segunda-feira, 14 de janeiro de 2013



O brilho da nossa luz

Mateus 5:16

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está no céu.”

Introdução – essa declaração de Jesus a respeito da sua igreja está carregada de verdades que nos confrontam. Este é um texto que mostra a nossa função e missão diante do mundo. Vejamos 5 verdades que estão contidas nesse versículo: 

1. Primeira Verdade – “Assim brilhe também a vossa luz...” Deus nos fez para brilhar, ele não quer que tenhamos uma vida apagada. Mt 5:14 “Vós sois a luz do mundo...” Os que brilham são os que se destacam, os que chamam a atenção. Nem sempre tudo que reluz é ouro, mas no reino de Deus a luz enfraquece o mundo das trevas, seja um luzeiro. 

2. Segunda Verdade – “... diante dos homens, para que vejam...” Deus nos colocou como referência para o mundo, ele quer que sejamos vistos. Vivemos num mundo carente de bons exemplos, e nós somos o recurso visual de Deus. Ele pode ser achado por intermédio do que somos, ou pode ser escondido por nós, segundo o que também fazemos. (Fp 2:15) A luz é referencia para orientação, sejamos exemplos para orientar esta geração para o caminho do Senhor.

3. Terceira Verdade – “... as vossas boas obras...” Não somos salvos pelas boas obras, mas somos salvos para as boas. O que Deus quer que os homens vejam em nós são as nossas boas obras, sem boas obras não somos vistos, não chamamos a atenção no bom sentido. João 13:15 “Porque eu vos dei o exemplo...”

4. Quarta Verdade – “... e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”. Aqueles que não conhecem a Deus podem ser levados a louvá-lo por intermédio daquilo que fazemos. O mundo louvará a Deus quando enxergar as nossas boas obras. Podemos colocar uma palavra de louvor nos lábios do mundo, quando fazemos o que é bom. João 13:14 “... como eu fiz, façais vos também.”

5. Quinta Verdade – O evangelho de Jesus não é um evangelho de retórica, mas de ação. As nossas ações falam mais alto do que as nossas palavras. Como dizem os nossos pais da visão: “a visão não é poesia, mas é trabalho”. Precisamos ser e dar exemplo de luz para este mundo, ofuscando as trevas e iluminando o vosso caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário