sábado, 3 de setembro de 2011



Tempo que se chama Hoje

Êxodo 8:8-10

Introdução: uma das histórias mais conhecidas da Bíblia é o confronto de Moisés com Faraó. Antes de permitir que Moisés guiasse o povo para fora do Egito, rumo à Terra Prometida, Faraó viu o seu povo ser açoitado por dez pragas enviadas por Deus. A “negociação” com o rei do Egito, em todo tempo, foi muito difícil, pois o coração de Faraó se endurecia e ele voltava atrás. Entretanto, ainda que diante de todas as pragas ele se mostrasse inconstante nas suas decisões, a praga das rãs trás consigo um detalhe que é a base da nossa meditação. Deus ordenou que Moisés estendesse a sua mão com a vara sobre os rios, canais e lagoas do Egito e fizesse com que rãs cobrissem aquela terra. A Bíblia conta que assim foi feito e que as rãs subiram de todas as partes e tomaram conta das casas, dos quartos, das camas, das amassadeiras, dos fornos, e de todos os cantos. A vida se tornou um caos e Faraó chamou Moisés para que fizesse cessar a praga. Porém, quando Moisés perguntou a Faraó quando é que ele deveria rogar para que as rãs fossem retiradas e voltassem para os rios, surpreendentemente, Faraó disse “amanhã”.

Se você tivesse algum incômodo na sua vida, algo que lhe tirasse o sono, e alguém lhe perguntasse quando é que você gostaria de ver aquilo resolvido, qual seria a sua resposta? Hoje ou amanhã? A resposta de Faraó, ainda que num primeiro momento pareça estranha, é bem mais comum do que imaginamos. Muitas pessoas, diante de uma oportunidade dada por Deus, ao invés de se decidirem e receber a alternativa divina, preferem deixar para o dia seguinte. O que nos leva a deixar para o dia seguinte aquilo que pode ser resolvido hoje? Vejamos algumas respostas:

1. Discurso Contraditório – a Bíblia mostra que ao ser confrontado com as pragas, Faraó chamava Moisés e dizia que o povo estava liberado e que ele poderia retirar os israelitas do Egito. Porém, em todas as vezes ele voltou atrás, inclusive na última praga, quando os primogênitos do Egito morreram. Diante daquela grave situação, Faraó liberou Israel, mas depois tentou encurralá-los no Mar Vermelho, ocasião em que Deus abriu o mar e destruiu o exército do Egito. Quando a nossa mente está dividida, quando estamos presos a um discurso contraditório, deixaremos para amanhã aquilo que Deus quer resolver hoje. Diante da pressão que estamos sofrendo, manifestamos o nosso desejo de resolver, mas não queremos entregar a parte que está em nossas mãos. Por isso falamos uma coisa e depois acabamos fazendo outra, e, assim, as palavras que liberamos não respaldam as nossas ações. Dessa forma, a nossa inconstância se torna manifesta e acabamos deixando para amanhã.

2. Esperança Equivocada – outra resposta nós encontramos num comportamento bem comum nos dias atuais. Muitos pensam que as coisas se resolvem por si só. Por isso, vão postergando a decisão e depositam a esperança em cima de um equívoco. Elas dizem: “Ah, quem sabe as coisas se resolvem de uma outra forma!”. “Talvez não seja desse jeito que estão falando!”. “Acho melhor esperar mais um pouco!”. Usando uma maneira de se expressar dos nossos dias, podemos dizer que essas pessoas vão “empurrando a vida com a barriga”. Porém, na prática elas só conseguem ver o número das “rãs” aumentar. Dia após dia os problemas (as rãs) vão se multiplicando, mas elas continuam firmadas numa expectativa errada, pois no fundo o que elas não querem é tomar a decisão de entregar para Deus aquilo que pertence a Ele. Os israelitas que estavam escravizados no Egito era o povo de Deus. E o que Deus queria era que Faraó devolvesse a Ele o seu povo. Entretanto, Faraó esperava que as coisas pudessem ser resolvidas de um outro modo.

3. Desconhecimento do Poder de Deus – outro fator que endureceu o coração de Faraó foi o desconhecimento do poder de Deus. Ele não conseguia ver que não havia limites para Deus e que tudo estava nas suas mãos, por isso insistiu em disputar com Moisés. Não podemos cometer o mesmo erro, devemos reconhecer o poder de Deus e nos curvarmos diante dele, sabendo que Ele é poderoso para nos transformar e fazer de nós novas criaturas para Ele. Porém, isso só acontece quando nos decidimos. Assim sendo, não deixe pra amanhã. Hoje mesmo o Senhor vai retirar todas as “rãs” da sua vida. Quem deixa pra amanhã corre o risco de ver o seu coração endurecido. Hebreus 3:13 diz: “exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado”.

4. Desconhecimento do Amor de Deus – outra resposta para a atitude de Faraó está no desconhecimento do Amor de Deus. Ele não conseguia perceber o quanto Deus amava o seu povo e que aquele era o tempo da redenção dos israelitas. Por mais teimoso que Faraó fosse, nada poderia impedir Deus de resgatar Israel e cumprir a promessa feita a Abraão. Com base nisso, reconheça o amor de Deus por você. As “rãs” que têm lhe incomodado estão sendo usadas por Deus para atrair a sua atenção. Ele amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, para morrer em nosso lugar. Reconheça hoje mesmo o amor de Deus por você e receba uma vida nova, livre de todas as “rãs” que lhe incomodam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário