quarta-feira, 19 de março de 2014

LIVRES EM DEUS PARTE FINAL


 “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (João 8:36) 
No estudo de duas semanas atrás, aprendemos que uma pessoa livre se expressa em tudo o que faz. Então, quando você vir uma pessoa se expressando, esse é o sinal da cura dessa pessoa e do quanto sua alma é ou não livre. Esta semana aprenderemos sobre outros tópicos que nos ensinarão a ser livres e nos expressar livremente. 
O amor a Deus (Deuteronômio 6:5-7) 
Em João 15:12, Jesus disse que há uma ordem para nós, um mandamento que diz que devemos nos amar uns aos outros assim como o Senhor nos amou, nos ama e sempre nos amará. Esta é a Sua ordem para nós: amar vidas. Através da obediência, alcançamos o amor, porque amar é uma decisão.
O amor aos inimigos 
Jesus disse em Mateus 5:44-48: “Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? não fazem os gentios também o mesmo? Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial.” 
Ao dizer que devemos amar os nossos inimigos, Jesus estava dizendo que, no dia em que decidíssemos amar aqueles que nos perseguem, não teríamos mais motivos para dizer que não gostamos de alguém, porque o amor de Deus vai entrar no seu coração em uma profusão tão grande que você passará a amar as vidas no sobrenatural de Deus. 
Amar os inimigos é uma ordem do Reino que não deve ser quebrada. Amar uns aos outros como o Senhor nos ama, e amar os que nos perseguem significa que não há benefício quando fazemos o contrário. 
Pare por um instante e pense em uma pessoa que você não gosta, não simpatiza. Pensou? Então, se possível, vá até essa pessoa e faça um conserto com ela. Você só tem a ganhar agindo assim e, mais uma vez, o diabo perderá território, porque o amor vence tudo. 
Orar pelos inimigos 
A Bíblia diz que além de amar, devemos orar por nossos inimigos que nos perseguem (Mateus 5:44). Orar pedindo de Deus graça, revelação, unção e paz para que não haja mais motivos para inimizades. É assim que uma pessoa curada age. O curado não permite que mágoa, ressentimento, lembranças ou mesmo alguém que, por ignorância fez algo para lhe prejudicar, prenda a sua vida ao passado. 
Quem é nascido do espírito vence a obra da carne. Deus nos dará o dom perdoador para que haja liberalidade em nossos corações, para que amemos verdadeiramente uns aos outros. Ao lhe fazerem essa pergunta novamente, se você decidir amar os que lhe perseguem, não terá mais motivo de se lembrar de alguém que lhe causou algum dano. Uma pessoa curada não se permite ficar presa a uma lembrança. 

Amar a si mesmo 
Para amar vidas, é necessário ter a habilidade de se amar primeiro, de ter uma alma organizada e renovada. Como está o nível da sua alma? Quando cumprimos os mandamentos, o Senhor organiza o nosso mundo interior. 
Uma pessoa que não se ama também não ama vidas. Ora, uma pessoa que se autodenomina que não ama a si mesma é porque tem muita coisa em seu histórico. O que faz uma pessoa se amar não é a aparência, o biotipo, o estereótipo, o fator externo, mas o que é somado na alma; isso é o que conduz ao amor ou ao aborrecimento. Há pessoas que são aparentemente bonitas, e se odeiam; outras são aparentemente feias, e se amam. Quem tem uma alma livre se ama e ama vidas. 
Qual a visão que você tem de si mesmo? Isso é muito importante. As pessoas se veem de acordo com a alma. Deus vai ampliar o conceito que você tem de si mesmo e você expressará a mente de Cristo. O Filho do Homem possuía uma alma que desejamos, e entrará em nós para ampliar nosso conceito, conduzindo-nos ao amor por vidas.  
Respeito 
Precisamos nos respeitar. O respeito nos permite enxergar a nós mesmos e às pessoas de forma diferente. Tudo se torna mais compensador quando voltamos a respeitar a vida, respeitar o que fazemos e respeitar as pessoas. 
Deus quer nos curar em todas as áreas. Uma alma desestressada volta a amar. A alma estressada obstrui o amor. Precisamos remover tudo o que embruteceu a alma para que voltemos a amar. Quando voltarmos a amar, ganharemos, consolidaremos, discipularemos e enviaremos uma equipe de excelência. 
Deus está desestressando a nossa alma e nos batizando em amor. Somente através do amor aumentamos o nosso nível de conquista. Toda pessoa que vive de bem com a vida prospera muito mais. 
Não podemos esquecer que Deus nos entregou através de Jesus o mandamento do amor: (João 15:12-17)

LIVRES EM DEUS PARTE 1


“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (João 8:36) 
Deus nos resgatou da maldição do pecado e nos tornou pessoas livres nEle para nos expressarmos uns com os outros através do Seu amor. Quando somos livres, além de nos expressarmos, manifestamos a expressão do amor de Deus aonde vamos, porque uma pessoa livre se expressa em tudo o que faz. Quanto mais entendemos que somos livres em Deus, mais libertos e curados nos tornamos. 
Se você já teve uma experiência de cura e, com certeza, você tem ou presenciou pessoas sendo curadas, sabe que cada um se expressa alegremente pela cura recebida. Essa expressão é porque reconhecem que o Senhor as tocou em um nível sobrenatural. O mesmo acontece na alma. Uma pessoa que tem uma alma curada se expressa, fala, porque é livre. É por isso que Satanás investe tanto com ciladas para atacar a alma humana. 
O ataque nas emoções 
Há pessoas que são conhecidas como tímidas por não falarem muito; outras são chamadas de tímidas, mas sabem lidar com o público. Porém, apesar da timidez, muitas dessas pessoas formam famílias, criam filhos e desenvolvem outras atividades no decorrer da vida. Podemos concluir que as pessoas são tímidas para determinadas realizações, mas não o são para outras. 
Satanás prende as emoções para que não consigamos nos expressar nem esboçar os sentimentos. Mas quando a pessoa é curada, torna-se livre para se expressar, alcança destreza no falar e se torna um exemplo de comunicação. Ao ser tocada por Deus, a pessoa descobre que a sua alma estava associada ao passado onde se escondia atrás de muitas situações. 
O alvo do diabo é conservar feridas e opressões. A Bíblia diz que o Senhor Jesus veio para nos trazer vida em abundância, enquanto o diabo veio para roubar, matar e destruir as emoções, os sentimentos, a vida espiritual, a vida intelectual, a vida afetiva. O propósito do diabo é nos tornar reféns do seu cativeiro (João 10:10). Jesus quer retirar o Seu povo de todo cativeiro e trazer libertação. A vontade do Pai é nos ver plenamente curados e sarados, verdadeiramente livres. 
A cura de Deus 
“Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará. e a tua justiça irá adiante de ti; e a glória do Senhor será a tua retaguarda.” (Isaías 58:8) 
Jesus quer curá-lo apressadamente para que você se expresse cem por cento no Reino, de forma que seja uma surpresa para todos que lhe cercam. Por isso, se expresse. Essa é a qualidade de uma alma plenamente curada. 
Talvez você olhe para sua vida e veja áreas que parecem estar atrasadas, porque o objetivo de Satanás é prender a sua alma. Porém, tenha a convicção de que Aquele que começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus, como está escrito em Filipenses 1:6. 
“Se o Filho do Homem vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. Essa é a afirmação de João 8:36. A cura de Deus não é para pessoas quase livres, mas para aquelas que reconhecem a autoridade de Yeshua em suas vidas. 
O objetivo da cura 
Uma pessoa curada se expressa porque é liberta. Deus quer que você seja livre para que, ao abrir da sua boca, a comunicação do Trono o encha de palavra rhema, palavra de conhecimento, palavra de poder, palavra que quebra grilhões e constrói coisas novas, porque uma alma livre se expressa. 
Ao chegar à célula, chegue com a ousadia do Senhor e com a unção que Ele lhe deu para consolidar. Não fique guardado em sua alma e mergulhado em você mesmo, achando que você não pode quando a Palavra afirma que você pode todas as coisas em Jesus que o fortalece (Filipenses 4:13). 
O capítulo 15 de João é um discurso para discípulos curados, chamados discípulos do Senhor Jesus. Jesus faz todo esse discurso para mostrar o que é ter uma alma livre, sarada, curada e liberta em sua essência. Todo o discurso de Jesus é para atingir os frutos e lhes dar nomes e características, bem como chamá-los de frutos fiéis. Todo fruto que é fiel possui em sua vida a característica de ser curado e liberto.  
Obediência 
A obediência é uma das características de uma pessoa curada. Ordens são dadas para serem obedecidas, quer sejam humanas, quer sejam espirituais. Quem trabalha na vida secular sabe que, ao receber uma ordem do seu chefe, precisa cumpri-la, senão sofrerá consequências e deixará de gozar alguns privilégios. Devemos obedecer. Quando isso não acontece, causamos danos para nós e, muitas vezes, para as pessoas com as quais convivemos e dependem de nós.
Não há como quebrar princípios e não colher consequências danosas. Pode ser durante um minuto, um segundo, não importa, uma lei foi quebrada e seu infrator deverá administrar as consequências dessa ação, seja de ordem física ou espiritual. Deus é assim. Ele criou leis que não devem ser quebradas. 
Quando somos curados, passamos a ter sensibilidade à obediência. Só obedece quem tem sintomas de cura e libertação. Quem não tem sintomas de cura e de libertação, diz até sim para a obediência, mas faz o contrário, por ter um ponto de contato no passado que está sempre conduzindo-o a lembranças que o faz resistir à obediência. 

Continua...

Restaurando os sonhos


Gênesis 41:25-26

Introdução: uma das histórias mais fascinantes contadas na Bíblia, sem dúvida, é a história de José. Filho de Jacó, José teve a vida marcada pelos seus sonhos. Ainda muito jovem José sonhou que reinaria sobre a sua casa, mas não teve a compreensão das implicações que esse sonho causaria na sua vida. Porém, mesmo tendo que enfrentar situações que ele jamais imaginou, José viu os sonhos que sonhou se realizarem, porque os sonhos que sonhou foram os sonhos de Deus, e os sonhos de Deus não morrem.  

1. Quem tem um sonho torna-se diferenciado – em primeiro lugar, entendemos que os sonhos de Deus nos fazem ser diferentes. A Bíblia diz que os irmãos de José olhavam para ele com outros olhos por causa dos seus sonhos. Gênesis 37:11 conta que os seus irmãos lhe tinham ciúmes. Sabe por quê? Porque os sonhos de Deus nos dão nobreza, nos fazem olhar a vida de modo diferente, os nossos pensamentos se elevam porque os pensamentos de Deus são elevados. 

Por isso, quando Deus nos faz sonhar, a nossa postura muda por causa dos sonhos que recebemos. Foi assim com José, quando Deus lhe deu sonhos, ele se destacou no meio da sua família. Ele começou a ver o que os seus irmãos não viam. Por outro lado, quem não tem sonhos vive por viver, a vida é sempre a mesma porque os dias são sempre iguais. 

2. Quem tem um sonho incomoda quem não tem – outro aspecto a ser considerado é que os sonhos que Deus nos dá irão incomodar aqueles que não sonham. Os sonhos de Deus mexem com as estruturas. Poderíamos até dizer que os sonhos são “provocações” de Deus para nos tirar da mesmice. Tudo corria tranqüilamente na casa de Jacó, mas, de repente, Deus deu sonhos a José e isso gerou um desconforto na sua família. 

Muitas pessoas não gostam das novidades de Deus, elas querem que tudo continue sempre igual, pois assim se acham mais protegidas. Por isso os sonhos as incomodam tanto, pois eles representam uma ameaça à “tranqüilidade” na qual elas vivem. Os sonhos de José tanto incomodavam os seus irmãos que eles, debochando de José, o chamavam de “tal sonhador” (Gn 37:19). 

3. Quem tem um sonho tem que estar disposto a pagar o preço – Entenda que José sonhou com o resultado, sonhou com o fim das coisas, mas não sonhou com o processo.  Quando sonhamos com resultados não podemos nos iludir imaginando que tudo aquilo que Deus está nos mostrando em sonho virá sem que um preço seja pago.

José sonhou com o seu governo, mas não sonhou com o ódio dos seus irmãos, que pensaram até mesmo em matá-lo, mas acabaram vendendo-o para os midianitas. Ele não sonhou em ser escravo de Potífar, no Egito. Não sonhou em ser caluniado pela mulher infiel de seu dono. Não sonhou em ir para a prisão injustamente e lá ser esquecido por gente que ele ajudou.  José sonhou com resultados e não com processos. Geralmente é assim. Os sonhos mostram o fim das coisas, a “arte final de Deus”, e não a dureza da caminhada. Entretanto, em todo tempo vemos um José determinado e fiel a Deus. Mesmo sem entender o processo, ele permaneceu firme aos princípios e por isso prosperou em todos os caminhos. 


Um feliz 2014 para todos vocês, e que este ano seja verdadeiramente um tempo de grandes colheitas e bênçãos do Senhor sobre tua vida. Abraços dos seus Pastores Josué e Raquel.

PERSEVERANDO PARA ALCANÇAR O ALVO



Introdução: Nos dias de hoje travamos muitas batalhas, a vida é uma corrida, os dias passam voando, hoje solteiros, amanhã casados; Salomão fala em provérbios que o homem é como um vapor que logo desaparece. E assim muitos vêem, e outros partem deste mundo, alguns muito cedo outros cheios de dias. Em Mateus 6:33 o Senhor Jesus nos dá uma dica maravilhosa sobre sermos sábios nesta terra, buscar o seu reino e a sua justiça e todas as outras coisas seriam acrescentadas. O segredo está diante de nós, vamos aprender um pouco mais da palavra de Deus.

Hebreus 10:35-39

Vs 35 - Paulo falando aos Hebreus sobre a confiança que eles deveriam ter em Deus, que ela não poderia ser abalada por nenhuma circunstância, pois ela traria a bênção necessária que estavam precisando.

Hoje em dia qual é o valor da palavra das pessoas que te cercam. Às vezes muito pouco, a sociedade é desconfiada, o ser humano perdeu a confiança uns nos outros, o papel vale mais que qualquer coisa, e às vezes achamos que a palavra de Deus não vale nada, ou confiamos desconfiando. Amado (a) o que mais agrada a Deus é ver que os seus filhos estão confiando Nele, confiando na sua palavra. Certamente não gostaríamos se mostrássemos o caminho do sucesso para nossos filhos e eles ignorassem e não acreditassem em nós e os víssemos derrotados apanhando da vida. Assim é Deus Ele já proveu o caminho da bênção, da vitória, é só seguir este mapa, ouça a sua palavra e creia, confie e certamente assim como diz no final do versículo o galardão virá, isto é, a benção.

Vs 36 - Paciência para alcançar a promessa. Paulo diz aos Hebreus depois de feito a vontade de Deus deveriam permanecer firmes para alcançarem a promessa.

O povo de Israel ficou 40 anos no deserto antes de possuírem a terra que Deus tinha prometido a Abraão que lhe daria. Não herdarão antes por pecarem contra Deus murmurando, reclamando, salvo Calebe e Josué que permaneceram firmes e possuíram a terra da promessa.

Você precisa de um milagre, creia, persevere, fique firme porque ele virá para você.

Vs 37 - Ainda um pouco de tempo e o que tem que vir virá e não tardará.

Vs 38 - Paulo fala que o justo viverá pela fé, e se ele reclamar, Deus não tem prazer nele. A fé é firmada não no que falamos, pensamos ou sentimos, mas no que a palavra de Deus fala; Deus não se agrada de covardes, mas de valentes, mesmo que na aparência estamos desolados, desanimados, mas no nosso coração cremos que o milagre do Senhor virá ao nosso encontro.

Vs 39 - Paulo fala algo muito importante que nós não somos daqueles que recuam, mas aqueles que avançam. Com isso Ele estava dizendo para não corrermos da luta, não fingirmos da provação, mas perseverarmos. Muitos na caminhada da fé vêem os obstáculos e querem desistir, gostam da palavra, das bênçãos, mas quando vem uma luta maior correm.

Eu e você não podemos ser inconstantes, ora em cima, ora em baixo como a onda do mar, (Tiago 1: 6) devemos ser firmes crendo nas promessas de Deus que ao seu tempo tudo cumprirá na nossa vida. Jesus disse: (João 16:33) que no mundo teríamos aflições, mas tende bom animo porque Eu venci o mundo e vocês venceram.


Existe só uma rota para a salvação para o milagre, para a vida eterna para a mudança no casamento, bênção no lar, e este é Jesus Cristo.  Busque mais se aprofunde não recue, e as promessas de Deus viram para você.  

Restaurando o altar



Introdução: Muitos querem crescer prosperar, ter êxito na Visão, mas precisam entender que sem santidade em suas vidas não há como conquistar. A santidade respalda a conquista. Elias nos mostra através de seu exemplo como devemos agir para crescer e prosperar.

Entendemos por este texto que sem relacionamento e intimidade com Deus não existe vitória. Para que este profeta tenha vivido essa experiência certamente é porque ele era santo e tinha intimidade com Deus.

1. Elias restaurou o altar – I Rs.18:30 Ele chamou o povo para que se aproximasse – isso fala de relacionamento, intimidade.

Você quer ser uma pessoa com corpo, alma e espírito restaurados? Então precisa restaurar o altar do Senhor.  Sem comunhão não há restauração. Sem restauração não há santidade. Como discípulos, precisamos levar nossos discípulos à santidade. Como discípulos levar nossa família à santidade. Como líderes e discípulos, devemos restaurar o altar e viver uma vida de santidade. Essa é uma visão que restaura o altar e a vida de santidade.

2. Elias tomou doze pedras – I Rs.18:31

Conforme o número das tribos de Israel, 12 fala de Modelo, o modelo dos 12. Com as doze pedras ele restaurou o altar. A restauração só acontece quando você se torna um modelo. Pedra fala de algo sólido, firme, resistente. Você tem que ser firme, ser cabeça, ser indesistível. O Senhor quer que você olhe para o alto, para o autor e consumador de todas as coisas. Jerusalém está edificada sobre rochas. Das rochas é que são tirados os diamantes. Você é um diamante! Você é uma pedra pura, limpa e santa!

3. Elias preparou a lenha – I Rs.18:33

Lenha fala acerca da cruz de Cristo. A cruz fala de morte mais também fala de ressurreição, Cruz fala de santidade. Só ressuscita quem está decidido a viver uma vida de santidade. A lenha precisava pegar fogo, como muitas coisas em nossas vidas. Todos os nossos problemas foram resolvidos na Cruz do Calvário. Um homem santo, que não tinha pecado, decidiu morrer por todos os pecadores. Não somente a morte de Cristo nos salvou, mas a sua Santidade. Jesus viveu em santidade e morreu para que tivéssemos vida em abundância.

A morte de um homem pecador não traria nenhum resultado para as nossas vidas! Mas aquele que morreu por nós era santo, e Sua santidade trouxe vida para nós. Na cruz, Cristo nos tornou mais que vencedores. As enfermidades, tristezas, derrotas, divisões, separações, misérias, vícios e toda escravidão já foram levados pelo Messias.

4. Elias mandou que enchessem os cântaros de água – I Rs.18:34 e 35

A água fala da palavra de Deus. Precisamos estar cheios dela. Quanto mais cheio da Palavra uma pessoa for, mais unção e autoridade ela terá. A Visão só funciona na vida de quem funciona na Visão. Os cântaros precisam estar cheios, para que o projeto funcione – ganhar, consolidar, discipular e enviar. Por três vezes derramaram a água. Isso significa que quando você se decidir por Jesus virá sobre sua vida unção tripla de santidade e conquista. Será bênçãos sobre bênçãos.

5. Elias orou ao Senhor – I Rs.18:36

Na hora do sacrifício, ele se colocou diante do altar e orou. Sem oração não há santidade. Se você quer ter unção deve trilhar o caminho da oração.

6. A Santidade faz cair à unção – I Rs 18: 37-38

A santidade atrai a unção, a presença do Espírito Santo. Elias tinha um objetivo, fazer o povo se voltar para Deus. Só se chega a Deus através da Santidade. Hb.12:14 .Coxear em entre dois pensamentos. O profeta sabia que precisava do Espírito Santo, de santidade e do povo para restaurar a nação. Somente o Espírito Santo convence o homem do pecado, da justiça e do juízo. Jo. 16:8.


Hoje é o dia de você decidir por Deus, é o dia de romper com o pecado, a mentira e o engano. Chegou o tempo de decidir servir ao Senhor. “Quando o povo viu, todos caíram sobre os seus rostos e gritaram: só o Senhor é Deus!” – I Rs.18:39.

Salmos 91


Introdução: Esta semana veremos um pouco sobre segurança em Deus, de colocarmos Nele nossa confiança, nossa fé e crermos na sua palavra, porque ela é fiel e cumprirá tudo o que estiver escrito, ouve um homem chamado Davi, integro e reto que aprendeu a confiar e andar pela palavra de Deus.

Texto base Salmo 91:1

Ele é fiel. Em I Samuel 17:26 Davi se depara na sua juventude com um grande desafio chamado Golias, um homem de quase 3 metros de altura, porém a sua fé estava bem alicerçada e neste versículo. Ele lembra que Deus jamais quebra a sua palavra, jamais passa por cima da palavra (em Jeremias1:12), o Senhor diz eu velo pela minha palavra, para cumprir. Davi diz este incircunciso filisteu no verso 26, que estava lembrando da aliança de Deus com Abraão, a aliança da circuncisão e estava dizendo que Ele era filho da promessa e da descendência de Abrão, isto é Deus o Eu Sou estava com Ele. O mesmo que abriu o mar vermelho, fez prodígios no deserto e tinha dado a terra de Canaã. O gigante Golias era café pequeno, porque a fidelidade de Deus jamais falha. E assim o gigante desabou.

No Salmo 91:1 Davi diz: AQUELE que habita no esconderijo do altíssimo, a sombra do onipotente descansará. Davi sabia que Deus Ele é fiel, e neste Salmo Ele declara que a pessoa que o quer, e o buscá-lo de coração, e fazer com que Ele faça parte da sua vida nele, no Altíssimo esta pessoa pode confiar.

O problema às vezes é que nos decepcionamos com amigos, parentes, pessoas mais chegadas depositando nossa confiança nelas e muitas vezes endurecemos o coração, ficamos armados para a palavra de Deus. Apostamos nas pessoas e quebramos a cara, mas Deus jamais vai te decepcionar, o Salmista diz (Salmo 27:10) Pode teu Pai e tua mãe te desamparar, mas o Senhor te   acolherá. As pessoas podem nos abandonar, Deus jamais fará isto, a não ser que nós venhamos a deixá-lo, amando mais o que nos cerca do que a Ele. O 1º mandamento é amá-lo de todo o coração, com todas as nossas forças. Amá-lo é servi-lo.

Habita no esconderijo. O salmista continua dizendo que Deus é um esconderijo, isto é um lugar de refúgio de descanso. Mais do que ninguém Davi sofreu perseguições atrozes do Rei Saul, seus filhos e muitos outros, seguidamente em oração se escondia em Deus e a presença de Deus o confortava, o curava, o restaurava e preparava para ir em frente.

Quantos de nós as vezes pensamos em largar tudo e fugir, achando que assim se resolverá o problema, as vezes achamos que tirando a vida soluciona, deixando a esposa, o esposo, o trabalho e muitos até chegam a fazer alguma destas coisas porém, continuam frustrados. O homem foi criado por Deus e somente Ele preenche o vazio da alma, não existe bebida, droga ou qualquer outra coisa que pode preencher este vazio, somente o nosso criador.

Davi sabia, que o descanso e o alento em todos os momentos, estava em Deus o altíssimo.

A sombra do Altíssimo Descansará. Uma sombra serve para nos guardar do sol quente que castiga nosso corpo principalmente no deserto, onde a temperatura de dia chega a quase 50 graus. Isto quer dizer que não importa a pressão das lutas, o calor das dificuldades se você buscá-lo e se entregar, você descansará em seus braços e sentirá paz no coração.

*Onipotente- Isto é aquele que tem todo o poder, tudo está debaixo da sua mão poderosa, ELSHADAI.

*Descansará- Encontrará paz interior, vida espiritual, e o vazio será preenchido.

Conclusão: A nossa vida aqui é uma passagem curta, porém a decisão que tomamos definirá se teremos uma vida com Deus ou sem Ele. E após a morte a vida eterna de bênçãos. Precisamos caminhar e prosseguir a conhecer mais o nosso Pai Celestial. Jesus disse: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama. Pratique a palavra, veja se sua vida está dentro desse caminho faça o Encontro e entre na Escola de Líderes e Deus se revelará a você, AQUELE, coloque o seu nome, habita no esconderijo do Altíssimo, não existe outro, a sombra do Onipotente DESCANSARÁ.  

Sete passos para vitoria


Texto: Lucas 15:11-17

INTRODUÇÃO: (compartilhe a história do Filho Pródigo).

Após o filho pródigo abandonar a casa do Pai resolvendo cujo final redundou em uma trajetória de fracassos e dissabores, chegou a conclusão que a sua rebeldia tinha lhe custado um alto preço. Esta situação serviu de instrumento para quebra da casca do orgulho e soberba fazendo com que surgisse em seu interior o desejo de retornar à casa do pai, de onde nunca deveria ter saído. A quebra da casca faz surgir o lado sensível que ainda não havia sido atingido levando o filho pródigo cair em si.

Esta obra somente é feita através do Espírito Santo que convence o mundo do pecado da justiça e do juízo – João 16:8.

O CAMINHO PARA A VITÓRIA:
 1 – Seu despertar – caiu em si – v.17
 2 – Sua reflexão – eu aqui morro de fome – v.17
 3 – Sua decisão – levantar-me-ei – v.18
 4 – Sua confissão – eu pequei – v.18
 5 – Sua declaração – eu não sou digno – v.19
 6 – Sua prontidão – abrir mão de tudo – v.19
 7 – Seu regresso – levantou-se e foi – v.20 a


 Conclusão: Levar o discípulo a entender o processo de humildade verdadeira que envolve o verdadeiro arrependimento e os benefícios que são colhidos. E que somente em Jesus temos o melhor desta terra (Isaias 1:19).

Sustentando a Palavra Profética


II Pedro 1:19

Introdução: existe um poder espiritual nas palavras que saem da nossa boca que vai além do nosso entendimento. Provérbios 18:21 ensina que “a morte e a vida estão no poder da língua”. Bem, se a palavra que sai da nossa boca tem esse valor todo, imagine a palavra que sai da boca de Deus, sendo liberada por intermédio da nossa boca. Em Isaías 55:11, Deus decreta: “Assim será a palavra que sair da minha boca; não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a designei”. 

O que precisamos entender é que o nosso Deus é Deus de palavra. Ele é um Deus que fala, promete e cumpre. Entretanto, muitas vezes não damos crédito ao que Ele está falando, e perdemos as bênçãos por isso. Abordando esse assunto, Pedro, em sua 2ª carta, escreve o seguinte: “Temos assim tanto mais confirmada a palavra profética e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vossos corações” (II Pedro 1:19).  

Pedro diz que precisamos atender à palavra profética, isto é, prestar atenção ao que foi liberado ao nosso favor. Ele ensina que a palavra que é dita ao nosso respeito é mais do que um palavra de ânimo, mas uma candeia que brilha e faz nascer à estrela da manhã na alma.  Ou seja, Deus libera uma palavra sobre a nossa vida, cremos nela, e velamos por aquilo que foi dito. É como se uma pequena lanterna acendesse num momento de escuridão da vida para nos conduzir à claridade total, isto é, a solução do problema. Como diz Pedro: uma candeia que brilha em lugar tenebroso até que o dia clareie. 

Se você tem vivido um tempo em que as coisas não estão muito claras, agarre-se à palavra profética, que servirá de candeia para lhe conduzir ao dia claro. Diante dessa proposta, algumas perguntas são inevitáveis: Como viver pela palavra? Como sustentar a promessa? Como construir uma nova mentalidade? Para respondê-las, vamos nos valer da experiência de Josué, discípulo de Moisés, que tinha uma palavra profética sobre a sua vida e foi conduzida por ela.  

1. Decisão de Alma – Diante de uma palavra de Deus ao nosso favor, antes de tudo, precisamos de uma decisão de alma. Em Josué 1:6 e 9, por duas vezes, Deus diz a Josué: “Sê forte e corajoso”. A alma é o centro das nossas decisões, se as nossas emoções na se estabilizarem, a nossa convicção será abalada e a palavra profética pode se perder. Essa é a razão pela qual muitas pessoas, nos seus altos e baixos, abandonam o que Deus liberou sobre a vida delas. 
Perceba que Deus estava falando para Josué que seria com ele, mas cabia a Josué vencer os seus medos. A instabilidade emocional rouba a promessa. Infelizmente, muitos se tornam infantis diante da adversidade e na sua infantilidade perdem a palavra profética. Satanás é ladrão de promessas, não permita que ele roube o projeto de Deus para a sua vida. Decida de todo coração a permanecer dentro do plano de Deus, certamente, tudo o que Ele prometeu para você se realizará. 

2. Buscar o sobrenatural – Em segundo lugar, não podemos nos esquecer que a decisão tem que ser alimentada, e o grande alimento da decisão é provar do sobrenatural de Deus. Em Josué 1:5 Deus diz: “Assim como fui com Moisés, assim serei contigo”. O ministério de Moisés foi marcado pelo sobrenatural. As dez pragas do Egito, a abertura do mar Vermelho, a água que fluiu da rocha, os dez mandamentos, são exemplos de como a mão sobrenatural do Senhor foi com Moisés.   
Quando decidimos permanecer naquilo que Deus falou conosco, temos que alimentar a nossa decisão com o poder sobrenatural de Deus. Deus disse que da mesma forma como foi com Moisés, Ele seria com Josué. Pois, Ele foi com Josué, então temos que acreditar que da mesma forma Ele será conosco. Portanto, busque o milagre, prove do extraordinário. Quem assume a promessa e permanece nela, certamente entrará num tempo de conquista sobrenatural. 


3. Sustentar a decisão com a palavra – Em Josué 1:8, Deus coloca a sua Palavra como a grande base que sustenta a nossa decisão. Ele diz para Josué não cessar de falar do Livro da Lei e meditar nele dia e noite. Em outras palavras, Deus está dizendo: “encha a cabeça com a minha Palavra”. A Palavra protege a decisão de outras vozes que tentam roubar o nosso ânimo e a nossa decisão.  Muitas vezes, damos mais ouvidos as vozes estranhas que invadem a nossa mente do que a voz de Deus que está registrada nas Escrituras. Para a preservação da alma e a consolidação da decisão, é fundamental se interessar pela Bíblia, fazer dela uma fonte de alimento para o nosso espírito e alma, ter um plano de leitura bíblica, e meditar nas promessas.

Tempo de mudança


Gênesis 12:1-4          

Introdução: Sabemos um pouco sobre a vida de Davi, que foi um homem escolhido segundo o coração de Deus. Foi chamado na adolescência, enfrentou muitos desafios como: urso, leão, Golias, Saul etc... Mas se manteve fiel a Deus e esta fidelidade o levou até o trono de Israel. Fidelidade e compromisso são duas coisas que andam juntas e quando aprendemos e principalmente praticamos. Atraímos assim a bênção de Deus sobre nós. Deus ele é fiel naquilo que fala e cumpridor das suas promessas.

Em Gênesis 12:1- 4  Deus fala a Abrão, sai da tua terra e da tua parentela e vai para a terra que eu te mostrarei. Abrão foi um homem fiel e temente a Deus, réu na sua palavra e é conhecido como pai da fé. Já era casado quando Deus o chama e vivia em Ur nos caldeus com seus familiares e Deus faz a ele uma promessa de posteridade e que sua bênção estaria sobre ele.

“Sai da tua terra e da tua parentela...” -  Abrão tinha algo que o prendia a sua gente, o seu passado. Deus não podia abençoá-lo, desta forma era necessário romper com o passado e tomar uma postura, uma decisão, e fazer o que Deus estava mandando o que ele fizesse. Muitas vezes queremos algo de Deus ,mas não queremos romper com o passado ou com o pecado que é o que separa o homem de Deus.  Deus não quer que saiamos do meio dos amigos e parentes, mas quer que venhamos a ganhá-los para ele. Precisamos tomar esta atitude e mudar, romper com o mal, com as trevas, com os vícios e voltarmos totalmente para os braços do pai.

“Eu te mostrarei” - Ele mostrou para Abrão o caminho para seguir o lugar onde ele poderia se instalar e ali ser totalmente feliz, uma felicidade plena . A célula é um grupo pequeno onde você pode ser ministrado pelo líder em qualquer área da sua vida, nela você conhece os projetos de Deus para você e o que ele revela na sua palavra. O caminho a seguir que te levará a uma intimidade maior e um conhecimento dele. Abrão creu em Deus e na sua palavra teve um verdadeiro encontro com o Senhor e foi um homem vencedor. Sua vida nunca mais será a mesma, porém você deve se preparar e querer encontrar com Deus. Abrão é visitado por Deus e sua vida começa a mudar, Deus já está ministrando a você e ao teu coração aqui na célula, mas ele tem algo maior e muito maravilhoso pra você.

“Far-te-ei uma grande Nação, e te abençoarei...” Hoje nós somos espiritualmente descendentes de Abraão e temos direito as mesmas bênçãos que ele tinha. Deus tem promessas para aquele que nele deposita sua confiança e se entrega totalmente nos seus braços. Quando Abrão partiu não sabia o que lhe aconteceria, mas creu totalmente na palavra de Deus. Quando você crê você se entrega, se abre e assim Deus se revela a você. A fidelidade de Abrão fez dele um dos homens mais ricos e prósperos da sua época, tudo porque creu e obedeceu ao Senhor; A tua fidelidade te levará a grandes conquistas.

Conclusão: Deus fez a Abraão um homem muito rico, próspero com muitos rebanhos, muitos servos e da sua descendência veio o salvador Jesus, tudo porque ele creu na palavra de Deus e nas suas promessas. Deus sempre procurou estar perto do homem e fazer dele uma pessoa feliz e realizada, porém quando desobedecemos atraímos males, mas quando obedecemos e cremos e seguimos os passos de Jesus nos tornamos filhos de Deus e herdeiros das suas promessas.

  • Rompa com o pecado e o que te afasta de Deus;
  • Creia que você está no caminho certo;
  • Mantenha-se firme e fiel, e ele te fará mais que vencedor;
    

O tempo de mudar de vida e provar das delícias que Deus tem para você se chama hoje, não tem idade, não tem cor, Deus não faz acepção de pessoas Abrão ouviu a voz de Deus aos 75 anos de idade e mudou a sua história.

Uma Resposta Favorável



Gênesis 41:16

Introdução: é sempre bom lembrarmos que o nosso Deus tem compromisso com a vida. Ele é a vida, Ele é o Deus da vida, é Ele quem dá vida e sempre será pela vida. Muitas vezes, parece que as coisas saem do lugar, nos sentimos incomodados com situações e não entendemos, num primeiro momento, porque estamos no meio daquela circunstância desfavorável, mas, sabendo de antemão que Ele é pela vida, devemos aquietar a nossa alma na certeza de que Ele está agindo em nosso favor.

Conta a Palavra de Deus que no tempo em que José, filho de Jacó, estava no Egito como prisioneiro, Faraó, numa mesma noite, teve dois sonhos que o incomodaram muito. No primeiro sonho ele viu sete vacas formosas e gordas que subiam do rio e pastavam no campo e após elas subiram outras sete vacas feias e magras que comeram as vacas formosas e gordas. Então Faraó acordou, quando voltou a dormir, sonhou que de uma haste saiam sete espigas cheias e boas, e após elas, nasciam sete espigas mirradas que devoravam as sete espigas grandes e cheias.

Pela manhã, Faraó estava com o seu espírito perturbado por causa dos sonhos que tivera de madrugada (8). O fato é que Deus estava para fazer algo (32) e queria que Faraó agisse de forma correta, por isso lhe incomodou com aqueles sonhos. Da mesma forma, em muitas ocasiões Deus nos tira a paz, permitindo-nos passar por problemas e dificuldades, porque Ele está para fazer algo tremendo e quer que a nossa postura seja correta.

Assim sendo, vejamos o que fez Faraó diante do seu incomodo:

1.   Compartilhou a sua inquietação – o versículo 8 diz que pela manhã, achando-se ele de espírito perturbado, mandou chamar todos os magos e sábios do Egito e lhes contou os sonhos. Ainda que não houvesse entre eles ninguém que pudesse interpretar os sonhos, a atitude de Faraó, em compartilhar a sua inquietação, foi o princípio da solução do seu problema.

Compartilhar pesos, mesmo que de imediato não nos traga uma resposta, abre caminho para as soluções. Quantas vezes nos fechamos, não falamos nada com ninguém e guardamos a carga só pra nós. Contudo, na comunicação, Deus nos mostra as vias pelas quais alcançaremos uma resposta favorável. Foi o que aconteceu com Faraó. Nenhum dos seus magos e sábios resolveu a inquietação do seu espírito, mas o copeiro de Faraó falou-lhe de José, o hebreu que ele conhecera na prisão e que havia interpretado corretamente o seu sonho (12-13).

2.   Foi humilde para ouvir – ao tomar conhecimento de José e do dom que havia nele, Faraó mandou chamá-lo. Entenda isso: primeiro Faraó deu ouvido a um serviçal, acatou a sugestão e foi se consultar com um prisioneiro. Se ele não tivesse humildade para ouvir não teria feito o que o copeiro lhe falou e certamente não teria mandado chamar José, com quem estava a solução do seu problema.

Provérbios 18:12 nos assegura que “diante da honra vai à humildade”. Ou seja, se não tivermos um coração humilde para poder ouvir, podemos ser visitados pela solução de Deus e mesmo assim rejeitá-la por falta de humildade. Quantas vezes queremos que Deus faça do nosso jeito e, quando Ele não faz do jeito que esperamos, rejeitamos a bênção. Nesse ponto, temos que ressaltar que Faraó não era um homem de Deus, mas agiu dentro de um princípio divino.

3.   Foi sábio para fazer escolhas – depois que José chegou ao palácio e interpretou o sonho de Faraó, José lhe passou um plano de ação e disse que ele deveria escolher um homem ajuizado e sábio para comandar esse plano (33). O que José fez é o que Deus também faz conosco. Ele nos aponta caminhos, mostra as soluções, mas deixa as escolhas em nossas mãos. E Faraó foi extremamente sábio; nos versos 38 e 39 ele mostra a sua sabedoria: “Acharíamos, porventura, homem como este, em que há o Espírito de Deus? Depois disse Faraó a José: Visto que Deus te fez saber tudo isso, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu”. 

Conclusão: aquilo que no princípio foi o grande incômodo da alma de Faraó, deu a ele a oportunidade de se tornar um homem rico (Gn 47:14-23). A inquietação associada à postura correta gera bênção. Faraó enriqueceu com a crise porque agiu corretamente. Lembre-se de que Deus tem compromisso com a vida e sempre vai nos incomodar a fim de que a vida seja preservada (Gn 45:5).


Quando Faraó viu José pela primeira vez, ele disse que havia ouvido que José era capaz de interpretar sonhos. José lhe respondeu dizendo que isto não estava nele, mas Deus daria uma resposta favorável a Faraó (Gn 41:16). Da mesma forma, cremos que, se agirmos de modo correto, Deus também nos dará respostas favoráveis diante das inquietações da nossa alma.

Atitudes que mudaram a história


2 Reis 18:5-6  

Introdução: nossas atitudes interferem diretamente no rumo da nossa vida. O nosso futuro é afetado pelas decisões que tomamos. De acordo com as escolhas que fazemos, vamos desenhando a nossa existência. Ainda que seja soberano, Deus no seu amor não retira do homem o seu direito de escolher. Todavia, não podemos jamais nos esquecer que o preço das nossas decisões somos nós mesmos que pagamos. 

Existiu um rei em Judá chamado Ezequias, filho de Acaz. Enquanto Oséias reinava em Samaria, sobre as tribos de Israel (2 Re 17:1, 2) e fazia o que era mau aos olhos do Senhor, Ezequias reinava em Judá e decidiu fazer o que era agradável ao Deus Todo-Poderoso. O resultado da sua escolha foi um governo marcado por um avivamento espiritual, pois, as suas decisões geraram um tempo de bênção e prosperidade na vida da sua nação. O verso 5 diz que “depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele”. 

No estudo dessa semana, veremos algumas decisões de Ezequias que mudaram a história do seu povo no tempo em que ele reinou. 

1. Confiou em Deus – no versículo 5, a Bíblia diz que Ezequias confiou no Senhor Deus de Israel. Confiar pressupõe entrega. Ao entregar nas mãos de alguém aquilo que me pertence, eu estou demonstrando que confio nele. Nesse sentido, confiar é acreditar em alguém, é ter certeza de que a pessoa na qual eu confio não vai me decepcionar. Assim, fica caracterizado o depósito que fazemos em quem confiamos, pois confiar também significa depositar esperança.   Quando a Bíblia diz que Ezequias confiou no Senhor, ela está dizendo que as esperanças do rei foram depositadas em Deus. Ezequias descartou qualquer outra possibilidade de vitória que não viesse da parte do Deus de Israel. Muitos dizem que confiam em Deus quando, na verdade, continuam agindo segundo o seu próprio braço, sem que haja nenhuma entrega. Confiar em Deus é entregar uma procuração que lhe concede plenos poderes sobre a nossa vida, que lhe atribui o direito de nos guiar e nos levar pelo caminho que Ele escolher.  

2. Se apegou a Deus – em segundo lugar, o versículo 6 conta que “Ezequias se apegou ao Senhor”. Temos três significados para esta declaração:  

a) Primeiro: “se apegar” tem a ver com afeto, com o sentimento da alma. Ezequias não se voltou para Deus por mero interesse. Ele sabia que o Todo-Poderoso lhe daria vitória, porém, o que o levou a se voltar para Deus não foi o benefício, mas o seu amor.

b) Segundo: “se apegar” também tem a ver com constância, isto é, um relacionamento estabilizado, que não varia, que não sofre alteração. Ezequias sabia o que queria para a sua vida, ele não estava fazendo um teste com Deus. A sua alma estava decidida e por isso ele permaneceu firme com o Senhor.

c) Terceiro: “se apegar” também tem a ver com dedicação. Ou seja, os que se apegam a Deus investem no relacionamento buscando a intimidade do Senhor.  

3. Seguiu a Deus – o verso 6 também diz que Ezequias não deixou de seguir ao Senhor. Em todo tempo, Ezequias se manteve disposto em ser guiado pelo Senhor. Ser guiado, sobretudo, é vencer a independência, pois os passos que damos já foram dados por Deus. Na verdade, só podemos seguir alguém quando ele vai à nossa frente. Por isso, dependemos da ação de Deus, pois nos movemos na medida em que Ele se move. Outro lado a ser considerado, é que seguir nos remete a questão de ter um modelo. De uma certa forma, podemos dizer que elegemos como modelo aquele que nós decidimos seguir. Ezequias fez de Deus o seu modelo, do mesmo modo, a nossa decisão por Jesus deve nos levar a fazer dele o modelo que imitaremos.    

4. Guardou os mandamentos – em último lugar, ainda no verso 6, a Bíblia diz que Ezequias “guardou os mandamentos que o Senhor ordenara a Moisés”. Só guardamos aquilo que tem valor para nós. Nesse sentido, podemos dizer que Ezequias valorizou os estatutos de Deus. Por outro lado, devemos nos lembrar que o termo guardar também traz consigo a idéia de defender. Deus fez um depósito em nossa vida e esse depósito tem que ser defendido. Infelizmente, muitas pessoas não guardam o que Deus lhes dá e, por isso, são roubadas pelo inimigo.  No princípio, Deus criou o homem e deu a ele a dupla tarefa de cultivar e guardar o jardim (Gn 2:15). Assim entendemos que Adão deveria defender o jardim. Com a autoridade que recebeu, ele teria que repreender o inimigo e não deixá-lo agir dentro dos limites do território que Deus lhe confiara. Da mesma forma, Deus espera que guardemos os seus mandamentos, e não aceitemos as dúvidas que o diabo tenta semear em nosso coração. 

Arrependimento


Dinâmica: Pergunte para seus discípulos qual seria o maior desafio que eles enfrentariam para ver Jesus. Exemplos: medo de cobra, ratos, sapos, altura, água, um revólver engatilhado na cabeça, uma doença, a idade (sou muitos velho para enfrentar tais coisas) e etc.

Lucas 19:1-9

Às vezes o ser humano tem a mania ou o hábito de taxar ou rotular as pessoas disto ou daquilo, dizer que este ou aquele não presta,  e exclui da sua lista certas pessoas. Porém a palavra de Deus nos ensina que ele não faz acepção de pessoas, nem exclui joga fora alguém. Estamos vivendo o tempo de salvação e o tempo onde Deus quer curar e restaurar nossa alma, nossa vida e nossos valores.  

A palavra nos relata que Zaqueu era um homem de pequena estatura, rico e representava o governo Romano na época, cobrava impostos e certamente lograva o próprio povo. Um dia ouviu que Jesus ia passando e procurou vê-lo, porém a sua estatura não ajudou, mas a sua sede e vontade era tanta que procurou um meio, uma forma subindo numa figueira. Chegando Jesus parou em baixo e disse: - Zaqueu desce depressa, porque hoje me convém pousar em sua casa.

Ver Jesus - Devemos notar o quanto Zaqueu queria ver Jesus, conhecê-lo. Isto foi tão forte que chamou a atenção do Senhor em meio a uma multidão. Devemos ter esta vontade de realmente conhecer quem é Jesus. Não podemos conhecer alguém sem conversarmos com esta pessoa e passarmos um tempo com ela. Da mesma forma não podemos conhecer realmente quem é Jesus se não tivermos um encontro real com ele, e ficarmos um tempo ouvindo a sua voz e sermos tratado na nossa alma e nosso espírito.

Pousar em sua Casa - Zaqueu ao ouvir o convite de Jesus, desceu depressa e recebe-o com júbilo na sua casa e externando a sua gratidão ao Mestre. Logo que Jesus entra em casa de Zaqueu, ele levanta-se e diz: Senhor se tem errado, enganando alguém, eis que restituo quadruplicado, e dou aos pobres metade dos meus bens. De enganador e defraudador passou a ser justo, íntegro e reto. Houve em Zaqueu um ARREPENDIMENTO e mudança de vida. (Arrependimento é reconhecer o erro e não mais voltar a ele.)

Chegou Salvação - A palavra salvação na tradução do hebraico para o português significa tudo, cura, cura do corpo, alma e libertação e vida eterna com Deus. Após o arrependimento de Zaqueu, Jesus disse: hoje veio a salvação a esta casa, isto é, veio o pacote completo para Zaqueu. O arrependimento dele mudou sua história, sua vida e seu destino. O teu arrependimento mudará a tua história, mudará a tua vida e mudará o teu destino.

Conclusão: A sede de Zaqueu em conhecer a Jesus trouxe uma mudança que jamais ele esperava, o seu arrependimento mudou sua história e destino. No versículo 7 muitos murmuraram, porque Jesus entrou na casa de um homem desonesto e pecador. Deus Ele não olha para tua aparência, cultura ou posição social, Ele olha para o teu coração. O valor que você tem para Ele é inestimável, o preço que Ele pagou mandando Jesus para morrer na cruz foi por amar você e querê-lo para si. Deixe Jesus mudar a sua vida como mudou a de Zaqueu, a tua decisão e teu arrependimento mudará a tua história. 

Abrindo caminho para o milagre

João 11:39-44 
Introdução: João 11 registra um tremendo milagre realizado por Jesus. O Senhor ressuscitou Lázaro, irmão de Marta e Maria, quatro dias após ele ter morrido. Esse episódio, além de ser maravilhoso, traz consigo muita inspiração para a nossa vida com Deus. Quando Jesus se aproximou do local onde Lázaro havia sido sepultado, o Senhor ordenou que retirassem a pedra que o impedia de entrar na gruta onde o corpo estava. Assim que a Pedra foi retirada, Jesus clamou em alta voz: “Lázaro, vem para fora!”. A Bíblia diz que saiu aquele que estivera morto, o milagre se realizou. Meditando nesse grande feito, podemos também descobrir outras “pedras” que nos separam do sobrenatural de Deus e nos impedem de vermos os seus milagres. São “pedras” que necessitam ser removidas para que o fluir de Deus nos alcance. Num certo sentido, podemos dizer que algumas atitudes que tomamos abrem o caminho para que o milagre aconteça. Vejamos, então, algumas “pedras” que o Senhor quer que retiremos de nossa vida. 
1. A desobediência – em primeiro lugar, devemos nos lembrar que a bênção é precedida pela obediência. Veja que a antes de ressuscitar Lázaro, Jesus deu um comando. Ele ordenou que retirassem a pedra, se eles não tivessem obedecido, o milagre não aconteceria. A desobediência é uma pedra que separa muita gente do sobrenatural de Deus. Quem quiser viver debaixo dos céus da bênção, terá que decidir por viver em obediência. Em 1 Samuel 15:22, o profeta diz que “melhor é obedecer do que sacrificar”. Essas palavras foram ditas por Samuel  ao rei Saul que havia recebido um comando de Deus e desobedeceu a ordem do Senhor. Quando o rei argumentou com o profeta, tentando justificar a sua desobediência, Samuel disse que a obediência a Deus está acima de qualquer outra coisa. Portanto, nenhuma desobediência encontrará justificativa que convença ao Senhor.  

2. A incredulidade – a segunda pedra que temos de remover da nossa vida é a incredulidade. Hebreu 11:6 afirma que “sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”. A falta de fé impede o agir de Deus, quando a capacidade divina é posta em dúvida, colocamos uma “pedra” que obstrui o mover do Espírito. Certa vez, passando por Nazaré, cidade onde cresceu e foi criado por Maria e José, Jesus foi impedido de fazer milagres pela incredulidade dos habitantes de Nazaré. A Bíblia diz que eles ficaram perplexos com as palavras de Jesus e com os sinais que estava fazendo, pois diziam uns aos outros “não é esse o carpinteiro, filho de Maria”. De fato, eles ficaram presos numa realidade que conheciam e não conseguiam acreditar que Jesus fosse o Messias, o Filho de Deus. Para eles, Jesus era apenas o carpinteiro que eles conheciam desde sua infância, e por isso o Senhor não pôde fazer ali nenhum milagre, senão curar alguns poucos enfermos (Mc 6:5).  

3. A Infidelidade – a infidelidade é um grande empecilho, uma verdadeira “pedra” no caminho do milagre. A Bíblia está repleta de exaltações à fidelidade. Na parábola dos talentos, em Mateus 25, aprendemos que ao sermos fiéis nas pequenas coisas somos colocados no muito de Deus. Em Apocalipse 2:10, Jesus diz à Igreja de Esmirna que ela deveria ser fiel até a morte e Ele daria a ela a coroa da vida. Veja que a fidelidade também é um princípio de bênção. Deus requisita a fidelidade dos seus filhos para que Ele possa estender a sua mão abençoadora em nosso favor. O Senhor sempre estará ao lado daqueles que são fiéis, porque a fidelidade faz parte da sua essência.  
4. A Falta de  Visão – outra pedra a ser removida, é a falta de visão. Muitas vezes, a nossa trajetória é paralisada por não termos uma percepção espiritual mais aguçada. Quando não percebemos o que Deus quer fazer, obstruímos a trajetória do milagre. Em Lucas 19: 44 Jesus diz que a destruição veio sobre Jerusalém porque ela não reconheceu a oportunidade da sua visitação. O projeto de Deus era abençoar Jerusalém, porém eles não reconheceram o plano de Deus. Portanto, precisamos enxergar com os olhos de Deus, pedir ao Espírito Santo que abra os nossos olhos espirituais. Quando temos percepção espiritual, nos enchemos de fé e alegramos o coração de Pai, e, por essa razão, os projetos que Ele tem para a nossa vida são concretizados.

Conclusão: Qual a pedra que você precisa remover para que o sobrenatural aconteça na tua vida?

Aquilo que você precisa fazer Deus não o fará, então tome posição e remova do teu caminho, da tua mente a pedra da desobediência, da incredulidade, da infidelidade e da falta de visão e Deus ressuscitará os teus sonhos.

Abra o Coração e receba a chuva


Introdução: Todas as vezes que Israel se afastava de Deus e pecava contra Deus sofria com perseguições, miséria em todos os sentidos, guerras sobrevinham, muita destruição, pois a bênção do Senhor se retirava deles e a maldição se instalava; Graças a Deus, pois Ele sempre proveu um jeito de abençoar o Homem e se aproximar dele manifestando o seu amor através de Jesus.

1- Terra boa - Lucas 8:15 O agricultor antes de plantar prepara com muito cuidado a terra que receberá futuramente a semente, ele tira o inço, ara a terra, coloca adubo e por último faz o plantio na esperança de ter uma boa colheita, ninguém diz que vai plantar para não colher; Alguns compram uma área de terra boa para o plantio que não exige muito preparo, outros é o contrário, precisam trabalhar muito na terra que adquiriram preparando-a para terem uma colheita razoável; Enfim o que define uma boa colheita é a nossa receptividade da palavra e a nossa entrega incondicional ao agricultor para trabalhar em nós.

*- Como está o nosso coração? A palavra diz que ele é a terra para receber a palavra de Deus, podemos deixar o Espírito Santo tratar dele ou não, podemos tomar a decisão de deixar o Senhor tirar todo o inço, toda a dureza e revirar esta terra e colocar o seu adubo para plantar o que Ele quer e até o que nós pedirmos; Às vezes queremos que o Senhor plante amor, mas se Ele plantar a semente vai se perder, pois a terra não está pronta, Deus não quer perder nenhuma semente, pois todas são preciosas para Ele; Deixa preparar a tua terra para o plantio e você terá uma grande colheita.
O inço pode ser: traumas do passado, falta de perdão, inveja, ódio, carência afetiva, falta de amor, baixa auto-estima, brigas familiares como incompreensão... O inço rouba os anos da colheita e nos frustra quando vemos que o plantio acabou sendo consumido porque não cuidamos da terra como deveria, e o maior culpado de não termos uma colheita sem limites não é Deus mais sim nós mesmos, é fácil culpar Deus quando nós mesmos não buscamos a transformação que precisamos.
A colheita abundante só virá para aquele que admite que precisa ter o caráter transformado, para aquele que é maduro e conhece a si mesmo.

2- A chuva virá - Joel 2:23 Depois que a terra está plantada precisa vir uma justa medida de chuva; A justa medida é a medida certa, nem demais, nem de menos, chuva temporã (primeira chuva), chuva serôdia (última chuva), no tempo certo; O Senhor está falando que esta chuva descerá sobre a tua vida, sobre a tua casa, família, sobre a terra que está plantada e fará florescer as sementes para que cresçam e tenham uma boa colheita, se não chover pode-se perder por causa da seca tudo o que se plantou; A chuva na medida certa e no tempo certo traz bênçãos para o agricultor, assim Deus quer fazer para conosco derramando as suas chuvas de paz, amor, fé, saúde e prosperidade em todos os sentidos;



Conclusão: A palavra que deve sair dos nossos lábios são palavras proféticas de bênçãos porque assim estaremos liberando os anjos para agirem em nosso favor e assim colheremos aquilo que plantarmos; Você precisa pedir a chuva de Deus sobre a tua vida e para que ela atinja todas as áreas da tua lavoura, porém para que eu e você tenhamos sucesso na colheita devemos tirar todo o inço da terra, preparar a terra que é o coração, depois de plantar cuidar daquilo que se plantou para que o inimigo não roube e pedir que o Senhor mande a chuva no tempo certo. Receba pela fé estas promessas que estão nesta palavra em Joel, é tempo de CHUVA.