sábado, 3 de dezembro de 2011

A obendiência de Saul

Texto: I Samuel 15

Introdução: Como podemos saber o que uma pessoa muitas vezes esta pensando a respeito de um comando que lhe foi dado se não temos o poder de entrar dentro dela e vasculhar seus pensamentos e desejos de alma? A bíblia fala desse rei chamado Saul, na verdade o primeiro rei de Israel, até então, Israel vivia sobre os comandos de Samuel o profeta, e o relato que temos é surpreendente, pois nunca Israel havia perdido uma guerra, mas por causa dos povos vizinhos e suas influências na cultura local eles começaram a pedir que Samuel lhes ungisse um rei, assim como os outros povos tinham, Samuel buscou em Deus para que lhe desse um rei.

A escolha de Saul: A bíblia diz que Saul e um moço que ajudava a cuidar das mulas de seu pai se perderam tentando achá-las. Elas haviam se perdido quando tiveram a idéia de procurar o profeta para que os ajudasse e quando ele entrou na casa de Samuel, logo Samuel se afeiçoou ao jovem Saul por sua estatura, a bíblia diz que Saul se sobressaía a todos os outros homens de Israel, Deus deu um comando a Samuel para que o ungisse rei de Israel e assim aconteceu.

Seu primeiro comando: Foi um pedido de Deus para que ele fosse aos amalequitas e destruísse a tudo, matasse seu rei, seus soldados, seus filhos, seus animais, enfim destruísse a Amaleque por completo, mas quando chegou na cidade dos amalequitas, e a guerra começou o rei dos amalequitas se rendeu, ele resolveu poupar o rei algumas pessoas e muitos animais que eram lindos diante de seus olhos, mas veja que a ordem era para que ele os destruísse por completo, porque eles haviam destruído Israel no deserto, quando eles saiam da terra do Egito.

Será que se obedecer parcialmente Deus também aceita? E como falávamos será que a obediência debaixo de uma ordem, ainda mais de Deus pode ser realizada pela metade? Veja o que aconteceu com Saul quando ele está retornando de volta a Israel, Deus na noite, vem falar com Samuel e diz: arrependo-me de ter ungido Saul rei sobre Israel, o profeta não sabia de nada até então, Deus revela a ele a desobediência de Saul, veja bem, nenhum nível de desobediência vai ficar oculta sem que Deus a exponha diante de todos, Samuel sai ao seu encontro pela manhã bem cedo e vai conferir se ele havia executado as ordens dadas por Deus através do profeta e a tristeza foi terrível, pois a desobediência que estava oculta foi descoberta, a fúria de Samuel foi implacável, ele mata o rei Agague diante de todos e diz para Saul sem perdão que Deus lhe havia rasgado o reino e dado a outro, que horrível é o fruto da desobediência.

Conclusão: Toda a desobediência jamais passará despercebida diante de Deus, sem que Deus a revele. Deus não compartilha nada com aqueles que entram nesta rota, pois ele ama aos obedientes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário