quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

DE ONDE ENTÃO VEM O CONCEITO DE "LEVITA"?


Muitas vezes, os ministros de louvor e músicos evangélicos são chamados de "levitas". Tal costume não é muito antigo, mas parece que já está se tornando tradição. No Novo Testamento não temos referência a ministros de louvor nem a instrumentistas na igreja. Jesus disse que o Pai procura adoradores (João 4:24). O ensino apostólico, por sua vez, incentiva todos os cristãos a prestarem culto ao Senhor, com salmos, hinos e cânticos espirituais(Ef5:18-20;Col3:16).

De onde então vem o conceito de "levita"? Tomamos por empréstimo de Israel e do Velho Testamento. Originalmente, "levita" significa "descendente de Levi", que era um dos 12 filhos de Jacó. Os levitas começaram a se destacar entre as 12 tribos de Israel por ocasião do episódio do bezerro de ouro. Quando Moisés desceu do monte e viu o povo entregue à idolatria, encheu-se de ira e cobrou um posicionamento dos israelitas. Naquele momento, os descendentes de Levi se manifestaram para servirem somente ao Senhor (Êx 32:26). Daí em diante, os levitas se tornaram ministros de Deus. Dentre eles, alguns eram sacerdotes (família de Aarão) e os outros, seus auxiliares. Embora os sacerdotes fossem levitas, tornou-se habitual separar os dois grupos. Então, muitas das vezes em que se fala sobre os levitas no Velho Testamento, a referência se aplica aos ajudantes dos sacerdotes. Seu serviço era cuidar do tabernáculo e de seus utensílios, inclusive carregando tudo isso durante a viagem pelo deserto (Números capítulos 3, 4, 8, 18).

Naquele tempo, os levitas não eram responsáveis pela música no tabernáculo. Afinal, não havia uma parte musical no culto estabelecido pela lei de Moisés, embora as orações e sacrifícios incluíssem o sentido de louvor, adoração e ações de graças.

Muito tempo depois, Davi inseriu a música como parte integrante do culto. Afinal, ele era músico e compositor desde a sua juventude (I Sm 16:23). Então, atribuiu a alguns levitas a responsabilidade musical. Em I Crônicas (9:14-33; 23:1-32; 25:1-7), vemos diversas atribuições dos levitas. Havia então entre eles porteiros, guardas, padeiros e também cantores e instrumentistas (II Crônicas 5:13; 34:12).

Considerando o paralelo existente entre Israel e a Igreja de Jesus Cristo, podemos até utilizar o nome "levita", embora não sejamos descendentes de Levi. Mas, se queremos assim considerar, então todos os que servem em qualquer ministério podem ser chamados "levitas". O levita é aquele que executa qualquer serviço ligado ao culto. O levita é simplesmente um servo e não alguém que esteja na igreja para ser alvo da glória humana.

Aqueles levitas, designados por Davi para o louvor, eram liderados por Asafe, Hemã e Jedutum, e tinham a tarefa de PROFETIZAR com harpas, alaúdes e saltérios (I Crônicas 25:1). Nessa época, surgiu a maior parte dos salmos de Israel. Hoje, podemos testificar que aqueles levitas eram mesmo profetas. Por meio deles o Espírito Santo falava ao povo. Além disso, eram mestres no que realizavam (I Cro 25:7). E nós? O que somos? Se quisermos usar o nome de "levitas" precisamos nos dispor para o serviço e para caminhar em direção a um nível de qualidade excelente no ministério.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Duas sementes em conflito

 Texto: Gn.3.15

Introdução: Deus disse que haveria inimizade entre a semente da mulher e a semente da serpente.
Seriam duas descendências em conflito durante a história. A descendência da serpente são os filhos
do Diabo. A descendência da mulher são os filhos de Deus.

1- Acompanhando a narrativa bíblica, encontramos em conflito ou em oposição: Caim e Abel,
Ismael e Isaque, Cão e Sem, Esaú e Jacó, Faraó e Moisés, etc.

2 - Alguns destes homens deram origem a nações em conflito. A semente bendita continuava
representada por Israel. A semente maligna era representada pela Assíria, Filistia, Babilônia, Egito,
etc.

3- A semente maligna perseguiu a semente bendita, infligindo-lhe muitos males, tentando
exterminá-la antes que nascesse o Salvador.

4- A semente bendita tem o seu representante supremo na pessoa de Jesus Cristo, que também foi
perseguido pelos representantes do mal: Herodes e Judas Iscariotes. Até os fariseus desempenharam
esse papel e foram chamados de “raça de víboras” que tem o sentido de uma descendência de
serpentes. Jesus se referiu aos seus opositores como “filhos do Diabo” (João 8.44).

5 - Cada pessoa escolhe a que descendência participar, pois esta é uma questão espiritual e não genética ou racial. Até judeus, que participavam da semente bendita, escolheram o mal (João 8.44). Todos são, por natureza, “filhos da ira e da desobediência” (Ef.2.1-5), mas podem se tornar “filhos de Deus” (João 1.11-12) independente de sua raça ou nacionalidade.

Conclusão: Os filhos de Deus sofrem algum dano em algum momento. O diabo lhes fere o calcanhar.
Afinal, esta é a única parte de contato entre ambos, pois o inimigo está debaixo dos nossos pés, tendo
sua cabeça esmagada por Jesus Cristo e sua igreja (Rm.16.20).




Novo tempo


II Cor.5 :17
Introdução: Como andar e tomar posse do novo que Deus tem para nós? Muitas vezes temos visto Deus falando através dos profetas e ministros do Senhor, passa ano e vem ano e permanecemos na mesma. O que fazer?

Algumas dicas:

1- Ouvir o chamado- Deut. 28:1 Ouvir é atender, A Bíblia diz que muitos são chamados e poucos escolhidos, por quê? Porque não ouvem. Samuel não conhecia a voz de Deus, mas ainda menino aprendeu. (1 Samuel 3:10) Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel! Este respondeu: Fala, porque o teu servo ouve.

** Deus tem um chamado para você, ouça e atenda. Deus quer que o seu povo seja forte;

2-Romper com as estruturas. PV 23:7 Como imaginou na sua alma assim é- Esta é uma arma do inimigo enfraquecer a fé; Abraão creu em Deus, mas tinha que romper com o comodismo, estava bem estalado, mas Deus tinha algo novo para ele. Não deixe a religiosidade te prender, a tua alma te prender no passado, há muitos que ficam presos nas feridas que parece não cicatrizar, levante os teus olhos para Cristo (Sl 121), pois Ele te levará as grandes conquistas. Creia nisto e caminhe na direção de Deus, e Nele você pode dizer como Paulo: Tudo posso Naquele que me fortalece, Fil. 4:13.

**Se não rompermos com as estruturas da alma ficamos paralisados, uma conquista requer Ruptura, não ser crente Gabriela.

3: Vença os desafios- Não conquistaremos algo novo sem enfrentar desafios. Davi começou sua caminhada ao trono enfrentando desafios, urso Leão Golias, o tempo, Saul.

20 anos depois da unção Davi é ungido Rei em Israel, imagine se ele desistisse na metade do caminho, ou quase perto da unção, jamais seria aquilo que foi chamado para ser; Pois muitas vezes alguns cristãos ficam paralisados por desistirem da bênção, por achar que está demorando e muitas vezes a bênção estava na frente dele. A Bíblia diz que Eu o Senhor não mudo- Querido o tempo muda, as estações mudam, os homens mudam, porém Deus permanece o mesmo, Ele é fiel a sua palavra e aquele que lhe é achegado, portanto se tem alguém que tenque mudar somos nós. Mude na direção de Deus e sua palavra, afim de que você fale cem por cento a linguagem do céu.

*Quando nos dispomos a conquistar algo na vida sabemos que enfrentaremos lutas e dificuldades de todos os níveis, porém a nossa vitória dependerá da nossa postura diante destes desafios

Deus tem um tempo novo para você e sua família, mas tem que começar por você.

Conclusão: Novo tempo requer aprendizado, crescimento. E este é um tempo de grande crescimento, tua vida vai frutificar em todas as áreas, na família, nas finanças, espiritual, emocional, no conhecimento de Deus, comece a declarar e a andar neta direção, você foi chamado e escolhido para ser um filho mais que vencedor.

Ser e fazer Discípulo


Introdução: Um dos grandes discípulos que Jesus tinha antes de se chamar Pedro chama-se Simão. Simão era instável, como uma taquara sacudida pelo vento, horas estava com Jesus, horas o negava, horas dizia vou contigo até a morte, logo depois o negava, mas Jesus vê neste homem um potencial tremendo, vê o amanhã, vê o que Pedro poderia ser e os frutos que ele daria no seu Reino, porém o caráter deste homem teria que ser mudado necessitava de confronto e tratamento para que deixasse de ser Simão e finalmente se tornasse Pedro.

1-Ser um discípulo apaixonado - Jesus ao ressuscitar foi atrás de Pedro e os outros que o aviam abandonado, estavam pescando peixes, porém o Senhor queria que eles pescassem almas, vidas;

** Ide e fazei discípulos - Mateus 28: 19 - Sou ou não sou um discípulo, se Jesus nos disse para fazermos discípulos então temos no mínimo duas missões: Ser e fazer discípulos; Primeiro temos que ser para depois fazer.

Deus tem uma missão para você nesta terra e esta na sua ordem é ser um discípulo, porém não nascemos prontos, necessitamos que a cada dia o Espírito de Deus coloque as suas mãos em nós através do nosso discipulador que é a nossa cobertura espiritual, para retirar tudo o que nos atrapalha de crescermos como filhos e sermos tudo o que o nosso Pai sonhou para nós. Muitas vezes a poeira embaça a visão e não conseguimos visualizar o amanhã, não conseguimos ver o milagre que está a nossa frente e muitas vezes murmuramos pecando e agravando mais as coisas, porém o mestre nos chama de volta para a batalha, de volta para vida. Receba, portanto a cura nas tuas emoções e seja ampliada a tua visão em nome de Jesus.

***Pedro ainda era Simão, pois estava pescando, voltou à velha vida de onde o seu mestre o tinha tirado e não estava fazendo discípulos. Muitas vezes muitos querem voltar à velha vida, não deixe o inimigo te enganar, saiba que você está no caminho certo. Se for cura que precisamos o Senhor nos curará, assim como curou a Pedro. Muitas vezes Ele nos sacode fazendo esta pergunta: Tu me amas? Então deixa eu te curar e faça aquilo que eu te mandei - Faça discípulos. Foi o que Jesus fez com Pedro e fará conosco também, Este é o chamado ao discipulado.

2-O discurso e as ações - João 21:17- Pedro tu me amas - Jesus estava dizendo a Pedro que o amava, porém não era o que parecia, pois ele não estava fazendo o que foi mandado fazer; As nossas ações têm que estar aliadas ao discurso, falar que ama é fácil, porém precisamos demonstrar que realmente o amamos fazendo o que Ele nos mandou. Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, para que o Senhor edificasse um grande edifício sobre o ministério de Pedro precisava curá-lo para que a sua visão se ampliasse e cumprisse tudo o que Deus sonhara para ele. **Muitas vezes oramos para que Deus invista em nós, na área física, material, e espiritual, no ministério etc, mas primeiro Ele precisa nos tratar, nos curar, para que aquilo que Ele investir não se perca. Se a base de uma construção for fraca, significa que o construtor não poderá colocar grandes coisas sobre ela, porém se for firme e forte dará para fazer uma grande construção. Assim é Deus, Ele tem e quer investir muito na tua vida, mas primeiro deixe-o moldá-lo e aperfeiçoá-lo no discipulado; Não deixe a prova, a luta te reprovar, levante os teus olhos, entregue tudo ao Senhor e receba a tua bênção.

*** Apascenta as minhas ovelhas – Este foi o chamado de Pedro quando Jesus o viu pela primeira vez (Lucas 5: 10), queria que ele cuidasse do seu povo, sendo e fazendo discípulo.

Pedro trabalhou a noite toda e nada apanhou. Quando perdemos o foco, deixando de fazer o que o mestre mandou, ficamos muitas vezes desnorteados e acabamos sofrendo. Peça perdão se tiver que pedir renuncie o que tiver que renunciar, mas volte para o propósito de Deus para a tua vida, ser e fazer discípulo.

3-Segue-me - Seguir é: Ir atrás de acompanhar (moral, intelectual e espiritual) deixar-se guiar, continuar ou prosseguir a obra, estar colocado ou situado em continuação, suceder, dar-se como resultado, executar, cumprir (regulamentos, preceitos, instruções), tomar partido, tomar como modelo, imitar, continuar, prosseguir, exercer. Lucas 9: 56 a 62. VS 59 A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai.

Vs60 Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus.

Conclusão: Finalmente Simão se tornou Pedro um grande Apóstolo, e Deus colocou sobre ele um grande alicerce ministerial; Hoje Jesus quer colocar grandes coisas sobre a tua vida, porém permita que Ele sonde o teu coração e te purifique e faça de você um discípulo curado e cheio da sua presença, deixe o Senhor lavar a tua alma retirando toda e qualquer poeira que te atrapalha de ver mais além; Você tem um chamado: Ser e fazer discípulos, esta é a ordem de Jesus.

O filho pródigo em casa


Introdução: Na maioria das ministrações, quando falamos deste texto logo pensamos no filho que gastou toda a sua herança perdendo tudo que seu pai havia dado. Mas nesta parábola tem três personagens principais: o filho mais novo – o que se foi - o pai e o filho mais velho - que ficou. Faremos um comparativo entre o que se foi e o que ficou.

1) Onde estava o filho que ficou? Onde o pai queria que ele estivesse?

Ele estava no campo, junto aos servos.
Ele se identificava com os servos.
Por que ele não estava junto ao seu pai naquele momento?

Será que a vontade do pai para ele, era que estivesse no campo junto aos servos? Será que ele se importou em perguntar ao pai qual era a sua vontade; afinal era filho e não servo.

Quando o filho mais moço voltou e pediu ao pai que o tratasse como um dos servos, não foi isto que ele fez, e sim, chamou os servos para darem a ele a melhor roupa, colocarem um anel no seu dedo e colocarem sandálias nos seus pés. Ou seja, o pai sabia diferenciar muito bem um filho de um servo.

2) Sua primeira atitude diante do pai com o retorno do seu irmão:

(v.28 e v. 29) Ele indignou-se. Por quê?

Porque ele achava que seu pai deveria tratá-lo melhor; achava que o pai deveria enchê-lo de presentes da fazenda, porque não entendia que tudo que tinha na fazenda também era seu. Ele não se sentia filho, sentia-se servo, logo, não se achava no direito de desfrutar daquilo que já tinha por direito legal, por ser filho. Ele condenava a atitude do pai, que além de perdoar seu irmão deu uma festa. No seu conceito aquele sujeito que havia feito tudo errado, não era merecedor, ele sim, pois sempre fazia tudo para agradar, no entanto nunca havia recebido se quer um cabrito, como ele disse.

Diga: “Pai! Eu não quero ser tão egoísta e sem misericórdia, ao ponto de não saber perdoar e ainda condenar ao Senhor pela Sua infinita misericórdia com meu irmão. Ajuda-me a deixar de ser servo, e me tornar filho. Amém”

3) Sua insatisfação:

Ele estava na casa do Pai, porém sentia necessidade de se alegrar com os amigos (v.29) isto demonstra quanta insatisfação tinha no coração. Na verdade ele sentia-se obrigado a servir seu pai, talvez ele não tenha feito o mesmo que seu irmão por uma questão de moralismo, mas ele estava tão insatisfeito quanto ele, ou até mais. Isto demonstra que ele não tinha uma aliança com seu pai, o que ele tinha era medo de ser julgado pelos outros com ele julgava seu irmão.

Conclusão: Tudo que o Pai tem é nosso por direito legal, mas para conseguirmos desfrutar das Suas bênçãos, precisamos ser filhos de verdade.

O filho mais moço entendia isso, o mais velho não.

É assim que o Senhor faz conosco, Ele não nos manipula ao ponto de querer a nossa obediência com fardo e jugo, fazendo somente aquilo que Ele nos ordena como imposição, mas Ele quer que tenhamos liberdade de conversar com Ele, perguntar para Ele como acharia melhor que fizéssemos.

Ele quer que preparemos um banquete junto com Ele por estarmos alegres e não para nos alegrarmos.

Aplicação

Será que nós não estamos agindo da mesma maneira que este filho?
Será que este filho conseguia ter intimidade com o pai?
Será que ele tinha coragem de encostar sua cabeça no peito do pai e contar para ele todas as suas dificuldades e medos?
Será que na verdade ele não tinha uma ponta de inveja do irmão, porque ele fazia aquilo que ele tinha vontade e não tinha coragem?

Comece a dizer para o Senhor como você está.

Diga para Ele que você quer ter uma aliança verdadeira com Ele.
Diga para Ele que você não quer estar na casa d'Ele como servo, mais como um filho de verdade.
Diga que você não quer mais servi-Lo com culpa e com jugo, porque você decidiu ser filho e filho serve ao pai por amor.







sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Camiseta do ACAMP IMEEC2012

ACAMP IMEEC 2012
Dias: 18, 19, 20 e 21 de Fevereiro de 2012
Local: Chácara Shalom
Cidade: Teutônia - RS
Investimento: R$ 70,00 pacote completo


quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O Celular e a Bíblia

 Fico me perguntando: “O que aconteceria com o Evangelho no Brasil e no mundo se todos os cristãos tratassem a sua Bíblia da mesma maneira como tratam o seu celular?"

1. Que tal se você carregasse a sua Bíblia, o tempo todo, dentro da sua bolsa ou o seu bolso; ou ainda, dependurada, dentro de uma bolsinha, agarrada ao seu cinto?
2. Que tal abrir a sua Bíblia várias vezes ao dia?
3. Que tal voltar para buscar a sua Bíblia sempre que esquecê-la?
4. Que tal usar a sua Bíblia para receber mensagens de texto?
5. Que tal tratar a sua Bíblia como algo sem o qual não pode viver?
6. Que tal dar uma Bíblia de presente aos seus filhos?
7. Que tal usar a sua Bíblia quando estiver viajando?
8. Que tal usar a sua Bíblia em caso de emergência?
9. Que tal aprender a usar a sua Bíblia como faz com o celular?
10. Que tal carregar duas Bíblias, caso esqueça uma em algum lugar?
11. Que tal usar sua Bíblia no carro, andando pela rua, no restaurante, na escola, no shopping e até mesmo na igreja?
12. Que tal trocar de Bíblia o tempo todo por uma mais moderna e sem regatear o preço?

Talvez esses pensamentos o façam pensar: “Onde está minha Bíblia?"
Ah! Mais uma coisinha, diferente do seu celular, sua Bíblia nunca ficará desconectada, afinal Jesus já pagou a conta.

Você pode usar a sua Bíblia a vontade. E nunca haverá chamadas perdidas.
Talvez esses pensamentos o façam pensar quais são as suas prioridades.
Em Cristo

Pr Josué

Thalles Roberto - DVD - Deus da força

Thalles Roberto - DVD - Arde outra vez

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

365 Não temas na Bíblia


Existem 365 NÃO TEMAS na bíblia, cada dia que você se levanta o SENHOR te diz: Lisiane e Josimar “Não temas”


1- Você diz:" Isto é impossivel."
Deus diz: " Todas as coisas são possiveis." [Lucas 18:27]

2- Você diz: " Estou muito cansado."
Deus Diz: " Eu te darei descanso." [ Mateus 11:28-30]

3- Você diz: " Ninguém me ama."
Deus diz: " Eu te amo." [João 3:16, 13:34]

4- Você diz: " Não aguento mais."
Deus diz: " A minha graça te basta." [2 Cor 12:9, Sal 91:15]

5- Você diz: " Não consigo mais ter confiança."
Deus diz: " Eu endireitarei os seus caminhos." [Prov 3:5-6]

6- Você diz: " Nao posso fazer."
Deus diz: " Voce pode todas as coisas." [ Filip 4:13]

7- Você diz: " Não sou capaz."
Deus diz: " Eu te capacito." [ 2 Cor: 9:8]

8- Você diz: " Eu não sou ninguem."
Deus diz: " Eu te farei alguém." [Rom 8:28]

9- Você diz: " Eu não me perdoo.":
Deus diz: " Eu te perdôo." [ 1 Jo 1:9, Rom 8:1]

10- Você diz: " Eu não tenho o suficiente."
Deus diz: " Eu suprirei suas necessidades." [ Filip 4:19]

11- Você diz: " Tenho medo."
Deus diz: " Eu não te dei espírito de medo."[ 2 Tim 1:7]

12- Você diz: " Estou sempre desanimado e preocupado."
Deus diz: " Lance sobre mim todas as sua ansiedades." [ 1 Ped 5:7]

13- Você diz: " Nao tenho fé suficiente."
Deus diz: " Eu dou a todos a medida da fé." [ Rom 12:3]

14- Você diz: " Nao tenho sabedoria."
Deus diz: " Eu te dou sabedoria." 1 Cor: 1:30]

15- Você diz: "Me sinto só."
Deus diz: " Não te deixarei." [ Heb 13:5]

Pr Josué & Pra Raquel

Heloísa Rosa - Ao Vivo - Há um Lugar

sábado, 7 de janeiro de 2012

Livres - Ele me ama

Thalles Roberto - DVD - Deus da minha vida

Talit


Há dois tipos de talit: o talit catán (pequeno), também chamado de "tsitsit", usado durante o dia debaixo da camisa; e o talit gadol (grande), usado apenas por homens casados, somente na Prece Matinal. As franjas do talit, denominadas tsitsit, funcionam como lembrete de todas as mitsvot (mandamentos) da Torá. Ao colocar o talit, deve-se ter em mente que Deus nos ordenou que nos envolvêssemos nele a fim de que possamos nos lembrar de cumprir todos Seus mandamentos.

O talit tem duas partes – a veste em si e o tsitsit, ou franjas. A veste circunda nosso corpo, e as franjas pendem dele. Estas partes representam dois aspectos de Deus e de Seu relacionamento conosco:

1) Não importa quão sagrados nos sentimos, Deus é infinitamente mais sagrado. Ele é o Talit que nos circunda.

2) Mas não importa o quanto possamos nos sentir sagrados, Deus desce até nós e nos pede para falarmos com Ele. Ele é o Tsitsit que desce para segurarmos e o beijarmos.

Você meu amado nos perguntou sobre os oito fios do talit e seu significado de “portas”, bem não só os fios, mas todo um conjunto de detalhes, vou me ater aos que você perguntou com pequenos complementos para seu entendimento.

Os tsitsit pelo seu nome e maneira com que estão ligados à roupa, o equivalente numérico da palavra tsitsit é 600 (no judaísmo cada nome tem um equivalente numérico); some a isso 8 pelo número de fios e 5 pelo número dos nós e terá 613, que faz alusão aos 613 preceitos (ou mandamentos) da Torá:

Os cinco nós indicam também, segunda a tradição judaica, que temos de nos amarrar aos cinco Livros de Moisés, ao passo que os oito fios sugerem os oito órgãos do corpo que estimulam o homem a pecar (os ouvidos, olhos, boca, nariz, mãos, pés, genitais e o coração), que devem ser subjugados e santificados.

Estes “órgãos” são entendidos como portas para entrada de pecados, já que cada um deles está relacionado a um tipo de propensão que pode levar o homem à queda: sentimentos, sexualidade, caminhos errados, tocar onde não devemos, nos contaminarmos em ambientes indignos, liberar palavras de maldição, desejar o que não nos pertence e finalmente ouvir aquilo que não é santo.





quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Culto da Virada 2011-2012





Hanukah 2011










Tempo de mudança



Gênesis 12

Introdução: Sabemos um pouco sobre a vida de Davi, que foi um homem escolhido segundo o coração de Deus. Foi chamado na adolescência, enfrentou muitos desafios como: urso, leão, Golias, Saul etc... Mas se manteve fiel a Deus e esta fidelidade o levou até o trono de Israel. Fidelidade e compromisso são duas coisas que andam juntas e quando aprendemos e principalmente praticamos, atraímos assim a bênção de Deus sobre nós. Deus ele é fiel naquilo que fala e cumpridor das suas promessas.

Em Gênesis 12:1 ao 4 Deus fala a Abrão, sai da tua terra e da tua parentela e vai para a terra que eu te mostrarei. Abrão foi um homem fiel e temente a Deus, réu na sua palavra e é conhecido como pai da fé. Já era casado quando Deus o chama e vivia em Ur nos caldeus com seus familiares e Deus faz a ele uma promessa de posteridade e que sua bênção estaria sobre ele.

Sai da tua terra e da tua parentela. Abrão tinha algo que o prendia, a sua gente, o seu passado e Deus não podia abençoá-lo, desta forma era necessário romper com o passado e tomar uma postura, uma decisão, e fazer o que Deus estava mandando o que ele fizesse. Muitas vezes queremos algo de Deus, mas não queremos romper com o passado ou com o pecado que é o que separa o homem de Deus. Deus não quer que saiamos do meio dos amigos e parentes, mas quer que venhamos a ganhá-los para ele; precisamos tomar esta atitude e mudar, romper com o mal, com as trevas, com os vícios e voltarmos totalmente para os braços do pai.

Eu te mostrarei - Ele mostrou para Abrão o caminho para seguir o lugar onde ele poderia se instalar e ali ser totalmente feliz; uma felicidade plena . A célula é um grupo pequeno onde você pode ser ministrado pelo líder em qualquer área da sua vida, nela você conhece os projetos de Deus para você e o que ele revela na sua palavra. O caminho a seguir que te levará a uma intimidade maior e um conhecimento dele; Abrão creu em Deus e na sua palavra teve um verdadeiro encontro com o Senhor e foi um homem vencedor. Sua vida nunca mais será a mesma, porém você deve se preparar e querer se encontrar com Deus. Abrão é visitado por Deus e sua vida começa a mudar, Deus já está ministrando a você e ao teu coração aqui na célula, mas ele tem algo maior e muito maravilhoso pra você.

Far-te-ei uma grande Nação, e te abençoarei... Hoje nós somos espiritualmente descendentes de ABRAÂO e temos direito as mesmas bênçãos que ele tinha. Deus ele tem promessas para aquele que nele deposita sua confiança e se entrega totalmente nos seus braços. Quando Abrão partiu, ele não sabia o que lhe aconteceria, mas creu totalmente na palavra de Deus. Quando você crê você se entrega, se abre e assim Deus se revela a você. A fidelidade de Abrão fez dele um dos homens mais ricos e prósperos da sua época, tudo porque creu e obedeceu ao Senhor; A tua fidelidade te levará a grandes conquistas.

Conclusão: Deus fez a Abraão um homem muito rico, próspero com muitos rebanhos, muitos servos e servas e da sua descendência veio o salvador Jesus, tudo porque ele creu na palavra de Deus e nas suas promessas. Deus ele sempre procurou estar perto do homem e fazer dele uma pessoa feliz e realizada, porém quando desobedecemos atraímos males, mas quando obedecemos e cremos e seguimos os passos de Jesus nos tornamos filhos de Deus e herdeiros das suas promessas.

-Rompa com o pecado e o que te afasta de Deus
-Creia que você está no caminho certo
-Mantenha-se firme e fiel, e ele te fará mais que vencedor.

O tempo de mudar de vida e provar das delícias que Deus tem para você se chama hoje, não tem idade, não tem cor, Deus não faz acepção de pessoas Abrão ouviu a voz de Deus aos 75 anos de idade e mudou a sua história.

Quatro verdades sobre a nossa vida com Deus



Salmos 119:30

Introdução: no Salmo 119:30, num versículo tão pequeno, encontramos verdades sólidas a respeito da relação do homem com Deus. O salmista diz: “Escolhi o caminho da fidelidade; decidi-me pelos teus juízos”. Vejamos nessa pequena porção das Escrituras quatro pontos que merecem ser destacados e que nos ajudarão a vivermos a vida de Deus com excelência.

1. O Direito de escolher – um dos aspectos mais maravilhosos da mente divina é permitir que o homem, que foi criado por Ele, faça as suas escolhas. Isso mostra que Deus não é um tirano, mas um Pai amoroso que espera pelo homem no tempo da graça. Ele quer participar da nossa vida, quer se relacionar conosco, porém, Deus aguarda ser consultado pelo homem. Quando buscamos o conselho de Deus, ainda que possamos fazer aquilo que achamos que é certo ou não, na verdade, estamos honrando ao Senhor, por submeter um direito nosso à sua vontade.

O resultado da nossa vida é a soma das nossas escolhas. No final de tudo o que fizemos ou deixamos de fazer, o que escolhemos ou rejeitamos, é o que vai contar. Sendo assim, escolher corretamente é de fundamental importância. Adão e Eva escolheram agir sem consultar a Deus e pagaram um preço muito alto, permitindo que o pecado entrasse na raça humana. Portanto, sabendo que Deus não nos confisca esse direito, devemos fazê-lo participante das nossas escolhas como o nosso melhor conselheiro. (Hb 5:14)

2. Fidelidade é um caminho – em segundo lugar, o salmista diz que ele escolheu o caminho da fidelidade. É interessante a forma como ele se refere à fidelidade, dizendo que ela é um caminho. Isso confere com o que Jesus diz à Igreja de Esmirna: “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. Veja que não é suficiente ser fiel durante um tempo, mas tem que ser fiel durante toda a vida, até a morte, pois só recebem a coroa da vida aqueles que saem dessa vida como fiéis.

É muito triste quando constatamos que alguns foram fiéis parcialmente, mas depois abandonaram o caminho da fidelidade. Caminho pressupõe começo, meio e fim. Em alguns momentos estamos numa subida, em outros estamos numa descida. Às vezes é plano, outras vezes é irregular. Todavia, o que importa é não sairmos dele, por mais difícil e desafiador que seja, temos que ter a meta de concluí-lo, ultrapassando a linha de chegada, aprovados para recebermos a coroa da vida que Ele preparou para nós.

3. Tem que haver decisão – outro aspecto que deve ser abordado, é que o texto diz que houve uma decisão: “Decidi-me”. Esse detalhe é muito relevante. Perceba que o salmista diz que ele decidiu, ninguém decidiu por ele. Isto está relacionado com a nossa personalidade, com atitudes que devem ser tomadas. A decisão é uma resolução da alma. Quando decidimos, resolvemos. Decidir é eliminar alternativas, é vencer a dúvida.

Muitos não se decidem, estão sempre reclamando da sorte, não assumem uma postura que verdadeiramente mudará as suas vidas. Quando somos firmes e com coragem fazemos aquilo que Deus está nos mostrando, a nossa decisão corajosa será respaldada por Ele. Infelizmente, não são poucos os que estão paralisados diante de uma situação que só será mudada no dia em que eles assumirem a responsabilidade de tomar uma decisão e pagar um preço por ela.

4. Deus nos oferece um modelo – em quarto lugar, a Bíblia diz que o salmista se decidiu pelos juízos do Senhor. Não podemos nos esquecer que Deus nos oferece um padrão. Os seus estatutos, a sua palavra, os seus juízos, expressam toda a sua vontade. Na Bíblia encontramos o modelo de Deus para nós, é dela que extraímos os princípios que irão nos guiar por um caminho exitoso. É pela sua palavra que devemos decidir, pois nela encontramos cura para a nossa alma, e sabemos que a vida de Deus está na sua palavra e no seu Espírito.

A nossa decisão tem que acontecer nesse sentido, de não negociarmos os seus princípios, de pagar o preço de caminhar pela palavra com a bênção do Espírito Santo que nos regenera. Tiago 1:18 diz: “Segundo a sua própria vontade, Ele nos gerou pela Palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas”. Há poder na Palavra de Deus, o poder renovador, o poder doador da vida, da ressurreição, e que proporciona mudanças profundas e verdadeiras na vida do homem. Esse é o modelo que está em Cristo Jesus totalmente a nossa disposição e pelo qual devemos nos decidir.

Batismo



Mateus 3:12 ao 17

Introdução: Há mais de dois mil anos atrás, João batizava no rio Jordão, dizendo que todos deveriam receber o batismo para arrependimento. A palavra batismo significa mergulho, isto é imersão na água por completo. Jesus em Mateus 3:12 ao 17 dá exemplo para que venhamos cumprir e receber a salvação(leia)

Texto base João 3: 1 aos 5 Havia em Jerusalém um homem chamado Nicodemos,que era príncipe dos judeus, mestre em Israel e membro do Sinédrio onde exercia influencia entre os maiorais em Israel. Em uma noite foi procurar a Jesus porque reconhecia que era o Messias vindo de Deus e que fazia muitos milagres e prodígios entre o povo. Jesus falava a Nicodemos: Necessário te é nascer de novo. E ele perguntava como pode alguém sendo velho voltar ao ventre de sua mãe? Jesus diz você tem que nascer da água e do espírito.

Primeiro o ser humano é espírito, alma e corpo, este espírito ficou desligado de Deus. Por causa do pecado é como se estivesse apagado dentro do homem, mas quando aceitamos Jesus esta luz começa se acender dentro de nós e nascemos de novo, nascemos espiritualmente com uma ação do espírito de Deus dentro de nós; isto é nascer do espírito e isso é um processo contínuo de crescimento dentro de nós, como a luz que à medida que ela esquenta aumenta a sua luz, o seu calor; crescemos espiritualmente à medida que buscamos mais a Deus e seu poder.

Nascer da água. É exatamente descer as águas do batismo como um ato público de fé em Deus e de obediência a sua palavra. É morrer para o mundo e nascer para Deus, para uma vida nova. Nicodemos achou que precisava voltar ao ventre de sua mãe, porque não entendeu que Jesus falou de uma aliança, para relacionar-se conosco e desfrutando as bênçãos que Ele tem para nós.

O batismo é um mandamento-Em Mateus 28:19 e 20; um mandamento é uma ordenança do próprio Jesus que disse para ir e fazer discípulos batizando os em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo e ensinando a guardar todas as coisas e eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos. Amém! Toda vez que cumprimos a palavra de Deus obedecendo-a recebemos bênçãos vindas de Deus.

Jesus ao ser batizado (Mat. 3:13 ao 17) recebeu três bênçãos e estas são para todos os que descem as águas do batismo.

Os céus se abriram-Isto é o relacionamento com Deus que estava desligado por causa do pecado e foi restaurado por Jesus Cristo. Agora Deus abre os céus para atender as necessidades dos seus filhos.

Gozará de um revestimento Espiritual-Assim como o Espírito Santo desceu sobre Jesus, lá no rio Jordão o cristão ao dar o passo da obediência a palavra, tem esta promessa a sua disposição.

Serão adotados como filhos-Depois que Jesus saiu da água, Deus o pai disse: Este é o meu filho amado em que me comprazo. Isto é você um passo de cumprir a justiça de Deus através do batismo é chamado de filho amado e o Pai o Filho e o Espírito Santo passam a morar em você.

Conclusão: O Batismo é um dos passos mais importantes onde você pode dar nesta caminhada, o primeiro passo é aceitar a Jesus no coração nascendo espiritualmente. O segundo passo é descer as águas do batismo declarando a sua fé e obediência à palavra de Deus. Talvez você diga, mas eu já fui batizado quando neném: A Bíblia diz que Jesus foi apresentado no templo ao sacerdote quando era menino e não batizado (mergulho). Uma criança em estado de inocência não tem pecado, e Jesus quando veio a João Batista já era homem feito, pois falou com João. O batismo verdadeiro é este que você decide se quer ou não se crê ou não, para cumprir com a justiça de Deus.

O Caminho para a Salvação.

 

Introdução: Ninguém que quer chegar a algum lugar fica parado; Se quisermos chegar a Porto Alegre, precisamos pegar a estrada que vai para lá, senão nunca chegaremos. Além de requerer uma ação, também requer que venhamos a tomar o Caminho certo.

João 14:6 Jesus disse: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Primeira verdade: vida eterna

João 3:16 Diz: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

A obra prima da criação não foram os grandes astros ou qualquer outra coisa, mas sim o ser humano imagem e semelhança do Altíssimo. Deus é eterno, a nossa alma também, por isso Ele providenciou o escape para que ninguém pereça, mas tenha esta vida que Jesus Cristo.

João 3:36 Por isso, quem crê no filho tem a vida eterna; o que, todavia se mantém rebelde contra o filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

Segunda verdade: ter o filho

Todo ser humano que deseja chegar a Deus precisa pegar o caminho certo sem desvio algum, pois não existe outra rota a não ser Cristo Jesus. Todos os outros são tentativas malignas de afastar a criatura do Criador. Se você quiser ir a Deus precisa pegar esta rota. Não podemos ter o Pai sem aceitar o filho;

João 1:12 Mas a todos que o receberam deu-lhes o poder de serem feitos FILHOS de Deus aos que crêem no seu nome. Se torne hoje filho aceitando de todo o coração A Jesus Cristo como Senhor e Salvador da tua vida

Terceira verdade: perdão dos pecados

Romanos 3:23O que separa o homem de Deus é o pecado, mas para isto Jesus veio para levar sobre si as nossas iniqüidades e maldições, mas para recebermos o perdão e estas bênçãos precisamos nos arrepender e pedir perdão de coração ao Senhor e Ele estará nos perdoando e fazendo morada em nós.

Ele perdoou o ladrão na cruz que era um assassino porque houve arrependimento a Bíblia diz: I João 1: 9 Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda a injustiça. Colossenses 2: 13 Mateus 28: 26.

Seja livre e receba esta bênção maravilhosa na tua vida.

Quarta verdade: sinceridade

Romanos 10:9 Se com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, Salvador e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. O Senhor sonda os corações, os pensamentos, tudo Ele sabe, tudo vê, tudo conhece; O Pai não enviou o seu único filho para matá-lo, ou levantar um mártir, Ele veio com um propósito Salvar a humanidade.

A vida eterna está numa decisão de fé, tomamos decisões todos os dias que não são tão importantes como esta, pois aqui esta em jogo a tua alma; Devemos fazer esta escolha, pois é a certa.

Os judeus e os romanos tiveram uma oportunidade diante do próprio Cristo e escolheram Barrabas, e nós o que faremos?

Hoje é o teu dia, tome esta decisão firme e siga a Cristo conosco e a tua vida nunca mais será a mesma.