segunda-feira, 14 de janeiro de 2013


A luz do mundo


Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:14-16)

Você lembra qual é o nome da festa que celebramos nestes dias? Isso mesmo! É Chanucá ou Hanuká, a Festa da Dedicação ou a Festa das Luzes. Nós aprendemos que essa é uma festa que faz parte da história do povo judeu, e celebra dois milagres de Deus: a vitória de um pequeno exército de judeus para libertar Jerusalém e purificar o templo, e a pequena quantidade de óleo que se multiplicou por 8 dias para acender as luzes na Casa do Senhor.

Essa festa nos faz lembrar de duas coisas muito importantes: primeiro que com o Senhor nós somos maioria e nEle nós já somos muito mais do que vencedores, não importa a dificuldade da guerra; e que Ele é o provedor de todas as coisas e não permitirá que nada nos falte.

Jesus disse em Mateus 5:14-16 que ninguém acende uma vela, uma luz, para escondê-la debaixo de algo, mas que ela deve ser colocada em um lugar de destaque, para que todos possam vê-la e serem iluminados por ela.

De que adianta acender uma luz e a esconder? Vai iluminar alguma coisa? Vai beneficiar e ajudar, alguém? Claro que não! Jesus disse, ainda, que ninguém pode esconder uma cidade que está em cima de um monte. No escuro da noite, quando suas luzes se acenderem, todos que passarem de longe a verão, pois sua luz brilhará na escuridão.

E ainda disse mais: Vós sois a luz do mundo e essa luz deve resplandecer diante dos homens para que todos vejam e possam glorificar a Deus.

E como nós somos luz? Vimos isso no estudo anterior. Jesus é a Luz do mundo e quando nós abrimos o nosso coração para Ele entrar, a Luz do mundo, Jesus, veio morar dentro de nós. Por isso hoje nós somos a luz. E como mostramos isso? Pelo nosso comportamento santo, nosso testemunho vivendo os princípios da Palavra.

Precisamos entender que quando Jesus diz que não se pode esconder algo que está iluminado é porque é impossível que alguém tenha Jesus em sua vida e não mostre isso aos outros. O comportamento de quem tem a luz de Jesus é diferente de quem anda nas trevas do pecado. Quem vive na luz não anda em mentira, em desobediência, em imoralidade, em fofoca, chamando palavrão, contando e ouvindo piadas imorais, não se veste com roupas indecentes, não ouve as músicas e nem dança como os que não conhecem ao Senhor, não vivem diante da televisão assistindo novelas, filmes, desenhos, que são contrários aos princípios da Palavra.

Quem tem a luz de Jesus e é a luz desse mundo anda em santidade e todos podem ver isso nas suas atitudes, pois é impossível esconder. Jesus disse que essa luz tem que resplandecer diante dos homens. Não deixe essa luz se apagar na sua vida. Ande em santidade e ela brilhará cada dia mais.

Conclusão: Não tenha vergonha de ser santo, não tenha vergonha de ser diferente. Você é o que Deus colocou de mais precioso nessa Terra. A sua vida é fonte de luz para muitos que andam nas trevas, não a esconda, não a apague. Pelo contrário, cuide dela para que brilhe e cada dia brilhe mais, pois, através de você, muitos conhecerão Jesus, serão cheios da Sua luz e, juntos, como milhares e milhares de luzes brilhantes, vamos derrotar a escuridão do pecado e encher o céu com vidas preciosas, amém?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário