quarta-feira, 18 de abril de 2012

Importa nascer de novo


A Bíblia é bem clara sobre a necessidade de uma pessoa nascer de novo para receber a vida eterna. Jesus cunhou esse termo em João 3:3-7, quando disse ao líder religioso Nicodemos: "Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." Como essa necessidade é tão importante, Satanás a tem atacado com todo o seu poder nos últimos dois mil anos, fazendo a maioria das igrejas cristãs deixarem de ensinar essa doutrina, apesar de que ninguém pode ser salvo sem passar por essa maravilhosa conversão espiritual. No entanto, a arma mais eficiente de Satanás contra a doutrina do Novo Nascimento sempre foi à confusão.

Felizmente, Jesus tornou esse processo de transformação bem simples, tão simples que todas as pessoas, independente de seu grau de instrução ou de inteligência, podem compreender. Existem vários passos para nascer de novo e eles estão relacionados a seguir:

1. Compreenda que TODOS os homens nascem pecadores. Romanos 3:23, diz "Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus." Essa mensagem que todos os homens são pecadores é amplamente repetida nas Escrituras, tanto no Velho quanto no Novo Testamento. Isso significa que você é um pecador diante dos olhos de um Deus que é santo e que precisa punir todo o pecado. Você reconhece que é um pecador?

2. Como todo homem é um pecador imperfeito, e Deus é um Deus perfeito, nenhum homem pode salvar a si mesmo. Jesus deixou esse fato bem claro em Mateus 5:48, quando disse: "Portanto, sede vós perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celeste." Se todos precisamos ser perfeitos aos olhos de Deus, como alguém poderá ir ao céu, especialmente se a Bíblia declara diversas vezes que TODOS são pecadores? Obviamente, ninguém irá ao céu assim, tentando ser bom para merecê-lo. Como a Bíblia diz que milhões de pessoas estarão no céu, deve haver outro modo de chegar lá, além de tentar ser bom o suficiente.

Você precisa estar arrependido dos seus pecados e querer obter o perdão. Isso se chama Arrependimento. A palavra arrependimento significa que você se arrepende dos pecados passados e que não quer pecar mais. Arrependimento significa o desejo de dar uma volta de 180 graus em sua vida. Não significa que você nunca mais pecará, mas significa que o pecado será uma exceção na sua vida, não a regra. Não se preocupe — o Espírito Santo de Deus lhe dará o poder espiritual para se transformar nesse tipo de pessoa.

3. Jesus Cristo, oferecendo seu sangue derramado no Calvário, morreu como um sacrifício substituto pelos seus pecados, e agora está oferecendo vida eterna no céu para você como um Dom Gratuito! Parece bom demais para ser verdade? Em Romanos 6:23, temos: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor." A vida eterna é um dom, um dom gratuito, de Deus por meio do sacrifício de Jesus na cruz. Você não pode comprar a vida eterna, e com certeza não a merece, mas ela é oferecida como um DOM GRATUITO.

4. Em Efésios 2:8-9, o apóstolo Paulo reitera esse ensino que a vida eterna com Deus é um dom gratuito. "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie." Nenhum homem poderá estar diante de Deus na eternidade, e se gloriar que "comprou" sua entrada no céu. Ao contrário, todas as pessoas no céu estarão ali somente por causa do Dom GRATUITO de Deus, que Jesus obteve com sua morte em nosso lugar na cruz. Em vez de punir os pecados individuais de cada pessoa, Deus acumulou esses pecados sobre Jesus quando Ele estava na cruz. [Isaías 53:2-12].

Agora, você provavelmente está pensando, 'Como posso receber esse dom gratuito da vida eterna?' Em Atos 16:25-33, o carcereiro perguntou a Paulo, "O que devo fazer para que seja salvo?" Paulo respondeu: "Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e tua casa." Você precisa CRER em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador pessoal. Para crer realmente, você precisa colocar toda sua fé e confiança em Cristo e depender somente dEle como sua única esperança de salvação e de vida eterna. Essa é uma questão de crer no coração e você não pode fingir e enganar a Deus, pois Ele sabe tudo a seu respeito. Muitas pessoas erroneamente pensam que aceitando os fatos acerca da morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo, automaticamente receberão o dom da vida eterna. No entanto, esse não é o caso. Normalmente, os pregadores chamam isso de "conhecimento mental, mas sem aceitação no coração". A salvação é dada gratuitamente, mas somente para aqueles que creram genuinamente.

. Isaías 53:6 prediz exatamente o que Jesus Cristo fez por nós na cruz; "O SENHOR fez cair sobre ele à iniqüidade de nós todos." Glória a Deus! Somente a sabedoria, a graça e o poder do Deus Todo Poderoso poderia conceber um Plano de Salvação tão gracioso! A natureza de Deus exige a punição de todo pecado. Ponto final! No entanto, Deus teve um plano por meio do qual um substituto inocente seria punido no lugar do pecador. No Antigo Testamento, Deus permitia que um cordeiro fosse o sacrifício substituto para o pecado; Jesus então se tornou o sacrifício perfeito, para todos os pecados do mundo. Seu sacrifício foi perfeito, nunca precisa ser repetido e salva todas as pessoas em todas as épocas.

Para nascer de novo, você precisa compreender e crer nesse princípio da morte substitutiva de Jesus na cruz do Calvário em seu lugar.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

O levita honra o altar

 

Falar sobre levita, honra, é um grande privilégio, e por que não dizer, ainda que redundante, uma honra. Vivemos dias em que tudo isso está muito confuso e creio que é hora de começarmos a restaurar o Altar pelos princípios da Palavra de Deus.

Há alguns anos, não era comum falar sobre levita, até porque havia uma grande barreira quanto ao uso do termo levita. Lembro que fomos discriminados; comunidades surgiram na Internet para falar contra aqueles que usavam o termo levita dentro de suas comunidades. Foi difícil ler artigos, publicações e ter de ficar calado por respeito ao meu próximo e entender que cada um caminha na luz que tem.

Quando estava no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, fazendo Faculdade de Música Sacra, fui questionado por alguns colegas quanto ao uso do termo levita. Recordo-me de ouvir: “...não podemos usar esse termo levita, pois, afinal, os levitas eram santos...”. E, então, falei: “Mas o que devemos ser hoje na Igreja? Não deveríamos ser santos? Porventura o Altar não é lugar de santos?”

Esses questionamentos vieram e, então, decidi começar uma longa caminhada que, hoje, já nos traz muita alegria. O Brasil entendeu que não falávamos, como muitos diziam, de “costurar o véu”, mas de uma verdade revelada na Palavra sobre a postura que devemos adotar no Altar de Deus e, dessa forma, honrar o Altar.

O Altar de Deus, do qual falamos hoje, está voltado para dois aspectos. Primeiro, o aspecto espiritual. Um grande teólogo escreveu sobre um paralelo entre Altar e palco, artista e adorador, plateia e congregação. Muitos ainda andam confusos pensando que o Altar de Deus é palco de show. Qual a diferença? Existe alguma? De fato, existem várias.

Eu começaria pela formatação do Altar ante ao palco. Quando falamos 'palco', logo nos vem à mente a imagem de um show, ou seja, um lugar de apresentações e, de fato, muitos vivem assim dentro das nossas próprias Igrejas. Alguns querem apenas usar o ambiente da Igreja para fazer uma amostra do seu trabalho, das suas habilidades, para impressionar as multidões. O que vemos diante disso? Qual o resultado? Por um tempo, pode até trazer alegrias, mas, com o passar dos dias, virão frustrações, decepções, que acabarão sendo confundidas com desonra; daí porque muitos se afastam das Igrejas deixando de congregar.

Tudo isso ocorre por não se saber o que palco e o que é Altar. Mas, então, o que é o Altar? O Altar é o lugar da adoração, o lugar do sacrifício, o lugar do encontro entre o Criador e a criatura, que se tornou filho, e agora pode levantar incenso, aroma suave ao Deus Todo Poderoso. É o lugar que quem aparece é Deus. As atenções são voltadas para Ele, pois não podemos tomar o lugar de Deus. Não podemos receber os louvores, pois dEle é a honra, a glória e o louvor pelos séculos dos séculos.

Quando entendemos que Altar é Altar e não palco, encontramo-nos em Deus. Sempre estamos motivados, pois não dependemos da multidão nos ovacionando para fazer o nosso chamado. Fazemos o que fazemos por entender Quem nos chamou e para Quem fazemos. A direção seria: o que fazemos, por que fazemos, como fazemos e para quem fazemos. Entendendo Altar, vem a honra.

A honra do Altar vem pela honra “ao” Altar. Como assim? Uma vez que entendemos o que é o Altar de Deus, que entendemos nossa posição como levitas, que entendemos nossa chamada, mudamos a direção do nosso trabalho. Passamos a fazer tudo por entender que tudo que somos, tudo que temos vem de Deus, e essa é a forma de devolvermos para Ele nossa gratidão, nosso louvor, nossa adoração.

Mas, como honrar o Altar? A palavra hebraica “shachar” significa serviço, honra, adoração. Quando lemos no salmo 100: “Gritai com júbilo ao Senhor todos os habitantes da terra, SERVI ao Senhor com alegria...”, o verbo servir é o mesmo para adorar, honrar. Então, honra está ligada diretamente a serviço. O que vemos? Muitos querem ser senhores, ocupar posições de autoridade, mas poucos querem ser servos. Entretanto, qual foi o ensino de Yeshua? Se alguém quiser ser o maior, que seja o menor. Yeshua veio para servir não para ser servido. E por que estamos querendo ser senhores e não servos? Por que queremos mandar e não obedecer? Essa é a grande chave para a honra do Altar em nossa direção.

Ano passado tive uma das maiores experiências de toda a minha vida. Durante o Seminário de Honra, em Manaus, algo aconteceu de maneira inesperada que marcou a minha vida profundamente e, também, a vida de todos os que estavam presentes no Seminário. Era um Sábado à noite, eu estava juntamente com minha equipe de levitas ministrando a adoração. Depois de tocarmos a primeira música de louvor, eu parei e me dirigi ao Apóstolo Renê para entregar-lhe a primícia do nosso CD Sementes de Honra, honrando a vida do meu líder por tudo o que ele tem feito de abençoador na minha direção e da minha família.

Após esse momento, continuei a ministraçao e cantei a canção “Majestade Santa”. Em um determinado momento, abri meus olhos e vi um rapaz que estava à minha frente; ele apontava para baixo dando-me a indicação para olhar para algo que estava diante dos meus pés. Quando olhei, vi um envelope de oferta. Inicialmente, achei estranho, pois nunca havia visto isso. Em seguida, dois Pastores vieram em minha direção e fizeram o mesmo. Achei se tratar de uma brincadeira. Decidi fechar os olhos e continuei a adoração. Em um outro momento, resolvi abrir meus olhos e vi a cena mais marcante da minha vida. Vi uma grande multidão diante de mim, pelos corredores do templo chorando e vindo em minha direção, lançando envelopes de oferta sobre os meus pés. Havia uma nuvem de glória naquele lugar. Havia quebrantamento, muita unção da presença de Deus. Olhei para os lados em busca de uma orientação, pois não sabia o que fazer diante daquela cena, mas ao olhar para os lados, vi meus líderes prostrados adorando a Deus e chorando.

Naquele momento, só um pensamento veio à minha mente: Eu não sou digno! Então, comecei a chorar. Continuei adorando e aquele mover continuou por um bom tempo. Mas por que aquilo aconteceu? Por que eu? Para responder a essa pergunta preciso de muita graça e falo com temor. A Bíblia nos fala no Salmo 139 que o Eterno sonda e conhece os nossos pensamentos, Ele sabe se há em nós algum caminho mau. Sempre que estamos fazendo algo para Deus, só Deus sabe se estamos, de fato, fazendo para Ele, pois Ele nos conhece profundamente.

Desde aquele dia, eu não sou mais a mesma pessoa. Entendi o cuidado de Deus, pois Ele sabia o que estava passando. Não foi necessário ninguém falar nada, dizer nada... Deus nos conhece. Deus o conhece e sabe a hora, o lugar e o momento de derramar uma grande benção sobre sua vida. Entretanto, a pergunta é: Quantas sementes temos lançado em honra ao Altar de Deus? Como estamos usando os talentos que Ele nos deu na direção do Altar? Estamos apenas enterrando por achar que é muito pouco o que Ele nos deu ou estamos trabalhando para desenvolver esse talento e multiplicá-lo?

O levita que honra o Altar pelo Altar é honrado. Não podemos andar em confusão. Qual tem sido a motivação do nosso coração ao subir no Altar de Deus? Entendi que, sempre que subo no Altar, tenho uma missão: Adoração. Não estou preocupado se as pessoas estão gostando ou não. Claro que não devo ignorar sinais que o Espírito Santo dá, pois ele conhece a congregação, contudo sei que minha missão é o Trono de Deus. O Véu se rasgou e podemos entrar livremente na Sala do Trono. Com isso, fazendo o que devemos fazer, com entendimento aberto quanto à nossa posição como levitas do Altar, vamos sempre honrar o Altar de Deus e sempre que honrarmos o Altar de Deus, seremos honrados por Ele. Lembre-se de que Deus Se alegra com nossas conquistas. Deus Se alegra com cada degrau que galgamos, pois Ele é o Pai.

Que esse seja o melhor tempo da sua vida, do seu ministério. Que o Altar de Deus seja o lugar do encontro do adorador com o Ser adorado, do servo com o seu Senhor, do filho com o Pai. Se caminharmos com esse entendimento, nunca seremos frustrados, nunca seremos decepcionados e tudo o que plantarmos no Altar como sementes honra, virá em nossa direção como bênçãos que nos alcançarão.



A Honra traz restituição



“Naquele dia o Senhor castigará com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, serpente veloz, e o leviatã, a serpente tortuosa, e matará o dragão, que está no mar.” (Isaías 27:1).

Ficamos impressionados com o Deus que não ficou ausente diante das afrontas que sofremos causadas pela desonra. Ele nos restitui quando somos homens e mulheres de honra, e destrói o inimigo, porque para Ele o inimigo não tem vez.

Nós temos a promessa da parte do Senhor: “... aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados.” (I Samuel 2:30b). Essa honra prometida não é passiva. Deus não vai nos honrar apenas porque Ele prometeu. Não podemos ficar de braços cruzados, esperando que a honra chegue. É como a graça de Deus: ela é gratuita, mas não é barata. Paulo disse que deveríamos nos esforçar na graça de Cristo.

A honra tem um preço para ser conquistada. Por quê? Porque o inimigo das nossas almas aborrece quem honra a Deus. O diabo não suporta homens e mulheres de honra. Satanás não suporta a honra porque ele é o mentor da desonra, visto que ele foi o incentivador da desonra desde o céu, e na terra, desde o Éden.

Não podemos desonrar o ministério. O ministério é honroso, mas infelizmente muitos tomaram o ministério e o usaram com desonra. O texto de I Timóteo 3:1 mostra quão honroso é o ministério entregado por Cristo aos seus. Todos os outros trabalhos ficam aquém. Só que o inimigo das nossas almas nos leva a desonrar esse presente tão maravilhoso que Deus nos entregou.

Tudo que o inimigo roubou das nossas vidas, Deus quer nos restituir. Ser discípulo do rebanho do Senhor é um grande privilégio. O que devemos fazer é tomar posse da autoridade que Deus nos dá, entrar no território do falso valente e buscar a restituição. “Ninguém pode roubar os bens do valente, entrando-lhe em sua casa, se primeiro não maniatar o valente; e então roubará a sua casa.” (Marcos 3:27). Essa é a promessa que Deus tem para os que andam diante dEle em desonra.

Isaías 54:17 diz: “Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor, e a sua justiça que de mim procede, diz o Senhor.” Quantos ministérios carregando duros fardos por causa dos filhos que não querem dar continuidade ao ministério dos pais. Mas nós que vivemos no princípio da honra, veremos os milagres de Deus, porque a honra é promotora de milagres.

Josué traz um relato extraordinário sobre Calebe, um homem que se manteve fiel diante de Deus. A postura de Calebe foi de fidelidade e honra, e por isso ele entrou na terra e viu o monte pelo qual esperou por 45 anos. A atitude desse grande homem de Deus mostra que não há desculpas para nós.

Para honrar ao Senhor, não há idade. Calebe esperou 45 anos, e se manteve em atitude de honra. E ao entrar na terra prometida, já com 85 anos, ainda expulsou três gigantes, porque sabia quem estava com ele.

Quando pensamos em honra, há três gigantes que precisamos vencer.

1. O gigante da ignorância. É a falta de conhecimento que faz perecer o povo de Deus.

2. O gigante da indiferença. Não podemos ser indiferentes. Toda indiferença causa desonra.

3. O gigante da imoralidade. Necessitamos vencer o gigante da imoralidade, pois ele só implanta o que é prejudicial ao Reino, impedindo o povo de Deus a andar em santidade.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Uma Família honrada, uma descendência poderosa


“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” (Êxodo 20:12)

A essência da honra dentro da família começa com os pais, mas são os filhos que devem dar continuidade ao princípio da honra.

Você precisa mudar o discurso dentro da sua casa. Os pais e filhos precisam saber que eles têm uma família que vive a essência da honra. Josué 24:15 Declare este versículo com sua célula. Deus nos levantou para quebrar todo espírito de desonra. A descendência que honra a Deus não encontra tropeço.

Os filhos não podem passar despercebidos nesta geração. Eles precisam aprender a aplicar na família que eles formarão o princípio correto para colher milagres.

Muitas vezes, as famílias cristãs se sentem perdidas no mundo de hoje, principalmente em meio a tantas situações de desonra. (João 16:33) Eu creio que apesar de tudo que vemos, nossa família e nossos filhos serão resultado de honra.

Os pais precisam aprender a proteger os filhos com sabedoria. Não é função dos discipuladores escolherem o cônjuge para os discípulos. O princípio da honra é que nos leva a ter o cônjuge correto debaixo do comando de Deus e da orientação dos pais.

A casa que vive o princípio da honra tem a bênção de Deus. Isso é possível através do ajuste de caráter dos pais e dos filhos. Não podemos construir uma família desonrando nossos ascendentes.

Família é o alvo da graça divina, (Salmos 17:8) a menina dos olhos de Deus. Quando você toca na família, você toca em Deus. Mexeu com a família, mexeu com Deus. Saiba que aquilo que você planta hoje como honra produzirá proteção e blindagem para a sua casa.

Os filhos precisam ser consolidados na Palavra. Tudo que uma família precisa é ter o melhor pai e a melhor mãe do mundo, então ela será a melhor família do mundo, porque os filhos serão os melhores filhos do mundo.

Quando honramos nossos pais e filhos, o selo da honra nos acompanhará e a longevidade será o nosso legado.

Pais e filhos vocês são a maior segurança do Planeta. Deus vai dar à sua descendência bênçãos maiores do que as que você já tem alcançado. Você verá os milagres de Deus se manifestando na sua vida e família, até nos mínimos detalhes, porque há coisas que só Ele pode fazer.

O milagre que você está esperando vai chegar hoje. O que só Deus pode fazer, Ele fará. Ele vai transformar o coração dos pais e o coração dos filhos. A nossa casa será um pedacinho do céu. A vida de Deus será tão grande na sua vida e na sua casa que as pessoas desejarão o mesmo nível de liberação e cura.

Satanás não terá autoridade para tocar na sua casa. Levante-se e clame pelo milagre, pois Deus fará. As nossas famílias serão firmadas no princípio da honra para viverem no sobrenatural.

Tudo que precisamos é nos comprometer a pagar preço pela nossa família. Essa é a postura para os que entendem o princípio da honra. Quando temos um coração voltado para Deus, o difícil se torna fácil. Nós conseguiremos ter a nossa vida pautada pelo princípio da honra, e ter um coração aprovado, um coração de honra.

Conclusão: A honra traz de volta os descendentes perdidos. A honra traz de volta os pais para serem devolvidos aos filhos. A honra traz de volta os filhos que estavam perdidos. A honra é o princípio que devolverá a honra à nossa família e fará da nossa casa o melhor lugar da Terra, fazendo de cada um de nós pessoas felizes.