sexta-feira, 28 de junho de 2013

Decisão

foto65a.jpg (960×720)
Daniel 1:1-21  

Introdução: Tiago 4:7 apresenta um caminho para a vitória. Nesse versículo, a Bíblia diz que devemos nos sujeitar a Deus e resistir ao diabo e o resultado será a fuga do inimigo. Esse versículo sugere uma postura de vida firme, mostra que vitórias sobre satanás são resultados de resistência, fruto de uma alma decidida. Quando há decisão de nossa parte, certamente haverá uma resposta sobrenatural da parte de Deus. A sua unção respalda os nossos posicionamentos firmes.  

A Bíblia conta a história de três jovens hebreus que foram levados cativos para Babilônia e enfrentaram grandes desafios para se manterem fiéis a Deus. Daniel, Misael, Ananias e Azarias (os quatro jovens) foram selecionados para viver durante três anos na presença do rei e, dessa forma, serem aculturados, ou seja, o projeto era utilizar o potencial deles e imprimir em suas mentes um novo pensamento que os levaria a viver segundo os princípios de Babilônia. 

No estudo dessa semana, veremos três desafios que aqueles jovens tiveram que enfrentar. Então vamos a eles: 

1. Troca de identidade – logo que chegaram a Babilônia os quatro rapazes receberam novos nomes.  Daniel que significa “Deus é meu juiz”, recebeu o nome de Beltessazar que significa “Príncipe de Bel” (Baal). Misael que significa “Quem é como Deus?”, passou a ser chamado de Mesaque, que significa “Quem é como Akur?”, o deus da lua. Ananias que significa “Jeová é misericordioso”, recebeu o nome de Sadraque, que significa “O amigo do rei”. E Azarias, cujo nome significa “Jeová é o meu socorro”, começou a ser chamado de Abedenego, ou seja, “Servo de nego”, o deus mercúrio. 

Satanás tem como estratégia atacar a nossa verdadeira identidade. Ele quer colocar sobre nós nomes que nos distanciam da intimidade de Deus. Ao levá-los para a corte, o rei lhes dá novos nomes para se esquecerem da suas vidas em Jerusalém. Deus fez de nós, em Cristo Jesus, filhos de Deus. Essa é a nossa verdadeira identidade. Mas quantas vezes o diabo quer nos dar novos nomes. Muitos ele tem chamado de fracassado, derrotado, infeliz, perdedor, etc. Quais são os nomes que o inimigo tem lhe dado? Rejeite todos esses nomes, porque em Cristo temos a nossa identidade de filhos legítimos! 

2. Contaminação – no versículo 8, o texto diz que Daniel resolveu firmemente não contaminar-se com as finas iguarias do rei. As comidas do rei eram comidas consagradas a ídolos, eram imundas, e por isso eles decidiram não consumi-las, ainda que todos os jovens da corte tivessem que comer daquilo que lhes era posto à mesa. Precisamos tomar cuidado com as “comidas do diabo”, ele sempre investirá em “alimentos” que contaminam a alma dos filhos de Deus.    

Você tem vencido os desafios de não se contaminar? Certos programas de televisão, livros e revistas pornográficas, más companhias, mentiras, sensualidade, impurezas, e tantas outras coisas, na verdade têm a função de alimentar a alma do homem. De acordo com aquilo que nós consumimos, nos aproximaremos ou nos afastaremos de Deus. Portanto, entenda que não se contaminar também tem a ver com a nossa decisão de alma, e aqueles que se decidem terão cada vez mais a vida de Deus em si mesmos. 

3. Postura de Fé – o terceiro desafio foi assumir uma postura de fé. Quando Daniel disse ao chefe dos eunucos que eles não comeriam da mesa do rei, Daniel e seus três companheiros se submeteram a um teste de dez dias comendo legumes e bebendo água. Se nesse prazo eles apresentassem qualquer deficiência física, seriam denunciados ao rei. Porém, o verso 15 diz que depois de dez dias a aparência deles era melhor e estavam mais robustos do que aqueles que se alimentavam das iguarias do rei.  

Deus honrou e preservou aqueles jovens mesmo vivendo no exílio. Além disso, Deus os recompensou por terem sido fiéis, os levantando com muita unção e autoridade na terra de Babilônia. Depois da decisão desses jovens, depois de terem passado pelo teste da fé, o verso 17 diz que eles receberam de Deus o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria, e a Daniel deu também a inteligência de todas as visões e sonhos. 

Conclusão: Creia que Deus quer curar a sua alma, fazendo de você uma pessoa decidida. Não viva à deriva dos seus sentimentos, não seja um joguete das suas próprias emoções, e muito menos se deixe manipular pelo inimigo. Deus se move hoje para restaurar a sua identidade espiritual. Portanto, tome posse do que Deus está lhe oferecendo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário