terça-feira, 4 de outubro de 2011

Caminhando nas promessas

Gn 12: 1 2,3.

Introdução: Precisamos aprender a andarmos por fé e não por vista, crermos com o nosso coração e com a nossa alma nas promessas que o Senhor deixou para nós e não permitir que na caminhada percamos o foco não retendo a bênção e deixando com que o inimigo nos afaste do Criador nos desviando das promessas que são fiéis e verdadeiras.

1- Abrão - (significa pai exaltado) Foi um homem que aprendeu a confiar no Senhor em meio há muitas circunstancias, foi escolhido para ser pai de uma grande multidão, isto é Deus faria de um casal uma grande nação que seria incontável na terra, tinha só um problema Sarai não poderia ter filhos era estéril.

• CRER - Abrão sabia que o que Deus fala está falado, Ele não volta atrás, mas, cumpre tudo o que diz, sabia que poderia passar o céu e a terra, mas nenhuma palavra do Senhor cairia por terra mesmo que demorasse se cumpriria. No Oriente e na própria cultura Hebraica a palavra vale muito e se precisar morrer para cumprir a palavra eles o fazem; Abrão tinha 75 anos quando o Senhor faz esta promessa a ele, creu, saiu da sua terra e foi peregrinar numa terra desconhecida chamada Canaã. Peregrinou 25 anos até nascer à promessa que ele tanto esperava, seu nome ISAQUE.

• ANDAR POR FÉ - Às vezes nos tornamos religiosos ouvindo falar de Deus, sabendo que Ele existe, mas quando a sandália aperta buscamos tudo que é recurso menos o Senhor que está tão perto de nós. Quando o Senhor fala conosco através da sua palavra para seguí-lo e andar pela sua palavra demoramos a obedecer, colocamos em questionamento o que Ele diz e isto muitas vezes retarda a promessa que temos sobre a nossa vida. Abraão não tinha filhos, mas creu no Senhor e aos 100 anos de idade e Sara aos 90 teve o filho da promessa, Isaque. Qual é o nome da tua promessa? O Senhor traça o caminho para alcançá-la, andar por ele é com você.

2- Ser uma bênção-Deus diz ao patriarca Abrão para ele ser uma bênção: Somos uma bênção quando praticamos a palavra do Senhor guardando com diligência e obedecendo-a; Ser uma bênção é ter o dono da bênção e procurar fazer o que o agrada. Não podemos buscar só um milagre na nossa vida e pronto, mas, devemos querer o milagre da mudança dentro do nosso coração ai começa a verdadeira conversão e passamos a ser uma bênção;

*Para sermos uma Bênção devemos estar dispostos a mudar, a deixar Deus moldar o nosso caráter, temperamento, rebeldia às vezes contra o Senhor, pecados etc; Deus mudou o nome de Abrão para Abraão ( Pai de multidões ), Sarai para Sara ( mulher nobre ), Deus é especialista em mudar a história de todos aqueles que se deixam moldar e querem escrever uma nova história de conquista e de bênçãos em todas as áreas;

Conclusão: Certa vez os discípulos pediram a Jesus para que lhes acrescentassem fé, se temos falta de fé devemos pedir ao Senhor, se não conseguimos enxergar a promessa porque parece distante devemos pedir cura na alma e que o Senhor remova o véu dos nossos olhos assim veremos que o milagre já está na nossa frente; E se o nosso caráter precisa ser mudado para sermos uma bênção que venhamos a deixar o Espírito Santo moldar e mudar tudo o que for necessário. Sheskepeare disse: Ser ou não Ser eis há questão, Deus quer que você seja a imagem (espiritual) perfeita de CRISTO JESUS.

Abraão foi uma bênção, creu nas promessas e andou pela fé, e foi chamado amigo de Deus, Tg 2:23 seu caráter foi mudado e se tornou um dos homens mais prósperos da terra; II Cor. 1:20 Todas as promessas que o Senhor tem na sua palavra são para a tua vida e são mais de oito mil, receba pela fé, visualize e ande por elas sem duvidar, crescendo em Deus a cada dia e tudo o que o Senhor sonhou para a tua vida se cumprirá.


Abra o Coração e receba a chuva


Introdução: Todas as vezes que Israel se afastava de Deus e pecava contra Deus sofria com perseguições, miséria em todos os sentidos, guerras sobrevinham, muita destruição, pois a bênção do Senhor se retirava deles e a maldição se instalava; Graças a Deus, pois Ele sempre proveu um jeito de abençoar o Homem e se aproximar dele manifestando o seu amor através de Jesus.

1- Terra boa - Lucas 8:15 O agricultor antes de plantar prepara com muito cuidado a terra que receberá futuramente a semente, ele tira o inço, ara a terra, coloca adubo e por último faz o plantio na esperança de ter uma boa colheita, ninguém diz que vai plantar para não colher; Alguns compram uma área de terra boa para o plantio que não exige muito preparo, outros é o contrário, precisam trabalhar muito na terra que adquiriram preparando-a para terem uma colheita razoável; Enfim o que define uma boa colheita é a nossa receptividade da palavra e a nossa entrega incondicional ao agricultor para trabalhar em nós.

*- Como está o nosso coração? A palavra diz que ele é a terra para receber a palavra de Deus, podemos deixar o Espírito Santo tratar dele ou não, podemos tomar a decisão de deixar o Senhor tirar todo o inço, toda a dureza e revirar esta terra e colocar o seu adubo para plantar o que Ele quer e até o que nós pedirmos; As vezes queremos que o Senhor plante amor, mas se Ele plantar a semente vai se perder, pois a terra não está pronta, Deus não quer perder nenhuma semente,pois todas são preciosas para Ele; Deixa Ele preparar a tua terra para o plantio e você terá uma grande colheita.

2- A chuva virá - Joel 2:23 Depois que a terra está plantada precisa vir uma justa medida de chuva; A justa medida é a medida certa, nem demais, nem de menos, chuva temporã (primeira chuva), chuva serôdia (última chuva), no tempo certo; O Senhor está falando que esta chuva descerá sobre a tua vida, sobre a tua casa, família, sobre a terra que está plantada e fará florescer as sementes para que cresçam e tenham uma boa colheita, se não chover pode-se perder por causa da seca tudo o que se plantou; A chuva na medida certa e no tempo certo traz bênçãos para o agricultor, assim Deus quer fazer para conosco derramando as suas chuvas de paz, amor, fé, saúde e prosperidade em todos os sentidos;

• A palavra que deve sair dos nossos lábios são palavras proféticas de bênçãos porque assim estaremos liberando os anjos para agirem em nosso favor e assim colheremos aquilo que plantarmos; Você precisa pedir a chuva de Deus sobre a tua vida e para que ela atinja todas as áreas da tua lavoura, porém para que eu e você tenhamos sucesso na colheita devemos tirar todo o inço da terra, preparar a terra que é o coração, depois de plantar cuidar daquilo que se plantou para que o inimigo não roube e pedir que o Senhor mande a chuva no tempo certo. Receba pela fé estas promessas que estão nesta palavra em Joel, é tempo de CHUVA.




Liderança Eficaz


Introdução; Um atleta que quer alcançar a vitória precisa se preparar com toda a diligência e com muita aplicação para ter um bom resultado na hora da sua corrida, para alcançar o alvo é necessário se abster de muitas coisas, como cuidar da alimentação, do descanso, etc. Assim todos nós como cristãos precisamos nos aplicar em conhecer mais a Deus e nos tornarmos atletas bem preparados para alcançarmos a vitória que desejamos. Quanto mais estivermos preparados mais fáceis será para alcançarmos a vitória, a conquista.

Qualidades de um Conquistador-Modelo (Josué 1).

1- Josué antes de se tornar um grande líder foi um bom discípulo de Moisés, fiel, obediente e servo, qualidades indispensáveis para se tornar um grande líder e levar o povo a muitas conquistas e muitas vitórias; Ninguém se torna um bom líder se não for um bom discípulo, todo aquele que quer mandar e não sabe obedecer será um rebelde e sobre ele virá a maldição.(Salmos 68:6) Obedecer a Deus e seus profetas são sinônimos de bênçãos e de muitas conquistas para si próprio e para viver todos os dias vencendo. (II Crônicas 20:20).

a) Ser um Valente – Ser um valente é se esforçar nas lutas e batalhas que travamos, é não se intimidar com o inimigo mesmo que ele se pareça maior que você, Josué como primeiro teste teve que enfrentar as muralhas de Jericó para poder destruir o exército inimigo, ele jamais olhou para as circunstâncias nem para as dificuldades, mas para o Senhor; Em Josué 1: 9 Deus diz para ele: esforça-te e tem bom ânimo, não pasmes nem te espantes; As palavras do Senhor sempre foram de ânimo e de promessas para Josué que chega a falar três vezes tenha bom ânimo, não te deixarei nem te desampararei, mostrando que Josué deveria fazer a sua parte e Ele faria a Dele. Ser um valente nos padrões de Deus é vencer seus medos com pensamentos de derrota e frustrações que às vezes vêem sobre a humanidade. É manter a sua fé firme nas promessas e na palavra do Senhor;

• Uma mente desanimada com uma vontade fraca não terá uma visão de conquista, pois está limitada olhando para suas dificuldades, suas feridas e não olha para frente muito menos para Deus; Deixe o Senhor renovar a tua mente, a tua fé e te levar mais além te fazendo um conquistador em todas as áreas da tua vida; Desde que o pecado entrou no mundo o inimigo tenta deformar o ser humano que é a imagem de Deus, nisso ele procura através de várias artimanhas colocar a dúvida, o desânimo para não irmos muito longe, mas quero te dizer uma coisa o Senhor te projetou para o sucesso, creia, você nasceu para ser um vencedor. Declare isso todos os dias.

b) Obediente-Josué recebeu de Deus muitas palavras de motivação, porém o Senhor pediu a ele que jamais se afastasse dos seus mandamentos tendo o cuidado de fazer tudo o que está escrito na sua palavra então ele faria prosperar o seu caminho; Vs. 7,8. Note que o Senhor já tinha determinado a bênção para Josué ele precisava somente cuidar para praticar a palavra e não se desviar nem um pouquinho sequer, então em tudo seria abençoado;

• Quando eu e você decidimos fazer a vontade de Deus e obedecer a sua palavra nós teremos o olhar Dele nossas vidas e automaticamente as sua Bênçãos nos alcançaram (Deut. 28: 1,2). Josué foi um homem de muitas conquistas, derrotou 31 Reis fazendo que o povo do Senhor herdassem a terra de Canaã que há muito fora prometida a seus antepassados, até Moisés que era o líder de Josué não conseguiu entrar na terra por causa de uma desobediência ao Senhor; E nós, vamos possuir a terra que queremos ou vamos ficar olhando para ela; Vamos entrar sabendo que o Senhor já nos deu ou vamos nos deixar intimidar pelos inimigos que já foram derrotados;

• Na terra da promessa tinha gigantes que precisavam ser destruídos, expulsos para que o povo entrasse; Destrua o inimigo da dúvida, do medo e expulse todo e qualquer espírito maligno que tenta travar ou atrasar a vitória que Jesus já te deu. Esse é o tempo de vitória para a tua vida e família.

Conclusão: Seja um VALENTE OBEDIENTE ao Senhor e pode ter certeza que tudo o que você intentar conquistar estando de acordo com a sua palavra Ele te dará. Jesus foi obediente até a morte e morte de cruz, e Deus o exaltou sobre maneira que deu um nome que está acima de todo o nome e todo o joelho se dobrará diante Dele (Fil. 2:8,9,10).Todos os profetas que marcaram história foram fiéis a Deus e o Senhor os honrou; Josué já no final do livro exorta o povo a lançarem fora os deuses que alguns deles tinham e disse: Escolheis aquém sirvais, porém eu e minha casa serviremos ao Senhor.(Josué 24:15) Josué teve sucesso em tudo que intentou, pois escolheu Servir e Obedecer ao Senhor.



O Poder da Língua


Introdução: Nossa boca deve ser um instrumento abençoador em todos os sentidos e em todos os momentos; Nossos olhos precisam estar treinados para enxergar o milagre, e ver além da razão e dos sentidos; devemos ver sempre na linguagem da fé. Se estivermos alinhados há vontade de Deus tudo o que determinarmos ou profetizarmos vai se cumprir nas nossas vidas;

Texto: Ezequiel 37

1- (Vers. 2 )O profeta foi levado pelo o Espírito de Deus há um vale cheio de ossos sequíssimos, não havia vida, não havia pele, nervos, músculos, mas somente um espírito de morte pairava ali; O profeta diz que estavam totalmente ressecados, e eram numerosíssimos;

• A falta de água é algo terrível, no nosso Nordeste vimos um pouco da seca que impera nesta Região, o Chão é duro, ressequido, o que se planta dificilmente se colhe, pois mal se tem água para beber, é terrível; MUITAS vezes temos áreas na nossa vida que estão ressequidas, sem vida, plantamos o amor para ver se nasce, ele até parece que vai nascer, mas por falta de água morre, plantamos uma família feliz, ela começa a desmoronar com as brigas, contendas e as vezes chega até a separações, plantamos sonhos, colhemos frustrações, tudo o que se planta nesta terra morre pois não existe água para regar e alimentar o que se plantou.

• A palavra do Senhor diz que Jesus é o rio que inunda o nosso ser e por onde Ele passa traz vida e

• faz florescer o que está seco, o casamento, o amor, a fé, os sonhos e tudo o que foi destruído pelo maligno, Ele reconstrói; João 4 14 O Senhor fala que aquele que beber Dele do seu interior fluirá uma fonte; Esta fonte quer inundar todo o teu ser e tudo o que está a tua volta trazendo vida, espiritual, sentimental e física; Por onde você passar as pessoas te perguntarão o que aconteceu com você? Você dirá que é o rio de Deus que está dentro do teu coração.

2- Vers. 3 O Senhor perguntou ao profeta, por acaso poderão viver estes ossos? Ezequiel respondeu: Senhor tu o sabes.

• A resposta que damos vai dizer se cremos ou não, se vamos olhar mais para a seca do que para o rio que Deus tem para nós, se vamos aceitar viver uma vida miserável vivendo de migalhas ou se vamos ver o sobrenatural do Senhor agindo em nosso favor; Ezequiel só viu morte na sua frente, poderia falar a linguagem da razão, falando o que os seus olhos estavam vendo, mas se negou e preferiu ouvir Deus; OUÇA com os ouvidos espirituais o que Deus está falando para você através desta palavra, não dê ouvidos para o inimigo, que tenta desviar a tua atenção da palavra da fé,o Senhor traz há existência aquilo que não existe; ( Rm. 4:17 )

3- PROFETIZA- Vers. 7 Ezequiel simplesmente obedeceu a palavra do Senhor e ouve grande rebuliço naquele vale, cada osso juntou-se ao seu osso, criou nervos, músculos e pele sobre os esqueletos, por fim ele profetiza que o espírito de vida entre naqueles corpos e colocaram-se de pé um exército sobre modo numeroso.

• Profetizar significa falar palavras de vida mesmo onde existe morte, significa abençoar com nossos lábios a todos que nos cercam, trazendo a vida e o rio de Deus na nossa família, trabalho, sonhos, em tudo que está ligado a nós; NÃO posso falar o que os meus olhos físicos vêem, mas sim o que a palavra do Senhor diz; (Prov. 18:21) Da tua boca não pode jorrar bênção e maldição, entenda que aquilo que você fala é o que está dentro do teu coração, portanto se recuse a falar o que os sentidos vêem, mas profetize em linha com a palavra até que o teu coração creia e milagre vai se materializar.



O que faz a diferença?


Introdução: Todos sem exceção desde pequenos aprendemos a conviver com muitas coisas que nos rodeiam, vimos nossos pais passando por várias dificuldades para nos criarem e poder dar um pouco a mais daquilo que eles mesmos não tiveram; A vida não é fácil para ninguém, mas para aquele que tem O Senhor Deus no coração e procura fazer a sua vontade esse encontrará o favor e a força necessária para conquistar.

1- Saul foi o primeiro Rei que governou a Israel, foi escolhido pela sua beleza, estatura pois se sobressaia aos demais, (I Sam. 9: 2) era um homem de guerra que não tinha o seu coração voltado inteiramente para Deus; Derrotou muitos inimigos, venceu algumas guerras mas foi destronado por não ouvir e obedecer o comando do profeta Samuel, não reconheceu que tudo vem de Deus, foi o Senhor que o tinha colocado onde ele estava e por querer obedecer a homens e agradar ao povo perdeu o que demais precioso tinha, o seu Reino, a sua fé, e tudo o que tinha até a sua própria vida; I Samuel 15: 22,23. (I sam. 25)

• O segredo de ser um grande vencedor é ter o seu coração inteiramente voltado para Deus e obedecer a sua vós e a de seus profetas; ( II Crônicas 20:20). Você pode ter tudo na vida, mas se não tiver Jesus que foi o presente de Deus dado por nós na cruz, você não tem nada, podemos ter muitas riquezas neste mundo, e sermos podres no Reino do Espírito; Esta é uma verdade certa que todos um dia mais cedo ou mais tarde verão; Porém hoje é o tempo de termos Deus e Ele nos ter pois só assim seremos muito mais que vencedores; Ser um vencedor não basta nos nossos dias, mas precisamos ser muito mais que vencedores. Saul não se preocupou com o que Deus pensava dele, mas quis agradar as pessoas, o povo; Também governava na força do seu braço e pouco consultava o Senhor para governar em Israel. O seu Reino foi arrancado e terminou sua vida de uma forma trágica.

• Andar no caminho de Deus é ouvir e atender e se interessar por tudo o que Ele se interessa, o projeto do Senhor para você sempre será de sucesso hoje amanhã e sempre. Jamais duvide disso, pois em Gn. 1:26,27 ele projetou você para o sucesso.

2- Davi-Homem segundo o coração de Deus, começou no pasto cuidando das ovelhas para o seu pai, era responsável em tudo, era um adorador, buscava o ao Senhor de todo o seu coração; Quando foi escolhido até o seu pai tinha esquecido dele, (I Sam. 16:11) depois que passou todos os filhos lembrou que tinha um que estava no campo; Davi mais tarde escreve no Salmo 27: 10 quando meu pai e minha mãe me abandonarem o Senhor me acolherá, sabia o que estava falando por experiência própria, enfrentava gigantes, urso, leão e demorou 20 anos até assumir o trono de Israel, porém o que fez a diferença foi que ele amava estar e buscar a Deus, amava ir a casa de Deus e OBEDECER seus mandamentos; Salmos 119: 97 Quando sentia que a presença de Deus estava se afastando dele ia para a oração clamar, não me lances fora da tua presença nem retires de mim o teu Espírito Santo;

• Davi foi um homem que agradou tanto a Deus que o Senhor disse que viria da sua descendência o Salvador do mundo, Jesus Cristo. A sua obediência o levou até o fim e morrer farto de dias;

Conclusão: Seremos pessoas de sucesso se primeiro colocarmos o Senhor Jesus no nosso coração e seguir os seus passos, Há muitas coisas no nosso coração que precisam ser mudadas e só Ele tem o remédio certo para curar, restaurar tudo o que está destruído; Algumas barreiras não conseguimos superar por causa da resistência que temos e por não abrirmos o coração para o Senhor; Nosso modelo será Saul ou Davi, aquele que se importava em fazer a vontade de Deus ou o que não se importava; O que teve lutas e se deixou abater pelas circunstâncias, ou o que disse que mesmo que passasse pelo o vale da sombra da morte não temeria. A Sua FÉ era inabalável, sua OBEDIÊNCIA ao Senhor era imutável. O segredo do sucesso está em se tornar um verdadeiro discípulo de Jesus, assim a sua fé jamais será abalada, mas permanecerá firme. Faça o encontro com Deus, a escola de Líderes, o Reencontro, Resgatão etc, para crescer em todos os sentidos. A diferença está quando entronizamos o Reino no nosso coração, e o priorizamos em nossa vida.