sexta-feira, 30 de março de 2012

Um coração aprovado para Honrar



Neste dia o Senhor quer tratar o nosso coração. Quem deseja mudar a sua história para melhor? Para que haja mudança, devemos primeiramente desejar e tomar uma decisão. Uma decisão muda tudo. Além de uma decisão precisamos de algo mais. Só a decisão não é o 100%. Junto com a decisão vem a expressão e a atitude.

Há momentos que temos que nos expressar e há momentos que teremos de tomar atitudes para que a decisão que tomamos traga mudanças na nossa historia. Pv 23:26

Quem é o dono do seu coração? Onde está o nosso coração? Já paramos para pensar se o nosso coração está verdadeiramente nas mãos de Deus? Entregamos o coração a Deus? Já fizemos isso? Entendimento, mente entregues ao Senhor? Uma mudança de história começa com o coração nas mãos do Senhor. Um coração nas mãos do Senhor pode ser um coração aprovado para honrar. Para honrar as vidas que andam conosco, no nosso discipulado, para honrar as pessoas que estão nos liderando, nos discipulando, líderes e pastores, pais. Somente os honraremos se honrarmos ao Senhor primeiro.

Só honra a esposa, o marido se primeiro honrar ao Senhor. Só honra a Deus quem lhe entregou o coração. Só posso honrar o meu líder se eu primeiramente honrar a Deus, se não consigo honrar aos líderes talvez esteja ciente que não estou honrando a Deus. Deus disse: Honra o teu Pai e a tua Mãe. Um mandamento deve ser honrado.

Porque então honro o pai e a mãe? Porque estou honrando a Deus e a sua palavra. O nosso coração está tendencioso a ser de nós mesmos. Ele é enganoso (Jr 17:9) e várias vezes egoísta. E um coração egoísta não está apto para honrar. Ef 1:18

Entendimento é o nosso coração. O Senhor está interessado em trazer luz para o nosso entendimento. Satanás só alcança corações órfãos de Deus. Todo coração tem um dono. Quem é o Senhor e dono do teu coração?O Senhor pede o coração aos seus filhos. Um coração pronto para honrar significa dizer que você está também aprovado como filho.

Sou filho de Deus quando o meu coração está pronto, preparado, aprovado para honrar, como o de Jesus. (Mateus 3: 17) – E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Este é o meu filho quem tenho alegria, que me dá prazer. Por quê? Porque honrou a Deus em todo o tempo.

1 Sm 13:11. Um homem que lhe agrada. Um coração ruim como o de Saul pode ser um coração que não agrada a Deus, não aprovado por Deus.

At 13:22 – Que fará toda a minha vontade.

Coração não é somente um órgão, mas a essência daquilo que Deus criou. Qual é a nossa essência? Será que Deus pode nos olhar e encontrar corações que lhe agradam? Ou corações dispostos a entregar-lhe o coração? Deus quer fazer uma troca conosco. Damos a ele o coração reprovado, que não sabe e não consegue honrar por um coração como o de Jesus. Um coração de honra.

Um coração pode estar: Dividido,contaminado.

Mateus 12:34 Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.

Do coração procedem os maus desígnios. Mt 15:19 – Mc 7:21 A desonra nasce no coração. A desonra é a mentora de todas as tragédias. Um coração de honra traz a luz as obras de Deus consolidadas em sua vida. Hoje Deus vai lhe dar um coração aprovado. Hoje Deus ao trocar o teu coração consolidará as obras Dele não somente em sua vida, mais também na sua casa, no seu casamento, na sua célula.

Conclusão: Precisamos de um coração de honra e aprovado para quando a benção de Deus for desatada não tenhamos dificuldades de crescer com elas em nossas vidas. Você precisa ter um coração de honra, um coração aprovado, um coração comprometido com Deus e que tem a essência dEle. Você tem a essência de Deus. Troque o seu coração por um coração decidido a mudar sua historia de vida

terça-feira, 27 de março de 2012

O Levita na Casa do Senhor


Todo Levita é um Sacerdote

Introdução

Em Gn 49.5-7, vamos encontrar um momento especial e de muita importância para o ministério levítico. Esse momento fala do instante em que Jacó dá a bênção aos seus filhos antes de morrer e um desses filhos, é claro, é Levi.

1 - Toda Bênção é condicional, assim como toda maldição

1.1 – Se ouvimos a voz de Deus temos um decreto.

DT 28:1 - E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.

DT 28:2 - E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus;

1.2 – Se não ouvimos a voz de Deus temos outro decreto.

DT 28:15 - Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:

2 – O Arrependimento genuíno quebra maldições

2.1 – O momento da Bênção de Levi

(Gn 49.5 – 7)

GN 49:5 - Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência.

GN 49:6 - No seu secreto conselho não entre minha alma, com a sua congregação minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua teima arrebataram bois.

GN 49:7 - Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura; eu os dividirei em Jacó, e os espalharei em Israel.

A bênção de Jacó sobre Levi estava condicionada à uma postura anterior que desagradou, profundamente, a Jacó e, como conseqüência desses atos, Levi e Simeão foram separados pela bênção de sue pai Jacó. Agora essa bênção parecia mais com maldição do que bênção. Por quê? Porque Levi e Simeão eram muito unidos, estavam sempre juntos para defender a honra da família.

2.2 – A maldição é quebrada

Toda bênção é condicional assim como toda maldição, portanto no momento em que Moisés subiu ao monte Sinai para buscar a direção de Deus para o povo, que havia saído do Egito, houve quebra de princípios e o povo desviou sua adoração a Deus e passou a adorar um Bezerro de Ouro. Porém, uma tribo não se contaminou com o bezerro. Qual foi? Levi. Daí, o decreto de maldição que estava sobre eles fora anulado. E vemos a, verdadeiramente, a bênção de Deus repousar sobre os levitas.

Lv 8.1-13 – Fala sobre a unção de Aarão

Tenda da Cingregação – lugar da habitação de Deus, onde Deus falava face a face com Moisés.

Éfode – veste usada pelo sacerdote para ministrar a adoração. O sacerdote não podia adorar a Deus sem o Éfode. (Ex 28.4) Era feito de ouro, de jacinto, de púrpura, de escarlata duas vezes, de linho retorcido, obra de várias cores, com duas aberturas em cima, uma de cada lado, aos quais se tornam a unir, cobrindo a frente e as costas. Também possuía duas pedras cornelinas, tendo gravados os nomes dos filhos de Israel, sendo seis em cada uma. Nele se achava o Urim e o Tumim. Davi fez uso dessa veste para consultar a vontade de Deus, que queria dizer: JUSTIÇA E VERDADE (Ex 28.30)

Nm. 3.6-9 – A tribo de Levi é colocada diante de Aarão para funções sacerdotais;

Dt 10.8 – a tribo de Levi é separada para levar a arca do concerto do Senhor;

Dt 33.8-11 – Fala sobre a Bênção de Levi, verdadeiramente. Porque amaram a Deus em primeiro lugar, receberam a sua porção. Com queremos dizer que nenhum decreto que ceio sobre você é maior do que o sangue do Cordeiro Yeshuah, pois se andamos com Ele e o colamos em primero lugar (Mt 6.33), todas as bênçãos do Senhor virão sobre nós (Ef 1.3).

3 – Todo Levita é um Sacerdote – com isso que vimos podemos afirmar que todo levita é um sacerdote, logo todo sacerdote é um levita e como sacerdote o levita tem funções próprias de um sacerdote.

1. Levar o povo à libertação – Ex 12.37 – saída do Egito;

2. Tirar o povo do leprosário – Lv 14.1-32;

3. Ministrar Cura par todas – Ex 30.10;

4. Liberar um óleo novo sobre a cabeça – Ex 30.30, Lv 8. 1-13; Moisés unge a Arão e todos os seus filhos. Só receba unção de quem tem testemunho de autoridade profética conferida.

5. Marcar o povo com uma nova identidade – Nm 3; os levitas recebem uma nova identidade e passam a ser referência para todo o povo de Israel. Todos os padrões de vida do povo foram estabelecidos através dos levitas. (2 Co. 5.17)

6. Trazer graça e vida para a comunidade – Lv 16.15-28; Quando o sacerdote faz sacrifício pelo povo, para trazer-lhe vida; Jô 10.10,11; Jesus como Sumo Sacerdote nos deu graça e vida abundante;

7. Trazer um padrão de excelência – I Pe 2.5-10; Sacerdotes Reais;

8. Ministrar quebrantamento e nova unção - Sl 51.17; fala sobre o coração quebrantado que não será desprezado por Deus.

9. Arrancar o povo das trevas e plantar na luz – I Pe 2.9;

10. Fazer conhecido o nome do Senhor – Sl 76.1; Davi, como adorador, fez o nome do Senhor conhecido;

11. Devolver o povo a Jerusalém – Sede da bênção, de onde flue a palavra de vida, local de visão aberta. Sair das bases de Roma e voltar para Jerusalém. Como? Restaurando as festas do Senhor.

12. Plantar o povo na terra – É função do sacerdote levita plantar o povo na terra. Moisés recebeu de Deus essa missão, mas quem plantou o povo na terra foi Josué. Dt 3.23–29;

sexta-feira, 23 de março de 2012

O Korban da Honra no ministério levítico



O ministério levítico é repleto de muitos ensinamentos. Não há como ler sobre os levitas na Bíblia e não ser impactado por tamanha responsabilidade com o Altar e todos os utensílios e serviços do Tabernáculo. Dentre esses serviços, havia um que quero destacar como especial. Falo da entrega e consagração das ofertas no Santuário. Com isso, vamos entender um pouco mais sobre Korban e o ministério levítico

Existe uma visão distorcida sobre levitas em nossos dias. Usar o termo ‘levita’ não é uma ‘gíria gospel’, nem, como muitos dizem, uma tentativa de retorno ao Velho Testamento, muito menos, em um sentido ainda pior, ‘costurar o véu de separação do santo dos santos’. Não é nada disso! A Bíblia é um livro completo. Os chamados ‘pais da Igreja’ dividiram-na em dois momentos: Velho Testamento e Novo Testamento, ou ainda, Primeiro Testamento e Último Testamento. Não podemos falar do novo e esquecer o velho, do último e esquecer o primeiro, assim como não podemos anular ou apagar a história. Contudo, o essencial é que a Bíblia é um livro de PRINCÍPIOS. Falar sobre levitas, é falar de princípios espirituais que não podem ser esquecidos em nossos dias, dentre os quais um é destacado: SANTIDADE.

Os levitas não eram pessoas com uma vida folgada. Não eram ‘boêmios’. Não eram ídolos nem idolatrados, mas eram verdadeiros servos; trabalhadores do Templo. Cumpriam seus horários à risca e tudo o que faziam tinha uma direção: “Ao Eterno, teu Deus, adorarás e só a Ele servirás” (Lucas 4:8; Mateus 4:10). Eram ofertas vivas para Adonai.

Quero falar sobre três palavras desse tema, pois já mencionei um pouco dos levitas. São elas: Ministério, Korban e Honra, assim entenderemos melhor o que tudo isso quer dizer em nossos dias. Sei que alguns, os chamados religiosos, logo se levantarão contra, sem ao menos se dar ao trabalho de ler ou ouvir sobre o assunto. Contudo, existem outros muitos sedentos em aprender mais e dedicar suas vidas a serviço do Reino de Deus.

1. Ministério

Ministério é o mesmo que serviço, ofício, missão. No grego, a palavra é leitourgia, isto é, liturgia. Usamos tanto essa palavra no nosso meio e, muitas vezes, nos esquecemos do verdadeiro significado. Ministério é serviço, é uma obrigação a cumprir, é um ritual, algo que fazemos continuamente. Há uma expressão hebraica que traduz bem o entendimento bíblico sobre serviço. A expressão é: Avodah Ha’shem. Avodah (serviço), e hashem (ao nosso Deus). Está ligado a Avodat Ha’shem e Ahavat Ha’shem, ou seja, a serviço de Deus por amor. Nosso entendimento de ‘obrigação’ é algo ligado à carga, peso. Entretanto, o entendimento bíblico sobre isso é: NUNCA PERDER O FOCO, o alvo. Para quem estamos fazendo? Ainda que mereça e necessite de todo o nosso esforço, não podemos perder o foco, ou seja, o nosso Deus. Tudo o que fazemos é para Ele. “... porque dEle e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém.” (Romanos 11:36)

2. Korban

Korban é o foco central do que estamos aprendendo estes dias. Portanto, não vou explorar muito, mas apenas deixar uma linha básica sobre ela. Korban é uma palavra de origem hebraica e aramaica, chegando ao grego com a mesma transliteração, inclusive no português. É traduzida como: um dom oferecido; uma oferta dada; um tesouro para Deus; um tesouro sacro ou santo. Voltamos ao mesmo princípio: oferta, santidade, entrega, dom. Como seria bom que todos aqueles que ministram no Altar entendessem isso! Falar sobre Korban nos deixa sedentos por uma geração que entenda e viva os princípios ligados à essa palavra. Existem outros contextos de uso da palavra, mas quero apenas esclarecer, dentro do nosso tema, a ligação dessa palavra com o ministério levítico. Se Korban é dom, é oferta, é entrega, onde está essa entrega? Onde está essa oferta em nossos dias? Por que ainda nos deixamos ser seduzidos por coisas passageiras que não apontam para o céu? Dizemos que nosso alvo é Cristo, e até cantamos isso com tanta intrepidez, então por que não vemos o resultado disso? Quero que você medite sobre o assunto, pois tenho me perguntado: Onde está a Igreja de Cristo, do Mashiach, a Igreja do Ungido? Empolgamo-nos com a bênção de Deus e nos esquecemos do Deus da bênção. Alegramo-nos com os feitos de Deus e nos esquecemos do Deus que faz, que Ele opera milagres.

3. Honra

Originalmente, em hebraico é kabowd ou kabod. Kabod significa honra, glória, riqueza, esplendor, dignidade, reverência. Alegra-me saber que estamos aprendendo mais sobre honra. De fato, tudo o que fazemos está ligado direta ou indiretamente ao princípio da honra. Honra é uma semente e, ao ser plantada, certamente produzirá frutos que trarão grandes benefícios para todos nós.

Porém, preciso dizer que desonra também é uma semente e seus resultados não são animadores. Para mim, um dos episódios mais tristes registrados na Palavra de Deus fala sobre desonra. Em I Samuel 4:12-22 é relatado o momento em que o Sumo Sacerdote Eli desonra a Deus por não manter sua casa no princípio da santidade, tendo seus filhos fora dos ensinos da Torah. Israel perde a batalha para os filisteus, mas o pior é o que vem como consequência da desonra. Morrem os filhos Hofni e Finéias, o Sumo Sacerdote Eli, um levita, filho de Ithamar, e também sua nora que, entra em trabalho de parto, não resiste e morre, e seu filho recebe o nome de Ikabowd, que quer dizer: a glória de Deus se foi; a honra de Deus se foi de Israel.

Ao ler esse texto, vem-me um profundo temor. Creio que não existe coisa pior do que ser honrado por Deus, sair do propósito e, como consequência, ser desonrado e morrer. O que isso quer dizer? Podemos ser escolhidos por Deus, ministrar debaixo de Sua autoridade, unção, mas se sairmos do princípio da HONRA A DEUS, podemos colher Ikabowd, e saber que a glória de Deus se foi da nossa vida, do nosso ministério, da nossa Igreja; podemos colher a morte ministerial, a morte dos sonhos que um dia foram tão vivos, mas que, por desonra a Deus, podem ser exterminados.

O Korban da honra no ministério levítico é uma chamada à reflexão dos princípios que regem esse ministério tão lindo, tão honrado, tão apaixonante, mas que, se não for observado com responsabilidade, pode facilmente ser destruído. É hora de sair da meninice, da imaturidade, da carnalidade que rege o coração de muitos, e seguir em direção ao verdadeiro propósito da nossa vida e chamada vocacional: AO ETERNO TEU DEUS ADORARÁS E SÓ A ELE SERVIRÁS. Que Sua misericórdia que não tem fim nos cubra, e nosso coração se volte, cem por cento, para o Deus Altíssimo.



A honra é a semente que desata a conquista

 Tudo começa com a semente. Seja um líder possesso de alegria e inunde o seu território de prosperidade. A prosperidade é o fruto da alegria. A alegria frutifica e traz o princípio da honra. E assim como a alegria traz o princípio da prosperidade, a alegria também é a semente da honra.

Viva, respire a prosperidade. Crie tetos favoráveis para que Deus possa interagir a sua mudança de sorte. Faça disso o seu modelo de vida. Sabendo que quem quer prosperar precisa honrar a semente da alegria.

Não há nada mais terrível do que você fazer algo e ser tomado de tristeza. Paz e alegria devem andar juntas, em unidade. Nunca vi uma pessoa dizer que está em paz e andar triste ou em guerra. A alegria traz paz interior. Quando você tem paz, está alegre. Quando você tem alegria, está em paz. Há uma alegria que estará sendo direcionada para cada um de nós, uma alegria diferente, por princípio, a alegria do Reino. A alegria do Reino pode ser expressa pelas delícias de Deus. Deus quer mergulhá-lo em Suas delícias.

Honrar ao Senhor

“Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos. E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.” (Provérbios 3:9,10)

A Bíblia diz que devemos honrar ao Senhor com as primícias para que as nossas eiras transbordem. Quando honramos o desatar vem, o lagar se enche e as eiras transbordam, porque estamos cumprindo o princípio bíblico.

A alegria é a semente da prosperidade. Você já sabe disso. Porém, mais que saber, você precisa praticar. Não pode ser como o tolo que ouve a Palavra e não a pratica. A alegria atrai a presença de Deus. Assim como a alegria faz afugentar os inimigos, ela também atrai a presença do Senhor.

Quando há um coração alegre, Deus compartilha, a glória de Deus vem e a bênção do Senhor é impetrada sobre a nossa vida. A prova da ausência de Deus na vida de uma pessoa que está também sem alegria é a depressão. E a prova da Sua presença é a alegria.

Você pode observar que toda pessoa em depressão tem ausência de Deus. Então, tristeza é ausência da presença de Deus. Toda pessoa feliz, alegre, reflete a presença de Deus. Às vezes, vamos a lugares onde as pessoas têm a face fechada, amargurada, sem alegria, vivem em profunda tristeza, depressão; precisam da presença de Deus, da Sua alegria.

A alegria revela dois princípios

A alegria revela dois princípios: libertação e cura. Toda pessoa liberta é cheia da semente da alegria. Quando o inimigo se ausenta de algumas pessoas, elas narram um outro histórico, porque começam a ver que há algo diferente sendo sinalizado em suas vidas.

Libertação é um sinal de que as pessoas foram não apenas arrancadas do antro de demônios, mas que há um sinal de Deus em suas vidas. E esse sinal é a alegria que está descrita em Hebreus 1:9. Esse texto diz que haverá uma geração que terá o óleo da alegria sobre a sua cabeça.

- Alegria desperta a libertação e a cura. Libertação e cura são atestados de restauração. Quando alguém é liberto e curado, possui o atestado de que é restaurado. Só a pessoa sabe qual foi à obra de restauração promovida em sua vida. Isso porque existem coisas que não querem que mais ninguém saiba.

Há situações na sua vida que você não quer que ninguém descubra, mas que, às vezes, vêm à tona. Assim como há coisas na sua vida que não aconteceram por causa dos livramentos que Deus lhe deu. Outras vezes, você clamou para que Deus o libertasse e curasse de mazelas que afligiam a sua alma e Ele o fez e hoje você tem a convicção de que está restaurado.

- Restauração é sinal de libertação e cura. Restauração é prosperidade. Toda pessoa restaurada, prosperou em alguma área, o que significa que o diabo perdeu o argumento naquela área que a sufocava. Há pessoas que se fossem pagar um terapeuta para que fossem elucidadas todas as perguntas da alma, dificuldades que estavam perturbando a sua existência, não conseguiriam dinheiro suficiente. Mas hoje são plenamente restauradas e não têm sequer idéia de quanto vale a restauração que receberam.

Por causa de problemáticas que existem na alma, muitas pessoas se tornam amargas, difíceis e não há terapeuta que possa mudar a sua existência, a não ser Jesus, o Senhor dos senhores, o Psicoterapeuta da Igreja. Ele apagou o seu passado, reconstruiu a sua história, libertou e curou a sua vida e, por isso, hoje você pode considerar-se alguém próspero.

Os curados procuram os curados. Os santos procuram os santos. Os libertos procuram os libertos. Quem tem a vida de Deus procura pessoas que têm a vida de Deus e se preferem em honra, como está escrito na Palavra. São homogêneos de uma proposta.

terça-feira, 20 de março de 2012

A verdade sobre símbolos religiosos, tatuagem e piercing


Vivemos uma época permeada por símbolos, enraizados no ocultismo e em crenças pagãs da antiguidade. Transmitem mensagens e imprimem padrões comportamentais. Confronte-os com a Bíblia

SÍMBOLOS DA NOVA ERA

O grego symbállein dá a idéia de reunir realidades: "Se o símbolo se identificar completamente com aquilo que representa ele será adorado, como no caso da cruz."

Analise alguns à luz da Bíblia:

1. Arco-íris pela metade - pretende ligar o homem a Lúcifer.

Conduz ao inferno (Is 14.12-15; Ap 20.1-3, 10; Ez 28.11-19; Lc 10.18)

2. Fitas entrelaçadas - união infinita amarrada às forças cósmicas.

O cosmos será destruído (Is 24.19-20; 51.6-8; II Pe 3.7,10,12; Ef 1.10)

3. Yin Yang - coexistência pacífica, equilibrada entre o bem e o mal.

O bem está acima do mal (Lc 10.18; Is 5.20, 24; 1 Ts 5.4-11; 1 Jo 1.5)

4. Urano - rege a harmonia da pessoa com a mente universal aquariana.

A consulta aos astros leva à ruína (Is 47.13-14; Jr 8.2; Dt 17.2-5)

5. O olho da pirâmide - representação da divindade sobre a terra.

É abominação (Ez 20.7; 30.13; Is 19.3; 31.1-3; 2.12-18; Jr 43.12-13)

6. Cruz de Nero - pé de galinha (logo do movimento hippie), símbolo da paz sem Cristo.

Temos paz em Cristo (Jo 14.27;16.33; Is 9. 6; Fp 4. 7; CI 1.20; Rm 14.17)

7. Estrela de seis pontas - simboliza a evolução e involução.

Não há reencarnação (Hb 9.27; Jo 11.25, 26; 5.24; IJo 5.11-13) "'

CAMISETAS, ADESIVOS, TÉNIS E BONÉS COM SÍMBOLOS

1. Desenho de escorpião, serpentes e dragões (Lc 10.18-19; Ap 20.2)

2. Figuras egípcias (Ez 20.7; 30.13; Is 19.3; 31.1-3; Jr 43.12-13; 44.8)

3. Formas sensuais (I Pe 2.16; Mt 5.28; Ef 5.3; Cl 3.5-6; Is 57.8 e 17)

4. Magos e figuras esotéricas (Ez 8.5-18;13.18-21;Is 57.1-13; Lv 19.31)

5. Estampas de astros e signos (Is 47.13-14; Jr 8.2; Dt 4.19; 17.2-5)

6. Expressão de anjos e demônios (Ex 20.4; I Co 10.20, 23; I Ts 5.1-11)

7. 666 e símbolos satânicos (Ap 16.13; Ap 19.20; I Cor 10.20)

8. Gestos obscenos e maliciosos (I Pe 2.16; Ef 4.31; Ti 3.3-4; I Ts 5.22)

9. Caveira, morte e trevas (Jo 10.10; 3.19-21; Lc 23.33; Ez 37.1-12)

10. Danças ritualísticas (Analise Cl 3.17; I Pe 1.15; II Pd 3.9-12)

O SIMBOLISMO E OS PERIGOS DA TATUAGEM

O Dicionário de Símbolos de J.E. Cirlot diz que "o simbolismo genérico engloba tatuagem e ornamentação como atividade cósmica, incluindo sentido sacrificial, místico e mágico. Veja alguns pontos:

1. A tatuagem pode ser um sinal de propriedade e pacto místico

No oriente (China, Japão), a tatuagem estava vinculada às divindades configuradas no símbolo. Os líbios tatuavam-se para a deusa Neit, os egípcios para Atargatis e na Síria para deuses diversos.

"Na antiguidade, a tatuagem associava-se ao culto dos deuses-demoníacos e era praticada durante ritos dedicados por feiticeiros. O sangue que brotava das feridas, o qual, segundo criam, levava consigo os espíritos malignos." "Dá idéia de consagração." O pacto era feito para se incorporar a entidade do desenho: escorpião, demônios (I Co 10.20-21)

2. A tatuagem pode identificar o grupo e ser usada como talismã.

Na Polinésia identificava o clã e a hierarquia. Na Europa do séc. XVII ela passou a ser propagada pelos marujos como talismã, distinguindo-os dos demais. A máfia japonesa, yakuza, surfistas, metaleiros, presidiários, fazem o mesmo. Os nazistas tatuavam judeus para ofenderem sua fé (I Co 3.16-17; 6.19-20; I Ts 5.5).

3. A tatuagem pode expressar anarquismo e rebeldia

A palavra tattoo, propagada por James Cook, refere-se ao som dos ossos finos usados na aplicação da tatuagem. A máquina elétrica foi patenteada por Samuel O'Relly em 1891, em Nova York, e chegou ao Brasil em 1959. A onda atual que inclui o piercing vem dos hippies e punks e da influência do rock pesado. Essa herança comunica rebeldia a Deus, à família e às autoridades. Defende a liberdade sexual e a Nova Era (Ef 5.6-13; I Ts 5.22; Cl 3.17; 2.6).


OS PERIGOS DA TATUAGEM E A BÍBLIA

Este estudo fala apenas da origem da tatuagem. Muitos a usam por razões próprias (I Co 8.9; Rm 14.12). Mas, há riscos de contrair o vírus HIV, hepatite, infecções bacterianas e virais. Se você fez a tatuagem sem orientação, a liderança da Igreja local lhe dirá como agir.

"... e escrita de tatuagem não porei em vós" (A Torá -tradução judaica). "Não façam cortes no corpo por causados mortos, nem tatuagens em si mesmos" (Lv 19.28 - NVI - Nova Versão Internacional da Bíblia).

O SIMBOLISMO E OS PERIGOS DO PIERCING

A revista Época de 25/02/2002 aponta diversos perigos do piercing:

Língua - Pode provocar fendas nos dentes e infecção geral.

Sobrancelha - Inchaço e dor impedem a higienização correta do local e abre caminho para infecções.

Umbigo - A pele pode ficar irritada com reações alérgicas.

Nariz - Danifica os vasos sanguíneos e produz cicatrizes."'

Em Ex 21.6 perfurar a orelha simbolizava um pacto de escravidão. Roland de Vaux, ex-diretor da École Biblique de Jerusalém, diz:

"As leis antigas da Mesopotâmia presumem que o escravo seja marcado, como uma rês, com uma tatuagem, um estigma feito com ferro em brasa ou ainda com unia etiqueta presa a seu corpo (Dt 15.17). ...Sinal de identidade. como as tatuagens dos cultos helenísticos."

UM SINAL DE ESCRAVIDÃO

Deus aprovaria algo que chega a mutilar o templo do Espírito Santo? Veja o alerta que a Bíblia faz em I Cor 3.16-17. Existe a tese de que os locais mais perfurados estejam relacionados à salvação e que, como certos adornos, o piercing constitui uma tranca que aprisiona a alma (Ez 13.18-21). Um sinal visível de escravidão espiritual. Leia os textos abaixo, faça sua própria avaliação e tire suas conclusões:

1. Nariz - fôlego de vida (Gn 2.7; 7.22-24; Is 2.22, 42.5; Ec 3.19, 21)

2. Boca - confissão (Rm 10.8-9;IJo 1.9; Mt 15.18;21.16; Tg 3.10; Pv 21.23)

3. Sobrancelhas (olhos) - mente (Mt 6.22-23; Ef 1.17-18, 4.18; II Co 4.4)

4. Orelha - ouvir e crer (Rm 10.14-18; Hb 3.15; Is 6.10; Jr 17.23; Ap 3.6)

5. Umbigo (ventre) - sede da vida (Jo 7.38-39; 4.14; Fp 3.19; Rm 16.18)

Segundo a Clínica Mayo (EUA), numa pesquisa feita com 454 estudantes, um em cada dez usuários do piercing sofreu infecção. A Universidade de Yale informou que uma garota de 22 anos sofreu infecção no cérebro, causada por um piercing de língua. As bactérias da boca chegaram ao cérebro pelo sangue. Você sabia que a lei 9.828/97(SP) proíbe essa prática para menores e que A. La Vey, fundador da Igreja de Satanás, defendia a tatuagem e o piercing, por entender que são rejeitados em Lv 19.28 e Dt 14.1-2, e que certas tatuagens são propagandas do mal ?(Lc 10.18-20; 10.3; 20.2). O que você diz de Is 3.18-21,1 Cor 3.16.17; 6.19-20, Rm 12.1-2?

O CRISTÃO DEVE USAR PIERCING OU TATUAGEM?

O pluralismo corrói insidiosamente o cristianismo. Para muitos o piercing e a tatuagem é apenas uma questão cultural. Entretanto, "o Evangelho nunca é o hóspede da cultura; ele é sempre seu juiz e redentor," pois parte dela é demoníaca.'' O cristão está na

contramão (Tg 4.4; I Jo 2.15; Rm 12.1-2). Que prática você deve rejeitar?

1. Se traz escândalo ou fere a consciência alheia (Mt 18.7; Rm 14.21)

2. Se deforma a dignidade humana (II Cor 4.2;C13.17; I Cor 6.12)

3. Se a natureza da prática dá lugar à carne, envolve magia, ocultismo, idolatria, exploração, malignidade (Gl 5.13;Cl 3.17;IPd 1.14-25)

4. Se apresenta alguma aparência do mal (I Ts 5.22; Ef 5.8; Mt 5.13-16)

5. Se viola a autoridade dos pais, pastor, governo (Rm 13.2; Tt 1.9-10)

6. Se traz dúvidas ao coração ou à consciência (Rm 14.22; I Jo 3.20)

7. Se não traz edificação ou a glória de Deus (I Cor 6.19-20; 10.23)

Para J.R. Stott "somos diferentes de tudo no mundo que não é cristão e esta contra-cultura cristã é a vida do Reino de Deus." Por fim, H.R. Niebuhr apresenta Cristo como o transformador da cultura.

É VERDADE QUE A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS?

A Moda, a Liberdade e a Cultura da Imagem

Fausto Rocha responde: A voz do povo não é a voz de Deus" Foi o povo que gritou: Fora com este (Jesus). Crucifica-o! (Lc 23.18-23) Não é porque bilhões de moscas visitam o lixo diariamente que você fará o mesmo. A realidade virtual explorada nos veículos culturais (TV, internet, cinema e a arte), comandada por inteligência artificial transformou-se na própria cultura. Dita a moda, valores e padrão de vida, aversos a Deus. As perguntas abaixo guiarão você:

1. Isto prejudicará outros ou fará mal ao meu corpo? (I Cor 8.9-13)

2. Em meu lugar, o que faria Jesus? (I Pd 2.21;1 Jo 2.6;C12.6;Jo 13.15)

3. Posso testemunhar da minha fé enquanto faço isso? (I Pd 3.15)

4. Minha consciência terá paz se eu fizer assim? (ITm 1.19;1 Jo 3.10)

5. Meu pastor está de acordo com essa atitude? (Hb 13.7,17; Rm 13.2)

Conforme a confissão de Westminster, "Todo o conselho de Deus concernente a todas as coisas necessárias para a glória Dele e para a salvação, fé e vida do homem, ou é expressamente declarado na Escritura ou pode ser lógica e claramente deduzido dela."

Rede de Homens 2012

Rede de Mulheres 2012

Horário dos Cultos

segunda-feira, 19 de março de 2012

Sou Filho da honra II



Introdução: O universo inteiro se move por dois princípios: O princípio da honra e o princípio da desonra. A Bíblia nos relata no livro de Isaías 14 e Ezequiel 28 a queda de um querubim (um Anjo ligado à adoração), ungido que foi criado para a adoração ao grande Eu sou, seu nome lúcifer ou no hebraico Ben-Shachar que na tradução significa filho da honra. Todos sabem que a queda de Ben-Shachar se deu por querer ele tomar o lugar de Deus e acabou sendo lançado do céu e com ele 30% dos anjos, foi transformado de anjo para demônio, de filho da honra para filho da desonra, por isto em Israel nenhum Judeu coloca este nome nos seus filhos, pois é sinônimo de desonra. Em Israel cada nome tem um significado benjamim, por exemplo, (filho da mão direita).

* A função de Ben-Shachar é fazer com que a raça humana em tudo desonre a Deus, os Pais, as autoridades, os Pastores, os líderes, etc;

* Porém nestes dias Deus tem nos dado a revelação da palavra para que voltemos aos princípios do Reino para que tenhamos êxito em tudo que fizermos e este êxito nos levará a prosperidade, portanto abra o teu coração e deixe o Espírito Santo ministrar ao teu coração.

Texto chave: Malaquias 1: 6 O filho honra o pai, e o servo, ao seu senhor. Se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo? - diz o SENHOR dos Exércitos a vós outros, ó sacerdotes que desprezais o meu nome. Vós dizeis: Em que nos desprezamos o teu nome?

Vimos semana passada um pouco sobre dois níveis de honra, a honra a Deus e a honra aos pais.

1-Nos libertando da desonra - Deus foi quem honrou primeiro o homem criando um habitat para que o primeiro casal vivesse da melhor forma possível, da melhor maneira possível, tudo ele fez com excelência honrando Adão e Eva. A semente da honra foi primeiro plantada por Deus e Ele só pediu a obediência, isto é a honra de volta; Algo que precisamos fazer é nos libertar da semente de desonra plantada pelo nosso representante na terra, a nossa natureza quer muitas vezes se inclinar para a desobediência a palavra, endurecemos o nosso coração, começamos a pensar como escravos e não como livres, temos duas sementes dentro de nós, uma da honra e outra de desonra. Qual delas você vai decidir que vai imperar na nossa vida, qual delas vamos regar para que cresça dentro de nós? A da honra ou da desonra?

* Vimos uma sociedade que desonra a Deus desconhecendo a sua palavra e o ignorando todos os dias e a criação geme por causa do pecado esperando o tempo de sua redenção (Romanos. 8:22).

O filho de Deus foi criado para a honra e não para a desonra, para que isto flua em nós precisamos identificar toda e qualquer semente de desonra dentro de nós e decidirmos arrancá-las no nome de Jesus.

Áreas que precisamos nos libertar: Desonramos a Deus quando?

- Quando mentimos João 8:44b – Mentir aos Pais dizendo que vai, mas não vai, foi , mas não foi- Ao Esposo(a) nas pequenas coisas, aos líderes arrumando desculpas para isto para aquilo, não queremos compromisso e muitas vezes arrumamos desculpas, toda mentira é um pecado, todo o pecado é uma desonra e toda a desonra traz maldição e toda a maldição tranca toda a conquista de uma geração. Jesus disse: Eu Sou a Verdade João 14:6; Nele não há mentira, se quisermos experimentar uma unção de conquista precisamos tomar a decisão de termos uma vida de transparência para com Deus, nossos Líderes; Quando nos permitirmos ser confrontados com nossas fraquezas somos curados e nos associamos ao filho da honra JESUS CRISTO. Você é irmão de Jesus aja da mesma forma.

- Quando somos maliciosos- quando murmuramos- quando maldizemos - A língua necessita se converter junto com o coração podemos emprestá-la para Deus ou para o diabo- e com ela desonrarmos uns aos outros. Pelo Espírito Santo podemos dominá-la. Um linguajar sadio muda os céus sobre a tua cabeça ou construímos um céu de vitórias sobre a nossa cabeça ou um céu de bronze, (fechado), Provérbios 18:21. A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto. Salmo um Diz que abençoado e bem sucedido será o varão que não se assenta na roda dos escarnecedores, pessoas que tem um linguajar impuro e longe das promessas, estes jamais provarão delas, aquilo que você ouve pode te influenciar, proteja teus ouvidos. Ouça hinos não músicas que podem te levar a uma melancolia e te levar a fazer alguma bobagem; Compre uma Bíblia, se vc quer ter sucesso faça de Deus e sua palavra o teu conselheiro e bloqueie qualquer configuração externa contrária as suas promessas. Arranque as sementes ruins.

- Quando não queremos assumir compromisso com Ele e Sua obra - João 21:15 Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. VS 19 Acrescentou segue-me. Pedro foi chamado para ser um pescador de vidas e após a morte de Jesus voltou à velha vida, por isto Jesus ao ressuscitar foi em busca de Pedro para curá-lo, pois ele o tinha traído dias antes. Traímos o investimento de Deus chamado Jesus quando não queremos um compromisso serio e por qualquer motivo queremos abandoná-lo voltando ao mundo ou deixando de irmos à célula ou no domingo no culto de celebração. Aliás, Êxodo 20:11 Deus pediu o sétimo dia para Ele- Seis deu a nós, mas o sétimo pediu para Ele- E quantos de nós por qualquer motivo não vamos ao domingo a igreja para adorarmos, deixamos de cumprir um mandamento e desonramos a Deus. Muitas vezes é nas pequenas coisas que erramos, o Cristão não pode ficar sem a bênção dominical. 10:28 congregue. O nosso compromisso e a honra são medidas pela nossa ação.

*Você foi chamado para estar perto do Senhor, Jesus honrou a Deus na sua obediência até o fim e Deus o exaltou soberanamente e hoje Ele está assentado à direita do Pai. Deus te exaltará, tão somente esforça-te para que em tudo você seja achado fiel e honrando ao Senhor.

Conclusão: I Samuel 2: 30 Portanto, diz o SENHOR, Deus de Israel: Na verdade, dissera eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos.

**Peça perdão pelo tempo e as vezes que vc desonrou a Deus pecando, não assumindo o compromisso com Ele e o seu reino, peça libertação de toda a desonra, peça para que Ele te ajude a honrá-lo em todos os teus dias, não há nada mais que agrada ao Senhor do que a obediência e a honra a Ele e a sua palavra. Eis um segredo para o sucesso.

Salmo 37:4 Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.





sexta-feira, 16 de março de 2012

Para que louvar a Deus?


1- Qual o significado de louvor?


O louvor no Antigo Testamento é basicamente definido por três palavras:
- BARAK (bendizer)
- YADAH (dar graças)
- BALAL (aleluia – louvai ao Senhor)

2- A quem então devemos louvar?
• Somente ao Senhor nosso Deus
• Não devemos louvar-nos a nós mesmos (2 Coríntios 10:12)

3- Porque devemos louvar?
• Porque Deus é bom (1 Crônicas 16:34)
• Para exaltar o poder de Deus (Salmo 21:13; Salmo 103:1-5)
• Para que os demônios saiam (1 Samuel 16:22-23)
• Para se fazerem conhecidas as obras de Deus (Salmo 105:1-3)
• Para nos apresentarmos ao Senhor (Salmo 100:4)
• Porque Deus habita nos louvores (Salmo 22:3)

4- O que acontece quando louvamos?
• O inferno estremece e os demônios se abalam (1Samuel 16:22-23)
• Nosso coração se enche de alegria (Salmo 100:1-2)

5- Como devemos louvar?
• Voluntariamente (Juízes 5:2)
• Com instrumentos e cânticos (Salmo 33)
• Com palmas e voz de triunfo (Salmo 47:1)
• Louvai com danças (Salmo 150:4)
• Em Ações de Graças (Salmo 147:7)
• Com sacrifícios, que é o fruto dos lábios que confessam o seu nome (Hebreus 13:15)
• No seu santuário (Salmo 150)
• De todo o meu coração (Salmo 9:1-2)

6- Quando devemos louvar?
• A todo tempo (Salmo 34:1)

7- Quem deve louvar?
• Eu e você (Salmo 71:22)
• Os anjos (Salmo 148:2)
• Os astros celestes (Salmo 148:3)
• Tudo o que vive (Salmo 150:6)

8- E se eu e você não quisermos louvar?
As pedras clamarão em nosso lugar (Lucas 19:36-40)



Sou Filho da Honra


Introdução: O universo inteiro se move por dois princípios: O Princípio da Honra e o Princípio da Desonra. A Bíblia nos relata no livro de Isaías 14 e Ezequiel 28 a queda de um querubim (um Anjo ligado a adoração), ungido que foi criado para a adoração ao grande Eu sou, seu nome lúcifer ou no hebraico Heilel Ben-Shachar que na tradução significa Filho da Honra. Todos sabem que a queda de Ben-Shachar se deu por querer ele tomar o lugar de Deus e acabou sendo lançado do céu e com ele 30% dos anjos, foi transformado de anjo para demônio, de filho da Honra para Filho da Desonra, por isto em Israel nenhum Judeu coloca este nome nos seus filhos é sinônimo de desonra. Em Israel cada nome tem um significado Benjamim, por exemplo, significa A Mão Direita.

* A função de Bem-Shachar é fazer com que a raça humana em tudo desonre a Deus, os Pais, as autoridades, os Pastores, os líderes, etc;

**Porém nestes dias Deus tem nos dado a revelação da palavra para que voltemos aos princípios do Reino para que tenhamos êxito em tudo que fizermos e este êxito nos levará a prosperidade, portanto abra o teu coração e deixe o Espírito Santo ao teu coração.

Vamos fazer alguns estudos para aprendermos níveis de Honra.

1- Honrar a Deus - Malaquias 1:6 O filho honra o pai, e o servo, ao seu senhor. Se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo? - diz o SENHOR dos Exércitos a vós outros, ó sacerdotes que desprezais o meu nome. Vós dizeis: Em que desprezamos nós o teu nome?

A primeira desonra aconteceu no céu por Ben-Shachar, isto mostra que até o céu deve-se esforçar para manter a honra; A segunda no Edem através de Adão e Eva influenciados pelo filho da desonra e assim se instalou esta maldição da desonra no planeta.

Todos nós gostamos de ser honrados, porém muitas vezes não estamos dispostos a pagar o preço da honra, a honra é uma semente para o sucesso, todo aquele que honra será honrado, todo aquele que desonra será desonrado, isto é um princípio; Normalmente todo o insucesso tem por traz uma desonra daquela pessoa. Ben-Shachar desonrou foi desonrado, Adão desonrou foi desonrado, Cão, Caim, etc. A Bíblia está repleta de personagens que aprenderam o caminho da honra e alguns que escolheram o caminho da desonra. Qual é o seu? (Declare em vós alta: Eu sou filho da honra).

• Neste texto Deus está requerendo à honra que lhe é devida, Ele diz: O filho honra o pai, o servo honra o seu Senhor, se eu sou o Pai onde está a minha honra? Em Malaquias no primeiro capítulo Deus está mostrando ao povo que o estão servindo de forma errada, de forma incompleta, oferecendo o pior para os sacrifícios; Muitas vezes queremos oferecer nosso louvor de qualquer jeito, nossos Dízimos e Sementes (ofertas) de qualquer jeito, nossa oração o pouco que damos nos distraímos como se Deus não estivesse vendo. O pecado é uma desonra ao Senhor, quando decidimos obedecer a uma parte da Bíblia e esquecemos outra estamos desonrando a Ele;

• Este é o tempo de sermos restaurados naquilo que fomos roubados por Ben-Shachar, não somos filhos da desonra, mas fomos chamados por Yeshua que honrou a Deus em todos os seus dias nesta terra, foi fiel até a morte e morte de cruz, honrou em tudo a Deus, abriu caminho de honra para que eu e você da mesma forma pudéssemos honrar ao que vive e reina para sempre.

2) Conseqüências da desonra:

a) Perda da presença- A primeira coisa que Lúcifer perdeu foi à presença de Deus quando o desonrou no céu; Todo aquele que anda pelo caminho da desonra perde a presença de Deus, todo o brilho que a glória de Deus traz se vai e o que antes era lindo e tinha sabor perde a graça, um vazio se instala na alma e a pessoa tem a sensação de um vazio no seu interior, falta da presença do Espírito Santo do grande Rei;

**Querido a honra é uma decisão, eu decido honrar a Deus, meus pastores, cumprindo a palavra. Lembre que toda a decisão contrária à palavra é uma desonra ao Senhor da Palavra Jesus Cristo a própria palavra; Ben-Shachar fez com que Adão perdesse também a presença de Deus através da desonra, da desobediência, mas hoje eu e você temos o direito através do filho da honra Jesus Cristo que amou ao Pai até o fim foi fiel até o fim e Ele mesmo disse: Eu vim fazer a vontade daquele que me enviou; Através Dele eu e você temos o direito de sermos restituídos na presença do Senhor e envergonharmos o inimigo porque fomos chamados para sermos filhos da honra como Jesus.

b) Honra aos Pais - Êxodo 20:12 Efésios 6:2,3 Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. Algo que perdeu um pouco o valor é a honra dos filhos aos pais e dos pais aos filhos, a Bíblia diz em Malaquias que nos últimos dias o Senhor converteria o coração dos Pais aos filhos e dos filhos aos pais para que Ele não viesse e ferisse a terra com maldição, Malaquias 4:6. Respeite, ajude, invista nos teus pais em amor, palavras( mesmo que eles não invistam em ti) você está plantando para os teus descendentes, plante dinheiro, presentes, orações, etc. Honre, você tem legalidade para desonrá-los se sua ordem for de encontro aos princípios do grande Rei que é a autoridade maior.

Conclusão: Romanos 13:7 Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. Dos dez mandamentos quatro são para honrar a Deus, seis para honrar o próximo, este mês será o mês da honra. Esposo honre tua esposa, esposa honre teu esposo, filhos honrem os pais, pais honrem os filhos, discípulos honrem seu Líder de célula, Líderes honrem seus Pastores e todos honrem o grande discipulador o Senhor dos Senhores o grande Eu Sou Jesus Cristo.

Atenção: Se você plantou desonra peça perdão ao Senhor e comece a plantar a HONRA.

Continua...