sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Abra o Coração e receba a chuva



Introdução: Todas as vezes que Israel se afastava de Deus e pecava contra Deus sofria com perseguições, miséria em todos os sentidos, guerras sobrevinham, muita destruição, pois a bênção do Senhor se retirava deles e a maldição se instalava; Graças a Deus, pois Ele sempre proveu um jeito de abençoar o Homem e se aproximar dele manifestando o seu amor através de Jesus.

1- Terra boa - Lucas 8:15 O agricultor antes de plantar prepara com muito cuidado a terra que receberá futuramente a semente, ele tira o inço, ara a terra, coloca adubo e por último faz o plantio na esperança de ter uma boa colheita, ninguém diz que vai plantar para não colher; Alguns compram uma área de terra boa para o plantio que não exige muito preparo, outros é o contrário, precisam trabalhar muito na terra que adquiriram preparando-a para terem uma colheita razoável; Enfim o que define uma boa colheita é a nossa receptividade da palavra e a nossa entrega incondicional ao agricultor para trabalhar em nós.

*- Como está o nosso coração? A palavra diz que ele é a terra para receber a palavra de Deus, podemos deixar o Espírito Santo tratar dele ou não, podemos tomar a decisão de deixar o Senhor tirar todo o inço, toda a dureza e revirar esta terra e colocar o seu adubo para plantar o que Ele quer e até o que nós pedirmos; Às vezes queremos que o Senhor plante amor, mas se Ele plantar a semente vai se perder, pois a terra não está pronta, Deus não quer perder nenhuma semente, pois todas são preciosas para Ele; Deixa preparar a tua terra para o plantio e você terá uma grande colheita.
O inço pode ser: traumas do passado, falta de perdão, inveja, ódio, carência afetiva, falta de amor, baixa auto-estima, brigas familiares como incompreensão... O inço rouba os anos da colheita e nos frustra quando vemos que o plantio acabou sendo consumido porque não cuidamos da terra como deveria, e o maior culpado de não termos uma colheita sem limites não é Deus mais sim nós mesmos, é fácil culpar Deus quando nós mesmos não buscamos a transformação que precisamos.
A colheita abundante só virá para aquele que admite que precisa ter o caráter transformado, para aquele que é maduro e conhece a si mesmo.

2- A chuva virá - Joel 2:23 Depois que a terra está plantada precisa vir uma justa medida de chuva; A justa medida é a medida certa, nem demais, nem de menos, chuva temporã (primeira chuva), chuva serôdia (última chuva), no tempo certo; O Senhor está falando que esta chuva descerá sobre a tua vida, sobre a tua casa, família, sobre a terra que está plantada e fará florescer as sementes para que cresçam e tenham uma boa colheita, se não chover pode-se perder por causa da seca tudo o que se plantou; A chuva na medida certa e no tempo certo traz bênçãos para o agricultor, assim Deus quer fazer para conosco derramando as suas chuvas de paz, amor, fé, saúde e prosperidade em todos os sentidos;



Conclusão: A palavra que deve sair dos nossos lábios são palavras proféticas de bênçãos porque assim estaremos liberando os anjos para agirem em nosso favor e assim colheremos aquilo que plantarmos; Você precisa pedir a chuva de Deus sobre a tua vida e para que ela atinja todas as áreas da tua lavoura, porém para que eu e você tenhamos sucesso na colheita devemos tirar todo o inço da terra, preparar a terra que é o coração, depois de plantar cuidar daquilo que se plantou para que o inimigo não roube e pedir que o Senhor mande a chuva no tempo certo. Receba pela fé estas promessas que estão nesta palavra em Joel, é tempo de CHUVA.

Acamp IMEEC 2014


terça-feira, 19 de novembro de 2013

Jesus Culture - Where you go I go - Kim Walker


Jenn Jonhson - God I look to you



Colhendo além do esperado



“E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.” (II Coríntios 9:6)

Quando plantamos, temos uma certeza, vamos colher a 100 por 1; isso para mal ou para bem. Nós que nascemos de novo em Cristo Jesus, devemos procurar fazer semeaduras que gerem colheitas de bênçãos sem medidas, assim colheremos além do esperado.

Como discípulos, somos um celeiro de sonhos, e isso nos dará direito a uma colheita além dos limites, vivendo um histórico do sobrenatural de Deus. Ele nos chamou para uma colheita muito poderosa, de forma que não consigamos contabilizar o número das bênçãos.

O Senhor quer encaminhar-nos para lugares que homens comuns não entendem, a não ser pelo Espírito.

José, um homem que colheu além dos limites

“Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento. Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito. ” (Gênesis 45:7,8)

A Bíblia diz que José tirou uma Nação, o Egito, de uma catástrofe porque possuía sabedoria e unção. E isso fez com que ele colhesse além dos limites, além do esperado. Claro que quando José foi vendido ao Egito, ele não imaginava que alcançaria o posto que alcançou e que chegaria onde chegou, apesar de seus sonhos nobres de grandeza.

Precisamos ser como José. Para termos uma colheita extraordinária, além do limite, é necessário ter sabedoria, inteligência, administração, saber plantar e saber guardar o que se plantou quando chega o momento da colheita.

Não são poucos os que sonham em realizar uma grande colheita, mas não agem para ver o sonho realizado. Sonhos só se realizam mediante ação; é preciso agir! Não adianta sonhar muito e não agir. Quando sonhamos e agimos na direção do nosso sonho, colhemos de forma extraordinária. E o melhor é que a colheita sempre vai beneficiar não apenas quem plantou, mas a família e todos os necessitados que vêm até nós.

Depois de colher, também é fundamental saber administrar a colheita. Isso só é possível para homens e mulheres possuídos pelo Espírito Santo de Deus. Quem é cheio do Espírito Santo muda toda a sua geografia, entra em novos céus e arranca os céus de perturbação.

Creia que não existe campo difícil, o que existe é plantar desordenadamente e uma falta de compromisso com o campo. Para ter compromisso e ver a colheita além dos limites, é necessário:

1. Enfocar as forças no que dá resultado

José enfocou suas forças no que dava resultado. Ele guardou a colheita para o momento de crise. Sabe, queridos, muitas vezes a colheita chega, mas é desperdiçada, usada antes do tempo. E, no momento preciso, na hora da necessidade ou de suprir alguém, ela já não existe mais. Reflita!

Enfocar as forças no que dá resultado significa não fazer o que Deus não mandou. Não usar a colheita antes do tempo! Não ser gastador descompensado! Quantas pessoas que conhecemos estão exaustas, sentindo-se cansadas e sobrecarregadas, porque estão gastando tempo no que não deveriam e deixando de investir no que Deus realmente quer.

Cuidado com a sua plantação! Cuidado com a sua colheita! A colheita representa o tempo da bênção, a honra de usufruir o que se tem direito. Terra não dá frutos com ordem, mas através de sementes plantadas. Por isso, seja cauteloso com a sua semente. Agindo assim, você plantará e terá muito êxito na sua colheita.

2. Criar alvos possíveis

Criar alvos possíveis fala de ser a pessoa certa para realizar a grande colheita, como aconteceu com José. Ele contou o sonho a Faraó e foi tido pelo rei como a pessoa certa para administrar o Egito. Você precisa estar convencido de que é a pessoa certa para fazer uma grande colheita.

Há pessoas que quando estão diante de reis, de líderes, de autoridades, não sabem se comportar, não entendem que esse é o momento no qual Deus quer honrá-las. Então, no intuito de querer aparecer e de demonstrar ser o que não são, começam a falar sobre grandiosidades e de projetos que não serão capazes de executar.


José foi um homem muito sábio! Apresentou a Faraó um alvo possível: guardar a colheita para suprir a necessidade do povo, e não apenas o povo egípcio, mas de todas as redondezas.

Seja como José! Saiba aproveitar as oportunidades que Deus lhe dá para gerenciar grandes colheitas. Se você crer, fará a melhor e a maior colheita de todos os tempos. Mas, para isso, é necessário lançar fora todo o medo, expor-se e conquistar.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Congresso M12 Sul 2013


Reportagem no Jornal O Açoriano


A Chave que Libera Multiplicação


Entre uma promessa feita e o seu cumprimento pode demorar um tempo. Esse tempo é determinado pela medida de nosso crescimento, compromisso, aliança, etc.

Quando Deus formou o homem e abençoou o primeiro casal, deu-lhes uma ordem: “Crescei, multiplicai e dominai...” Não haverá multiplicação sem a transformação que nos leva ao crescimento. Paulo testemunha a sua experiência dizendo: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino”.   (I Corintios 13:11)

Jacó estava debaixo de uma tremenda promessa, porém sua vida era um mar revolto. Vamos aprender com sua caminhada.

A- Teve uma revelação - Gn 28:10-22

Ele traiu o irmão, mentiu ao seu pai e fugiu às pressas para não ser morto. Com medo, inseguro e sozinho. Ali no monte, ao dormir com sua cabeça reclinada em um travesseiro de pedra e estando ao relento, Deus se revela e lhe faz promessas.

O desespero do homem é a oportunidade de Deus. Quando você pensa que está sem saída e consciente de seus erros, é nessa hora que a bondade, a graça inexplicável do Senhor Deus todo Poderoso se manifesta para nos levar a uma mudança. Uma mudança na nossa vida é necessária para que o seu propósito e promessas se cumpram.

B- Teve uma Visão - Gn 32:1-3

Uma revelação tão tremenda com promessas tão grandiosas não foi suficiente para impactar Jacó a ponto de despertar uma mudança. Com sua indiferença, ele continua sofrendo, amargurado, ressentido e triste vive para si. Mesmo assim Deus lhe abençoa.

Jacó tenta fugir de seu sogro com sua família e tudo o que é seu. Ele esta vivendo somente para si, mesmo tendo as promessas de ser Pai de Nações, como Abraão, e já estar completando seu grupo de Doze filhos. Em meio à turbulência de sua vida, Deus não desiste e lhe dá uma Visão.

Um discípulo deve saber que uma revelação tão tremenda e uma Visão clara de que Deus cuida de sua vida, não basta. É necessária uma mudança genuína para que surja uma nação.

C- Recebeu uma Unção - Gn 32:24-30
Deus tem meios para nos levar a um beco sem saída para que seu propósito se estabeleça.

(Salmos 107:24) - Esses vêem as obras do SENHOR, e as suas maravilhas no profundo.
(25) - Pois ele manda, e se levanta o vento tempestuoso que eleva as suas ondas.
(26) - Sobem aos céus; descem aos abismos, e a sua alma se derrete em angústias.
(27) - Andam e cambaleiam como ébrios, e perderam todo o tino.
(28) - Então clamam ao SENHOR na sua angústia; e ele os livra das suas dificuldades.
(29) - Faz cessar a tormenta, e acalmam-se as suas ondas.
(30) - Então se alegram, porque se aquietaram; assim os leva ao seu porto desejado.

Jacó não tem saída! Uma mudança é necessária, e ele quer salvar sua pele, resolver seu problema, quer uma resposta imediata. Usa artifício humano para impedir o pior no encontro com seu irmão, porém Deus está trabalhando para levá-lo a uma mudança de vida para que seu futuro mudasse.
“Se você muda tudo muda”. C.C.D.

D- A Confissão libera a Unção - Gn 32:27

Jacó não podia se esconder nem mentir para Deus. Ele declarou seu nome e confessou quem era! É claro que Deus sabe tudo, porém Ele espera a nossa atitude. Jacó gastou energia a noite toda sem resultado, mas quando reconheceu sua dependência e que necessitava de uma mudança a Unção veio e com ela seu nome foi mudado. Seu futuro mudou: de trapaceiro, mentiroso, enganador, não confiável ele passa a ser Israel, príncipe de Deus, homem vitorioso com poder para gerar uma nação.

Jesus disse: “Não se põe vinho novo em odres velhos”. (Mc. 2:22)
O grande plano de Deus é para quem decide viver uma nova vida, receber uma nova Unção, que gera uma mudança e nos capacita a ser Pai de multidões. Não basta gerar Doze, é necessário deixar-se tratar no caráter.


Jacó teve uma Revelação. Recebeu uma Visão, porém foi a Unção que em resposta à sua confissão gerou a grande mudança, e daí surgiu uma nação!

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

A Cura do Paralítico de Cafarnaum


Texto: Marcos 2:1-12

Introdução: A fama de Jesus percorria o país inteiro. Também os amigos do paralítico ouviram falar do Senhor e se prontificaram a levá-lo até Ele.

I. O Paralítico
a) Estava totalmente desamparado e não podia ir sozinho.
b) Era completamente dependente e foi carregado por seus amigos. V.3
c) Estava interiormente e exteriormente na miséria

II. Os amigos do Paralítico
a) Eram cheios de amor fraternal
b) Tiveram grande fé
c) Estavam em quatro, um sozinho não conseguiria nada.
d) Eram em seu amor, criativos e incansáveis – v.4

III. O Grande Redentor
a) Ao primeiro olhar viu a fé dos carregadores – v.5
b) Depois olhou o enfermo – v.5
c) A fala amorosa de Jesus: “Meu filho” – v.5
d) Seu maior ato de amor: O perdão dos pecados – v.5
e) A palavra poderosa de Jesus: “Levanta-te e anda” – v.11

IV. A Multidão Perplexa
Aquele que foi trazido carregado por quatro homens, agora carregava a sua própria cama!

Conclusão: O perdão dos pecados traz vida e nova força para o serviço. – Efésios 2:5-6

Entendendo Tabernáculos


Faça seus discípulos declarar: eu sou o tabernáculo do Senhor

Levítico 23:33-34-41-42-43

Tabernáculos é a festa ordenada por Deus para ser celebrada por seus filhos como um memorial que Israel peregrinou 40 anos no deserto, vivendo em tendas
Deus ordena a Israel que construa tendas, que durante 7 dias habite nelas, lembrando o povo que habitou em tendas no deserto. Foram habitações temporárias, frágeis e que Deus foi à fonte de proteção e provisão.
Para seguintes gerações, tais cabanas são simbólicas e lembram que somos peregrinos nesta terra, dependentes da mesma fonte o Deus de Israel.

Suká: significa tenda, tabernáculo, habitação, cobertura

Tais tendas nos dias de hoje são construídas nas sacadas, nas casas, feitas com uma estrutura de madeira, cobertas de folhas de tamareiras ou palmeiras e deixando frestas em cima para que possam ver as estrelas e renovarem os seus corações. Tendo a esperança nas promessas do Senhor.

Pais e filhos em família se reúnem para lerem a Toráh, que são as leis de Deus, ou seja, 5 primeiros livros  da bíblia. Fazem suas refeições ali juntos e em especial compartilham o pão e o vinho.

Os ramos do telhado simbolizam “Vitória”

O conceito de habitação refere-se à Yeshua (Jesus) que veio habitar entre os homens e que os que receberam passam a ser habitação do Espírito Santo do Eterno Deus.
A Festa de Tabernáculos profeticamente vem nos ensinar sobre o Rei, o reino do Messias e o privilégio que temos em sermos cidadãos deste reino.

sto envolve uma celebração de regozijo, alegria, danças, músicas e louvores um grande festejo ao Senhor. Isaías 4:4-6

Comemorando esta festa:

1- Gratidão: Quantas vezes durante a nossa vida esquecemos-nos de agradecer os feitos do Senhor. Agradecemos na hora que recebemos e passamos um tempo esquecidos por Seus feitos em nós. E às vezes por uma luta qualquer esquecemos que aquele Deus poderoso, que me concedeu a vitória não se importa mais comigo, por esta atitude muitas vezes murmuramos. Ofendendo e desprezamos a Deus esquecendo assim do que Ele já fez por mim. Nós somos humanos e temos memória curta.

Queremos que Deus faça tudo da nossa maneira e no nosso tempo. Eclesiastes 3
Ser grato é jamais esquecer os feitos de Deus em nossa vida, e em todo tempo lembrar e agradecer oferecendo sempre a nossa vida como oferta ao Senhor. Recebendo sua glória e poder.
Muitas vezes estamos perto da vitória, como o povo de Israel no deserto estavam próximos de Canaã, mas por falta de gratidão pelo livramento (das mãos de faraó e da escravidão no Egito), pela provisão (maná, codornizes e água) e pela promessa (Canaã) acabaram perecendo no deserto 40 anos. Resumindo, não houve solução e conquista para os seus problemas e anseios.

2- Habitação: o povo celebra como um memorial. Deus hoje não habita em tendas feitas por mãos de homens, pois Ele deseja habitar em nós. Quando Ele soprou Seu Espírito em nós foi para que uma parte 

Dele vivesse em nós, e fossemos um com Ele.
O maior prazer de Deus é fazer parte da nossa vida, tanto nas alegrias e conquistas quanto nas tristezas. 

Porém às vezes esquecemos que Deus quer Ser nosso melhor Amigo e não o nosso Criado para fazer o que eu quero, mas ele quer fazer parte da minha vida.
Precisamos entender que Deus conhece nosso futuro e Ele sabe que é melhor para mim, por isso cuide bem deste Amigo fiel que deseja Habitar em você, e não simplesmente fazer visitas na sua vida quando você precisa.

É tempo de celebrar Tabernáculos, pois nós somos o tabernáculo no Senhor. Zacarias 14:16

Semana que vem mais um pouco sobre Tabernáculos...

Aprendemos semana passada sobre a importância de celebrarmos a Festa dos Tabernáculos. Além de ser uma ordenança do Senhor para todas as gerações, é um Memorial onde se é lembrado a peregrinação do povo de Israel nos 40 anos no deserto, habitando em tendas e reconhecendo que Deus foi a sua fonte de proteção e provisão.

Veremos a seguir que a palavra de Deus se mantém fiel e verdadeira, no decorrer de todos estes anos, pois Deus é fiel.

1º) Proteção – Êxodo 13:21-22 A proteção de Deus se mantém em nossas vidas todos os dias, pois a palavra de Dele diz que as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã sobre nós. Este é o segredo de não sermos consumidos, pois todos os dias somos tentados nas nossas fraquezas para nos afastarmos do Pai.

O que tem tentado te afastar do Pai?

A palavra de Deus diz que precisamos orar em todo tempo, mas também precisamos vigiar, porque aquele que ora e não vigia é comparado ao um homem insensato, que construiu sua casa sobre a areia. Seja sempre um homem (ou mulher) prudente.

A proteção de Deus sobre o povo de Israel era algo sobrenatural, de dia Deus colocava uma nuvem para os proteger do sol, e a noite uma coluna de fogo para os aquecer do frio. Tudo isso porque de dia o sol eleva a temperatura a mais de 40°C e a noite a temperatura cai para 0°C. Havia da parte de Deus um cuidado extremo com seu povo Salmos 41:2

Nos momentos difíceis de sua vida, aqueles momentos em que você pensa que está sozinho, é neles que o Senhor está juntinho de nós. Muitas vezes observando qual atitude teremos diante de uma guerra pessoal, se iremos murmurar, desistir, retroceder, ou se iremos declarar que Deus é o nosso Senhor e seguirmos adiante sem abandoná-Lo.

São exatamente estas atitudes que o levarão você a ser um conquistador das promessas de Deus em sua vida. Porque quando estamos fazendo a vontade de Deus em primeiro lugar (Mateus 6:33), a proteção Dele estará sobre nós e ninguém poderá nos tocar.

2º) Provisão – Quando o povo estava no deserto a provisão de deus sobre suas vidas era extremamente visível (Êxodo 16:13), pois recebiam o Maná de Deus, uma farinha que descia do céu como orvalho para fazerem o pão (Êxodo 16:4). Recebiam codornizes, onde à tardinha se fartavam de carne (Êxodo 16:13). Suas vestes não envelheciam (Deuteronômio 8:4).

Do que você tem tido falta?

O nosso Deus é um Deus que provê o impossível para nós, porque na provisão Deus está recompensando o fiel (Princípio de Fidelidade).

À medida que você está mantenho fidelidade a Deus, Ele terá prazer em te abençoar. Pois o plano não é só suprir suas necessidades, como fez com o povo hebreu no deserto. Se você usar sua boca para murmurar contra Deus, você receberá apenas a provisão, para não morrer, mas se você usar ela para glorificar e adorar ao Senhor, ainda que em tempos difíceis, Deus te fará prosperar.

Enquanto estiver no deserto haverá provisão, mas o plano de Deus para tua vida é a terra prometida. Porque a terra prometida não existe apenas provisão, mas lá contém fartura e abundância.

Conclusão: creia e persevere nas promessas do Senhor, pois Ele te guardará e te fará prosperar. Quando você voltar totalmente os seus olhos e coração a Deus, e não deixar com que as lutas, murmurações sejam o plano do teu futuro, você verá a mão de Deus em sua direção. Pois feliz é aquele que faz a vontade de Deus. Um forte abraço Pra Raquel.

CRISES OPORTUNIDADES PARA DEUS AGIR EM NOSSO FAVOR



Texto Base: Eclesiastes 9:11 " Voltei-me, e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a batalha, nem tampouco dos sábios o pão, nem tampouco dos prudentes as riquezas, nem tampouco dos entendidos o favor, mas que o tempo e a oportunidade ocorrem a todos. " 

Introdução: Líder comece a sua célula com esta Ilustração:

O único sobrevivente de um naufrágio conseguiu chegar a uma pequena ilha deserta. Ele pediu para Deus o salvar. Diariamente ele olhou atentamente o horizonte à espera de ajuda, mas parecia que não havia esperança.   Exausto com o passar do tempo, ele conseguiu construir uma pequena cabana de madeira para se proteger e guardar os poucos pertences que lhe restavam. Entretanto, um dia, depois de sair buscando algo para comer, ele chegou a casa para achar a pequena cabana dele em chamas, a fumaça subindo para o céu. O pior tinha acontecido; tudo estava perdido. Ele ficou atordoado com aflição e raiva. "Deus, como pôde você fazer isso comigo!" ele gritou. Porém, cedo no próximo dia, ele foi despertado pelo som de um navio que estava chegando à ilha. 

O navio havia chegado para salvá-lo. "Como vocês sabiam que eu estava aqui?" Ele perguntou. Nós vimos o sinal da fumaça", eles responderam.

As crises em nossas vidas aparecem como desgraças, tensão, conflitos, angústia, desespero, morte na família, perdas financeiras, falta de emprego, separação dos pais, dúvidas, incertezas, abandono familiar e etc... Todas estas situações são difíceis, mas em um momento ou outro da vida muitos de nós passamos por algumas situações como estas.

O texto da bíblia que lemos em Eclesiastes 9:11 fala que o TEMPO e a OPORTUNIDADE ocorre para todas as pessoas.  

Existe um adágio popular que diz que depois da tempestade sempre vem à bonança. Portanto, não é novidade que vivemos constantemente fases boas e outras ruins; que crises são uma constante em nossas vidas. Elas sempre existirão.

Na China, a palavra crise é sinônima de oportunidade. Precisamos aprender que as crises nas nossas vidas são oportunidade para Deus agir em nosso favor.

Como agir em momentos de crise?

O segredo estar em confiar em Deus e ter uma atitude de fé para receber o milagre. Muitas pessoas em momentos de crise desistem de tudo, de todos e até chegam a pensar em tirar sua própria vida. Quantos Desistem do estudo, da família, do trabalho, do marido de tudo enfim. Nossas atitudes nos momentos de crise farão toda a diferença. Temos que em meio a essas crises mudar nossas atitudes. Mude sua atitude hoje.  Como?  

Três passos importantes para recebe o milagre em meio às crises:

1º Passo - Confie e entregue sua vida nas mãos de Deus que poderá cuidar de você.  Ler: Isaías 64:4.

2º Passo - Peça ajuda a Deus. A Bíblia diz no Salmos 145: 18-19 diz que " Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará. "

3º Passo - Tenha uma atitude de paciência. No meio da crise porque ela é passageira e Deus tem o melhor para você.  Deus quer te ajudar e estar perto de você, estar contigo nesta crise. O Salmo 40:1-2 diz o seguinte" ESPEREI com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. 

É fácil ficar desanimado quando coisas más acontecem. Mas não deveríamos perder a esperança, porque Deus está trabalhando em nossas vidas, até mesmo no meio de dor e sofrimento onde achamos que estamos afundando, como em um charco.
Lembre-se, da próxima vez em que sua cabana estiver em chamas, esta tragédia do incêndio pode fazer um sinal de fumaça que vai atrair a ajuda Deus. 

Dê Tempo e tire oportunidades em meio à crise. 

Qual tem sido sua atitude em meio às crises da vida? De medo, desespero, ódio pensamentos de morte?  Você quer a ajuda de Deus?


CONCLUSÃO: Transforme esta crise em uma oportunidade de conhecer a Deus e seu poder. Transforme a crise em oportunidade de mudanças de atitudes e comportamentos na sua vida. Transforme a crise em uma oportunidade de vitória.