sábado, 24 de setembro de 2011

Fidelidade, a chave para o sucesso


Introdução: Talvez um dos maiores gritos da humanidade seja por fidelidade e confiança, pois o ser humano é desconfiado por natureza, muito mais nos nossos dias por causa muitas vezes serem traídos e logrados; O homem busca recursos para se preservarem por causa da desconfiança e da infidelidade em todos os seguimentos;

Sem fidelidade não há confiança e sem confiança não há entrega; Deus só quer que eu e você venhamos a dar um crédito a Ele para que Ele possa agir em nosso favor; O esposo deve fidelidade à esposa e vice-versa, o filho ao pai e o pai ao filho, quando existe isto no seio da família, haverá também uma cumplicidade maravilhosa e assim a família será feliz, pois haverá fidelidade e confiança, as duas precisam caminhar juntas.

1- II Reis 20-1 ao 6, Fala de um rei chamado Ezequias que estava doente e de cama, veio a ele o profeta Isaías e disse: Assim diz o Senhor, Poe em ordem a tua casa porque morrerás. Como você reagiria diante desta palavra; O rei sabia que aquilo que o profeta falava se cumpriria, pois era homem de Deus; Quem sabe eu e você diríamos: é vou me preparar para morrer e vou descansar. Ezequias não fez assim, mas após receber o recado fala com Deus e diz: Lembra Senhor, peço-te que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração, e fiz o que era reto aos teus olhos, e chorou muitíssimo.

*Fidelidade - A base para um relacionamento duradouro e feliz é a fidelidade, ela é um fundamento tremendo e indispensável para nós e para todo aquele que quer ser feliz, ter uma família feliz, um casamento feliz, uma empresa abençoada, uma célula próspera, etc; A Bíblia diz que Cristo Jesus foi fiel até a morte e morte de cruz, por isto Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que está acima de todo o nome, porque? Porque foi fiel aos princípios do Pai, fidelidade. Ezequias tinha esta base com Ele, este fundamento então ora e é respondido.

* Inteireza de coração - Algo que o Senhor aprova é que seus filhos tenham também um coração íntegro, isto é inteiro naquilo que fazem para Ele; Inteireza é fazer as coisas para Deus e para o próximo com todo o coração sendo sinceros e puros, sendo completos não deixando a desejar; Ezequias além da fidelidade também servia a Deus e cuidava do seu povo com inteireza de coração, era diligente no que fazia era responsável naquilo que O Senhor lhe tinha confiado; Tenha um coração fiel e inteiro e o Senhor se agradará de ti. Salmo 37:4 Deleita-te também no Senhor e Ele concederá o que deseja o teu coração.

*Tenha prazer em servir a Deus na Célula, na Igreja, na liderança etc, onde o Senhor tem te colocado para servi-lo, faça-o de todo o coração; Isto faz a diferença, não seja um murmurador que vive reclamando de tudo, reclama do horário do culto, da célula, do líder, não permita que nasça nenhuma raiz dentro de você, mas se aliancie para ter muitas conquistas na vida. II Crônicas 20:20.

*Fiz o que era reto aos teus olhos - Ezequias sabia o que tinha feito no seu reinado até aquele momento por isto falou com ousadia ao Senhor e prontamente foi atendido antes que o profeta saísse do pátio do Palácio deus fala a ele volta e diz a Ezequias que eu ouvi a sua oração e acrescentarei mais quinze anos de vida. Deus mudou o cativeiro de um homem pela sua fidelidade, inteireza de coração, e por fazer o que era reto perante os seus olhos.

Quem sabe até aqui você escreveu a tua história de uma forma errada, que não te agrada muito, você até em certas ocasiões sente vergonha, mas quero te dizer que apartir de hoje com Cristo no teu barco tudo pode ser mudado, começando por você, a tua família, trabalho, é só convidar Jesus para ser o teu sócio, teu amigo, teu SENHOR.

Salmos 106:6 Os meus olhos procurarão os fiéis da terra para que habitem comigo; o que anda em reto caminho este me servirá.

Conclusão: Deus quer estas qualidades nos seus filhos e filhas, para que venhamos crescer a cada dia e chegar a estatura de um varão perfeito que é a estatura de Cristo Jesus; Busque ser mais fiel a Deus e a sua palavra, aos seus Pastores, seja transparente com os teus líderes isto é ser inteiro, se tem dificuldades se abra com eles e você será tratado, não fique com nada que desagrade a Deus dentro de você; Por último ande em retidão diante de Deus e dos homens e pode ter certeza que os olhos do Paizão estarão sempre sobre você e mesmo que uma palavra até de morte venha sobre a tua vida o Senhor estará ali para te socorrer.

sábado, 3 de setembro de 2011



Tempo que se chama Hoje

Êxodo 8:8-10

Introdução: uma das histórias mais conhecidas da Bíblia é o confronto de Moisés com Faraó. Antes de permitir que Moisés guiasse o povo para fora do Egito, rumo à Terra Prometida, Faraó viu o seu povo ser açoitado por dez pragas enviadas por Deus. A “negociação” com o rei do Egito, em todo tempo, foi muito difícil, pois o coração de Faraó se endurecia e ele voltava atrás. Entretanto, ainda que diante de todas as pragas ele se mostrasse inconstante nas suas decisões, a praga das rãs trás consigo um detalhe que é a base da nossa meditação. Deus ordenou que Moisés estendesse a sua mão com a vara sobre os rios, canais e lagoas do Egito e fizesse com que rãs cobrissem aquela terra. A Bíblia conta que assim foi feito e que as rãs subiram de todas as partes e tomaram conta das casas, dos quartos, das camas, das amassadeiras, dos fornos, e de todos os cantos. A vida se tornou um caos e Faraó chamou Moisés para que fizesse cessar a praga. Porém, quando Moisés perguntou a Faraó quando é que ele deveria rogar para que as rãs fossem retiradas e voltassem para os rios, surpreendentemente, Faraó disse “amanhã”.

Se você tivesse algum incômodo na sua vida, algo que lhe tirasse o sono, e alguém lhe perguntasse quando é que você gostaria de ver aquilo resolvido, qual seria a sua resposta? Hoje ou amanhã? A resposta de Faraó, ainda que num primeiro momento pareça estranha, é bem mais comum do que imaginamos. Muitas pessoas, diante de uma oportunidade dada por Deus, ao invés de se decidirem e receber a alternativa divina, preferem deixar para o dia seguinte. O que nos leva a deixar para o dia seguinte aquilo que pode ser resolvido hoje? Vejamos algumas respostas:

1. Discurso Contraditório – a Bíblia mostra que ao ser confrontado com as pragas, Faraó chamava Moisés e dizia que o povo estava liberado e que ele poderia retirar os israelitas do Egito. Porém, em todas as vezes ele voltou atrás, inclusive na última praga, quando os primogênitos do Egito morreram. Diante daquela grave situação, Faraó liberou Israel, mas depois tentou encurralá-los no Mar Vermelho, ocasião em que Deus abriu o mar e destruiu o exército do Egito. Quando a nossa mente está dividida, quando estamos presos a um discurso contraditório, deixaremos para amanhã aquilo que Deus quer resolver hoje. Diante da pressão que estamos sofrendo, manifestamos o nosso desejo de resolver, mas não queremos entregar a parte que está em nossas mãos. Por isso falamos uma coisa e depois acabamos fazendo outra, e, assim, as palavras que liberamos não respaldam as nossas ações. Dessa forma, a nossa inconstância se torna manifesta e acabamos deixando para amanhã.

2. Esperança Equivocada – outra resposta nós encontramos num comportamento bem comum nos dias atuais. Muitos pensam que as coisas se resolvem por si só. Por isso, vão postergando a decisão e depositam a esperança em cima de um equívoco. Elas dizem: “Ah, quem sabe as coisas se resolvem de uma outra forma!”. “Talvez não seja desse jeito que estão falando!”. “Acho melhor esperar mais um pouco!”. Usando uma maneira de se expressar dos nossos dias, podemos dizer que essas pessoas vão “empurrando a vida com a barriga”. Porém, na prática elas só conseguem ver o número das “rãs” aumentar. Dia após dia os problemas (as rãs) vão se multiplicando, mas elas continuam firmadas numa expectativa errada, pois no fundo o que elas não querem é tomar a decisão de entregar para Deus aquilo que pertence a Ele. Os israelitas que estavam escravizados no Egito era o povo de Deus. E o que Deus queria era que Faraó devolvesse a Ele o seu povo. Entretanto, Faraó esperava que as coisas pudessem ser resolvidas de um outro modo.

3. Desconhecimento do Poder de Deus – outro fator que endureceu o coração de Faraó foi o desconhecimento do poder de Deus. Ele não conseguia ver que não havia limites para Deus e que tudo estava nas suas mãos, por isso insistiu em disputar com Moisés. Não podemos cometer o mesmo erro, devemos reconhecer o poder de Deus e nos curvarmos diante dele, sabendo que Ele é poderoso para nos transformar e fazer de nós novas criaturas para Ele. Porém, isso só acontece quando nos decidimos. Assim sendo, não deixe pra amanhã. Hoje mesmo o Senhor vai retirar todas as “rãs” da sua vida. Quem deixa pra amanhã corre o risco de ver o seu coração endurecido. Hebreus 3:13 diz: “exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado”.

4. Desconhecimento do Amor de Deus – outra resposta para a atitude de Faraó está no desconhecimento do Amor de Deus. Ele não conseguia perceber o quanto Deus amava o seu povo e que aquele era o tempo da redenção dos israelitas. Por mais teimoso que Faraó fosse, nada poderia impedir Deus de resgatar Israel e cumprir a promessa feita a Abraão. Com base nisso, reconheça o amor de Deus por você. As “rãs” que têm lhe incomodado estão sendo usadas por Deus para atrair a sua atenção. Ele amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, para morrer em nosso lugar. Reconheça hoje mesmo o amor de Deus por você e receba uma vida nova, livre de todas as “rãs” que lhe incomodam.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011


Israel

O povo judeu nasceu na Terra de Israel (Eretz Israel). Nela transcorreu uma etapa significativa de sua longa história, cujo primeiro milênio está registrado na Bíblia; nela se formou sua identidade cultural, religiosa e nacional; e nela se manteve ininterrupta, através dos séculos, sua presença física, mesmo depois do exílio forçado da maioria do povo. Durante os longos anos de dispersão, o povo judeu jamais rompeu ou


esqueceu sua ligação com sua terra. Com o estabelecimento do Estado de Israel, em 1948, foi recuperada a independência judaica, perdida 2000 anos antes.

A área de Israel, dentro das fronteiras e linhas de cessar-fogo, inclusive os territórios sob o auto-governo palestino, é de 27.800 km2 . Com sua forma longa e estreita, o país tem cerca de 470 Km de comprimento e mede 135 Km em seu ponto mais largo. Limita-se com o Líbano ao Norte, com a Síria a nordeste, a Jordânia a leste, o Egito a Sudoeste e o Mar Mediterrâneo a oeste.

A distância entre montanhas e planícies, campos fertéis e desertos pode ser coberta em poucos minutos. A largura do país, entre o Mediterrâneo a oeste e o Mar Morto, a leste, pode ser cruzada de carro em cerca de 90 minutos; e a viagem desde Metullah, no extremo norte, a Eilat, o ponto mais meridional leva umas 9 horas.

Israel pode ser dividida em quatro regiões geográficas: três faixas paralelas que correm de Norte a Sul, e uma vasta zona, quase toda árida, na metade Sul do país.

Jerusalém

Terra de Deus, promessa para os homens

Jerusalém está edificada nas colinas da Judéia, a cerca de 70 Km do Mar Mediterrâneo, no centro de Israel. Eqüidistante de Eilat, ao sul, e de Metullah, ao norte – os pontos extremos do país. Nesta geografia, acontecimentos inigualáveis que não se repetem, mudaram o rumo da história do mundo.

O nome da cidade é mencionado centenas de vezes nas Escrituras Sagradas e em fontes egípcias. Jerusalém, do rei Melquisedeque e do Monte Moriá, onde o patriarca Abraão esteve pronto para sacrificar o seu filho; Jerusalém, da capital do reino de Davi, do primeiro templo de Salomão e do segundo templo, reconstruído por Herodes; Jerusalém, palco dos profetas Isaías e Jeremias, cujas pregações influenciaram atitudes morais e religiosas da humanidade; Jerusalém, onde Jesus peregrinou, foi crucificado, ressuscitou e subiu ao Céu; Jerusalém, da figueira que brotou, sinal dos tempos, relógio de Deus.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

No dia 17 de Setembro de 2011
na
Teutônia - RS 
vamos
 Louvar ao Yeshua
no
I Congresso de Jovens IMEEC
GERAÇÃO DE HONRA

Somos revestidos de autoridade


Texto-chave: Lucas 10:19

Quando nos convertemos recebemos de Deus um "pacote" de bênçãos espirituais (amor, perdão, salvação, paz, alegria etc.). Tudo isso tem efeito imediato. No entanto, algumas pessoas demoram um pouco para entenderem e até mesmo "tomarem posse" de algumas dessas bênçãos. A autoridade faz parte desse "pacote" que está disponível a nós. Vamos entender mais sobre esse assunto para que possamos exercê-la com segurança.

1) AUTORIDADE ESPIRITUAL: O QUE É E PARA QUE SERVE - Lc 24:49 - Todos os que têm o Espírito Santo, possuem autoridade espiritual sobre todo império das trevas. Essa autoridade representa um "poder" que é dado por Deus para ser exercido por nós em benefício próprio ou em favor da libertação de outras pessoas - (texto de apoio: Mt 10:1).

2) ALGUMAS VERDADES QUE PRECISAMOS COMPREENDER E TOMAR POSSE:

a) Nossa posição em Deus é assentado nos lugares celestiais, acima de todo poder do inferno - Ef 2:4-6 - Precisamos mudar a maneira de olharmos para nós mesmos e para as situações que envolvem guerra espiritual. Estamos em uma posição de vantagem e devemos olhar para o império das trevas "de cima para baixo". (texto de apoio: 1ª João 4:4).

b) Devemos ter ousadia e fé para confrontarmos o mal - Ef 3:10-12 - O medo e a dúvida são os maiores inimigos da ousadia e da fé. Não precisamos temer porque Jesus estará sempre conosco. Precisamos fazer a nossa parte seguros de que Ele mesmo nos respalda. Todo poder do mal treme diante do nome de Jesus. (texto de apoio: Tiago 2:19).

c) Toda autoridade foi dada a Jesus e é Ele quem delega essa autoridade a nós - Mt 28:18 - Jesus é o detentor e única fonte de toda autoridade. É dele que devemos receber esse poder, pois ele já o conquistou quando morreu na cruz do Calvário. Nenhum outro "santo" ou qualquer outra "entidade" pode ser fonte de autoridade espiritual. (texto de apoio: 2ª Timóteo 4:17).

d) A autoridade está no nome de Jesus - Cl 3:17 - É somente no nome de Jesus que podemos nos valer da autoridade que recebemos dele. Por isso, quando enfrentamos o mal, é necessário dizer "eu te repreendo em nome de Jesus", "sai da vida dele em nome de Jesus" etc. Não é uma "fórmula" mas é a forma dos demônios reconhecerem a autoridade de Deus em nossas vidas. (texto de apoio: Filipenses 2:9-10)

e) O sangue de Jesus nos respalda - 1ª Jo 1:7 - Precisamos estar constantemente nos valendo do sangue de Jesus pois, se tivermos pecados que ainda não foram confessados a Deus, estaremos nos expondo a um confronto sem a proteção de que necessitamos. Além disso, é importante mantermos uma postura de santidade para que não sejamos envergonhados quando estivermos exercendo nossa autoridade sobre espíritos malignos. (texto de apoio: 1ª Pedro 3:18 e 22)

CONCLUSÃO: Deus nos deu autoridade para a usarmos. Não podemos nos acovardar diante de uma situação de confronto com o império das trevas. Nós temos autoridade, então vamos usá-la com ousadia e da melhor maneira possível sempre que for necessário, tanto em nosso próprio benefício como na libertação daquelas pessoas que ainda estão debaixo de influências malignas.




Sete passos para vitoria

Texto: Lucas 15:11-17

Após o filho pródigo abandonar a casa do Pai resolvendo cujo final redundou em uma trajetória de fracassos e dissabores, chegou a conclusão que a sua rebeldia tinha lhe custado um alto preço. Esta situação serviu de instrumento para quebra da casca do orgulho e soberba fazendo com que surgisse em seu interior o desejo de retornar à casa do pai, de onde nunca deveria ter saído. A quebra da casca faz surgir o lado sensível que ainda não havia sido atingido levando o filho pródigo cair em si.

Esta obra somente é feita através do Espírito Santo que convence o mundo do pecado da justiça e do juízo – João 16:8.

O CAMINHO PARA A VITÓRIA:

1 – Seu despertar – caiu em si – v.17

2 – Sua reflexão – eu aqui morro de fome – v.17

3 – Sua decisão – levantar-me-ei – v.18

4 – Sua confissão – eu pequei – v.18

5 – Sua declaração – eu não sou digno – v.19

6 – Sua prontidão – abrir mão de tudo – v.19

7 – Seu regresso – levantou-se e foi – v.20 a

Conclusão: Levar o discípulo a entender o processo de humildade verdadeira que envolve o verdadeiro arrependimento e os benefícios que são colhidos. E que somente em Jesus temos o melhor desta terra (Isaias 1:19).


Planejando o Fracasso


Ne 4:1-3,8,11. E sucedeu que, ouvindo Sambalate que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito, e escarneceu dos judeus. E falou na presença de seus irmãos e do exército de Samaria e disse: Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes-á isso? Sacrificarão? Acabá-lo-ão num só dia? Vivificarão dos montões do pó as pedras que foram queimadas? E estava com ele Tobias, o amonita, e disse: Ainda que edifiquem, vindo uma raposa, derrubará facilmente o seu muro de pedra.

E ligaram-se entre si todos, para virem atacar Jerusalém e para os desviarem do seu intento.

Disseram, porém, os nossos inimigos: Nada saberão disso, nem verão, até que entremos no meio deles e os matemos; assim, faremos cessar a obra.

Fazer a obra e a vontade de Deus sempre nos levará a uma batalha naturalmente. Quando nos dispomos a obedecer ao Senhor estamos emitindo um comunicado ao reino das trevas que o tempo de passividade cessou e que satanás ganhou um inimigo novo. Isso não é para nos colocar medo, pelo contrário, é para nos dar consciência da verdade, e a verdade diz que: maior é o que esta em nos do que o que esta no mundo.

O inimigo está sempre tramando algo para nos paralisar, pois ele não quer perder espaço do seu reino. Vemos isso claramente na experiência de Neemias quando este tentava edificar os muros de Jerusalém. O seu adversário não ficava satisfeito com as notícias de que a obra estava crescendo e tramou estratégias para cessar a obra. Ainda hoje funciona assim. Quando alguém ou algum grupo de pessoas se determina a fazer algo positivo, nobre, de valor para Deus e para a sociedade, logo surgem às contrariedades, os obstáculos, os que trabalham contra.

Uma das guerras mais difíceis de ser travada é na nossa própria mente. A bíblia fala de dardos inflamados do maligno. Estes dardos vêm contra a nossa mente tentando atingir nossa alma desestruturando nossos planos. A Palavra de Deus diz: o nobre projeta coisas nobres, e na sua nobreza perseverara. Não basta ter os projetos nobres é necessário perseverar neles. Quando não apagamos os dardos inflamados do maligno utilizando o escudo da fé, inicia um processo de desânimo, de tristeza, de descrédito nas promessas. Os sonhos começam a se esvair e parecerem distantes demais, inatingíveis, impossíveis. O cansaço toma conta, o discurso de vitória e ousadia da lugar para o discurso da desistência e do fracasso.

Satanás esta planejando o teu fracasso neste exato momento, e lançara pensamentos de fracasso em sua mente. Não é por acaso que o Ap.Paulo alertou quanto à armadura de Cristo e que nela esta contida o capacete da salvação. Este capacete é justamente para proteger nossa mente, nossos pensamentos, propósitos, sonhos. Desviar-se do propósito é muito fácil, basta um vacilo, uma desatenção e tudo pode ir por água abaixo. Jesus disse: vigiai e orai para não entrardes em tentação. O mais impressionante nesta artimanha do inimigo é que se ele conseguir penetrar na mente de alguém, este alguém se torna um agente multiplicador da semente do fracasso. Palavras são como sementes que crescem e dão o seu fruto. A boca fala do que esta cheio o coração – se o nosso coração estiver cheio de abatimento, desesperança, incredulidade, frustração, etc. tua boca emitirá a mesma espécie de sementes que acabarão por contaminar a outros alcançando assim o propósito do inimigo.

Uma alma flechada pela derrota produz murmuração e a murmuração e intolerável por Deus. O povo padeceu quarenta anos no deserto por causa de suas murmurações. O dicionário trata murmuração como falatório ou maledicência. A murmuração age como uma doença contagiosa, uma lepra ou uma sarna, contamina a todos que entram em contato com ela. Quando os dez espias deram um relatório de derrota, de impossibilidade, de incredulidade, de desânimo, de desistência, fizeram com que toda a nação fosse contaminada. Incrível, apenas dez pessoas paralisaram milhares.

Não podemos permitir que pensamentos malignos norteiam nossas vidas. É tempo de vigiar, de nos lavar e nos purificar de toda a lepra de murmuração e derrota. Tomemos posição como Josué e Calebe, pois estavam firmados na promessa de Deus e não nas circunstancias.

Neemias entrou em oração junto com o seu povo e alertou-os das estratégias do adversário. Hoje faço uma conclamação a toda a congregação: não desviemos do propósito, não esmoreçamos na fé, não emitamos decretos de fracasso, não nos contaminemos com a maledicência que é murmuração e guardemos nossas almas (pensamentos) puros e irrepreensíveis diante de Deus.

O que Deus prometeu Ele fará. Na tua vida, na tua casa, nos negócios, na tua célula, na tua igreja, na tua cidade. Arrependamos-nos agora de todo o pecado e lepra de murmuração e voltemos ao Senhor, pois ELE E FIEL.