quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Entendendo Tabernáculos


Faça seus discípulos declarar: eu sou o tabernáculo do Senhor

Levítico 23:33-34-41-42-43

Tabernáculos é a festa ordenada por Deus para ser celebrada por seus filhos como um memorial que Israel peregrinou 40 anos no deserto, vivendo em tendas
Deus ordena a Israel que construa tendas, que durante 7 dias habite nelas, lembrando o povo que habitou em tendas no deserto. Foram habitações temporárias, frágeis e que Deus foi à fonte de proteção e provisão.
Para seguintes gerações, tais cabanas são simbólicas e lembram que somos peregrinos nesta terra, dependentes da mesma fonte o Deus de Israel.

Suká: significa tenda, tabernáculo, habitação, cobertura

Tais tendas nos dias de hoje são construídas nas sacadas, nas casas, feitas com uma estrutura de madeira, cobertas de folhas de tamareiras ou palmeiras e deixando frestas em cima para que possam ver as estrelas e renovarem os seus corações. Tendo a esperança nas promessas do Senhor.

Pais e filhos em família se reúnem para lerem a Toráh, que são as leis de Deus, ou seja, 5 primeiros livros  da bíblia. Fazem suas refeições ali juntos e em especial compartilham o pão e o vinho.

Os ramos do telhado simbolizam “Vitória”

O conceito de habitação refere-se à Yeshua (Jesus) que veio habitar entre os homens e que os que receberam passam a ser habitação do Espírito Santo do Eterno Deus.
A Festa de Tabernáculos profeticamente vem nos ensinar sobre o Rei, o reino do Messias e o privilégio que temos em sermos cidadãos deste reino.

sto envolve uma celebração de regozijo, alegria, danças, músicas e louvores um grande festejo ao Senhor. Isaías 4:4-6

Comemorando esta festa:

1- Gratidão: Quantas vezes durante a nossa vida esquecemos-nos de agradecer os feitos do Senhor. Agradecemos na hora que recebemos e passamos um tempo esquecidos por Seus feitos em nós. E às vezes por uma luta qualquer esquecemos que aquele Deus poderoso, que me concedeu a vitória não se importa mais comigo, por esta atitude muitas vezes murmuramos. Ofendendo e desprezamos a Deus esquecendo assim do que Ele já fez por mim. Nós somos humanos e temos memória curta.

Queremos que Deus faça tudo da nossa maneira e no nosso tempo. Eclesiastes 3
Ser grato é jamais esquecer os feitos de Deus em nossa vida, e em todo tempo lembrar e agradecer oferecendo sempre a nossa vida como oferta ao Senhor. Recebendo sua glória e poder.
Muitas vezes estamos perto da vitória, como o povo de Israel no deserto estavam próximos de Canaã, mas por falta de gratidão pelo livramento (das mãos de faraó e da escravidão no Egito), pela provisão (maná, codornizes e água) e pela promessa (Canaã) acabaram perecendo no deserto 40 anos. Resumindo, não houve solução e conquista para os seus problemas e anseios.

2- Habitação: o povo celebra como um memorial. Deus hoje não habita em tendas feitas por mãos de homens, pois Ele deseja habitar em nós. Quando Ele soprou Seu Espírito em nós foi para que uma parte 

Dele vivesse em nós, e fossemos um com Ele.
O maior prazer de Deus é fazer parte da nossa vida, tanto nas alegrias e conquistas quanto nas tristezas. 

Porém às vezes esquecemos que Deus quer Ser nosso melhor Amigo e não o nosso Criado para fazer o que eu quero, mas ele quer fazer parte da minha vida.
Precisamos entender que Deus conhece nosso futuro e Ele sabe que é melhor para mim, por isso cuide bem deste Amigo fiel que deseja Habitar em você, e não simplesmente fazer visitas na sua vida quando você precisa.

É tempo de celebrar Tabernáculos, pois nós somos o tabernáculo no Senhor. Zacarias 14:16

Semana que vem mais um pouco sobre Tabernáculos...

Aprendemos semana passada sobre a importância de celebrarmos a Festa dos Tabernáculos. Além de ser uma ordenança do Senhor para todas as gerações, é um Memorial onde se é lembrado a peregrinação do povo de Israel nos 40 anos no deserto, habitando em tendas e reconhecendo que Deus foi a sua fonte de proteção e provisão.

Veremos a seguir que a palavra de Deus se mantém fiel e verdadeira, no decorrer de todos estes anos, pois Deus é fiel.

1º) Proteção – Êxodo 13:21-22 A proteção de Deus se mantém em nossas vidas todos os dias, pois a palavra de Dele diz que as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã sobre nós. Este é o segredo de não sermos consumidos, pois todos os dias somos tentados nas nossas fraquezas para nos afastarmos do Pai.

O que tem tentado te afastar do Pai?

A palavra de Deus diz que precisamos orar em todo tempo, mas também precisamos vigiar, porque aquele que ora e não vigia é comparado ao um homem insensato, que construiu sua casa sobre a areia. Seja sempre um homem (ou mulher) prudente.

A proteção de Deus sobre o povo de Israel era algo sobrenatural, de dia Deus colocava uma nuvem para os proteger do sol, e a noite uma coluna de fogo para os aquecer do frio. Tudo isso porque de dia o sol eleva a temperatura a mais de 40°C e a noite a temperatura cai para 0°C. Havia da parte de Deus um cuidado extremo com seu povo Salmos 41:2

Nos momentos difíceis de sua vida, aqueles momentos em que você pensa que está sozinho, é neles que o Senhor está juntinho de nós. Muitas vezes observando qual atitude teremos diante de uma guerra pessoal, se iremos murmurar, desistir, retroceder, ou se iremos declarar que Deus é o nosso Senhor e seguirmos adiante sem abandoná-Lo.

São exatamente estas atitudes que o levarão você a ser um conquistador das promessas de Deus em sua vida. Porque quando estamos fazendo a vontade de Deus em primeiro lugar (Mateus 6:33), a proteção Dele estará sobre nós e ninguém poderá nos tocar.

2º) Provisão – Quando o povo estava no deserto a provisão de deus sobre suas vidas era extremamente visível (Êxodo 16:13), pois recebiam o Maná de Deus, uma farinha que descia do céu como orvalho para fazerem o pão (Êxodo 16:4). Recebiam codornizes, onde à tardinha se fartavam de carne (Êxodo 16:13). Suas vestes não envelheciam (Deuteronômio 8:4).

Do que você tem tido falta?

O nosso Deus é um Deus que provê o impossível para nós, porque na provisão Deus está recompensando o fiel (Princípio de Fidelidade).

À medida que você está mantenho fidelidade a Deus, Ele terá prazer em te abençoar. Pois o plano não é só suprir suas necessidades, como fez com o povo hebreu no deserto. Se você usar sua boca para murmurar contra Deus, você receberá apenas a provisão, para não morrer, mas se você usar ela para glorificar e adorar ao Senhor, ainda que em tempos difíceis, Deus te fará prosperar.

Enquanto estiver no deserto haverá provisão, mas o plano de Deus para tua vida é a terra prometida. Porque a terra prometida não existe apenas provisão, mas lá contém fartura e abundância.

Conclusão: creia e persevere nas promessas do Senhor, pois Ele te guardará e te fará prosperar. Quando você voltar totalmente os seus olhos e coração a Deus, e não deixar com que as lutas, murmurações sejam o plano do teu futuro, você verá a mão de Deus em sua direção. Pois feliz é aquele que faz a vontade de Deus. Um forte abraço Pra Raquel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário