sábado, 30 de outubro de 2010

Pequenos, mas, poderosos.




Texto-Chave: Provérbios 30:24-28

Introdução: Muitas vezes justificamos nossa falta de sucesso e prosperidade, dizendo que somos fracos e limitados. Neste texto, Salomão usa a maravilhosa sabedoria que Deus lhe deu para nos ensinar sobre virtudes que podem nos fazer vencedores, ainda que sejamos pequenos e débeis. Para isso ele usa a figura de quatro pequenos animais, capazes de grandes proezas. Vamos ver o que as formigas, os arganazes (coelhos selvagens ou querogrilos), os gafanhotos e as lagartixas (gecos) têm a nos ensinar:

1) AS FORMIGAS NOS ENSINAM SOBRE PLANEJAMENTO - vs. 25 - Salomão destaca a formiga por sua capacidade de antecipar-se, de trabalhar duro no verão estocando comida para depois, no inverno, não morrer de fome. Esse planejamento faz com que, nos tempos em que não é possível produzir, haja suprimento.
# Pv 6:6-11 - Deixar para depois ou para a última hora é uma terrível característica na vida de muitas pessoas e a Palavra de Deus confronta isto. O servo de Deus deve aprender a antecipar-se, a trabalhar duro enquanto pode para ter os frutos quando tempos difíceis lhe sobrevierem.
# Outras qualidades das formigas: Esforço (é proporcionalmente o animal mais forte que existe, pois carrega folhas e objetos que têm muitas vezes o seu peso), organização, solidariedade.

2) OS ARGANAZES NOS ENSINAM SOBRE ESTABILIDADE - vs. 26 - O arganaz (algumas traduções dizem querogrilo ou coelho) era uma espécie pequenina de coelho selvagem que habitava nas fendas das rochas. Por isso Salomão o usa como modelo de investimento em segurança e estabilidade. Era sua disposição de fazer a casa nas rochas que o protegia dos predadores muito maiores que ele.
# Mt 7:24-25 - Precisamos edificar nossa vida sobre a rocha, que é a palavra de Deus. Se não investirmos em conhecer e viver a Palavra, estaremos à mercê dos problemas e poderemos ver nossa vida (pessoal, familiar, profissional, ministerial) desmoronar.
# Precisamos nos esforçar para conquistar situações de estabilidade, assim como os arganazes se esforçavam para viver nas rochas. Há coisas que podem trazer estabilidade financeira (ser fiel nos dízimos e ofertas, valorizar o trabalho que temos, ter sempre uma reserva/poupança para momentos de emergência), estabilidade familiar (investir na educação dois filhos, tempo de qualidade em casa), estabilidade ministerial (lutar e ser fiel para conquistar um espaço num grupo de doze ou manter o espaço conquistado).

3) OS GAFANHOTOS NOS ENSINAM SOBRE UNIDADE - vs. 27 - Os gafanhotos são um modelo de unidade, pois sempre estão em bando e por esta característica têm um alto poder de destruição. Sua força está na unidade! Isso ressalta a importância de fazermos parte de uma grande igreja e nos movermos na mesma direção para grandes conquistas, causando estragos no reino das trevas.
# Pv 18:1 - O crente que escolhe a solidão, que não se envolve nos movimento da igreja está se levantando contra a sabedoria de Deus.
# Gn 11:6 - Se quisermos grandes conquistas, temos que abrir mão do egoísmo, dos gostos pessoais e andar em unidade, falando a mesma língua dos nossos líderes.

4) AS LAGARTIXAS NOS ENSINAM SOBRE OUSADIA - vs. 28 - O último animalzinho tomado como modelo por Salomão é o geco (uma espécie de lagartixa). Embora pequeno, ele se introduz onde quer, inclusive nos palácios dos reis. Isso fala de ousadia, de não ser tímido, de ambicionar coisas grandes em Deus e escalar os obstáculos para conquistar novos espaços.
# I Co 1:28 - Temos o respaldo de Deus para grandes proezas. Ele tem uma predileção por usar os pequenos e frágeis.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Ritmos e Estilos Musicais


Bem, é sabido que quando toca-se no assunto sobre ritmos e estilos, pisa-se em terreno muito delicado. É verdade que somos constantemente confrontados por alegações imprecisas, questionamentos sem fim e um sem número de afirmações ausentadas de embasamento bíblico ou científico. Com poucas dificuldades, encontramos pessoas classificando ou separando os ritmos, suas velocidades e variações, em algumas colunas, que de certo modo, demonstram a falta de sabedoria e instrução bíblica de seus "criadores"!
Pensando na sinceridade, na boa vontade e na busca pela verdade, é necessário que se responda às pessoas, os questionamentos: Deve haver um estilo musical padrão para usarmos na igreja? Podemos empregar cânticos mais "acentuados"? Há estilos dos quais Deus não goste? O que as Escrituras nos dizem à respeito? Bem, estas são algumas perguntas que pessoas têm nos questionado freqüentemente, que muitas vezes causam discussões e sem exagerar, divisões no Corpo de Cristo.
Antes de mais nada, vamos fazer um estudo do livro de Salmos, que é o chamado "cancioneiro da liturgia no Novo Testamento". Um estudo mais profundo nos leva a crer que existiam os salmos mais "agitados" e os mais "calmos", dependendo da ocasião. Evidentemente, entoar um salmo de tristeza em tempo de festa, nos parece incorreto, assim como, entoar um salmo de júbilo numa ocasião de adoração ou arrependimento, a mesma coisa. Aqui está um ponto crucial! Deve-se usar o bom senso para não haver incoerência na escolha dos cânticos. A inobservância deste aspecto pode nos levar a executar estilos musicais nas horas impróprias! Cânticos de alegria, podem e devem ser cantados em ocasiões alegres, assim como em outras situações, diferentes estilos.
A impossível não nos vir à tona a questão do preconceito. Hoje em dia, ainda há muitas pessoas classificando os ritmos em diabólicos, macabros, impróprios, malignos, infernais e tudo o que for de ruim, mesmo sem ter conhecimento algum sobre o assunto ou mesmo sem conhecer a história do próprio ritmo. Li alguns dias atrás, num fórum de opiniões, um irmão que condenava o ritmo blues, dizendo que ele originava do paganismo. Quanta ignorância! De longe já se percebe que este irmão não conhece a história do blues e nem gostava do blues, por isso o condenava. Isto acontece com muitos outros estilos. Tem irmão até condenando a variação deles ou ritmos similares. Por exemplo: tem gente que gosta de jazz mas condena o blues, tem irmão que gosta de funk mas condena o rap, tem irmão que gosta de MPB mas condena o samba, etc. Você consegue perceber alguma incoerência nisto?
A nossa ojeriza quanto a alguns estilos musicais podem nos levar a tomar certas atitudes bobas e impensadas. Meditem comigo: é muito fácil a gente dizer que uma coisa é maligna quando a gente não gosta ou não concorda com ela. Seguindo a mesma idéia, é muito fácil uma pessoa dizer que o Rock não é de Deus, quando ela não gosta de Rock. Mas aí você pergunta: "Porque que o rock não é Deus?" aí o irmão "sabiamente" responde: "Não sei! Só sei que não é de Deus!". É um problema sério quando os irmãos não sabem discernir o "não gostar no estilo" (que varia de pessoa para pessoa), do estilo "diabólico" (como costumam tachar)!
É necessário ressaltar que na Bíblia, NÃO há qualquer referência sobre ritmo "diabólico" ou ritmo que Deus não se agrade. Ela nem mesmo contém alguma história onde um ritmo foi consagrado ao Diabo ou utilizado apenas no paganismo. Na verdade, ela não esclarece este assunto em nenhum momento. Creio que Deus dá mais importância a outros aspectos (como a mensagem que a música trás, por exemplo) do que o ritmo em si. E aqui devemos relevar a inocência do ritmo. Ele é apenas um conjunto de batidas, ou a volta periódica de tempos fortes e fracos, que podemos executar até com nossas próprias palmas. Você já imaginou alguém dizer que você está executando um ritmo "diabólico" com suas palmas??? Isto demonstraria um ato de infantilidade, de ingenuidade e de certo modo, engraçado!
A questão da diferença de estilos entre as igrejas também deve ser tratada neste artigo, porque aqui mora um perigo. Muitos irmãos que acham que apenas os ritmos utilizados em suas igrejas são os corretos. São irmãos orgulhosos que muitas vezes acabam magoando outras pessoas, para defender seus gostos musicais, mesmo sem ter o menor embasamento bíblico. Teve um irmão que disse que só os hinos da harpa eram inspirados por Deus, o restante não. Veja a que ponto chegamos!!! Há igrejas que defendem o ritmo sertanejo, há outras que defendem o reggae, há outras que defendem o rock, e há outras que dizem que devemos entoar unicamente os cânticos que têm persistido por alguns séculos, como Aleluia, Foi na Cruz, etc. Muitos pensam que apenas estes ritmos são os certos, ou apropriados para usar na igreja. Mas todos devem saber que nos tempos bíblicos estes ritmos nem existiam... tudo era totalmente diferente do que temos hoje. Se formos fazer o "correto" deveríamos imitar a Davi que entoava cânticos em versos poéticos ou igual ao povo de Israel, onde os cantores faziam declarações de louvor e o povo respondia logo após (declaração e resposta), ou finalmente seguirmos a liturgia do Novo Testamento, cantando apenas os salmos, sem a presença de instrumentos musicais!!!
Não existe um ritmo certo para se louvar a Deus!!! Ele nos permitiu ter toda essa variedade de batidas assim como a liberdade de escolher os ritmos mais apropriados para determinadas ocasiões: quebrantamento, júbilo, guerra... Pode ter certeza que nenhuma igreja possui o estilo rítmico mais correto perante Deus e pode ter certeza de que isto não é uma das Suas grandes preocupações! Meu querido irmão, antes de terminar este artigo te peço que, se você tem alguma dúvida com relação aos ritmos que você utiliza em sua igreja, peça direção a Deus e espere a Sua resposta. E acrescento, se você não tem o mesmo gosto musical que o teu irmão tem, não entre em discussões sem fim, mas tenha paciência e aceite-o como ele é, pondo o amor de Cristo e o respeito acima de todas as diferenças que nós temos, inclusive as musicais!!! Louvado seja Deus!!!
Pr Josué

Culto Profético ao Rio Grande do Sul - 20 de Setembro











sexta-feira, 8 de outubro de 2010


Todo servo é um levita
Texto: Nm 4:21-28

O levita é separado por Deus para cuidar da Sua casa. Ele zela pelas coisas de Deus. O seu serviço é deixar tudo em ordem, arrumado, organizado e limpo para os cultos. Ele começa antes de todos e depois de tudo ele está sempre lá para organizar.
Nem todo aquele que se diz levita pode ser chamado de servo, pois nem todos têm o prazer de servir. Quero dizer que nem todos
aqueles que trabalham na casa de Deus estão dispostos a servir, porém, gostam de ser servidos. São egoístas, prepotentes e orgulhosos, esquecem que “maior é o que serve e não o que é servido”.
Muitos dos que trabalham na casa de Deus gostam de receber elogios, mas são incapazes de se esforçar para dar o seu melhor. Não têm o hábito de chegar cedo na casa de Deus, de arrumar o seu microfone, limpar a sua guitarra ou bateria, arrumar o altar, ver se esta tudo ok.
A maioria só chega em cima da hora para tocar ou cantar. Geralmente são os que mais reclamam, e nem ao menos têm tempo para se lembrar de orar antes de começar o culto, abençoando as vidas que estarão vindo pela primeira vez, o pastor, etc. Aliás, muitos nem gostam do pastor. Esses são levitas? Com certeza não, são estrelas querendo brilhar mais que o nosso sol da justiça, Jesus.
Em Números 4:21-28 vemos a família de Gérson que foi chamada por Deus para servir e levar as cargas da tenda da congregação. Dentre estes levitas se destacou um, e seu nome é Itamar.
Quem era Itamar?
Seu nome significa costa das palmeiras . Filho mais novo de Arão (Ex 6:23; I Cr 6:3; 24) que juntamente com seu pai e com seus três irmãos mais velhos foi consagrado ao sacerdócio (Ex 28:1; I Cr 24:2) e incumbido de enumerar e ter sob sua guarda os materiais destinados à construção do Tabernáculo (Ex 38:21).
Os Gersonitas e os Meraritas trabalhavam debaixo da sua inspeção (Nm 4:21-23). Constituiu uma família sacerdotal (I Cr 24:4,5,6) que permaneceu até depois do cativeiro (Ed 8:2). A esta família pertenciam Heli e seus descendentes, que permaneceram nesse ofício durante algumas gerações. Itamar limpava as cortinas do templo, servindo com toda a seriedade e humildade, entendendo que o seu serviço tinha que ser o melhor para Deus. Por sua humildade e coração de servo, Deus o levantou como sumo-sacerdote no seu templo.
Deus elevou como sacerdote um simples serviçal. Deus conhece o coração e sabe quando nós o servimos realmente. Podemos enganar a todos, mas a Deus não enganamos. Só Ele nos sonda e conhece:
“Senhor, Tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces os meus caminhos” (Sl 139:1-3).
Precisamos aprender a servir de todo o nosso coração. Não movidos por motivações erradas, como cantar para mostrar que tem a voz bonita, ou para mostrar a roupa nova, ou para exibir a sua beleza e arranjar um namorado/marido, ou por status.
Precisamos entender que o serviço independe do que fazemos, pois é para Deus. Todos precisamos entender que estamos construindo um reino e que todo o serviço na casa de Deus é nobre e coopera para o bem de todos. O varrer, o arrumar, o introduzir, o interceder, o tocar, o cantar, o pregar, tudo coopera para o bem das pessoas que vem à casa de Deus.
Precisamos servir e dar o melhor; trabalhar sem nada esperar em troca; entregar-se para o serviço de todo coração.
Tiago 4:6 diz: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. Muitos querem ser servidos, mas poucos querem servir. Deus escolhe ovelhas que tenham coração de pastor. Ele os tira do meio do povo e os coloca no seu altar. Assim como fez com Itamar, ele pode fazer conosco.
Às vezes queremos a posição de honra, mas, não queremos pagar o preço do sacrifício, da renúncia. Muitos são chamados, mas poucos são os escolhidos. É na hora da prova que conhecemos o coração do servo.
O servo não murmura, não maldiz, ele ora e espera pacientemente: “esperei com paciência no Senhor e Ele ouviu o meu clamor” (Sl 40:1). Qual tem sido a nossa posição dentro da igreja? Temos sido servos ou senhores? Temos servido de todo coração ou temos esperado recompensas humanas?
Qual tem sido a motivação do nosso coração na casa de Deus? Pra quem fazemos? Pra Deus ou para homens? O que esperamos ganhar com isso? Títulos, regalias, honras? Ou esperamos dar a Deus o nosso melhor, independentemente de receber recompensa ou não, pois alegrar o coração de Deus é nossa maior recompensa?
Deus quer que o nosso serviço seja espontâneo, de todo o nosso coração e não simplesmente uma obrigação. Deus sempre nos dá muito além do que pedimos ou esperamos. Ele nos ama e quer que o nosso amor seja espontâneo, e, por o amarmos tanto assim, servi-lo.

terça-feira, 5 de outubro de 2010


Hino do Rio Grande do Sul
Hino: Cântico de Adoração / Rio: Lugar de Vida de Prosperidade

Como a aurora precursora
É o momento mais escuro da noite (madrugada). Quando D-us tem um grande milagre as trevas visitam. Porém o sol já vai aparecer. Salmos 30:5
Do farol da divindade
Casa de Luz. O Rio Grande do Sul é a casa de luz que revelará D-us para as nações. Isaías 30:26 D-us revela que a luz será 7x maior sobre o seu povo
Foi o 20 de Setembro
10+10=20 Número da plenitude humana: - Dez espias; Diante de Daniel os mágicos e astrólogos eram 10 vezes mais fracos e insuficientes Daniel 1:20; - Os 10 leprosos estavam impossibilitados se curar, eles precisaram de Jesus: Lucas 17:12; 10+10=20 Número dobrado da justiça
O precursor da liberdade
Antecede a liberdade
Mostremos valor constância
Valor: honra, glória , majestade e respeito. D-us escreve nosso hino e nos dá liverdade;
Constância: qualidade daquele que não falta tarefa. Ex.: Cultos, dizimos, ofertas, amor, aliança e etc, sejamos fieis nas nossas tarefas com D-us, como pai, mãe, filho... também significa obstinação, perseverança Mateus 24:13
Nesta ímpia e injusta guerra
Ímpia: que despresa a fé. Quem despresa a tua fé? O diabo, claro. Quando o diabo diz que não tem justiça D-us diz que tem sim Efésio 6:12;
Guerra: luta armada entre dois reinos. (Guerra Espiritual) Mostramos honra e constância nessa falta de fé e justa guerra=contra principados e potestade. Vamos ser justos, poque D-us irá ti acrescentar fé. Jamais desistir dessa guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra
Façanhas: feitos heróicos, vitoriosos, proesas e milagres Daniel 11:32. o gaucho vencerá guerras. Todos veram nossos milagres e proesas, D-us fará proesas na tua vida ex.: casamento, finanças, saúde, espiritual... Minha vida será um modelo (declare em alta voz).
Mas não basta pra ser livre, ser forte,
Não basta ser perseverante, valente e forte, preciso ser aguerrido
Aguerrido e bravo
Aguerrido: corajoso
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo
Escravo: aquele que foi feito prisioneiro. O diabo acha que nos escravizou, mas D-us através de Seu filho pra nos por em liberdade. Caírão as cadeias!
Virtude: aquele que é valente pelo bem e rejeita o mau, larguem a fofoca a mentira a murmuração e a desobediência poque isso não honramos a verdade. Precisamos apoiar a verdade praticar o bem e rejeitar o mau.
Sai do mestre virtude Marcos 5:30. D-us nos dará autoridade para exalar de nós virtude=poder (Espitito Santo) Essa é a maior virtude, deixar as obras da carne e buscar o Espito Santo.