domingo, 15 de setembro de 2013

Uma fé viva eficaz


Texto-chave: Tiago 2:14-26

Introdução:

A maioria das pessoas que conhecemos professa ter fé em Deus. Entretanto, essa fé não muda nada em suas vidas e nem no ambiente em que vivem simplesmente porque está morta. Nesse texto, Tiago nos ensina sobre a verdadeira fé, viva e operante. Vamos aprender com ele alguns conceitos que podem mudar nossas vidas.

1) A FÉ SEM OBRAS NÃO PODE SALVAR – vs. 14 – Devemos entender como obras, atitude, prática. Dizer que cremos em Deus, mas não nos comportarmos comprometidos que essa declaração é uma grande incoerência. Esse tipo de fé, desobediente, não salva ninguém –  Lc 6:46.

2) A FÉ DEVE LEVAR-NOS AO COMPROMISSO DE ABENÇOARMOS AS PESSOAS – vs. 15-16 – Cristianismo verdadeiro nos leva a relacionar-nos corretamente com Deus e com o nosso próximo, baseados no amor. Se não for assim, é mera religião. Não faz sentido alguém dizer que crê num Deus de amor e não se mover para suprir a necessidade das pessoas. É por isso que como servos de Deus estamos abrigados a pregar o Evangelho e fazer discípulos, apoiando-os em suas dificuldades.

3) CRER SEM OBEDECER, ATÉ OS DEMÔNIOS FAZEM – vs. 19 – A fé que impressiona a Deus é aquela que se traduz em obediência e não apenas numa concordância com o fato de que Ele existe e é o verdadeiro Deus. Satanás e os demônios crêem em Deus, sabem quem Ele é, mas não o obedecem. Assim. Tiago na mesma categoria de rebelião do império das trevas aqueles que dizem ter fé, mas não se submetem à palavra do Senhor.

4) A FÉ QUE NOS APROXIMA DE DEUS E NOS FAZ SER SEUS AMIGOS É AQUELA QUE SE MANIFESTA PELA ENTREGA – vs. 21-24 – Como Abraão, que provou sua fé, entregando seu filho Isaque no altar em obediência ao Senhor, nos também precisamos autenticar nossa fé entregando nossa vida, nossos planos e vontades em submissão à palavra de Deus.


5) A FÉ SEM ATITUDES É MORTA – vs. 26 – Você já esteve num funeral? O corpo que está ali é o mesmo que sempre representou aquela pessoa. Porém, agora ele não tem movimento, não pode realizar nada porque seu espírito já se foi. Da mesma maneira, uma fé que não tem obras está morta e não pode operar nada em nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário