3 - Quando for convocado pela comunidade, sempre dizer sim para a comunidade.

Agora, a benção de dizer sim para a comunidade não pode ser isolada, por exemplo: “...Ah, onde está o fulano de tal, ele está no congresso de Josué Yrion, mas o líder dele está sabendo, não precisa não, eles fizeram um conjunto e foram lá”. Josué Yrion é uma benção? Sim, porém o levita quando for estar entre qualquer grupo comunitário precisa de duas bênçãos específicas:

1-A bênção de Deus.

2-A bênção do seu líder.

Por que? Porque existem algumas coisas que não servem para nós como doutrina, e nós vamos precisar saber onde o nosso povo está, quantos crêem que Bogotá tem uma visão de Deus? Pois Bogotá ninguém, nem músico nem pastor é liberado para estar em nenhuma conferência na cidade ou fora da cidade. Se nós temos uma visão e primamos pela visão nem vai o líder, nem os liderados, para que não mescle a visão.

Você pode observar as pessoas que procuraram a rota do seu coração se perderam. Estão totalmente desorientadas e aqueles que eram levitas que dançavam e cantavam na casa do Senhor, onde estão agora? Saíram porque tinha uma visão melhor, foram ludibriados pelo inimigo e hoje como estão? No mundo, vi um deles alguns dias atrás de brinco no umbigo, quanto me viu correu, pode correr do pastor mas não corre do Senhor, com vergonha. Foi pra isso que Deus chamou pro ministério melhor, totalmente desajustado.

Então se eu tenho um comando de Deus, eu preciso saber quando fazer, onde fazer, debaixo da benção do meu líder, porque se Deus me disse sim quem é o meu líder para dizer não, porém se o líder tem a sensibilidade ele anda com Deus e é um homem santo, ele vai saber o que é o melhor pra sua vida nesse momento, certo ou errado? Então a gente precisa saber para onde agente vai.

4 - Porque ele faz? Porque os levitas fazem isso?

Existem algumas coisas que não vamos ter resposta, mas para outras coisas precisamos de respostas. Porque eles fazem isso? Algumas coisas que os levitas vão fazer estão dentro da competência da intimidade com Deus, e se for debaixo da intimidade com Deus não haverá censura, existem momentos que você precisa de discernimento se vem de Deus, você vai precisar de discernimento se vem do homem. E vai precisar de discernimento de que espírito procede. Então porque eles fazem tal coisa?

4.1 - Porque eles são chamados para isso.

Existem coisas dentro do ministério do levita que ninguém, vai entender se não for levita. Só um levita compreende outro levita. Então algumas pessoas do comportamento natural ainda que sejam nascidas de novo não vão compreender algumas coisas que os levitas fazem, por exemplo: Se for verdadeiramente um levita ele não terá dificuldade de passar 24 horas na presença do Senhor sem comer e sem beber, mas se não for levita, vai murmurar, vai dizer (ai tira esse exagero, pra que tudo isso, e vamos começar a trazer até contra-ataques na nossa própria vida, porque a nossa alma não aceita, pois não somos um levita.

Porque eles fazem tal coisa? Os levitas fazem tais coisas porque eles são chamados por Deus, e porque eles são chamados, eles servem a Deus independente do que os outros estão questionando.

Então eles são chamados pra que? Chamados para o serviço da casa de Deus em todo tempo. Quando eles são chamados para esse serviço? Se você quer saber os porquês, um deles, sou chamado.

Exemplo pessoal do Apóstolo (quantas vezes eu cheguei na minha casa duas da manha, cinco horas da manha tinha gente batendo na minha casa e dizendo: “René o ensaio do louvor que liberta é agora”. Já ouviu ensaiar louvor que liberta cinco da manha?!! nem voz tem, cansado, rouco, mas o levita é chamado para qualquer hora do dia ou da noite, chegou o ponto do meu pai dizer assim : “Deixa Deus em paz, vocês estão perturbando Deus demais, o homem não pode nem descansar (o homem era Deus) toda hora acho que quando vocês vão orar o anjo vai na frente e diz assim: Lá vem os crentes novamente, e Jesus já se esconde de vocês, porque vocês não dão descanso pra Jesus”.

Aquilo foi tão bom ouvir que a gente estava todo tempo com Jesus que estava incomodando até o meu próprio pai. O que a gente pode ver é que o levita quando ele é chamado ele não murmura, se estiver murmurando pode questionar assim pro outro (cadê a chamada?!), fui chamado pra sofrer, não foi chamado pra servir, e ser servo meu filho é negar a própria carne, para dizer sim sempre ao Rei, porque?

4.2 - Porque eles têm prazer no que fazem, alegria no que fazem. Quem aqui gosta de beber água? Quem aqui gosta de comer numa mesa gostosa, farta, com muitas guloseimas, como diz Salomão: coisa boa é comer e sentar-se num banquete.

O que nós precisamos entender é que tem que ser prazeroso estar na casa de Deus e servi-lo no ambiente onde atraíamos a glória do Senhor, onde venhamos a convocar a glória do Senhor, tem que ter prazer, então por que eles fazem isso? Porque eles têm prazer naquilo que fazem.

4.3 - Porque eles são servos tratados para esse serviço

Se nós não formos servos tratados para esse serviço, nós não vamos ter a competência de faze-lo, porque se não houver o tratamento aparecem as feridas, e aí um vai começar a se angustiar com outro e nascerão alguns espíritos que são chamados na bíblia obras da carne, e facilmente um vai entrar em competição com outro.

Por que eles fazem? Porque eles são servos. Mas não são qualquer tipo de servo, são servos que servem para servir, não é qualquer classe de servo, são servos tratados para o serviço, não é qualquer nível de servos, são servos que estão na competência do chamamento para esse ministério específico o qual Deus os colocou.

5- como eles fazem?

5.1- Com o coração inclinado para Deus.

Isso está em Lv.11: 44–45; Lv.20:7–26. Imagine uma igreja que todos descubram que são levitas. Durante esses dias vamos descobrir quem de fato é e não é levita, porque vocês vão estar numa lixa de Deus.

5.2- Com a vida correta, diante do Senhor.

Você vai ver dentro desses textos que lhes entregamos que eles eram selecionados debaixo de uma chamada de responsabilidade porque tinham uma vida corretíssima diante do Senhor, não era indicação por aparência, por preferência, era indicação por coração genuinamente voltado para Deus e a vida correta diante do Senhor.

Quantos aqui estão com uma vida correta diante do Senhor digam amém?! Então esse era o conceito, como o levita vai fazer o melhor para Deus? Vou fazer com minha vida correta diante Dele.

5.3- Com a disposição ministrada pelo Espírito Santo.

Toda levita precisa de disposição e essa disposição é ministrada pelo Espírito Santo. Nós temos um aliado forte, todo levita na visão vetro- testamentária tinha o Espírito Santo sobre ele. Dentro da visão Neo- testamentária, todo levita tem o Espírito Santo dentro dele, olha a diferença de estar sobre e estar dentro.

Quando estava sobre eles e eles saiam da rota do Espírito, o Espírito Santo se retirava deles, só que agora o Espírito Santo está dentro de nós e ele se entristece, mas permanece em nós, porque nós somos nascidos de novo, filhos de uma nova aliança.

6- Para quem eles fazem?

6.1 - Para Deus sempre.

Ainda que, lembre-se todas as vezes que você for convocado e alguém lhe questionar, um momento estou fazendo para Deus. Para Deus sempre.

Exemplo do Apóstolo: “Observe a responsabilidade que eu tenho como líder da maior igreja local do Brasil, nenhuma Igreja no Brasil local é maior que a nossa, à nível de membresia. Só tem uma igreja com capacidade para vinte mil pessoas que não é igreja local, são as congregações desta igreja de todo estado que vem para cultuar nesta igreja; mas como igreja local hoje em células nós somos a maior igreja da nação,e éramos um grupo de fundo de quintal, o que significa que quando nós andamos no propósito de Deus, ele faz, se você chegou como líder nesta visão, ainda que você seja um líder inespressível de fundo de quintal, apenas de estar numa saleta pequena, lembre-se que você tem a legalidade pela potencialidade da liderança de se tornar um líder referencia para toda a nação brasileira.

Então a consciência é eu faço pra Deus, pouco me interessa denominações caíram sobre mim, lideres caíram sobre mim, tanto da cidade, como do estado,como da nação de nações da terra, pouco me interessavam o que eles estavam pensando, estava trabalhando pra Deus,o que aconteceu? Prevalecemos, hoje eles estão vindo para beber desse manancial de águas vivas”.

Então vamos vendo a completude desse ministério, porque para Deus, eu acho e eu faço e se eu agrado a Deus em primeiro plano não terei dificuldades de servir a mais ninguém, porque se eu agrado a Deus estou inclinado também para servir aos outros, ainda que.

6.2- Para quem eles estão fazendo.

Estou fazendo para honrar a casa de Deus e os seus ministros. Esteja sempre servindo as pessoas e aí você terá consciência de que estará servindo também a Cristo, Jesus disse: A qualquer um desses que você fizer a mim estará fazendo não tem como eu servir a Deus e menosprezar as pessoas isso é mentira. Servir a Deus implica em servir as pessoas.

Porque é uma ordem de Cristo a qualquer um desses pequeninos a mim estará fazendo e amontoarás tesouros nos céus, essa é a chamada. Para Deus sempre ainda que esteja servindo a pessoas, a forma de servirmos melhor a Deus que encontramos é servirmos aos outros. Diga para a pessoa que está a seu lado: Meu irmão eu quero ser teu servo, nunca quero ser senhor da sua vida nem da minha vida, eu sou seu servo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário