domingo, 15 de dezembro de 2013

Chanukáh: Festa da Dedicação ou Festa das Luzes



Chanukáh significa: Dedicação, treinar, ensinar, tornar um hábito
Bíblicamente significa dedicar algo, focar insistentemente numa mesma coisa para que jamais seja abandonada ou esquecida.
É conhecida também como “Festa das Luzes”, tem duração de 8 dias.
História: enquanto Alexandre o grande governou a Persa e a Judéia manteve em paz a religião judaica,  após sua morte os judeus tiveram que enfrentar um governador chamado Antíoco IV, a quem chamavam de Epifanio o louco, pela sua instabilidade comportamental.
Ele começou a vender os Judeus, (10.000) mulheres como escravos, saqueava o templo de Jerusalém, queimava, torturava e matava todos que se lhe opusessem.
Ergueu uma estátua a Zeus olimpos, queimou ofertas, sacrificou no templo porcos e espalhava o sangue dos animais pelo Templo, fez de tudo para arrancar as raízes dos Judeus e corromper sua fé, querendo que eles desrespeitassem as leis divinas. Existiu uma mulher chamada Chana que tinha 7 filhos o qual viu um por um morrer por não negarem e não violarem as leis de Deus.
Um homem chamado “Matatias”, de família de sacerdotes vendo um homem helenista sacrificar porcos no altar dos judeus, matou o homem, e ele gritou:
-É por Deus e pela sua lei! Sigam-me!
Os seus 5 filhos e um pequeno grupo de homens o seguiram, iniciando assim uma revolução.
Judas Macabeu, filho de Matatias, foi o líder da revolução  e enfrentou o exército grego com poucos homens mais com muita confiança em Deus, venceram a batalha e expulsaram o gregos de Jerusalém.
Começaram a limpar o templo, esfregando pedras no sangue para removerem o sangue dos porcos que haviam sido espalhados no templo, limparam as paredes, o chão e todo o recinto, foi erguido um novo altar no templo.
Três anos depois o templo foi reededicado, mais quando foram acender a Menoráh, viram que haviam uma pequena botija de óleo sagrado,, para conseguirem mais óleo e teria que ser o óleo da primeira colheita, demoraria 8 dias de jornada para ir buscar onde era fabricado.
O Sumo Sacerdote decidiu dedicar o templo naquele dia, ainda que o óleo mantivesse o Menoráh aceso por um dia. Para espanto de todos o óleo ardeu no Menoráh durante os 8 dias, até que chegasse o óleo novo.
O povo muito se regozijou e viu mais uma vez o milagre de Deus!
Assim foi decretado que se celebraria a Chanukáh por 8 dias, onde celebrariam com orações de ações de graça pela vitória militar e espiritual dada por Deus ao pequeno exército fraco, mais confiante no Deus de Israel com cânticos engrandecendo a Deus.
Foi ordenado que em cada dia se acendesse  uma vela ao milagre no templo em comemoração.
A Chanukáh é um momento de celebrar um espírito de fé, gratidão, crendo nos milagres de provisão, salvação e livramento de Deus, que Ele derrota nossos inimigos.
É testemunho do amor, provisão e vitória de Deus.
O próprio Jesus celebrou Chanukáh, pois como judeu participava ativamente da vida e das celebrações de Israel. “...Eu sou a Luz do mundo, aquele que me segue jamais andará em trevas.” João 8:12
Nesta festa é relembrada 3 bençãos específicas:
1-      A Provisão miraculosa enviada por Deus para nós. (Multiplicação do óleo)
2-      A certeza de que Deus derrota nossos inimigos físicos e espirituais. (Vitória sobre o inimigo)
3-      Tempo de dedicação a Deus de Israel a nível pessoal, familiar e nacional. (Dedicar nossa vida como templo do Espírito Santo.)
Chanukáh é a história da luz que penetra nas trevas, confirmando a nossa fé, testemunho da nossa jornada com o Senhor, , ainda hoje produz milagre.
Chanukáh é uma revolução constante instalada também nos nossos dias do espírito maligno que contraria as leis do Eterno.
O objetivo do maligno naquela época era exterminar Israel, hoje é exterminar Israel e a Igreja do Senhor, fazendo de tudo para que esqueçamos nossas origens, nossa aliança para que não pratiquemos os princípios , preceitos e mandamentos do Eterno. Precisamos resistir e perseverar nos valores do reino, sendo inegociáveis nos princípios e comprometidos com nossa chamada!
Somos Israel e não Roma!
Somos a Luz do mundo!
                                                                     Deus vos abençoe!

                                                            Pastor Josué, Pastora Raquel e Pastora Vera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário