sexta-feira, 27 de julho de 2012

Defenda o seu campo de lentilhas



2 Samuel 23.11-12

No tempo do rei Davi eram muitos os desafios, mas ele contava com seus “Valentes”. Eles eram os heróis que realizaram grandes feitos, registrados nas Sagradas Escrituras. Um deles chamava-se Samá. Mas o que fez Samá para ser considerado um herói? Ele defendeu um terreno com um campo de lentilhas em Israel, enquanto o povo israelita fugia. O que são lentilhas? São leguminosas tipo sementes, contendo muito ferro, muito nutritivas mas, de pouco valor comercial. Segundo a Bíblia, Esaú cedeu a Jacó seu direito de primogenitura em troca de um prato de lentilhas. Mas Samá achou um desaforo que os filisteus subissem para destruir as plantações de Israel. Samá também sabia que estava ao lado de um povo acostumado a fugir. Por que defender algo de tão pouco valor? Aquele campo poderia ser sem valor para outros, mas tinha valor para Samá. Devemos valorizar o que Deus nos deu. A Palavra diz que “os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis”. O que significa isso? Que aquilo que Deus nos dá ele não invalida, nem toma de volta. Será que Deus está preocupado com lentilhas? Na verdade Deus quer que aprendamos as lições desse episódio. Muitos estão deixando que os demônios (os filisteus atuais) destruam o que é seu. Então, o que devemos defender?

A unção de Deus precisa ser defendida

Só tem a visão de Deus quem tem a unção do Espírito Santo. A unção é o chamado de Deus, a capacitação para realizarmos a sua obra. Foi pela unção do Espírito Santo que Davi se tornou um rei vencedor em Israel. Por isso Paulo disse que foi fiel à visão celestial (At 26.19). Então, como defendemos a unção? Quando nos afastamos do pecado, guardamos a Palavra e a praticamos, permanecendo na presença do Senhor (Sl 119.11 e 105.4). Hoje temos a Palavra de Deus em nossas mãos e também o Espírito Santo conosco, que nos guia, nos ensina e nos capacita com sua unção e seus dons maravilhosos. Ora, se Samá deu a sua vida para defender um campo de lentilhas, nós também devemos defender a unção que Deus nos deu.

Defenda sua família

Vivemos dias difíceis, dias trabalhosos. O inimigo tem levantado um grande cerco contra a família instituída por Deus. Vivemos a era da crise familiar. Mas se Deus te colocou numa família, defenda-a. Honre seu cônjuge. Respeite-o e ame-o profundamente. Clame ao Senhor pelas promessas que ele fez para a sua família.

Defenda seus filhos

Os seus filhos são também o seu campo de lentilhas. Procure saber quem são os amigos de seu filho ou de sua filha, pois hoje há muitas “invasões” sobre crianças, adolescentes e jovens, tais como as drogas, os vícios e impurezas, como o homossexualismo. O que acontece com um campo que não tem cerca? Imponha limites aos seus filhos, enquanto são menores. Oriente-os, se são maiores. "Ensina o teu filho no caminho que deve andar" (Pv 22.6). Não deixe seus filhos dormirem na casa de seus colegas, a não ser que você conheça bem os seus pais. Mesmo assim, o melhor é não permitir. Seus filhos podem não ter valor para os outros, mas são valiosos pra você!

Defenda sua fé

Onde está a tua fé? Em que ela está baseada? O que você está fazendo com a fé que uma vez por todas foi entregue aos santos? "Está escrito: o meu justo viverá pela fé", diz o Senhor (Rm 1.17b). A fé só se baseia na Palavra de Deus, que não passa mas, permanece para sempre. Por isso Paulo disse “combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé!”.

Então, como fazer para defender o seu “campo de lentilhas”?

Não fuja como o povo israelita

V. 11c - Levante-se com coragem, posicione-se e não siga o caminho da fuga. Se você não defender seu campo de lentilhas, ou seja, um bem quase sem valor, como você defenderá os bens mais valiosos? Não esqueça que se Deus está conosco nós já somos maioria. Coloque-se no meio do seu campo de lentilhas, e resista corajosamente.

Lute por seu campo

V. 12a - Não aceite que o medo, a crítica ou o desânimo te assustem. Não desista no primeiro obstáculo. Lute pelo que Deus te deu. Jesus nos disse que tudo o que pedirmos em oração, crendo, receberemos (Mt 21.22). É a mesma coisa nas nossas lutas: se perseverarmos venceremos! Quem sabe você está orando por alguém da sua família. Então declare: “eu e minha casa serviremos ao Senhor!”

O Senhor te dará grande livramento

V. 12b - Samá tomou posição naquele terreno, isto é, ele se posicionou decisivamente e defendeu aquela plantação. Então diz o texto que “o Senhor efetuou um grande livramento”. Deus estava com Samá, e lhe deu grande vitória. Assim também o Senhor fará contigo, na defesa do teu campo de lentilhas.

Conclusão

A bíblia diz que o diabo não tem nada e não dá nada pra ninguém, pois “ele vem para roubar, matar e destruir”. Mas Jesus veio para dar vida, e vida com abundância. Jesus veio para libertar o cativo e restaurar-nos para a glória de Deus. Portanto, não arrede o pé do seu campo de lentilhas. Não abra mão daquilo que Deus te deu. Veja o que Deus te deu: sua vida, sua saúde, seu casamento, seus filhos, sua família, seu negócio, seu emprego, a unção de Deus, seus sonhos etc. Não fuja, mas lute e seja valente, e o Senhor te dará grande livramento!




domingo, 15 de julho de 2012

Deus do meu lado, vida abençoada



Introdução: O desejo de Deus é que o Homem seja próspero e feliz na terra, somos um povo chamado e escolhido para sermos nada menos daquilo que Deus sonhou para nós.

DECLARE: Eu serei tudo aquilo que Deus sonhou para mim.

1-A bênção faz a diferença: Deut. 28

Promessas de bênçãos, bendito serás, no campo, cidade, Salmos 1, Deuteronômio 15:4 para que entre ti não haja pobre; pois o Senhor, teu Deus, te abençoará abundantemente na terra que te dá por herança, para a possuíres. Todos estes textos mostram o desejo de Deus de abençoar o seu povo em todas as áreas, precisamos apossar das promessas e andarmos nesta direção em fidelidade para não deixarmos o inimigo roubar-nos; Fale a bênção, cante a bênção, pois Deus é fiel para cumprir em nós o seu querer.

2-Deus está do meu lado - Atos 7:9

Os patriarcas, invejosos de José, venderam-no para o Egito; mas Deus estava com ele; A diferença é saber se Deus está ou não ao nosso lado.

A) A circunstancia não determina muitas vezes se Deus está ou não conosco: José estava na cova, foi para a cadeia, ficou anos lá, mas chegou o dia da virada, levou um tempo, mas na hora certa José foi exaltado; Deus nunca está atrasado, Ele sempre nos abençoa na hora certa, seja paciente e creia.

B) Sansão - era um Nazireu, consagrado, destruía exércitos, porém chegou o dia em que Deus não estava mais com Ele, Juízes 16:20 E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Tendo ele despertado do seu sono, disse consigo mesmo: Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei; porque ele não sabia ainda que já o Senhor se tivesse retirado dele.

*Que tristeza para este nazireu, que isto jamais venha acontecer conosco, mas que venhamos valorizar a bênção e a nossa vida com o Senhor. A nossa geração conhecerá a Deus de verdade.

3- Certeza que Deus está em nós, à marca é FIDELIDADE a Ele e a sua palavra.

Fidelidade é sinônimo de bênção, mesmo que o momento seja de luta, pois andando em fidelidade sempre haverá a virada. Algo que o Senhor preza na sua igreja é a fidelidade a Ele, termos uma bênção não é difícil, pois é uma questão de fé, mas termos diariamente Deus do nosso lado, a sua intimidade, e todas as bênçãos é necessário tomarmos posição de filhos fiéis, pois esta é a chamada da noiva.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

As virtudes que marcaram Jacó vau de Jaboque



Gn. 32:22; 30-31

“E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque. E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva. E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa.”

“As Virtudes que Marcaram Jacó no Vau de Jaboque”

Jaboque era o mais importante Rio de Gileade, um tributário do Jordão. Jaboque significa efusão. Efusão significa demonstração viva de sentimentos íntimos.

Foi no Vau de Jaboque, ou seja, numa travessia, num lugar mais raso daquele rio, onde era possível passar a pé ou a cavalo sem necessidade de ponte que Jacó teve o encontro com Deus que Mudou sua vida.

Foi ali onde Jacó demonstrou a Deus seus mais profundos e íntimos sentimentos e necessidades.

Jacó tem sido muito usado, citado e referenciado por nós. Explorando sempre o seu aspecto negativo de suplantador, enganador, mas sem dúvida, ele tem virtudes essenciais e tremendamente importantes que não temos muitas vezes explorado. Principalmente a partir do episódio acontecido no Vau de Jaboque.

A Prudência de Jacó

Posso ver nitidamente essa virtude em Jacó nesse momento da sua história. Jacó muitas vezes errou e enganou principalmente a seu irmão. Mas agora reconheceu que era preciso um concerto, uma mudança em sua vida. Jacó pôde ver que agora não dava mais para continuar correndo, escondendo, ocultando e , fugindo, era preciso concertar, encarar a situação, reconciliar com Esaú, e foi aí nesse sentido sua oração, suas atitudes.

Podemos ver:

A Prudência com o bando. Gn. 32:7 (“Então Jacó temeu muito e angustiou-se; e repartiu o povo que com ele estava, e as ovelhas, e as vacas, e os camelos, em dois bandos.”)

A Prudência em enviar o presente ao irmão Esaú. Gn. 32:13 (“E passou ali aquela noite; e tomou do que lhe veio à sua mão, um presente para seu irmão Esaú”)

A Prudência na sua Oração a Deus. Gn. 32:10-11 (“Menor sou eu que todas as beneficências, e que toda a fidelidade que fizeste ao teu servo; porque com meu cajado passei este Jordão, e agora me tornei em dois bandos. Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú; porque eu o temo; porventura não venha, e me fira, e a mãe com os filhos.”)

Jacó diante do temor e aflição fez a única coisa ao seu alcance, voltou-se para Deus. Posso ver a prudência em Jacó ao ver que ele embora estivesse rico, abastado, famoso e prospero em tudo, reconheceu seu estado diante de Deus e a mudança que ele precisava. Jacó lutou a noite toda sabendo que era exatamente pela sua mudança que ele estava lutando.

Quando ele falou ao anjo “não te deixarei ir enquanto não me abençoares” o Anjo sabia do que Jacó estava falando. Jacó tinha consciência que sua luta era para que ele se tornasse um príncipe diante de Deus e deixasse de ser o Jacó, “O Suplantador”.

A experiência pessoal de Jacó com Deus

Jacó entendeu a sua necessidade de ter um momento a sós com Deus. E assim o fez. Gn. 32:22-24a (“E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque. E tomou-os e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha. Jacó, porém, ficou só”). É interessante notar que Jacó fez passar tudo que tinha, tudo que possuía para ficar a sós com Deus. Ele entendeu que o Vau de Jaboque era a oportunidade da sua vida.

É curioso, significante, observar que só no momento que estava a sós com Deus, o varão apareceu a Jacó. Quanto é grande o número de pessoas que não tiveram ainda seu encontro, sua experiência própria (pessoal) com Deus. Cada um em caráter particular precisa ter, viver, buscar sua experiência individual com Deus.

Você já ficou a sós com Deus? Você já se colocou assim diante de Deus?

É necessário que cada um de nós busquemos isso, alcancemos isso, enfim vivamos isso com Deus. É preciso que cada um em particular tenha sua experiência pessoal com Deus.

A perseverança de Jacó

Vemos nesta passagem o quanto Jacó foi perseverante na luta pela sua benção. Gn. 32:24-26 (“Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu. E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.”)

Jacó não desistiu em nenhum momento da luta. Jacó não parou, lutou a noite toda e pela manhã estava com a mesma disposição. Vemos sem dúvida nenhuma o valor predominante desta virtude na conquista desta grande vitória de Jacó. Nem os quatro períodos da noite, nem o cansaço, nem a intensidade da luta, nem o deslocamento da coxa, nem a insistência do Anjo pôde barrar ou impedir Jacó de receber sua benção.

O que tem te impedido de ser abençoado, de ser vitorioso? O que tem conseguido tirar você da luta? O que tem roubado a sua perseverança na obra de Deus? Muitos não estão rompendo porque não são perseverantes. Que Deus nos Ajude!

A Transformação (a regeneração) de Jacó

Jacó recebeu no Vau de Jaboque a sua maior benção, a sua transformação. Gn. 32:28 (“Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.”). A partir daquele momento Jacó não seria mais o mesmo, pois o varão mudaria o seu nome de Jacó (enganador, trapaceiro) para Israel (aquele que luta com Deus e prevalece).

E o Varão o transformou ali. Gn.32:29 (“E abençoou-o ali”). ESCUTA! Seu nome já foi mudado? Qual nome você tem hoje? Por qual nome você é conhecido? Pelo nome antigo ou por um novo nome?

O nome naquela época refletia muitas vezes o caráter, a personalidade da pessoa ou uma realidade da sua vida ou da história do povo de Deus.

Vemos que apartir do Vau de Jaboque a mudança, a transformação de Jacó foi plena (física, moral e espiritual) e definitiva. (Ele nunca mais foi o mesmo). Sem dúvida é de uma benção assim que nós também estamos precisando. É preciso nascer de novo. Ao encontrar-se com Deus Jacó teve sua Identidade mudada! E você mudou a sua?

“A Visão que Jacó teve de Deus”

No Vau de Jaboque Jacó teve uma real visão de Deus. Gn. 32:29-31 (“E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali. E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva. E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa.”). Aquela visão mudou a mentalidade de Jacó, mudou o sentimento de Jacó, mudou a personalidade de Jacó, mudou a identidade de Jacó, aquela visão mudou o caráter de Jacó.

Jacó chamou o nome daquele lugar Peniel que significa “A FACE DE DEUS”. Quando a pessoa tem a visão da face de Deus de duas uma aconteci, ou a pessoa morri ou muda de vida (é transformado).

O texto de Gn. 32:31 (“E saiu-lhe o sol, quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa.”) mostra que Jacó “Passou a Peniel”, Ele passou pelo Peniel de Deus e você? já teve essa visão de Deus? Já passou pelo Peniel de Deus? Peniel espiritualmente falando, fala do lugar, da fase ou da situação que Deus usa para nos transformar e mudar nosso caráter e nossa identidade. Peniel representa o lugar, o momento ou a circunstância em que temos um encontro verdadeiro com Deus, em que somos realmente mudados (transformados) por Ele.

Obs.: Ninguém nunca conhece tudo (por maior que seja a experiência, existe muita coisa que continua oculta ainda).é preciso ter a visao de Deus

A determinação de Jacó

Jacó demonstrou determinação de lutar pela benção que precisava Gn. 32:26 (“E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.”). Esta virtude Jacó sempre teve – Ele sempre foi determinado. ‘Podemos ver isso: Quando se decidiu por Raquel. Quando buscou prosperidade. E agora na luta com o Anjo (com o Varão).

Muitas vezes, em muitas ocasiões o que falta em nós, na pessoa é a determinação, “em dizer eu vou buscar”, “eu vou fazer”, “eu vou conseguir”, “eu vou mudar”, “eu vou resistir”, “eu não vou recuar em nome de Jesus.” Fl. 4:13 (“Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.”)

Meu objetivo nesta palavra, é te levar a determinar, é te levar a travar uma luta com Deus, assim como Jacó, para que possas alcançar a benção que tanto precisa.

“O Toque Divino” da Mudança em Jacó

Jacó recebeu o Toque Divino Gn. 32:25 (“E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.”). Muitos servos de Deus receberam o Toque de Deus (O Toque Divino). ISAIAS recebeu esse Toque Divino Is. 6:6-7 (“Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.”). JEREMIAS recebeu esse Toque Divino Jr. 1:8-9 (“Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR. E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;”). PEDRO e os demais Apóstolos receberam esse Toque Divino At. 2:1-3 (“E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.”). PAULO recebeu esse Toque Divino At. 9:3-4 (“E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?”).

JACÓ recebeu o Toque Divino da Mudança e recebeu transformações importantes:

Física – Quando o Senhor tocou no seu corpo (Coxa);
Moral – Quando o Senhor tocou no seu caráter – o Senhor tocou no coração de Jacó, na identidade dele, mudou seu procedimento completamente;
Espiritual – Seu novo viver confirmou-se ao ser-lhe mudado o nome. Jacó passou a ser outro servo de Deus depois desse Toque. Muitos precisam receber esse toque para ter sua vida espiritual mudada.

Muitos precisam receber esse toque:

Para ser renovado.
Para ser transformado.
Para ser usado por Deus na sua obra.

Você não pode continuar sua vida sem passar o Vau de Jaboque, você não pode prosseguir sem antes passar uma noite com Deus no Vau de Jaboque.



sexta-feira, 6 de julho de 2012

Sete coisas que você precisa saber



João 3:16

Introdução: Certa vez um avião monomotor viu-se obrigado a fazer uma aterrissagem de emergência em plena selva amazônica. Embora os dois tripulantes tivessem deixado a aeronave sem ferimentos graves, não puderam considerar-se a salvo. Os aparelhos de navegação e o rádio haviam sido danificados, e não traziam bússola para se guiarem naquela imensidão verde. Depois de ficarem andando em círculos durante vários dias, foram vencidos pela fome e pela sede. Se possuíssem uma bússola, teriam alcançado uma cidadezinha que não distava muito dali. O mesmo está ocorrendo com muitas pessoas.

Talvez você tenha procurado de todas as formas encontrar um caminho, e sempre acaba voltando ao mesmo lugar. Para encontrar este caminho, há sete coisas que você precisa saber.

1) Toda a humanidade está mergulhada no pecado

Ouça o que a Bíblia diz:

"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" Rom. 3:23

2) O pecado faz separação entre o homem e Deus.

É a própria Palavra de Deus que o afirma:

"Vossas iniqüidades fazem divisão entre vós o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça" Isaías 59:2

3) JESUS o seu único salvador. Ele quer libertá-lo do pecado

Reconheça, agora, que Jesus é o único caminho:

" E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" Atos 4:12.

4) Somente Jesus Cristo pode dar-lhe a vida eterna

"Aquele que crê no filho tem a vida eterna: mas aquele que não crê no filho não terá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece" Jo. 3:36

5) Você pode tornar-se um filho de Deus

Sim, você pode tornar-se um filho de Deus:

"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no Seu nome" Jo. 1: 12

6) Você pode ter paz e ser feliz

Como filho de Deus você pode desfrutar de uma paz que o mundo não conhece:

"Deixo-vos a paz, a Minha paz vou dou; não vo-la dou como o mundo a dá" Jo. 14:27

Agora, que você já deu estes seis passos, dê o último. E assim, Deus fará uma obra maravilhosa em sua vida.

7) Deus ama você

Sim, Deus ama você! O que você está esperando? Aceite agora mesmo a Cristo. Somente Ele pode conduzir.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Camiseta IMEEC Taquari 2012

Transformando Vales Áridos em Mananciais


Salmo 84:5-7

Introdução: passar por um deserto e vencê-lo é um desafio. As dificuldades que um deserto geográfico apresenta, servem de base para traçarmos um paralelo com o “deserto espiritual” que muitas vezes temos que enfrentar. Por suas condições adversas, a primeira coisa que queremos, quando estamos no vale árido, é sair dele. Entretanto, no Salmo 84, a Bíblia fala de um tipo de pessoa que Deus chama de bem-aventurado (mais que feliz), que tem a capacidade de transformar os vales áridos em mananciais. Dessa forma, entendemos que a bem-aventurança não está em sair do vale, mas em transformá-lo em um manancial.

O vale árido, mencionado no verso 6, é também chamado de Vale de Baca. Baca significa choro, lágrima, e tem esse nome por causa do bálsamo que escorre de uma planta comum no Vale de Baca, e que destila um perfume, como que se a planta estivesse chorando. Ou seja, o salmista está fazendo uma alegoria ao sofrimento, que tantas vezes temos que enfrentar, mas que nos dá a oportunidade de perfumar o “vale” onde estamos. Aquilo que se apresenta como negativo, que traz consigo o desconforto, Deus usa para transformar “geografias espirituais”. Veja que o salmista chama o homem de bem-aventurado, porque ao passar pelo vale árido ele transformou o vale num manancial. Este é o grande desafio para nós, com a bênção de Deus, transformar situações negativas em positivas.

Olhando para esse quadro proposto pelo salmista, entendemos que a nossa felicidade (bem-aventurança), não se encontra nas circunstâncias externas que envolvem a nossa vida, mas nas nossas atitudes interiores, as posturas que assumimos na hora das dificuldades. Assim sendo, vejamos no estudo dessa semana quais são as atitudes que nos levam a transformar a aridez do vale em mananciais.

1. Dependência – em primeiro lugar, o verso 5 declara: “Bem-aventurado o homem cuja força está em ti... “. A força está em Deus, ou seja, ele depende do Senhor em todo tempo, quando tudo vai bem ou não. Independente das circunstâncias, se elas são boas ou ruins, a força desse homem está em Deus. Essa é a primeira atitude daqueles que transformam vales áridos em mananciais.

Nesse ponto, também devemos considerar que, no vale, nós temos que cavar poços para que ele se transforme num manancial. Entretanto, no Vale de Baca, não se encontra água no subsolo, na verdade, são cavadas cisternas que irão armazenar a água da chuva. Assim compreendemos que os poços que cavamos se enchem de cima para baixo e não de baixo para cima. Veja que é uma parceria, nós nos esforçamos para fazer as cisternas e Deus nos dá a chuva que enche os nossos poços e premia o nosso esforço (6).

2. Compromisso – em segundo lugar, ainda no verso 5, o salmista acrescenta: “.. em cujo coração se encontram os caminhos aplanados”. O que entendemos por caminhos aplanados? Caminhos aplanados é o resultado transformador da Palavra de Deus em nossa vida. O homem que transforma vales áridos também tem um coração comprometido com a verdade de Deus e se deixa trabalhar pela vontade do Senhor.

Caminhos aplanados representam caminhos que foram moldados pelo Senhor. A Palavra de Deus é a grande ferramenta usada por Ele para nos aperfeiçoar. As nossas arestas, as imperfeições da nossa alma e caráter devem ser trabalhadas, e todos aqueles que andam segundo a palavra serão alcançados pela bênção do Todo-Poderoso (Dt. 28:2).

3. Perseverança – a terceira atitude do homem bem-aventurado é a sua perseverança. No verso 7, o salmista diz que eles “Vão indo de força em força”. Eles entendem que estão num processo e não desistem. Por outro lado, existem pessoas que são imediatistas e, por isso, quando as coisas não acontecem no tempo em que elas esperam, acabam desistindo.

Repare que o texto diz que “eles vão indo de força em força”. Numa caminhada, muitas vezes, nos cansamos. Quando isso acontece temos que nos renovar. De que modo devemos fazer isso? Buscando sempre a presença de Deus para nos fortalecer, tendo qualidade de tempo junto ao Pai. Por isso o salmista fala que é de força em força, ou seja, quando as forças estão terminando, temos que renová-las em Deus e seguir adiante.

4. Propósito – em quarto lugar, o homem que transforma vales áridos em mananciais tem senso de propósito. A sua vida não é vivida sem objetivo, e isso fica claro no verso 7, quando o salmista diz que “... cada um deles aparece diante de Deus em Sião”. Perceba que ele enfrenta a aridez do vale e o transforma num manancial porque ele estava indo para Jerusalém, e o Vale de Baca era passagem obrigatória para aqueles que estavam se dirigindo a Sião.

O vale é transformado, sobretudo, porque o propósito é nobre. Aqueles que estão buscando a Jerusalém celestial – lugar de louvor e adoração ao Rei – terão que enfrentar vales áridos, mas verão esses vales áridos transformados em mananciais porque não estão vivendo por viver, mas são regidos por um propósito extremamente nobre. Certamente, o Senhor será com eles!